[SMS] Phantasy Star (baseado na versão antiga)

Iniciado por ajkmetiuk, Janeiro 12, 2021, 14:20:56 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk



Nome: Phantasy Star

Plataforma: SMS

Gênero: JRPG

Descrição: Grande sucesso no mundo dos JRPGs, o Phantasy Star foi lançado para Master System em dezembro de 1987 no Japão, em 1988 para a Europa e Estados Unidos, e em 1991 no Brasil com textos traduzidos pela Tectoy.


Sobre a tradução: Essa tradução começou em 2018 porque zerei a versão da tectoy e me incomodava muito o fato de tudo no jogo ser abreviado e também algumas coisas estranhamente traduzidas.
Até então não tinha nenhuma versão traduzida feita em cima da Retradução feita pela SMS Power! em 2008, foi então que fui atrás do que precisava para começar.
Eu me baseei em um script já traduzido do Phantasy Star Extended, um fangame público feito pelo rafael-esper, mas que usa o script da Retradução. Muita coisa eu alterei mas boa parte usei como base.
Só demorou todo esse tempo porque traduzi tudo sozinho e mal me sobrava tempo livre para continuar (acho que poucos gostam desse jogo).
Enfim, está tudo traduzido e redimensionada as janelas para não abreviar nada, gráficos, itens, equipamentos,  monstros, magias, praticamente quase tudo da versão japonesa (nada de fast food) e pouca coisa da americana.
A tradução foi feita em cima da versão 1.02 da SMS Power! e não tem nada a ver com a lançada pelo Mad Dentist em 2019, pelo pouco que vi, ele fez um bom trabalho, mas a dele ficou totalmente diferente da minha.
(eu sei que tem a versão 2.01 lançada em 2020, mas eu não sabia, e quando fui saber já tinha finalizado essa, então pode ser que no futuro eu faça um update, quem sabe?)

-> Versão 1.0 - Primeira versão. Baseada no script antigo, mesmo tendo saído a nova, vale a pena conferir esta versão que tem um script bem diferente da atual 2.1 (LaShiec era mais "piedoso" nesta versão hehe.)

UPDATE: Caso prefira, foi realizado um update da tradução em parceiria com a SMS Power! para versão mais atual, que pode ser baixada aqui.

Tradução/Gráficos/ROMHacking: ajkmetiuk

Agradecimentos especiais: A SMS Power! que disponibilizou a tool publicamente para qualquer um editar em seu idioma, facilitou 100% com ela.
Ao rafael-esper pelo seu fangame público que usei como base, foi muito mais prático traduzir me baseando nele. (Se ver semelhanças nos termos, já sabem! rs)
Vocês nem vão lembrar, foi em 2018, mas agradeço ao Anime_World que me falou no chat aonde eu encontrava o gráfico (é, tinha compressão RLE essa coisa) e ao Denim que me ajudou no debugger a entender como mover uma janela e o ponteiro. E isso foi tão útil que até hoje em outros jogos que mexi que nem são de Master como duck hunt e nightshade deu para aplicar as mesmas coisas que eram muito semelhantes. Agradeço mesmo à todos pela ajuda direta ou indireta!!

Vídeo:

Info da ROM a ser aplicada:
Phantasy Star (Japan)
No-Intro: Master System (v. 20180825-190228)
SHA-1: C9A40DDD217C58DDDCD6B5C0FE66C3A50D3E68E4
CRC32: 6605D36A
Não recomendo jogar no console real. No emulador funciona do inicio ao fim sem problemas.
Download: em anexo
supremex!

kuroi

Parabéns pelo projeto, cara! Eu ainda tenho esse cartucho oficial em Português aqui em casa e realmente naquele tempo as coisas eram mesmo muito limitadas... Rsrsrs

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Altieres Lima

Quando eu tento salvar o jogo na posição 1, não pede o nome. É normal?

ajkmetiuk

#3
Citação de: kuroi online Janeiro 12, 2021, 16:51:30 PM
Parabéns pelo projeto, cara! Eu ainda tenho esse cartucho oficial em Português aqui em casa e realmente naquele tempo as coisas eram mesmo muito limitadas... Rsrsrs Até mais!!

kkkkk que bacana, esse cartucho da tectoy maioria tinha, alguns eram piratões e nem tinham bateria, complicado jogar sem save hehe... Obrigado.

Citação de: Altieres Lima online Janeiro 12, 2021, 20:20:41 PM
Quando eu tento salvar o jogo na posição 1, não pede o nome. É normal?

Aqui aparece normal, tanto que coloquei minhas iniciais. No console eu já não sei se funciona, no emulador tá OK, pelo menos aqui...
supremex!

Deus ROMHacker Ondinha

Baixei aqui, já tá benta essa tradução!