[SMD] Shining Force II (v1.1)

Iniciado por danvdias, Março 03, 2022, 01:43:06 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

danvdias

Nome: Shining Force II

Plataforma: SMD

Versão da tradução: 1.1

Link da versão 1.0 (com fotos e mais informações):
https://romhackers.org/traducoes/console/mega-drive/shining-force-ii-daniel-v.-dias-e-outros/

Autor da versão 1.1: O mesmo da original... Daniel V. Dias (ou danvdias)

Sobre a versão 1.1:
Por algum motivo, a versão final 1.0 que foi publicada estava travando no meio do jogo (na grande maioria dos emuladores), ao entrar na Caravana.
Após diversos reports aleatórios ao longo dos últimos 15 anos, finalmente resolvi checar e corrigir o problema.
Aliás... Seria este o recorde de maior tempo entre lançamentos de duas versões do mesmo projeto?
Por fim, saudações e bom divertimento aos fãs do jogo - especialmente aqueles que travaram na Caravana e devem ter me xingado por anos. Saudações também a quem copiou e comercializou minha tradução e foi xingado em meu lugar (merecidamente, neste caso), especialmente os que tiveram a cara-de-pau de me procurar anonimamente pra pedir a correção (por isso demorei 15 anos, só para torturar estas pessoas).

Sobre a ROM:
Nome: Shining_Force_II_(U)_[!].bin
CRC32: 4815e075

Lobim

Opa, que maravilha! Quem diria que essa tradução teria uma atualização depois de 14 anos? Fico feliz que tenha reaparecido e disponibilizado o patch para nós!

Aliás, uma dúvida: no post consta que a ROM é Americana (U), mas no título do patch anexo consta como sendo a Europeia (E). Qual das versões é a correta?

Muito obrigado! :yes2:
Itinerante

Viking Spirit

OBRIGADO, Shining Force é a serie de RPG que eu mais AMO. :angel: Sonho ainda com uma Tradução para a Versão do Mega/Sega CD. :cuteeyes: MUITO OBRIGO.

danvdias

Citação de: Lobim online Março 03, 2022, 03:56:19 AM
Opa, que maravilha! Quem diria que essa tradução teria uma atualização depois de 14 anos? Fico feliz que tenha reaparecido e disponibilizado o patch para nós!

Aliás, uma dúvida: no post consta que a ROM é Americana (U), mas no título do patch anexo consta como sendo a Europeia (E). Qual das versões é a correta?

Muito obrigado! :yes2:

É a versão americana mesmo... na dúvida, até gerei e upei de novo (agora com o nome corrigido).

Obrigado pelo aviso!

Anime_World

#4
Citação de: danvdias online Março 03, 2022, 12:36:02 PM
É a versão americana mesmo... na dúvida, até gerei e upei de novo (agora com o nome corrigido).

Obrigado pelo aviso!

Acentos nos MENUS?
Corrigiu também os erros de português e pontuação que tinha?
nonononono

danvdias

Citação de: Anime_World online Março 03, 2022, 14:59:52 PM
Citação de: danvdias online Março 03, 2022, 12:36:02 PM
É a versão americana mesmo... na dúvida, até gerei e upei de novo (agora com o nome corrigido).

Obrigado pelo aviso!

Acentos nos MENUS?
Corrigiu também os erros de português e pontuação que tinha?


Corrigi apenas o bug da caravana.

Os menus seguem sem pontuação (não encontrei o fonte dos textos de menu na época).

O checksum, eu não sei o que ocorreu à época, mas acredito que agora está correto.

As críticas de erros de português da publicação eu sinceramente não entendi... O texto foi revisado na época por pessoas diferentes (fãs do jogo e que conhecem bem o texto original). O único exemplo mencionado, lá no fórum antigo, foram frases que parecem estranhas na abertura, mas na versão em inglês é igual.

Até pediria que fosse revisto, se republicarem esta versão, se realmente procede (já tanta vi tradução bem mais simples e sem tanta qualidade no texto, que a publicação era só elogios, que fiquei sem entender).

Anime_World

Citação de: danvdias online Março 07, 2022, 16:17:19 PM
Citação de: Anime_World online Março 03, 2022, 14:59:52 PM
Citação de: danvdias online Março 03, 2022, 12:36:02 PM
É a versão americana mesmo... na dúvida, até gerei e upei de novo (agora com o nome corrigido).

Obrigado pelo aviso!

Acentos nos MENUS?
Corrigiu também os erros de português e pontuação que tinha?


Corrigi apenas o bug da caravana.

Os menus seguem sem pontuação (não encontrei o fonte dos textos de menu na época).

O checksum, eu não sei o que ocorreu à época, mas acredito que agora está correto.

As críticas de erros de português da publicação eu sinceramente não entendi... O texto foi revisado na época por pessoas diferentes (fãs do jogo e que conhecem bem o texto original). O único exemplo mencionado, lá no fórum antigo, foram frases que parecem estranhas na abertura, mas na versão em inglês é igual.

Até pediria que fosse revisto, se republicarem esta versão, se realmente procede (já tanta vi tradução bem mais simples e sem tanta qualidade no texto, que a publicação era só elogios, que fiquei sem entender).

https://github.com/ShiningForceCentral/SF2GraphicsManager/releases/download/1.0.0/SF2GraphicsManager-1.0.0.jar

Baixe esse programa... vá em Import From, selecione a aba ROM, especifique a ROM do jogo e preencha os seguintes valores:
Graphics Offset: 0x2ddde
Length in Bytes: 0x600
Compression: STACK
Clique em IMPORT

Depois vá na aba Export To, seleciona a aba Disassembly, coloque o nome do arquivo como fontmenu.bin, compression none, e clique em EXPORT...

Edite a fonte no Tile Molester, salve.

Depois abra o programa novamente em Import From, clique em Disassembly, em Graphics File selecione o arquivo fontmenu.bin. Clique em IMPORT

Vá em Export To, selecione a aba ROM, selecione a ROM do jogo e em Graphics Offset insira o valor 0x2ddde e em compression selecione STACK. Clique em EXPORT

Pronto... você vai ter editado a fonte dos menus.
nonononono

danvdias

#7
Citação de: danvdias online Março 08, 2022, 16:05:04 PM
Citação de: Anime_World online Março 07, 2022, 18:03:31 PM
https://github.com/ShiningForceCentral/SF2GraphicsManager/releases/download/1.0.0/SF2GraphicsManager-1.0.0.jar

Baixe esse programa... vá em Import From, selecione a aba ROM, especifique a ROM do jogo e preencha os seguintes valores:
Graphics Offset: 0x2ddde
Length in Bytes: 0x600
Compression: STACK
Clique em IMPORT

Depois vá na aba Export To, seleciona a aba Disassembly, coloque o nome do arquivo como fontmenu.bin, compression none, e clique em EXPORT...

Edite a fonte no Tile Molester, salve.

Depois abra o programa novamente em Import From, clique em Disassembly, em Graphics File selecione o arquivo fontmenu.bin. Clique em IMPORT

Vá em Export To, selecione a aba ROM, selecione a ROM do jogo e em Graphics Offset insira o valor 0x2ddde e em compression selecione STACK. Clique em EXPORT

Pronto... você vai ter editado a fonte dos menus.

Hoje em dia não tenho mais tempo como antes... mas facilitado assim, aí vale a pena... Em breve reposto com as alterações.

Na verdade, essa fonte não é a fonte pequena... É fonte específica de alguma outra coisa (que nem consegui lembrar onde é usada... é uma fonte "sombreada", caso alguém saiba/lembre onde é usada, já mexo nela também).

A fonte pequena tem letras minúsculas e parece ser de cor binária (assim como a grande), mas a grande está descompactada no SMD (0002AA00), a pequena, não achei de jeito nenhum.

Abaixo tem um link mostrando ela... mas não achei nada mostrando onde ela está na ROM ou como extraí-la.

https://fontstruct.com/fontstructions/show/1626059/shining-force-ii-small

Onde achou essas informações que me passou? Talvez lá tenha como puxar essa outra fonte.

Anime_World

#8
Citação de: danvdias online Março 08, 2022, 17:59:41 PM
Citação de: danvdias online Março 08, 2022, 16:05:04 PM
Citação de: Anime_World online Março 07, 2022, 18:03:31 PM
https://github.com/ShiningForceCentral/SF2GraphicsManager/releases/download/1.0.0/SF2GraphicsManager-1.0.0.jar

Baixe esse programa... vá em Import From, selecione a aba ROM, especifique a ROM do jogo e preencha os seguintes valores:
Graphics Offset: 0x2ddde
Length in Bytes: 0x600
Compression: STACK
Clique em IMPORT

Depois vá na aba Export To, seleciona a aba Disassembly, coloque o nome do arquivo como fontmenu.bin, compression none, e clique em EXPORT...

Edite a fonte no Tile Molester, salve.

Depois abra o programa novamente em Import From, clique em Disassembly, em Graphics File selecione o arquivo fontmenu.bin. Clique em IMPORT

Vá em Export To, selecione a aba ROM, selecione a ROM do jogo e em Graphics Offset insira o valor 0x2ddde e em compression selecione STACK. Clique em EXPORT

Pronto... você vai ter editado a fonte dos menus.

Hoje em dia não tenho mais tempo como antes... mas facilitado assim, aí vale a pena... Em breve reposto com as alterações.

Na verdade, essa fonte não é a fonte pequena... É fonte específica de alguma outra coisa (que nem consegui lembrar onde é usada... é uma fonte "sombreada", caso alguém saiba/lembre onde é usada, já mexo nela também).

A fonte pequena tem letras minúsculas e parece ser de cor binária (assim como a grande), mas a grande está descompactada no SMD (0002AA00), a pequena, não achei de jeito nenhum.

Abaixo tem um link mostrando ela... mas não achei nada mostrando onde ela está na ROM ou como extraí-la.

https://fontstruct.com/fontstructions/show/1626059/shining-force-ii-small

Onde achou essas informações que me passou? Talvez lá tenha como puxar essa outra fonte.

Essa é a outra fonte:
Graphics Offset 0x1EF5E6
Lenght: 67661
Compression: STACK


Achei as informações através do Debbuger, setando um breakpoint de escrita na RAM.
O Ponteiro dela fica em 0x1EE028 caso você queira move-la pra outro lugar da ROM
nonononono

danvdias

Citação de: Anime_World online Março 09, 2022, 01:32:35 AM
Essa é a outra fonte:
Graphics Offset 0x1EF5E6
Lenght: 67661
Compression: STACK


Achei as informações através do Debbuger, setando um breakpoint de escrita na RAM.
O Ponteiro dela fica em 0x1EE028 caso você queira move-la pra outro lugar da ROM


Essa mesmo... Obrigado! Já separei pelo IPS todos os textos... Vou fazer.

Se pegou por debug, por acaso lembra em que momento pegou a anterior (a sombreada)? Pelo que procurei, em vídeos, parece a fonte dos créditos finais do jogo (mas talvez seja usada em algum outro lugar).


Anime_World

Citação de: danvdias online Março 09, 2022, 11:53:28 AM
Citação de: Anime_World online Março 09, 2022, 01:32:35 AM
Essa é a outra fonte:
Graphics Offset 0x1EF5E6
Lenght: 67661
Compression: STACK


Achei as informações através do Debbuger, setando um breakpoint de escrita na RAM.
O Ponteiro dela fica em 0x1EE028 caso você queira move-la pra outro lugar da ROM


Essa mesmo... Obrigado! Já separei pelo IPS todos os textos... Vou fazer.

Se pegou por debug, por acaso lembra em que momento pegou a anterior (a sombreada)? Pelo que procurei, em vídeos, parece a fonte dos créditos finais do jogo (mas talvez seja usada em algum outro lugar).

Ela é carregada na tela de titulo.
nonononono

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


Anime_World

Se estiver tendo alguma dificuldade com os acentos só me enviar uma PM.  :cafune:
nonononono