Amigo, você precisará atualizar os valores dos ponteiros na tabela de ponteiros, se não os diálogos não serão mostrados em uma sequência correta.
Existe diversos tutorais sobre ponteiros no site do pobre
http://romhackers.org/search.php?query=ponteiros&mid=19&action=showall&andor=AND, mas aqui vai um rápido tutorial para este jogo.
Todo arquivo de texto do jogo terá uma tabela de ponteiros.
Cada endereço de inicio de cada frase estará na tabela de ponteiros.
Um exemplo:
No arquivo
a01b.fsb, a primeira letra (letra "O") do primeiro diálogo do jogo, "Ow!" começa no endereço
41E5.
Pegue esse endereço e inverta para
E541 e pesquise por este valor.
Você encontrará este valor em uma tabela de ponteiros, ou seja, o valor "
E541" corresponde ao endereço da frase "
Ow!" na tabela de ponteiros.
Vamos supor que eu queira colocar "Uo,Uo,Uo,Uo!", colocarei esse diálogo final do arquivo, para não precisar editar todos os ponteiros da tabela. No caso tenho que anotar o endereço(invertido) da primeira letra dessa frase que eu criei que é "
57A0", que invertido se tornará "
A057".
Voltando na tabela de ponteiros precisarei substituir E541(endereço invertido da frase em inglês) por A057(endereço invertido da frase que eu editei).
Resultado de 3 frases editadas:
Ou seja, a cada frase traduzida você precisará editar o ponteiro correspondente de cada uma.