Fórum Unificado de Romhacking e Tradução

Romhacking e Tradução de Jogos => Tutoriais e Documentos => Tópico iniciado por: kodo no kami online Setembro 13, 2017, 02:24:29 AM

Título: [tutorial] instalando o simulador z80-mon
Enviado por: kodo no kami online Setembro 13, 2017, 02:24:29 AM
e ae galera nesse tutorial vamos aprender instalar o simulador z80-mon no linux. para isso baixamos ele no site oficial (a versão mais recente atualmente é 2.4-pre3)

site oficial (http://wwwhomes.uni-bielefeld.de/achim/z80-asm.html)

depois de baixar o codigo fonte basta extrair usando o comando tar (o terminal deve esta apontando para o mesmo diretorio dele)

tar -xzvf z80-asm-current.tar.gz

img grande (https://i.imgur.com/uhox77H.png)
(https://i.imgur.com/uhox77Hm.png)

entramos na pasta criada usando o comando cd

cd z80-asm-2.4-pre3/

agora compilamos com o comando make, sera gerado dois executaveis z80-asm e z80-mon

make

img grande (https://i.imgur.com/D1kswNe.png)
(https://i.imgur.com/D1kswNem.png)

podemos usar make install para mover eles para o diretorio do sistema

make install

para um exemplo basicão vou usar o seguinte codigo asm para z80, esse codigo incrementa o contador 'a' ate o numero 200 e depois termina a execução do programa

org 0
ld a,0
repetir:
cp 200
jp z,fim
inc a
jp repetir
fim:
halt


para compilar usamos z80-asm (não é um dos melhores compiladores, prefiro o z80asm ou tpasm)

z80-asm kodo.asm kodo.bin

img grande (https://i.imgur.com/YXT9mfs.png)
(https://i.imgur.com/YXT9mfsm.png)

usamos o z80-mon abrimos o simulador

z80-mon

img grande (https://i.imgur.com/42twT28.png)
(https://i.imgur.com/42twT28m.png)

para carregar o nosso programa usamos "L" (shift+l), depois escrevemos o nome do nosso programa e apertamos enter

img grande (https://i.imgur.com/U9fisiu.png)
(https://i.imgur.com/U9fisium.png)

tambem podemos carregar o programa diretamente pelo argumento do z80-mon

z80-mon kodo.bin

para rodar o programa usamos o comando 'r'

img grande (https://i.imgur.com/vrUFKIB.png)
(https://i.imgur.com/vrUFKIBm.png)

existem outros comados como @ (shift+2) para resetar o codigo, ENTER seguido da instrução para modificar aquela instrução, o 'p' para modificar o registrador pc,  o 's' para modificar o registrador sp,  para sair usamos Q (shift + q), entre outros comandos

by kodo no kami