[NES] Spider-Man: Return of the Sinister Six-Ponteiros

Iniciado por leopinnheiro, Maio 15, 2023, 04:17:08 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

leopinnheiro

Galera, estou tentando aprender mais sobre tradução de ROMs, edição de ponteiros, pensei em começar por uma ROM que achei que seria mais fácil.
Escolhi uma de NES que tem pouquíssimos textos, tentei achar os ponteiros e até agora não tive sucesso em nenhuma das frases, alguém me dar uma dica de ponteiros de NES ou desse jogo?

Já consegui criar a tabela, editar os gráficos, editar os textos (quando tem espaço disponível), quando eu precisei de mais espaço... tentei recorrer ao recurso dos ponteiros.

Tentei achar da única maneira que sei até agora, tudo relacionado a sites e tutoriais que vi na net.

Achei o texto DOCTOR OCTOPUS IS PLOTTING THE a letra D está no seguinte offset 0000B6BC
Minha ideia é  substituir esse texto por DOCTOR OCTOPUS ESTA PLANEJANDO O
O acento irei ajustar depois.

Li que tenho que subtrair o offset por 10 para pular o Header do Nintendinho, ai fiz o teste.
Subtraindo: 0000B6BC - 10 = B6AC
Invertendo: ACB6

Achei em dois lugares
0001D0FC e 0003C169

Tentei procurar um espaço vazio na ROM e encontrei algo próximo ao offset 0000B7B0, fiz o teste guardando o texto nesse endereço refiz o calculo e salvei nos ponteiros.

0000B7B0 - 10 = B7A0

Deixando o conteúdo assim
0001D0FC = A0B7
0003C169 = A0B7

Fazendo isso a ROM quebra, imaginei que ter escolhido o offset 0000B7B0 foi uma má escolha, procurei outro 0000EAF0 fiz o mesmo processo.

0000EAF0 - 10 = EAE0

Deixando o conteúdo assim
0001D0FC = E0EA
0003C169 = E0EA

Dessa vez a ROM não quebrou, mas nada do texto ser substituído, tentei fazer sem usar a etapa de subtração, mas sem sucesso também.

Posso inserir imagens, mas não sei como fazer isso :/

ajkmetiuk

esse jogo já tem tradução, não sei se vai ajudar muito, mas talvez vc consiga entender algo vendo como o tradutor fez na tradução dele:
https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=862.0
supremex!

Anime_World

Antes de tudo tu tem que saber se a sua ROM tem ou não Header.
Pode usar essa ferramenta aqui: https://www.romhacking.net/hash/
nonononono