[NGC] Metroid Prime 2: Echoes

Iniciado por Esaan Alencar, Julho 14, 2022, 12:47:27 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Esaan Alencar

STATUS DA TRADUÇÃO: A tradução está finalmente corrigida. Link para download localizado no final da postagem.

INFORMAÇÕES DO JOGO:

NOME: Metroid Prime 2: Echoes
VERSÃO/REGIÃO: Europeia
PLATAFORMA: Nintendo GameCube
GÊNERO: Exploração
DESENVOLVEDORA: Retro Studios
DISTRIBUIDORA: Nintendo
JOGADORES: 1 no Modo Single-Player e até 4 no Modo Multiplayer

FERRAMENTAS:

Tradução Principal: PrimeWorldEditor
Extração de Arquivos da ISO: GCRebuilder
Extração de Arquivos PAK: PakTool
Editor de STRG final: STRGEditor

SINOPSE DO JOGO:

Samus Aran, a maior caçadora de recompensas da galáxia, recebe a missão de encontrar e dar assistência a soldados da Federação Galáctica que ficaram presos em Éter, um planeta habitado pela raça dos Luminoth. É então que Samus descobre que os Luminoth e os soldados da Federação foram massacrados pelos Ing, uma raça hostil vinda de uma dimensão paralela. Para salvar os Luminoth restantes, Samus deve enfrentar os Ing, criaturas selvagens de Éter, os Piratas Espaciais, e sua própria versão maligna: Samus Negra.

HISTÓRIA DA TRADUÇÃO:

O desejo de traduzir este jogo surgiu em 2021. Eu não tinha noção nenhuma de romhacking e meu inglês é bem básico, mas ainda assim, queria poder jogar Metroid Prime 2 em Português do Brasil. Então, fui atrás de ferramentas para extrair os arquivos da ISO do jogo. Só que um problema que nunca consegui lidar, foi abrir os arquivos .pak, que são extensões proprietárias da Retro Studios. Há ferramentas criadas pela comunidade de Metroid que abrem esses arquivos, mas eu nunca consegui abrir e isso me fez desistir de traduzir. Mas quando esse desejo voltou, decidi tentar a sorte com um programa que o usuário "angel333119" sugeriu: o PrimeWorldEditor. Ele permite modificar um monte de coisas nos jogos da Retro Studios, incluindo textos. Inicialmente, comecei a traduzir a primeira versão do Metroid Prime 1 nos Estados Unidos. Apesar de já existir uma tradução para a versão Europeia, eu queria poder jogar com as quebras de sequência da versão original. No entanto, percebi que valia mais a pena traduzir os outros jogos da Trilogia Metroid Prime que ainda não tinham tradução. Então, comecei a mexer no Prime 3 (meu segundo jogo favorito da Trilogia), mas desisti depois de perceber que ele era pesado demais para o notebook que eu estava usando. Aí, finalmente comecei a mexer no Prime 2. Inicialmente, fiquei traduzindo a versão norte-americana do jogo, mas quando fui testar, ela simplesmente não abria. Não sei o motivo, mas penso que foi devido eu ter colocado textos com acentuação e cedilha. Decidi apagar toda a tradução já feita e recomeçar com a versão europeia, que abriu com a tradução. Ao todo, lidei com quase 1400 arquivos de texto.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

Meu tio, por ter me dado um Nintendo GameCube, que me introduziu na franquia Metroid;
Meu amigo Jorge, por ter me cedido um Nintendo Wii que me permitiu adentrar ainda mais na franquia;
Minha mãe, por ter tido paciência comigo com o conserto do Wii e a tradução deste jogo;
Aos romhackers angel333119 e Solid One por me ajudarem a corrigir o problema na tradução que impossibilitava zerar o jogo;
A comunidade Metroid, pelas suas contribuições que mantém essa franquia viva até hoje.











BAIXE A TRADUÇÃO NO LINK ANEXADO DO FÓRUM AQUI EMBAIXO.

ajkmetiuk

massa hein, tá cheio de fã de metroid, logo alguém reporta se tiver erros hehe
parabéns pela tradução, parece muito boa.
supremex!

Solid One

Opa, parabéns pelo lançamento. O MJay e eu estávamos planejando traduzir esse jogo, mas não foi pra frente. Vou tentar pra pegar a tradu pra jogar no Dolphin depois, usando o Primehack pra ter jogabilidade WASD + Mouse. O que eu encontrar, eu relato posteriormente.

A propósito, você tinha dito anteriormente que usou os termos de outras traduções de Metroid. Poderia passar pra gente quais foram os termos, por curiosidade?
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

jairisongs

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Esaan Alencar

#4
Citação de: Solid One online Julho 14, 2022, 13:42:12 PM
Opa, parabéns pelo lançamento. O MJay e eu estávamos planejando traduzir esse jogo, mas não foi pra frente. Vou tentar pra pegar a tradu pra jogar no Dolphin depois, usando o Primehack pra ter jogabilidade WASD + Mouse. O que eu encontrar, eu relato posteriormente.

A propósito, você tinha dito anteriormente que usou os termos de outras traduções de Metroid. Poderia passar pra gente quais foram os termos, por curiosidade?

Bom. Não vou me lembrar de todos, mas posso citar alguns:

Beam = Raio
Morph Ball = Forma Esférica
Morph Ball Bomb = Bomba da Forma Esférica
Power Bomb = Bomba Potente
Spider Ball = Esfera Aderente
Varia Suit = Traje Climático
Screw Attack = Ataque Giratório
Grapple Beam = Gancho Magnético

SemBits

#5
Parabéns pela tradução.

Consegue upar no Google drive ?

Esaan Alencar

Citação de: SemBits online Julho 15, 2022, 10:33:17 AM
Parabéns pela tradução.

Consegue usar no Google drive ?

Olá. Quando você diz usar, seria upar o arquivo no Google Drive pra baixar?

SemBits

Isso, perdoe me pelo termo, foi o tradutor do celular.

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


hnnewgames

Pô, sensacional meu amigo. Pena que teve esse pequeno erro com a tradução, espero que consigam resolver. No mas, Parabéns!  :parabens:

babylon

Citação de: hnnewgames online Julho 17, 2022, 12:34:04 PM
Pô, sensacional meu amigo. Pena que teve esse pequeno erro com a tradução, espero que consigam resolver. No mas, Parabéns!  :parabens:

Qual erro o que está escrito é que parte que não vi?
Obg

Esaan Alencar


WolfferroW

Parabéns por seu lançamento. :parabens:

Ja fechei o primeiro em 100%, com as 14hs cravados, esse aí vou fechar um dia quem sabe...

A coletânea Trilogy ou o Metroid Prime 3 do Wii irá pegar um dia ou já tem alguém trabalhando nesse?

caninosvermelhos

Wow parabéns, esse eu comprei um GCN só pra jogar, metroid é vida, metroid é amor, metroid é religião!
Não é atoa que eu que traduzi o Metroid Dread no switch. Solidzim me ajudou com uns termos <3

angel333119

#14
Esaan Alencar, você ou alguém que tenha um save onde da o problema, poderia upar pra eu fazer testes?

E por favor me explicar como faço pra chegar onde ocorre o bug, pois nunca joguei o jogo.



Tentei criar um projeto usando a ISO do jogo com sua tradução e o programa sempre da erro. Você poderia upar e me mandar os arquivos do projeto do programa?

Se puder upar os arquivos, me envie o link por mensagem privada, e-mail caio333119@gmail.com, discord Angel333119#2045 ou telegram @angel333119 por favor...


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!