Autor Tópico: (NDS) 999 - Ajuda com acentuação  (Lida 3767 vezes)

Zero

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
  • 2467
  • Itens:
(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Online: Junho 17, 2017, 18:09:55 pm »
Bom galera, sou novo aqui no fórum. Eu zerei esse jogo a pouco tempo e ele é bem pouco conhecido, ainda mais no Brasil, então tive a ideia de tentar traduzir.

Não fui muito longe. Consegui só fazer um pouco da tabela do jogo e na parte de adicionar os acentos simplesmente fiquei emperrado e não consegui prosseguir. (Sim, sou bem novato ainda)

Eu cheguei a ver que já teve um projeto pra tradução desse jogo mas pelo visto foi descontinuado e tava bem no começo ainda. Espero que possam me ajudar nesse projeto, não sou mt bom nessa parte de hacking mas posso ser bem útil na tradução.

Agradeço desde já.


Se quiserem ver a tabela que eu fiz tá ai.



Solid One

  • Moderador
  • Macaco Adulto
  • ***
  • Mensagens: 187
    • Ver perfil
  • 1345
  • Itens:



Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #1 Online: Junho 18, 2017, 17:22:24 pm »
Chapa, o seu tópico tá mais com cara de pedido de ajuda, do que um projeto de tradução de fato. Por via de regra aqui no fórum, você só pode postar um projeto se for pra ilustrar que, de fato, fez algum progresso e possui pelo menos 5 imagens para exibir no tópico (Vide outros exemplos de tópico para mais detalhes). Assim sendo, movi o mesmo para a seção de "Dúvidas e Ajuda".

Quanto à sua dúvida em si, recomendo que leia alguns tutoriais de edição de gráficos em jogos de GBA e NDS. Você pode encontrar vários tutoriais no site do PO.B.R.E., e segue abaixo três deles que lhe poderão ser muito úteis:


Todos eles situam-se na seção "Tutoriais -> Nacionais -> Gráficos".

O primeiro deles foi o que me ensinou a acentuar a fonte nos jogos de Megaman Zero, de GBA.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Zero

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
  • 2467
  • Itens:
Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #2 Online: Junho 18, 2017, 21:06:38 pm »
Valeu haha, falha minha. Mas então, eu já baixei mts tutoriais da P.O.B.R.E mas não me ajudaram tanto com a rom de ds em si, pq eu já revirei essa rom no tile molester e não encontrei nada que se parecesse com uma letra. No máximo o que eu achei foi algumas sprites dos personagens e só, o resto era indecifrável. Não sei se tem algo haver com a rom tá comprimida algo assim ou por ser rom de ds, eu já tentei na vdd descomprimir mas a opção tava indisponível.
Ah e eu tbm olhei os arquivos do jogo do Crystal Tile 2 e não achei ou pelo menos consegui extrai os gráficos, a maioria dos arquivos eram .bin e .dat .

Solid One

  • Moderador
  • Macaco Adulto
  • ***
  • Mensagens: 187
    • Ver perfil
  • 1345
  • Itens:



Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #3 Online: Junho 19, 2017, 09:08:07 am »
Olha o que eu achei pra ti:
https://gbatemp.net/threads/999-9-hours-9-persons-9-doors-text-editing.271636/#post-3451491

Basicamente, 999 é um jogo disponível apenas nos idiomas inglês e japonês. Não há nenhuma localização para outros idiomas, como espanhol, francês, etc.

No link acima, um húngaro está (ou estava, não sei) tentando traduzir o jogo para sua língua-mãe, e pediu ajuda em coisas de romhacking no link acima.

E eis que aparece ERT_Ganon, um romhacker brasileiro, passando instruções bastante precisas (embora um pouco complicadas) de onde se situa a fonte do jogo, bem como editá-la. Tente seguir essas instruções, pra ver se não acha alguma coisa.

A propósito, ERT_Ganon é o romhacker do antigo projeto de tradução do 999 que parece ter sido descontinuado. Recomendo que tente entrar em contato com ele, para ver se cês não podem trabalhar juntos na tradução.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Zero

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
  • 2467
  • Itens:
Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #4 Online: Junho 19, 2017, 14:20:41 pm »
Eu fiz os procedimentos até abrir o editor hex, mas ainda não entendi como eu insiro os carácteres especiais.

huskie

  • Moderador
  • Macaco Ancião
  • *****
  • Mensagens: 508
    • Ver perfil
  • 2695
  • Itens:


Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #5 Online: Junho 20, 2017, 20:23:52 pm »
A inserção de caracteres não é através de editor hexadecimal e sim através de um extrator e reinsersor de tiles, ou seja, imagens. Todas as fontes dos jogos são imagens, as quais deves abrir em um editor gráfico e inserir as letras acentuadas.

Após e dependendo do caso, remapear os caracteres para que o jogo possa exibí-los ao digitá-los, depois reinseres a imagem da fonte no jogo e faz testes. ;)
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

Solid One

  • Moderador
  • Macaco Adulto
  • ***
  • Mensagens: 187
    • Ver perfil
  • 1345
  • Itens:



Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #6 Online: Junho 20, 2017, 20:50:59 pm »
A inserção de caracteres não é através de editor hexadecimal e sim através de um extrator e reinsersor de tiles, ou seja, imagens. Todas as fontes dos jogos são imagens, as quais deves abrir em um editor gráfico e inserir as letras acentuadas.

Após e dependendo do caso, remapear os caracteres para que o jogo possa exibí-los ao digitá-los, depois reinseres a imagem da fonte no jogo e faz testes. ;)

Na verdade, não necessariamente. Gráficos mais rudimentares (em codecs 1bpp ou 2bpp da vida) podem perfeitamente ser editados diretamente de editores hexadecimais, e é exatamente o que o ERT_Ganon demonstrou nas instruções do link acima.

Não é tão prático e intuitivo quanto fazer a edição diretamente do Tile Molester, mas não deixa de ser uma técnica válida e funcional.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

denim

  • AsmRomhacker
  • Macaco Adulto
  • ***
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
  • 2696
  • Itens:





Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #7 Online: Junho 21, 2017, 13:25:59 pm »
Toda fonte de jogo pode ser editada via editor... Mas somente conhecendo a parte gráfica de cada console é possível fazer isso... Ou como acha que são feitas as diversas tools de edição? A tool apenas edita o binário para você.

Zero

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
  • 2467
  • Itens:
Re:(NDS) 999 - Ajuda com acentuação
« Resposta #8 Online: Junho 21, 2017, 15:03:05 pm »
Tentei adicionar carácteres do jeito que a tradução espanhola fez, mas não pareceu dar mt certo...