[NES] Solomon's Key 2 PT-BR

Iniciado por ajkmetiuk, Dezembro 04, 2021, 22:05:23 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk



Nome: Solomon's Key 2/Fire'n Ice

Plataforma: NES

Gênero: Puzzle

Descrição: Solomon's Key 2 na Europa/Japão e Fire 'n Ice na América é a sequência do excelente jogo de lógica Solomon's Key. Não é bem uma sequência direta, mas uma versão mais sofisticada do antigo jogo que possui 100 níveis normais e 50 secretos. Monstros de fogo estão atacando a Ilha Coolmint, que é construída de gelo. Você deve viajar para cada área da ilha e destruir os monstros. No entanto, a chave para sobreviver é usar sua inteligência e tempo. Salve sua terra natal da destruição.


Sobre a tradução: Esta tradução quem sugeriu foi o Sliter após eu finalizar a tradução do 1.
Olhando a versão americana/européia, vi que possui alguma censura, tem coisas (interessantes) cortadas e um sistema de password para "salvar seu jogo".
Realmente a versão americana é meio decepcionante, foi um trabalho bem meia boca da Tecmo, parece que estava com pressa pra lançar o jogo no ocidente, foi tudo "bem corrido".
Parti para versão japonesa e vi que era bem completa, apesar da dificuldade do idioma e de ter que traduzir algumas coisas do zero, tinha tudo intacto e com alguns extras:

*Aqui o sistema de save é pela bateria, ou seja, dá para continuar seu jogo muito mais rápido e prático do que ficar digitando letrinhas em uma monótona tela preto e branco.
*O modo editor na americana como removeram suporte da bateria, não possibilitava salvar seus níveis custom, na japonesa além de salvar tem vários slots para criar vários níveis.
*Sem censura, todos níveis são como devem ser (nada de partes cortadas).
*A opção "Voltar" só existe na japonesa, caso você erre algum movimento e não quer reiniciar todo progresso, tem a opção de "Voltar" uma etapa. Na USA/EUR foi removida (sei lá porque).

Como é minha última tradução, tenho certeza que tudo o que eu sabia de NES eu implementei nesse jogo.
Foi alterada a fonte do jogo (colocado uma com Lowcases), editado todos os textos, todos gráficos, todos sprites, toda parte dos níveis secretos, os créditos, a tela título e tela final.

-> Versão 1.0 - Primeira versão. Absolutamente tudo traduzido. Não digo 100%, mas 200% haha.


Tradução/Gráficos/ROMHacking/Revisão: ajkmetiuk
Edição da Tela Título/Tela final: Sliter

Agradecimentos:
- Sliter por me ajudar a criar a tela título/subtítulo que ficou espetacular, a tela final e sugerir algumas dicas gráficas.
- Magall que sugeriu o nome "chique" Platô a um nível que estava em dúvida e sem espaço kkk.
- Ao ALXR da cena internacional que me ajudou a localizar uns sprites bem chatos de editar entre os níveis. Sem sua ajuda, certeza que ficaria textos 99% kkk.
(Só pra se ter ideia, esses sprites são tão problemáticos que na versão US/EUR eles fizeram uma gambi monstruosa pra contornar isso e no fim o resultado era péssimo, todo desalinhado).
- Não menos importante, mas pela boa vontade do Patryckpo e do Denim em tentar me ajudar e dar dicas para achar os tal sprites, (não achamos né, mas valeu pela tentativa).

Imagens:





Info da ROM a ser aplicada:
Solomon no Kagi 2 - Coolmintou Kyuushutsu Sakusen (Japan)
CRC32: EEE6314E
SHA-1: 1C05D3734EAAC1390638A9FDB22192F0A53FAFB9

Como aplicar a tradução:

O patch foi criado usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado pesquisando o nome no google.

Depois de baixar, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "SK2_PT-BR_V1.0.ips" e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.
O jogo foi testado do início ao fim no emulador Fceux, nesse garanto compatibilidade 100%. Em qualquer outro não foi testado.

Caso encontre algum bug/erro, reporte.

Vídeo:

Caso queira conferir a tradução do primeiro jogo, é só acessar o link.

Download: em anexo
supremex!

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


gilvan666

otima tradução, eu não  conhecia o jogo mas se o ajkmetiuk traduziu o jogo é bom.

ajkmetiuk

Citação de: João13 online Dezembro 05, 2021, 09:30:41 AM
Ótimo trabalho como sempre!! :curvar2:
valeu, jogue para vc ver, vai gostar kk

Citação de: gilvan666 online Dezembro 05, 2021, 09:57:11 AM
otima tradução, eu não  conhecia o jogo mas se o ajkmetiuk traduziu o jogo é bom.
é bom sim e muito viciante, se vc começar a jogar, não para mais, tanto é que tem um aviso na capa americana sobre isso haha.

Talvez por eles terem diminuído um pouco a dificuldade do jogo com relação ao primeiro, ficou mais agradável de jogar, é daqueles jogos que vc joga e quer sempre continuar, a trilha sonora é boa e o desenrolar da história meio que te prende para vc querer jogar até o fim kk.
supremex!

gilvan666

Realmente é viciante, começei a testar o jogo. e só parei de jogar quando terminei o primeiro mundo o do gelo. Achei maneiro que tem 8 fase depois um boss que é mais dificil.

Fluffy97

Citação de: gilvan666 online Dezembro 06, 2021, 23:52:24 PM
Realmente é viciante, começei a testar o jogo. e só parei de jogar quando terminei o primeiro mundo o do gelo. Achei maneiro que tem 8 fase depois um boss que é mais dificil.
mano dá bugs no chefe fica pani no canto arrume na prxima

ajkmetiuk

Citação de: Fluffy97 online Dezembro 08, 2021, 19:43:41 PM
mano dá bugs no chefe fica pani no canto arrume na prxima
hmm... não tem screenshot do lugar? Mas pelo que disse, suponho que esse "pane" é em todos boss no lado direito da tela, vou deixar uma screen, se for isso, pode ignorar que não é por causa da tradução, tanto a JAP/EUR/US tem esse "bug" nativamente mas não afeta em nada, só é feio haha
supremex!

Luke

Citação de: ajkmetiuk online Dezembro 09, 2021, 23:48:12 PM
Citação de: Fluffy97 online Dezembro 08, 2021, 19:43:41 PM
mano dá bugs no chefe fica pani no canto arrume na prxima
hmm... não tem screenshot do lugar? Mas pelo que disse, suponho que esse "pane" é em todos boss no lado direito da tela, vou deixar uma screen, se for isso, pode ignorar que não é por causa da tradução, tanto a JAP/EUR/US tem esse "bug" nativamente mas não afeta em nada, só é feio haha


Corrija.
Seja melhor que os próprios programadores.

aFFzMaster

Meu amigo que tradução viu, que tradução.
Ótimo trabalho, parabéns!!!!

ajkmetiuk

Citação de: Luke online Dezembro 10, 2021, 02:03:10 AM
Corrija.
Seja melhor que os próprios programadores.
kkk é, se fosse algo tipo aquele REGINA comido que vc arrumou no DC, até que era relevante, mas essas telas do boss não ficam nem 10 segundos na tela, nem se eu quisesse valeria a pena perder tempo pra "arrumar" isso.

Citação de: aFFzMaster online Dezembro 10, 2021, 13:43:04 PM
Meu amigo que tradução viu, que tradução.
Ótimo trabalho, parabéns!!!!

valeu, é um ótimo jogo, vale a pena jogar, uma pena que a tecmo decidiu lançar isso para o NES em vez de ter aproveitado passar direto para o SNES ou ter portado para outras plataformas, afinal é um jogo que saiu praticamente no falecimento do console, meio que poucos conheceram.
supremex!

Fluffy97

Citação de: ajkmetiuk online Dezembro 09, 2021, 23:48:12 PM
Citação de: Fluffy97 online Dezembro 08, 2021, 19:43:41 PM
mano dá bugs no chefe fica pani no canto arrume na prxima
hmm... não tem screenshot do lugar? Mas pelo que disse, suponho que esse "pane" é em todos boss no lado direito da tela, vou deixar uma screen, se for isso, pode ignorar que não é por causa da tradução, tanto a JAP/EUR/US tem esse "bug" nativamente mas não afeta em nada, só é feio haha

tabom mano pensei k era bug desculp fmz? ta tope traduça

linconlln

#11
 :parabens: excelente jogo para os amantes de puzzle, boa tradução!

Altieres Lima

Gostei do jogo, bem divertido. Parabéns pela tradução. :parabens:

ajkmetiuk

Citação de: linconlln online Dezembro 13, 2021, 21:57:15 PM
:parabens: excelente jogo para os amantes de puzzle, boa tradução!
valeu, é um desafio e tanto haha ainda mais por ser 150!

Citação de: Altieres Lima online Dezembro 14, 2021, 18:07:46 PM
Gostei do jogo, bem divertido. Parabéns pela tradução. :parabens:
Obrigado e realmente tenho que concordar que é um ótimo jogo, uma pena não ter saído para o SNES.
supremex!

Fluffy97

mano vx viu ja se tem como porta pro zx spectrum?