Fórum Unificado de Romhacking e Tradução

Romhacking e Tradução de Jogos => Lançamentos => Tópico iniciado por: Solid One online Abril 24, 2017, 17:40:11 PM

Título: [SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Solid One online Abril 24, 2017, 17:40:11 PM
(https://s10.postimg.org/wfp6gyyax/cover.jpg)

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Informações
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Nome do jogo: Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Versão: Americana
Plataforma: Super NES
Desenvolvedora: RARE
Distribuidora: Nintendo
Gênero: Plataforma
Jogadores: 2

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Enredo
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Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (Super Donkey Kong 2 no Japão) é o segundo jogo da série Donkey Kong Country. Foi desenvolvido pela Rare e publicado pela Nintendo em novembro de 1995 para o Super Nintendo Entertainment System. O jogo segue o mesmo estilo plataforma com elementos de aventura de seu antecessor. A história de Diddy's Kong Quest gira em torno de seu novo protagonista, Diddy Kong, e de sua namorada, Dixie Kong, a nova personagem na série, eles devem resgatar Donkey Kong depois que ele é sequestrado por King K. Rool (agora Kapitão K. Rool).

O jogo se passa na "Ilha dos Crocodilos", em que há oito mundos de ambientes diferentes, num total de 47 fases. Diddy's Kong Quest utiliza a mesma tecnologia gráfica de Donkey Kong Country, que apresenta o uso de imagens pré-renderizadas em modelos 3D. O jogo ganhou destaque pelos seus gráficos, jogabilidade e trilha sonora, vendendo mais de 5 milhões de cópias, e se tornando o quinto jogo mais vendido no SNES.

Diddy's Kong Quest também foi relançado para o Game Boy Advance em 2004. Além disso, o jogo foi disponibilizado para download no Virtual Console do Wii em 2007, e para o Virtual Console do Wii U em 2015. Ele foi seguido por uma sequência, Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! em 1996.

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Sobre a tradução
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Esse foi um projeto de tradução nascido em meio a várias conversas no bate-papo do RHBR no discord. DKC2 é um dos jogos de SNES mais aclamados pela galera, tido como o preferido da série pela maioria dos romhackers de lá, inclusive de mim e vários parentes meus.

Denim se ofereceu pra mexer na parte do romhacking, dumpando scripts e gráficos, bem como remontar a rom traduzida em seguida. Parte do processo envolve ASM, o que acaba por ser a parte mais trabalhosa do trabalho.

Eu peguei os scripts e os traduzi por completo, com cerca de 60kb de texto. Fiz várias adaptações envolvendo personalidades de personagens (Cranky velho lazarento que xinga o DKC2 de jogo lixo, Swanky dando uma de Sílvio Santos no seu "Show do Kongão", Klubba dando uma de Bambam, etc), nomes de fases respeitando ao máximo brincadeiras com iniciais de palavras (Caldeirão do Crocodilo, Sepultura Sobrenatural, Fornalha Férvida, etc), e assim por diante.

Também tivemos ajuda de alguns revisores na tradução: Magalícia foi o principal deles, revisando meus scripts por inteiro. Também houveram membros com contribuições menores, opinando e dando sugestões de traduções para termos específicos.

Com os gráficos dumpados, também pretendemos fazer várias edições, como a introdução do jogo, tela-título, mapas, nomes em cenários, etc. Alguns darão um trabalhão, mas vários membros no chat estão ajudando nas edições gráficas: eu, spyblack, Killer, Sliter, bMatSantos, etc. Essa lista só aumenta, e com isso esperamos edições gráficas de qualidade para a maior parte do jogo.

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Atualizações da Tradução
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24/05/2017 - Lançamento da tradução

Boas novas:

1. Lançamento da versão 1.0 (e possívelmente a única) da tradução

Depois de cerca de 2 meses de muito suor e dedicação, finalmente a tradução está pronta e a estamos lançando no fórum. Enorme foi o trabalho envolvido nessa tradução, e eu agradeço bastante a todos os envolvidos.

Esta versão conta com o seguinte:


Seguem algumas imagens adicionais:

(https://s14.postimg.org/3toog8t0h/image.png) (https://s14.postimg.org/ehsff32zl/image.png)

2. Ressalvas da tradução

Devido à rom do jogo original ser de 4mb e ter praticamente todo o seu espaço utilizado pelo conteúdo do jogo, não foi possível recomprimir os dados de modo a fazer caber no espaço original. Assim sendo, optamos por expandir a rom para 6mb para não termos problemas.

No entanto, isso pode gerar problemas em alguns emuladores e flashcards, pois roms acima de 4mb não funcionam em emuladores como o ZSNES, e possivelmente também não rodam no Super UFO.

Porém, quaisquer outros emuladores funcionam sem problemas, como o snes9x avulso, o bsnes e até mesmo os cores do retroarch (tem até uma versão do ZSNES (http://www.romhacking.net/utilities/904/) pra Windows que também consegue essa façanha). O mesmo também se aplica a flashcards mais parrudos, como Super Everdrive e SD2SNES.

Tenham isso em mente quando forem testar essa tradução.

18/05/2017 - Tela-título, textos traduzidos, gráficos finalizados e testes ingame
[spoiler]
1. Tela-título da versão final

Mediante o fato da maioria dos membros ter preferido a tela-título mais nos moldes da versão americana, esta será a que usaremos. No entanto, foram feitos aprimoramentos na mesma, como podem ser vistos abaixo:




AntigaNova
(https://s10.postimg.org/b7bhzjju1/e01.png)(https://s1.postimg.org/qpy5g6f67/image.png)

Acreditamos estar ainda mais fiel ao original.

2. Todos os textos restantes traduzidos

Quando o tópico desse projeto surgiu, eu já estava bastante avançado na parte da tradução, com cerca de 90% dos textos já traduzidos e revisados. No entanto, ainda faltavam textos menores para serem traduzidos.

Mas no decorrer das duas últimas semanas, o denim extraiu os textos restantes e eu os traduzi, de modo a fechar os 10% restantes.

Além disso, também foram revisados alguns termos em função do restante das edições gráficas, conforme pode ser visto nas imagens abaixo:

(https://s1.postimg.org/3r1fx9j67/image.png) (https://s28.postimg.org/46su7m8u5/image.png)

E falando em edições gráficas, vamos ao próximo item:

3. Gráficos 100% finalizados

Após os esforços de vários romhackers editores de gráficos manjadores de paint, gimp e photoshop da vida, conseguimos nessa semana o feito de todos os gráficos do jogo editados.

Foram muitos romhackers envolvidos no processo: bMatSantos, denim, Killer, Sliter, spyblack e eu. Alguns deles deram bastante trabalho, seja a nível de photoshop ou romhacking, mas após muito suor e dedicação, enfim ownamos essa bagaça!

Segue abaixo algumas imagens:

(https://s1.postimg.org/5ubv4xiz3/image.png) (https://s1.postimg.org/wbp5xz58v/image.png)
(https://s1.postimg.org/std61l4cv/image.png) (https://s1.postimg.org/dn74anebz/image.png)

4. Testes ingame

Tendo feito isso tudo, resta apenas o teste ingame para finalizar tudo. Comecei os testes ontem à noite, e já encontramos bugs a corrigir, bem como alguns termos menores que escaparam na revisão.

Mas acreditamos que não sejam muitos bugs, e que estes não sejam tão críticos assim. E tendo concluído os testes, finalmente tudo estará terminado.

Segue abaixo algumas imagens tiradas no processo:

(https://s1.postimg.org/lid2bpykv/image.png) (https://s1.postimg.org/8jfumg37z/image.png)
(https://s1.postimg.org/7eh73brdb/image.png) (https://s1.postimg.org/u1wg9h6xb/image.png)
[/spoiler]

26/04/2017 - Enquete da tela-título
[spoiler]
Queria pedir a opinião da galera do fórum quanto a uma escolha.

Como foi citado, pretendemos editar o máximo de gráficos possível nessa tradução. A tela-título é uma delas, como pode ser visto na imagem abaixo:

(https://cdn.discordapp.com/attachments/89646072086929408/306550107820785665/dk2Br014.png)

No entanto, também estamos com a ideia de uma abordagem similar à da versão japonesa do jogo, onde ao invés de ser "Diddy's Kong Quest", temos "Super Donkey Kong 2 - Diddy & Dixie". Após algumas iterações e refinamentos, chegamos hoje a esse resultado:

(https://cdn.discordapp.com/attachments/89646072086929408/306799864438849536/unknown.png)

O que vocês acham? Qual das telas-título vocês preferem?
[/spoiler]

24/04/2017 - Esboços e homenagens
[spoiler]
Esses foram alguns dos esboços dos gráficos, antes de suas edições finais:

(https://s10.postimg.org/b7bhzjju1/e01.png) (https://s10.postimg.org/linus7bjd/e02.png)
(https://s10.postimg.org/58xopb0vd/e03.png) (https://s10.postimg.org/xzuifd6p5/e04.png)

Seguem também algumas homenagens ao nosso camarada huskie:

(https://s10.postimg.org/w6w74saw9/z01.png)
(https://s1.postimg.org/ipog5fnm7/h02.png)

/me runs

[/spoiler]

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Equipe
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Status da Tradução
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Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Romhacking: 100%

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Agradecimentos
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Vídeos
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[youtube width=400 height=300]https://www.youtube.com/watch?v=fVRcudJY2SE[/youtube]
[youtube width=400 height=300]https://www.youtube.com/watch?v=xtJdu7EJ2eI[/youtube]

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Imagens
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(https://s1.postimg.org/qpy5g6f67/image.png) (https://s1.postimg.org/5ubv4xiz3/image.png)
(https://s1.postimg.org/3r1fx9j67/image.png) (https://s1.postimg.org/lid2bpykv/image.png)
(https://s1.postimg.org/u1wg9h6xb/image.png) (https://s1.postimg.org/8jfumg37z/image.png)
(https://s1.postimg.org/6dgye7adr/image.png) (https://s1.postimg.org/7eh73brdb/image.png)
(https://s28.postimg.org/46su7m8u5/image.png) (https://s1.postimg.org/wbp5xz58v/image.png)
(https://s1.postimg.org/std61l4cv/image.png) (https://s1.postimg.org/ebfytld1r/image.png)
(https://s1.postimg.org/dn74anebz/image.png) (https://s1.postimg.org/kexjdi3bj/image.png)

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Download do Patch
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Segue o patch em anexo no fórum, visível apenas para usuários cadastrados. Está em formato IPS, e vocês podem aplicá-lo através de programas como Lunar IPS (http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads2/singlefile.php?cid=8&lid=1) ou similares.

O patch de tradução deve ser aplicado na ROM original Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest (U) (V1.1) [!].smc, com CRC32 4e2d90f4, MD5SUM d323e6bb4ccc85fd7b416f58350bc1a2 e sem cabeçalho.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: sanderzinho online Abril 24, 2017, 21:00:18 PM
que maravilha,amo esse jogo!
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: kodo no kami online Abril 24, 2017, 22:13:14 PM
faz uns anos que não jogo esse jogo, agora deu vontade de jogar novamente :cuteeyes:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: ajkmetiuk online Abril 24, 2017, 23:13:45 PM
a logo japonesa ficou muito boa, dava para usar ela na versão americana também
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: spyblack online Abril 26, 2017, 16:01:14 PM
Coeh, jogão, vamos terminar logo essa lombra pow
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Solid One online Abril 26, 2017, 17:08:36 PM
Queria pedir a opinião da galera do fórum quanto a uma escolha.

Como foi citado, pretendemos editar o máximo de gráficos possível nessa tradução. A tela-título é uma delas, como pode ser visto na imagem abaixo:

(https://cdn.discordapp.com/attachments/89646072086929408/306550107820785665/dk2Br014.png)

No entanto, também estamos com a ideia de uma abordagem similar à da versão japonesa do jogo, onde ao invés de ser "Diddy's Kong Quest", temos "Super Donkey Kong 2 - Diddy & Dixie". Após algumas iterações e refinamentos, chegamos hoje a esse resultado:

(https://cdn.discordapp.com/attachments/89646072086929408/306799864438849536/unknown.png)

O que vocês acham? Qual das telas-título vocês preferem?
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: diegoshark online Abril 26, 2017, 18:11:18 PM
A segunda ficou melhor, pois traz o nome completo: Donkey Kong Country 2: A jornada de Diddy Kong, ou seja, da ênfase no nome da série, mas sem deixar de diferenciá-lo como uma nova aventura, deixando a "jornada" de forma menos destacada.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: denim online Abril 26, 2017, 18:49:59 PM
Voto na tela USA.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: huskie online Abril 26, 2017, 19:04:22 PM
Meus parabéns pelo empenho da tradução deste jogo a todos os envolvidos! Excelente projeto!

Sobre as telas, achei a segunda melhor trabalhada, mas o logotipo, embora bem alinhadinho, achei ele meio grande demais, poluindo o restod a midia.

Apesar de muito bonita a madeira transparente abaixo, onde diz: "A jornada deDiddy Kong" é um subtítulo que é dispensável pelo fato do jogo se mostrar autoexplicativo e que acaba poluindo também a tela título.

O grande problema é a quantidade de texto e tamanho na tela. Minha sugestão é fazerem um teste e reduzirem o logotipo e removerem o subtítulo.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Ondinha online Abril 27, 2017, 09:16:01 AM
Voto na tela do PT.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Magalicia online Abril 27, 2017, 16:25:42 PM
Voto na americana, foi um trabalhão fazer ela, e parece a logo da sessão da tarde.
/runs
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Mr.Fox online Abril 27, 2017, 22:38:24 PM
Eu voto nas duas. Faz dois patches (como eu fiz na tradução do Alex Kidd in Miracle World) e corre para o abraço. :saidapeladireita:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Ondinha online Abril 28, 2017, 09:10:07 AM
Devilfox, vota na do PT pô! COEH?! Vocês não ajudam!
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Mr.Fox online Abril 28, 2017, 10:52:32 AM
OK, em homenagem a huskie... :sarcarmo:

(http://img.photobucket.com/albums/v243/devilfox/like_zoando_huskie_zpsm4sv4hkg.jpeg)

/me runs :saidapeladireita:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: tvtoon online Abril 28, 2017, 11:18:52 AM
Prefiro traduzido, até porque nem compromete visto que é subtítulo. Mas prefiriria que o título fosse traduzido como "Super Brasil 2". :danca1:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: gledson999 online Abril 28, 2017, 12:42:01 PM
fico com a tela USA, dá um tom mais original possível
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Karasko online Abril 29, 2017, 18:16:36 PM
Difícil escolha, ambas estão muito bem trabalhadas, mas voto na tela 2
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: cord online Abril 30, 2017, 16:28:50 PM
Achei a primeira tela bem superior. É mais original. A segunda tela possui o número 2 com fonte estranha que não combina com o título.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Lobim online Abril 30, 2017, 16:39:10 PM
Magnífico. Pensei há tempos remotos em traduzir esse jogo, mas obviamente não tive muito avanço devido às suas compressões. Com a ajuda do Denim, tenho certeza que a execução desse trabalho finalmente será possível.

Em relação às telas iniciais, eu preferi a primeira. Demorei um tempo para ver o "A Jornada de Diddy Kong" na segunda tela, além de que as cores do "Country" contrastam muito com o resto do logo e eu, particularmente, não gostei muito do resultado. Particularmente, prefiro a primeira.

Novamente, parabéns a todos os envolvidos.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: patryckpo online Maio 01, 2017, 19:22:56 PM
Também preferi a primeira tela, tenho certa nostalgia ao ver escrito na tela "A Jornada de Diddy Kong", mesmo sabendo que me divirto mais controlando a Dixie do que Diddy...
Esse jogo é fantástico e a tradução o faz mais sensacional ainda. Mal vejo a hora de jogar essa beleza aqui em casa.
[spoiler]Ultimamente é o que mais jogo no meu Wii, e mesmo tendo pouco tempo para jogar, sempre lembro os meus pais quando jogo: "Como o tempo passa, lembro de quando era criança e tentava zerar essa jornada..."
Fato engraçado: Até hoje só zerei uma vez (quando era pequeno ainda, gastei uma tarde inteira jogando com minha mãe e minha prima), e só depois de grande descobri o caminho do barril de ouro... :choro2:[/spoiler]
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Solid One online Maio 18, 2017, 11:58:00 AM
Novidades no projeto

1. Tela-título da versão final

Mediante o fato da maioria dos membros ter preferido a tela-título mais nos moldes da versão americana, esta será a que usaremos. No entanto, foram feitos aprimoramentos na mesma, como podem ser vistos abaixo:




AntigaNova
(https://s10.postimg.org/b7bhzjju1/e01.png)(https://s1.postimg.org/qpy5g6f67/image.png)

Acreditamos estar ainda mais fiel ao original.

2. Todos os textos restantes traduzidos

Quando o tópico desse projeto surgiu, eu já estava bastante avançado na parte da tradução, com cerca de 90% dos textos já traduzidos e revisados. No entanto, ainda faltavam textos menores para serem traduzidos.

Mas no decorrer das duas últimas semanas, o denim extraiu os textos restantes e eu os traduzi, de modo a fechar os 10% restantes.

Além disso, também foram revisados alguns termos em função do restante das edições gráficas, conforme pode ser visto nas imagens abaixo:

(https://s1.postimg.org/3r1fx9j67/image.png) (https://s28.postimg.org/46su7m8u5/image.png)

E falando em edições gráficas, vamos ao próximo item:

3. Gráficos 100% finalizados

Após os esforços de vários romhackers editores de gráficos manjadores de paint, gimp e photoshop da vida, conseguimos nessa semana o feito de todos os gráficos do jogo editados.

Foram muitos romhackers envolvidos no processo: bMatSantos, denim, Killer, Sliter, spyblack e eu. Alguns deles deram bastante trabalho, seja a nível de photoshop ou romhacking, mas após muito suor e dedicação, enfim ownamos essa bagaça!

Segue abaixo algumas imagens:

(https://s1.postimg.org/5ubv4xiz3/image.png) (https://s1.postimg.org/wbp5xz58v/image.png)
(https://s1.postimg.org/std61l4cv/image.png) (https://s1.postimg.org/dn74anebz/image.png)

4. Testes ingame

Tendo feito isso tudo, resta apenas o teste ingame para finalizar tudo. Comecei os testes ontem à noite, e já encontramos bugs a corrigir, bem como alguns termos menores que escaparam na revisão.

Mas acreditamos que não sejam muitos bugs, e que estes não sejam tão críticos assim. E tendo concluído os testes, finalmente tudo estará terminado.

Segue abaixo algumas imagens tiradas no processo:

(https://s1.postimg.org/lid2bpykv/image.png) (https://s1.postimg.org/8jfumg37z/image.png)
(https://s1.postimg.org/7eh73brdb/image.png) (https://s1.postimg.org/u1wg9h6xb/image.png)

Por fim, mais uma homenagem:

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Novamente ao nosso camarada huskie:
(https://s1.postimg.org/ipog5fnm7/h02.png)

/me runs
[/spoiler]
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Ondinha online Maio 18, 2017, 12:44:53 PM
Queria um botão de curtir pra usar quando trocarem todas as telas pelas do PT.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: huskie online Maio 19, 2017, 06:06:16 AM
Ah, entendi como é que o tio Lula-larápio consegue ter militância ao lado dele com tanta propina rolando solta. Elas servem pra pagar a militância! Eu só não sabia que tinha militância até no ROMHacking! huahuahuahua!

Agora, falando sério, Os ajustes ficaram ótimos, Solid One. É nos detalhes (como dar a profundidade por inclinação no título) onde reside o capricho.

Mais uma vez, ficam os meus parabéns a todos os envolvidos neste excelente projeto! \o/
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: cord online Maio 19, 2017, 08:58:14 AM
Parabéns Sólido, realmente está ficando perfeito, mas isso tudo irá gerar um problema pra você: Vai ter que traduzir o 1 e o 3 obrigatoriamente e com as logos do PT.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Solid One online Maio 24, 2017, 23:29:31 PM
Boas novas:

1. Lançamento da versão 1.0 (e possívelmente a única) da tradução

Depois de cerca de 2 meses de muito suor e dedicação, finalmente a tradução está pronta e a estamos lançando no fórum. Enorme foi o trabalho envolvido nessa tradução, e eu agradeço bastante a todos os envolvidos.

Esta versão conta com o seguinte:


Seguem algumas imagens adicionais:

(https://s14.postimg.org/3toog8t0h/image.png) (https://s14.postimg.org/ehsff32zl/image.png)

Para obter o patch, bem como informações adicionais, dirija-se à primeira postagem desse tópico.

2. Ressalvas da tradução

Devido à rom do jogo original ser de 4mb e ter praticamente todo o seu espaço utilizado pelo conteúdo do jogo, não foi possível recomprimir os dados de modo a fazer caber no espaço original. Assim sendo, optamos por expandir a rom para 6mb para não termos problemas.

No entanto, isso pode gerar problemas em alguns emuladores e flashcards, pois roms acima de 4mb não funcionam em emuladores como o ZSNES, e possivelmente também não rodam no Super UFO.

Porém, quaisquer outros emuladores funcionam sem problemas, como o snes9x avulso, o bsnes e até mesmo os cores do retroarch (tem até uma versão do ZSNES (http://www.romhacking.net/utilities/904/) pra Windows que também consegue essa façanha). O mesmo também se aplica a flashcards mais parrudos, como Super Everdrive e SD2SNES.

Tenham isso em mente quando forem testar essa tradução.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: kyletempest online Maio 25, 2017, 16:09:03 PM
Muito obrigado.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: sanderzinho online Maio 25, 2017, 19:00:47 PM
Depois que aplico a tradução não dá certo,já tentei várias roms da um erro chamado: BAD CHECKSUN
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: sanderzinho online Maio 25, 2017, 19:39:45 PM
Não está funcionando
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: sanderzinho online Maio 25, 2017, 20:03:26 PM
A rom informada para a aplicação do patch não estava dando certo de forma alguma,no entanto quando apliquei na rom Donkey Kong Country (usa,europe)funcionou perfeitamente,vocês informaram a rom errada?
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Solid One online Maio 25, 2017, 20:11:27 PM
Citação de: sanderzinho online Maio 25, 2017, 20:03:26 PM
A rom informada para a aplicação do patch não estava dando certo de forma alguma,no entanto quando apliquei na rom Donkey Kong Country (usa,europe)funcionou perfeitamente,vocês informaram a rom errada?

Quando fui criar o patch, a rom que eu usei tinha esse nome de arquivo: "Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest (U) (V1.1) [!].smc". O seu número de checksum (crc32) é 4e2d90f4.

Se, ao aplicar o patch, aparecer a mensagem "Bad Checksum", é porque a sua rom é diferente da que eu usei para criar o patch. Tem certeza que testou na rom americana, de versão 1.1?
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Dog of War online Maio 25, 2017, 20:56:23 PM
Eu estava me acabando nesse jogo tentando pegar as conquistas no Retroachievements, e agora isso. Delícia, cara!!
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: ajkmetiuk online Maio 26, 2017, 13:02:38 PM
que bom, mais um ótimo projeto concluído, irei conferir depois, parabéns à toda equipe pelo empenho e ótimo trabalho...
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Tiozinho da Telesena online Maio 26, 2017, 13:12:54 PM
Essa tradução ficou muito bonita, parabéns!!
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Gugu-Ex online Maio 26, 2017, 14:36:50 PM
Alguém teria como postar a ROM já patcheada? Tentei de tudo aqui mas não consegui :/

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NOTA DA MODERAÇÃO: Neste forum é proibido postar links para cópias de jogos, mais ainda se forem de jogos alterados. A aplicação dos patchs é sob completa responsabilidade dos usuários.

Leia as regras e as siga porque aqui elas são cumpridas.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Kamppello online Maio 26, 2017, 14:40:09 PM
Acabei de aplicar o patch. Mais tarde irei apreciar essa belezinha!

Parabéns a todos os envolvidos!


Quem sabe não pinte a tradução do DK3 também...  :huh:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Pinguimbozo online Maio 26, 2017, 15:16:55 PM
Muito bom! Parabéns aos envolvidos.  :cuteeyes:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: diegoshark online Maio 26, 2017, 18:32:14 PM
Parabéns aos envolvidos. Funcionando perfeitamente no Super Everdrive e no SD2SNES.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Medieval online Maio 26, 2017, 20:55:08 PM
Meu SD2SNES esta pra chegar essa semana e já vou logo testando esse jogo.

Acredito que os outros dois jogos da serie deve usar a mesma programação, pensam em fazer uma tradução a altura para os mesmos?

De mais parabéns pela tradução.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: denim online Maio 26, 2017, 21:08:19 PM
Citação de: Medieval online Maio 26, 2017, 20:55:08 PM
Acredito que os outros dois jogos da serie deve usar a mesma programação, pensam em fazer uma tradução a altura para os mesmos?

Não.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Solid One online Maio 26, 2017, 22:57:37 PM
Citação de: Medieval online Maio 26, 2017, 20:55:08 PM
Meu SD2SNES esta pra chegar essa semana e já vou logo testando esse jogo.

Acredito que os outros dois jogos da serie deve usar a mesma programação, pensam em fazer uma tradução a altura para os mesmos?

De mais parabéns pela tradução.

O DKC1 já conta com uma tradução lançada em 2004 que, embora não tenha gráficos, possui todos os textos traduzidos com qualidade. Você pode obtê-la aqui: http://romhackers.org/modules/PDdownloads/singlefile.php?cid=28&lid=724 (http://romhackers.org/modules/PDdownloads/singlefile.php?cid=28&lid=724)

Já quanto ao DKC3, há membros no chat do RHBR que estão trabalhando numa tradução pra esse jogo. No entanto, o progresso da tradução está um pouco devagar por fatores diversos, logo imagino que deva demorar um pouco.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: kyletempest online Maio 27, 2017, 00:15:09 AM
Para que conste o erro, com a ajuda de meu irmão [David Silva], aliás ele fez tudo, e descobriu que o checksum que você criou na rom hack tá errado, alias ele informou errado, e funciona na versão - Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest (Europe) (En,Fr) (Rev A) e não na versão U 1.1, e o cabeçalho que descreveu ta todo errado, e essa com rom CRC32 é quase impossivel de baixar. Então essa rom corretinha está na Emuparadise. Agora deu certo.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Ondinha online Maio 27, 2017, 08:57:39 AM
Eu chequei o checksum e o tamanho informados antes de aplicar o patch e eles estão corretos, batem com a RevA do Emuparadise e foi esta que eu usei e rodou de primeira.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Daniel Oliveira online Maio 28, 2017, 18:00:00 PM
Poxá alguém me ajuda não tô conseguindo baixar o patch
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: ajkmetiuk online Maio 29, 2017, 12:54:45 PM
Citação de: Daniel Oliveira online Maio 28, 2017, 18:00:00 PM
Poxá alguém me ajuda não tô conseguindo baixar o patch
tente em outro navegador, aqui está baixando normal o patch ou pode ser o seu modem, reseta ele para ver porque com o link não é o problema...
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: cord online Maio 29, 2017, 19:41:43 PM
Parabéns ao Sólido e os agregados/parças/cumpanheirus (Moluscus language).
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: gilvan666 online Maio 30, 2017, 13:55:59 PM
Essa tradução está impecável, parabéns.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: kyletempest online Maio 31, 2017, 16:09:47 PM
Citação de: Ondinha online Maio 27, 2017, 08:57:39 AM
Eu chequei o checksum e o tamanho informados antes de aplicar o patch e eles estão corretos, batem com a RevA do Emuparadise e foi esta que eu usei e rodou de primeira.

Porém na postagem informa outra rom quenão bate :) Por isso comentei.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Killer online Junho 08, 2017, 23:03:05 PM
Citação de: Solid One online Maio 25, 2017, 20:11:27 PM
Citação de: sanderzinho online Maio 25, 2017, 20:03:26 PM
A rom informada para a aplicação do patch não estava dando certo de forma alguma,no entanto quando apliquei na rom Donkey Kong Country (usa,europe)funcionou perfeitamente,vocês informaram a rom errada?

Quando fui criar o patch, a rom que eu usei tinha esse nome de arquivo: "Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest (U) (V1.1) [!].smc". O seu número de checksum (crc32) é 4e2d90f4.

Se, ao aplicar o patch, aparecer a mensagem "Bad Checksum", é porque a sua rom é diferente da que eu usei para criar o patch. Tem certeza que testou na rom americana, de versão 1.1?

Citação de: Ondinha online Maio 27, 2017, 08:57:39 AM
Eu chequei o checksum e o tamanho informados antes de aplicar o patch e eles estão corretos, batem com a RevA do Emuparadise e foi esta que eu usei e rodou de primeira.

Citação de: kyletempest online Maio 31, 2017, 16:09:47 PM
Citação de: Ondinha online Maio 27, 2017, 08:57:39 AM
Eu chequei o checksum e o tamanho informados antes de aplicar o patch e eles estão corretos, batem com a RevA do Emuparadise e foi esta que eu usei e rodou de primeira.

Porém na postagem informa outra rom quenão bate :) Por isso comentei.

kyletempest, te entendo, mas você está errado em dizer que o CRC32 ou a rom informada para aplicar o patch está errada.
A ROM está certa. Ao baixar a ROM de CRC 4E2D90F4, você consegue aplicar o IPS normalmente e jogar normalmente. Como muitos sabem, só existem duas revisões (1.0 e 1.1) para cada região do jogo (USA, EUR, JAP). O único problema aqui é que o CRC32 mencionado é do dump 1.1 da versão EUR.
A versão (U)1.1(!) possui o CRC32 CDBBF300, ou seja, não esta errado o patch e sim a ROM que você está aplicando (que é da versão USA apenas, ao invés da USA/Fr).

Para mais informações sobre as revisões e dumps: http://www.dkc-atlas.com/forum/viewtopic.php?t=151
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Xeno80 online Junho 15, 2017, 13:50:19 PM
consegui graças a ajuda do membro Solid One, tinha testado com várias roms e nenhuma com sucesso, a tradução está excelente, bem profissional, agora vamos salvar o "gordão" do donkey kong hahaha  :cuteeyes:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: alexsg online Junho 21, 2017, 20:15:06 PM
Citação de: Xeno80 online Junho 15, 2017, 13:50:19 PM
consegui graças a ajuda do membro Solid One, tinha testado com várias roms e nenhuma com sucesso, a tradução está excelente, bem profissional, agora vamos salvar o "gordão" do donkey kong hahaha  :cuteeyes:

Poderia me ajudar, Xeno80? Também não consegui aplicar em nenhuma rom. :/
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: ajkmetiuk online Junho 21, 2017, 20:28:01 PM
Citação de: alexsg online Junho 21, 2017, 20:15:06 PM
Também não consegui aplicar em nenhuma rom. :/
não sei se já ajudaram, mas tente usar a rom do site emu-russia, com a de outros sites eu também não obtive sucesso, teste lá, comigo funcionou.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: alexsg online Junho 22, 2017, 02:14:31 AM
Citação de: ajkmetiuk online Junho 21, 2017, 20:28:01 PM
Citação de: alexsg online Junho 21, 2017, 20:15:06 PM
Também não consegui aplicar em nenhuma rom. :/
não sei se já ajudaram, mas tente usar a rom do site emu-russia, com a de outros sites eu também não obtive sucesso, teste lá, comigo funcionou.

Ae, consegui! Muito obrigado, ajkmetiuk. ;D
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: pestana7 online Junho 25, 2017, 22:28:07 PM
Obrigado pela tradução esta muito boa, para quem esta tendo problema em fazer a rom funcionar é porque a rom indicada para aplicar a tradução está errada ou não funciona mais com este patch final.
usem a rom Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest (Europe) (En,Fr) (Rev 1).

comigo funcionou muito bem. :eu:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: hug0-a7x online Julho 07, 2017, 20:55:07 PM
Perfeito. Parabéns. Agora só falta o Donkey Kong Country 3 de SNES traduzido.  :cuteeyes:
Unica coisa é que a mensagem inicial sobre venda da rom traduzida e tal demora muito
Rodando lindamente no emulador de SNES para Wii :D
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: denim online Julho 08, 2017, 09:52:29 AM
Citação de: hug0-a7x online Julho 07, 2017, 20:55:07 PM
Perfeito. Parabéns. Agora só falta o Donkey Kong Country 3 de SNES traduzido.  :cuteeyes:
Unica coisa é que a mensagem inicial sobre venda da rom traduzida e tal demora muito
Rodando lindamente no emulador de SNES para Wii :D

Agradeça ao Solid One, porque eu deixei a mensagem mais rápida do que nas primeiras versões. Se não fosse ele reclamar, ela seria ainda mais demorada, kkk.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: hug0-a7x online Julho 08, 2017, 16:54:07 PM
ahuhau, importante é que estou jogando mais uma vez. Tradução e adaptação ficou excelente. :D  :parabens:

Agora falta o 3  :huh:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: denim online Julho 08, 2017, 18:31:51 PM
dk3 é pica do MJay

@MJay dk3

/me runs
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Sora Leon online Julho 10, 2017, 14:38:05 PM
Citação de: Ondinha online Abril 28, 2017, 09:10:07 AM
Devilfox, vota na do PT pô! COEH?! Vocês não ajudam!
O que aconteceu com DeviuFoxy?
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: hug0-a7x online Julho 12, 2017, 23:32:07 PM
Será que existe alguma ferramenta para o Donkey kong country 3 ?
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: gilvan666 online Julho 15, 2017, 12:46:18 PM
Citação de: hug0-a7x online Julho 12, 2017, 23:32:07 PM
Será que existe alguma ferramenta para o Donkey kong country 3 ?
Sim já existe e o Mjay estava traduzindo esse jogo.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: gutolix online Julho 24, 2017, 18:26:10 PM
Parabéns pela tradução! Ficou excelente, à altura do prestígio e importância que a série DKC possui. Gostaria de saber se alguém conseguiu fazer o jogo rodar no emulador de SNES para PSP.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Doctor Mak online Setembro 09, 2017, 13:50:33 PM
Parabéns pela tradução! Testei no Higan e ta perfeito. Só tem mito nesse site, caramba, quero ser igual vocês quando eu crescer. Ainda vou traduzir algo decentemente assim.

Alguém conseguiu emular no ZSNES modificado pra ROMs maiores que 4 MB? Eu testei aqui mas só dá tela preta. Eu tava pensando em migrar pro Higan mas ele não tem opção de filtros e não roda a tradução d'A Turma do Pateta. Ajuda.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Altieres Lima online Setembro 10, 2017, 01:13:31 AM
Citação de: Doctor Mak online Setembro 09, 2017, 13:50:33 PM
Parabéns pela tradução! Testei no Higan e ta perfeito. Só tem mito nesse site, caramba, quero ser igual vocês quando eu crescer. Ainda vou traduzir algo decentemente assim.

Alguém conseguiu emular no ZSNES modificado pra ROMs maiores que 4 MB? Eu testei aqui mas só dá tela preta. Eu tava pensando em migrar pro Higan mas ele não tem opção de filtros e não roda a tradução d'A Turma do Pateta. Ajuda.

Gosto é gosto e eu odeio o Higan, eu gosto do BSNES PLUS que é perfeito na emulação do Snes e dá pra aplicar vários filtros. Dá uma olhada nesse tutorial no Youtube que o cara explica direitinho a configurar o BSNES por completo.
https://www.youtube.com/watch?v=VU08YblBQCQ
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: munipok2230 online Junho 24, 2018, 12:42:06 PM
mintira q traduziram dk  :huh:
obrigado pelo trampo, mó bom esse jogo
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: [ K ] e V i [ N ] online Julho 13, 2018, 00:35:59 AM
show de bola

top de mais ja tinha a rom mais vim aqui agradecer esse excelente trabalho
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Tonhao online Fevereiro 19, 2019, 18:50:58 PM
opa vlw
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: ajkmetiuk online Junho 22, 2022, 14:27:47 PM
é, eu sei que já faz anos que foi lançado kk mas na época eu só joguei um pouquinho e acabei esquecendo de conferir depois. Zerei aqui 102%, ficou simplesmente perfeito, parabéns a todos que participaram do projeto, realmente gostei muito. Obrigado.
OBS: Caso queiram no futuro fazer uma versão 1.1, encontrei esses 6 errinhos aqui, fica em anexo caso queiram conferir.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: HuezinXD online Junho 23, 2022, 16:36:37 PM
Estrava dando uma olhada no snes forever e vi uma postagem com este video. Só para avisar aqui. Este não é o game que você traduziram ? Da uma olhada a partir dos 6:30
https://www.youtube.com/watch?v=3nw1sjpsSO0
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: byftr online Junho 23, 2022, 18:38:58 PM
Esse Erico da Retro X Eletronics, faz isso com os games que a gente traduz, e pelo visto ele conseguiu colocar todos os dks que traduzimos nos cartuchos :grrr4: :grrr4:.
Repros dos infernos!!
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: EmuBoarding online Junho 23, 2022, 22:14:45 PM
Citação de: byftr online Junho 23, 2022, 18:38:58 PM
Esse Erico da Retro X Eletronics, faz isso com os games que a gente traduz, e pelo visto ele conseguiu colocar todos os dks que traduzimos nos cartuchos :grrr4: :grrr4:.
Repros dos infernos!!

Falei com ele uma vez sobre isso e ele falou que coloca os créditos nas caixas e tal... mas pelo vídeo ai nem isso o cara faz... foda.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: HuezinXD online Junho 23, 2022, 22:53:52 PM
Eu vi um Mega Man X que tiraram o nome do grupo que traduziu e colocaram o da loja. Belos créditos que eles dão.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Magalicia online Junho 23, 2022, 23:18:40 PM
Citação de: HuezinXD online Junho 23, 2022, 16:36:37 PM
Estrava dando uma olhada no snes forever e vi uma postagem com este video. Só para avisar aqui. Este não é o game que você traduziram ? Da uma olhada a partir dos 6:30
https://www.youtube.com/watch?v=3nw1sjpsSO0

É por gente assim que tem cada vez menos interessados por fazer romhacking, trabalho de anos para alguém ganhar dinheiro nas nossas custas, infelizmente uma pena.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: huskie online Junho 24, 2022, 12:22:05 PM
Citação de: EmuBoarding online Junho 23, 2022, 22:14:45 PM
Citação de: byftr online Junho 23, 2022, 18:38:58 PM
Esse Erico da Retro X Eletronics, faz isso com os games que a gente traduz, e pelo visto ele conseguiu colocar todos os dks que traduzimos nos cartuchos :grrr4: :grrr4:.
Repros dos infernos!!

Falei com ele uma vez sobre isso e ele falou que coloca os créditos nas caixas e tal... mas pelo vídeo ai nem isso o cara faz... foda.

Mais um safado que se aproveita pra vender jogos traduzidos ganhando dinheiro nas costas de quem faz por hobby e de graça pra outras pessoas possam usar, não vender.

Exponham esses safados nas redes sociais. Deem os motivos. Não se calem.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: SatY online Junho 24, 2022, 21:06:31 PM
Ótima tradução, parabéns a todos!
:cafune:
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Anime_World online Junho 25, 2022, 04:02:55 AM
Citação de: huskie online Junho 24, 2022, 12:22:05 PM
Citação de: EmuBoarding online Junho 23, 2022, 22:14:45 PM
Citação de: byftr online Junho 23, 2022, 18:38:58 PM
Esse Erico da Retro X Eletronics, faz isso com os games que a gente traduz, e pelo visto ele conseguiu colocar todos os dks que traduzimos nos cartuchos :grrr4: :grrr4:.
Repros dos infernos!!

Falei com ele uma vez sobre isso e ele falou que coloca os créditos nas caixas e tal... mas pelo vídeo ai nem isso o cara faz... foda.

Mais um safado que se aproveita pra vender jogos traduzidos ganhando dinheiro nas costas de quem faz por hobby e de graça pra outras pessoas possam usar, não vender.

Exponham esses safados nas redes sociais. Deem os motivos. Não se calem.

Já fui extremamente contra no passado, hoje em tempos de EverDrive, principalmente baratos e popularizados pela Grande Mãe China, não vejo problema nenhum. Se o cara opta pelo repro é porque quer uma cópia física do jogo traduzido e o cara que fabrica tem o trabalho com confecção das caixas, manuais, placas, montar o circuito... Seilá, não vejo mais problemas. Quem não quer gastar, compra o everdrive e joga a ROM dentro, ou, joga no Emulador.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Lobim online Junho 25, 2022, 10:52:49 AM
Citação de: Anime_World online Junho 25, 2022, 04:02:55 AM
Já fui extremamente contra no passado, hoje em tempos de EverDrive, principalmente baratos e popularizados pela Grande Mãe China, não vejo problema nenhum. Se o cara opta pelo repro é porque quer uma cópia física do jogo traduzido e o cara que fabrica tem o trabalho com confecção das caixas, manuais, placas, montar o circuito... Seilá, não vejo mais problemas. Quem não quer gastar, compra o everdrive e joga a ROM dentro, ou, joga no Emulador.

Eu concordo. Tem pessoas que preferem ter a repro física individualizada a utilizar algum flashcard e se dispõem a comprar de alguém que faça esse serviço. Nós (ao menos a imensa maioria) não fazemos esse tipo de serviço, então a meu ver é meio contraditório reclamar, pois ninguém está sendo lesado ou enganado (a pessoa está comprando porque deseja esse tipo de produto e não sei o quanto o fato dela saber que a tradução é disponibilizada gratuitamente na internet muda alguma coisa, uma vez que, como falei, majoritariamente não oferecemos esse serviço em produzir cópias físicas das nossas traduções).

Além disso, há essa reclamação que os vendedores não dão os créditos, mas nós mesmos os inserimos na maioria das traduções, em geral na tela de título, nas telas iniciais ou na ficha técnica do próprio jogo - ou seja, nesse caso os créditos estão sendo dados in game. Além disso, excetuando os casos (mais raros) de inserção de splash screen, é muitíssimo comum que se retirem os créditos à empresa produtora do jogo, colocando no lugar o nome do tradutor ou da equipe de tradução, o que aponta aí uma contradição: por que ter os nossos créditos é mais importante do que da empresa que de fato produziu o jogo?

Eu particularmente não ligo nem um pouco sobre o que é feito com as minhas traduções. Eu as fiz porque queria uma versão desses jogos em nossa língua, abrindo a possibilidade de que as pessoas interessadas (dominando o(s) idioma(s) de origem ou não) pudessem jogá-los. Se essas traduções são vendidas ou não, alteradas ou não, isso pouco me importa. Se isso de alguma forma possibilita que mais pessoas joguem, francamente acho até bom. Faço (ou melhor, fazia) por hobbie, não por estimar algum tipo de crédito da parte de alguém.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: WolfferroW online Junho 25, 2022, 16:47:24 PM
Citação de: HuezinXD online Junho 23, 2022, 22:53:52 PM
Eu vi um Mega Man X que tiraram o nome do grupo que traduziu e colocaram o da loja. Belos créditos que eles dão.
Pô aí já é sacanagem, o cara mata um trampo de meses e vem um fdp que remove/troca pra promover nome da lojinha, muito legal isso.

Aproveitando, deixo meus "parabains" pela tradução, levei um trampo de 14h no very hard sem Barris de DK e Checkpoint pensando que eram necessários para fazer 100 e poucos porcentos.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Luke online Junho 25, 2022, 17:19:22 PM
Tem que botar splash de 5 minutos mesmo.
Problema dos repros é o ganho em cima do trabaho alheio, no minimo o cara podia entrar em contato com o tradutor e oferecer uma parte nas vendas.
Mas ao invés disso, retiram os créditos, promovem o jogo como se eles fossem os donos do patch, tem uns que tem a cara de pau de falar que é original da nintendo, antes nunca lançado, achado em um deposito esquecido na europa.
Não sou a favor de traduções em repros.
Por mais que o cara tenha o "trabalho" porque na verdade não é, é padronizado a gravação repro, uma vez aprendido, só aplicar em outras. O trabalho do tradutor majoritamente sempre é maior.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Luke online Junho 25, 2022, 17:45:43 PM
Citação de: Lobim online Junho 25, 2022, 10:52:49 AM
Eu concordo. Tem pessoas que preferem ter a repro física individualizada a utilizar algum flashcard e se dispõem a comprar de alguém que faça esse serviço. Nós (ao menos a imensa maioria) não fazemos esse tipo de serviço, então a meu ver é meio contraditório reclamar, pois ninguém está sendo lesado ou enganado (a pessoa está comprando porque deseja esse tipo de produto e não sei o quanto o fato dela saber que a tradução é disponibilizada gratuitamente na internet muda alguma coisa, uma vez que, como falei, majoritariamente não oferecemos esse serviço em produzir cópias físicas das nossas traduções).

Porque é contraditório? Não é contraditório, uma coisa é fazer tradução e outra é passar pra rom, patchear e vender, outra é retirar totalmente o crédito da tradução e usá-la como um chamariz para seu negócio.
O grande problema comm vendas aqui, é usá-la para ganhos exclusivo, a impressão que me passa é que nós tradutores somos escravos/trouxas desses caras.
Do mesmo jeito que ele pesquisou, achou, aplicou o patch da tradução na rom para fazer o repro, tanta energia, não podia ter entrado em contato com o tradutor? Oferecer uma parte nas vendas? Sei lá! Pagar um pastel pro cara na feira? Mostrar um pouco de respeito pelo tempo do cara.

Citação de: Lobim online Junho 25, 2022, 10:52:49 AM
Além disso, há essa reclamação que os vendedores não dão os créditos, mas nós mesmos os inserimos na maioria das traduções, em geral na tela de título, nas telas iniciais ou na ficha técnica do próprio jogo - ou seja, nesse caso os créditos estão sendo dados in game. Além disso, excetuando os casos (mais raros) de inserção de splash screen, é muitíssimo comum que se retirem os créditos à empresa produtora do jogo, colocando no lugar o nome do tradutor ou da equipe de tradução, o que aponta aí uma contradição: por que ter os nossos créditos é mais importante do que da empresa que de fato produziu o jogo?
Errado em partes.
Maioria aqui, adiciona o nome na tradução e não tira o nome da empresa, talvez antigamente pessoal fazia isso, por falta de conhecimento em romhack.
A empresa, vendeu, tem propriedade sobre o produto, gerou e teve a receita dele na época, geralmente o jogo nem gera mais receita, ai que entra o patch, o trabalho de localização de um jogo é uma profissão, o que fazemos é basicamente um trabalho, que grande maioria faz por hobbie, porque as empresas estão cagando para retrolixo traduzido.
A galera implica com vendedores de repro, porque o cara não faz absolutamente nada, apenas passa a rom patcheada para um cartucho e vende por preços absurdos, e ainda por cima, retira os créditos do tradutor, para deixar o mais "original possível", tem uma diferença monstruosa não acha?
5 anos traduzindo o jogo, 1 mês depois o jogo está no mercado livre custando 300 reais, sem nem ao menos ter seu nome citado na localização....rsrs

Citação de: Lobim online Junho 25, 2022, 10:52:49 AM
Eu particularmente não ligo nem um pouco sobre o que é feito com as minhas traduções. Eu as fiz porque queria uma versão desses jogos em nossa língua, abrindo a possibilidade de que as pessoas interessadas (dominando o(s) idioma(s) de origem ou não) pudessem jogá-los. Se essas traduções são vendidas ou não, alteradas ou não, isso pouco me importa. Se isso de alguma forma possibilita que mais pessoas joguem, francamente acho até bom. Faço (ou melhor, fazia) por hobbie, não por estimar algum tipo de crédito da parte de alguém.
Eu ligo.
Não gostaria de ver meu trabalho de 10 anos, sendo vendido por 500 reais por oportunistas.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: Lobim online Junho 27, 2022, 01:26:00 AM
Citação de: Luke online Junho 25, 2022, 17:45:43 PM
Porque é contraditório? Não é contraditório, uma coisa é fazer tradução e outra é passar pra rom, patchear e vender, outra é retirar totalmente o crédito da tradução e usá-la como um chamariz para seu negócio.
O grande problema comm vendas aqui, é usá-la para ganhos exclusivo, a impressão que me passa é que nós tradutores somos escravos/trouxas desses caras.
Do mesmo jeito que ele pesquisou, achou, aplicou o patch da tradução na rom para fazer o repro, tanta energia, não podia ter entrado em contato com o tradutor? Oferecer uma parte nas vendas? Sei lá! Pagar um pastel pro cara na feira? Mostrar um pouco de respeito pelo tempo do cara.

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Errado em partes.
Maioria aqui, adiciona o nome na tradução e não tira o nome da empresa, talvez antigamente pessoal fazia isso, por falta de conhecimento em romhack.
A empresa, vendeu, tem propriedade sobre o produto, gerou e teve a receita dele na época, geralmente o jogo nem gera mais receita, ai que entra o patch, o trabalho de localização de um jogo é uma profissão, o que fazemos é basicamente um trabalho, que grande maioria faz por hobbie, porque as empresas estão cagando para retrolixo traduzido.
A galera implica com vendedores de repro, porque o cara não faz absolutamente nada, apenas passa a rom patcheada para um cartucho e vende por preços absurdos, e ainda por cima, retira os créditos do tradutor, para deixar o mais "original possível", tem uma diferença monstruosa não acha?
5 anos traduzindo o jogo, 1 mês depois o jogo está no mercado livre custando 300 reais, sem nem ao menos ter seu nome citado na localização....rsrs

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Eu ligo.
Não gostaria de ver meu trabalho de 10 anos, sendo vendido por 500 reais por oportunistas.

Bom, temos visões diferentes a respeito desse assunto, então não vou entrar nos pontos específicos, pois não quero convencer ninguém que um certo ponto de vista sobre o assunto é mais ou menos correto. O que penso é muito simples: no momento que colocamos nossas traduções na internet gratuitamente, não temos controle de como são utilizadas, então eu pelo menos não acho que vale a pena despender tempo e energia investindo em usos destas que julgamos inadequados ou injustos - até porque eu reconheço que há muita pilantragem e desonestidade nessas comercializações de traduções, o que torna totalmente compreensível quem queira se voltar contra isso. Eu particularmente, por exemplo, não colocaria nenhuma trava em minhas traduções para que estas não funcionem no console real, pois penso que quanto mais pessoas jogarem - na forma como elas acharem mais conveniente - melhor. Entretanto, entendo e continuo respeitando os colegas e amigos que fazem isso, afinal, as traduções são fruto de seus autores e a maneira como cada um dispõe seu tempo nessa atividade voluntária é preocupação delas. Se isso é importante para eles, os autores da tradução, ninguém tem que dar pitaco.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: trazduzctorlover online Julho 21, 2022, 19:35:27 PM
 :cuteeyes: :torico: :parabens: obrigado a todos os tradutores.
Título: Re:[SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest
Enviado por: lemaofarinha online Dezembro 08, 2022, 13:48:10 PM
Apliquei na ROM MSU-1 e funcionou normalmente. Primeiro tive que aplicar o MSU-1 depois a tradução.