[N64] Banjo-Tooie-Ponteiros

Iniciado por Ermanium, Abril 02, 2021, 13:25:00 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Kamppello

#15
Substitui o valor de um ponteiro pelo de outro. Já vi isso em outra Rom, funcionou perfeitamente.

Ermanium

Citação de: Luke online Abril 08, 2021, 00:25:16 AM
Olá.

Posta o arquivo com a tabela, pra olharmos mais de perto.

Qual arquivo? Eu não utilizo tabela, eu usei o descompactador da Rare pra encontrar os textos comprimidos do jogo. Eu baixei desse link: https://github.com/aybe/N64UniversalCompressor
A ROM eu baixei daqui: https://vimm.net/vault/2534

Citação de: Kamppello online Abril 08, 2021, 07:40:49 AM
Substitui o valor de um ponteiro pelo de outro. Já vi isso em outra Rom, funcionou perfeitamente.
Já fiz isso, não funcionou :/
When it hasn't been your day, your week, your month or even your year.

Luke

Quando descomprimo a rom, gera 666 mil arquivos.

Ermanium

Como assim? Nossa kkkk mas tipo eu coloquei a ROM em uma pasta em branco e usei o GEDecompressor que está lá na pasta do link que eu coloquei. Quando eu abro o programa eu escolho "Banjo-Tooie" e deixo "Gen Text Files" marcada, daí depois que eu carrego a ROM que eu coloquei na pasta e espero tudo terminar eu fico com 22.211 arquivos na pasta (os .bin + a ROM + os .txt). Foi assim que eu fiz... Será que de repente você não usou um outro descompactador, ou outra ROM, ou esqueceu de escolher "Banjo-Tooie" na lista? Você conseguiu encontrar os textos?
When it hasn't been your day, your week, your month or even your year.

Luke

Citação de: Ermanium online Abril 09, 2021, 21:13:42 PM
Como assim? Nossa kkkk mas tipo eu coloquei a ROM em uma pasta em branco e usei o GEDecompressor que está lá na pasta do link que eu coloquei. Quando eu abro o programa eu escolho "Banjo-Tooie" e deixo "Gen Text Files" marcada, daí depois que eu carrego a ROM que eu coloquei na pasta e espero tudo terminar eu fico com 22.211 arquivos na pasta (os .bin + a ROM + os .txt). Foi assim que eu fiz... Será que de repente você não usou um outro descompactador, ou outra ROM, ou esqueceu de escolher "Banjo-Tooie" na lista? Você conseguiu encontrar os textos?
Então, qual arquivo é que vc ta mexendo? que não consegue usar o ponteiro?

Ermanium

Os ponteiros da ROM que apontam pros textos comprimidos, eles começam no offset 5188 da ROM.
When it hasn't been your day, your week, your month or even your year.

Luke

Citação de: Luke online Abril 09, 2021, 22:30:15 PM
Citação de: Ermanium online Abril 09, 2021, 21:13:42 PM
Como assim? Nossa kkkk mas tipo eu coloquei a ROM em uma pasta em branco e usei o GEDecompressor que está lá na pasta do link que eu coloquei. Quando eu abro o programa eu escolho "Banjo-Tooie" e deixo "Gen Text Files" marcada, daí depois que eu carrego a ROM que eu coloquei na pasta e espero tudo terminar eu fico com 22.211 arquivos na pasta (os .bin + a ROM + os .txt). Foi assim que eu fiz... Será que de repente você não usou um outro descompactador, ou outra ROM, ou esqueceu de escolher "Banjo-Tooie" na lista? Você conseguiu encontrar os textos?
Então, qual arquivo é que vc ta mexendo? que não consegue usar o ponteiro?

Então fica 22 mil arquivos pequenos, qual vc está abrindo? onde? não manjo de n64, mas talvez possa te ajudar com esses ponteiros, mas primeiro preciso saber.

1. qual arquivo você está abrindo desses 22 mil arquivos.?
2. onde você está abrindo, qual programa está usando?

fica mais fácil alguém te ajudar, se ao menos a pessoa consiga estar junto com você na situação, assim, escrevendo ponteiro x lugar y, só vai receber mensagem de ajuda vazias.

Ermanium

Estou usando o Hex Editor Neo e os arquivos que eu tô editando além da ROM, são os textos descomprimidos: vai do arquivos que estão entre "C359FC.bin" até "C708A4.bin". Eu pesquiso dentro da pasta na caixa de pesquisa por uma palavra do jogo que eu queira encontrar, assim eu chego no arquivo .txt, que tem o mesmo título do .bin que eu vou editar. Pra me auxiliar eu também utilizo a seguinte página: https://hack64.net/wiki/doku.php?id=banjo_tooie:rom_map#text_files

Na tabela: tem o offset (ROM Address) de onde está o bloco de texto comprimido na ROM e o offset do ponteiro que aponta pra lá (Unpacking Address).
When it hasn't been your day, your week, your month or even your year.

Anime_World

Acho que por serem arquivos compactados, não existe a necessidade de você editar os ponteiros. Bastando somente expandir o arquivo, recompactar e reinserir. Olhando os detalhes do site que você mandou, eles aparentam estar em formato de container, logo faz sentido o processo que citei.
nonononono

Ermanium

O que eu faço é editar o texto no arquivo .bin e recompactar com o compressor e reeinserir o compactado manualmente na ROM, mas às vezes se o texto editado ficar bem maior que o original, o resultado do compactado ultrapassa o tamanho do bloco onde o texto está localizado na ROM, daí não tem como inserir manualmente, por isso eu acho que tem que mover esse trecho pro fim da ROM pra aumentar a capacidade do bloco...
When it hasn't been your day, your week, your month or even your year.

Luke

Citação de: Ermanium online Abril 12, 2021, 22:39:15 PM
O que eu faço é editar o texto no arquivo .bin e recompactar com o compressor e reeinserir o compactado manualmente na ROM, mas às vezes se o texto editado ficar bem maior que o original, o resultado do compactado ultrapassa o tamanho do bloco onde o texto está localizado na ROM, daí não tem como inserir manualmente, por isso eu acho que tem que mover esse trecho pro fim da ROM pra aumentar a capacidade do bloco...
Não vai funcionar assim.
é comprimido, teria que ver se dá pra aumentar o tamanho da leitura do container em especifico, mas ai não tem nada a ver com ponteiro.

Eu vi que o programa faz a compressão e inseri, ele não funciona? a inserção?

Ermanium

Eu nunca consegui usar esse compressor pra reeinserir na ROM, nas versões anteriores da ferramenta eu clicava em "Inject file into ROM" e eu conseguia inserir na ROM, mas sempre congelava quando eu ia testar o texto... Nessa versão que eu tô usando eu clico no botão e não acontece nada. Foi aí que eu passei a inserir manualmente, só peguei o que tava escrito no .bin depois de recomprimir, copiei e colei na ROM no offset com o número correspondente ao nome do arquivo .bin editado.
When it hasn't been your day, your week, your month or even your year.

Anime_World

Citação de: Ermanium online Abril 13, 2021, 01:29:47 AM
Eu nunca consegui usar esse compressor pra reeinserir na ROM, nas versões anteriores da ferramenta eu clicava em "Inject file into ROM" e eu conseguia inserir na ROM, mas sempre congelava quando eu ia testar o texto... Nessa versão que eu tô usando eu clico no botão e não acontece nada. Foi aí que eu passei a inserir manualmente, só peguei o que tava escrito no .bin depois de recomprimir, copiei e colei na ROM no offset com o número correspondente ao nome do arquivo .bin editado.

Por isso você está tendo problemas.
nonononono

Ermanium

Mas eu inserindo manualmente tem funcionado, mas apenas se o texto comprimido editado ficar menor ou igual ao original, se ficar com o tamanho maior não funciona...
When it hasn't been your day, your week, your month or even your year.

Anime_World

Citação de: Ermanium online Abril 14, 2021, 00:04:52 AM
Mas eu inserindo manualmente tem funcionado, mas apenas se o texto comprimido editado ficar menor ou igual ao original, se ficar com o tamanho maior não funciona...

Justamente... sem usar a ferramenta só vai funcionar dessa forma.
nonononono