[3DS] Informações para romhacking

Iniciado por krinha, Julho 06, 2023, 15:40:35 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

krinha

Bom dia a todos!

Gostaria de pedir um norte para iniciar os estudos para o romhacking em 3DS principalmente. Notei que as traduções de 3DS são aplicadas via luma. Isso altera em algo na tradução? As traduções são geradas a partir da .CIA ou do .3DS?
Os arquivos dos anos 2000 ainda funcionam nas roms mais atuais?

angel333119

Olá, vou responder por partes.

Citação de: krinha online Julho 06, 2023, 15:40:35 PM
[...] Notei que as traduções de 3DS são aplicadas via luma. [...]

As traduções de 3DS aplicadas pelo LUMA, nada mais são que o arquivo do jogo modificado. O LUMA quando vai executar o jogo, ao invés de pegar o arquivo do .CIA que foi instalado ou do arquivo .3DS, pega da pasta onde está o arquivo modificado, não sei como chamam isso no 3DS, mas no Switch que usa o mesmo sistema é chamado de LayeredFS.

Citação de: krinha online Julho 06, 2023, 15:40:35 PM
[...] Isso altera em algo na tradução? [...]

Na tradução não altera em nada. A unica coisa que muda é a forma de distribuição da tradução, pois se trata na maioria das vezes dos arquivos modificados.

Citação de: krinha online Julho 06, 2023, 15:40:35 PM
As traduções são geradas a partir da .CIA ou do .3DS?

Depende do que você quer dizer com "As traduções são geradas".
Toda e qualquer tradução nada mais é que a alteração do arquivo oeiginal. Existe vários jeitos de se distribuir uma tradução... Pode ser pelos arquivos que forma modificados, pode ser pelo proprio jogo modificado, ou pode ser por PATCH que é o mais recomendado.
O patch nada mais é que um arquivo contendo as modificações do arquivo em questão. Ele pode ser feito através de qualquer arquivo modificado, mesmo que não sejam jogos.

Citação de: krinha online Julho 06, 2023, 15:40:35 PM
Os arquivos dos anos 2000 ainda funcionam nas roms mais atuais?

Essa pergunta não entendi. Mas se a dúvida é se patchs antigos funcionam em jogos atuais... Qualquer patch que for para aplicar em determinado jogo, vai funcionar se aplicado no jogo correto.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

huskie

Título do tópico editado para se adequar às regras.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

krinha

Citação de: huskie online Julho 08, 2023, 23:27:07 PM
Título do tópico editado para se adequar às regras.

Peço perdão pelo erro e obrigado por corrigir.

Citação de: angel333119 online Julho 08, 2023, 21:25:57 PM
Essa pergunta não entendi. Mas se a dúvida é se patchs antigos funcionam em jogos atuais... Qualquer patch que for para aplicar em determinado jogo, vai funcionar se aplicado no jogo correto.

Me desculpe, realmente não fiz sentido. Quis me referir aos programas antigos como Tile Molester, Translhextion, WindHex se ainda são utilizados ou se houve alguma atualização nas ferramentas usadas.

Notei que em algumas traduções foram desenvolvidas ferramentas para um jogo em específico, por isso minha dúvida. As vezes o modo antigo não é mais usado, pois demanda muito mais tempo do que desenvolvendo uma nova ferramenta.

Magalicia

Citação de: krinha online Agosto 07, 2023, 14:41:28 PM
Me desculpe, realmente não fiz sentido. Quis me referir aos programas antigos como Tile Molester, Translhextion, WindHex se ainda são utilizados ou se houve alguma atualização nas ferramentas usadas.

Notei que em algumas traduções foram desenvolvidas ferramentas para um jogo em específico, por isso minha dúvida. As vezes o modo antigo não é mais usado, pois demanda muito mais tempo do que desenvolvendo uma nova ferramenta.

Hoje a cena de 3DS usa majoritariamente o Kuriimu, aceita uma boa parte dos formatos de arquivos textuais e gráficos do console, os vídeos usam o conversor moflex, e se não funcionar com essas alternativas, aí sim lascou e terá que fazer ferramentas novas.

angel333119

Citação de: krinha online Agosto 07, 2023, 14:41:28 PM
[...] Quis me referir aos programas antigos como Tile Molester, Translhextion, WindHex se ainda são utilizados ou se houve alguma atualização nas ferramentas usadas.

Notei que em algumas traduções foram desenvolvidas ferramentas para um jogo em específico, por isso minha dúvida. As vezes o modo antigo não é mais usado, pois demanda muito mais tempo do que desenvolvendo uma nova ferramenta.

É como o Magalicia disse, a maioria usa o Kuriimu que é uma ferramenta voltada a ser um "tudo em um" para consoles da Nintendo, em especial o 3DS...

Mas nada impede de você usar Tile Molester dependendo do jogo claro.

Tenha em mente que é muito mais importante saber mexer no jogo que na plataforma... Apesar de muitos tipos de arquivos serem padronizados, muitos outros variam de jogo pra jogo.

Um arquivo .BIN pode ser uma ISO de PS1, pode ser um contêiner de outros arquivos, pode ser uma imagem e várias outras coisas.

A Nintendo tentou padronizar arquivos de todos os jogos, conseguiu com alguns (Jogos lançados pra NDS, 3DS e Wii e WiiU), mas de um tempo pra cá, só tem padrão nos jogos da própria Nintendo...

Assim como o Magalicia te recomendo o Kuriimu pra você começar com algo mais fácil, porém devo mencionar que é necessário aprender a mexer com editores hexadecimais para que você possa ter mais conhecimento e saiba trabalhar com qualquer arquivo mesmo que ele não tenha uma ferramenta própria.

Pessoalmente recomendo o HexWorkShop ele é um pouco mais complicado de mexer, mas é bem completo.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

krinha

Citação de: Magalicia online Agosto 07, 2023, 20:38:21 PM
Hoje a cena de 3DS usa majoritariamente o Kuriimu, aceita uma boa parte dos formatos de arquivos textuais e gráficos do console, os vídeos usam o conversor moflex, e se não funcionar com essas alternativas, aí sim lascou e terá que fazer ferramentas novas.

Citação de: angel333119 online Agosto 08, 2023, 07:40:47 AM
Assim como o Magalicia te recomendo o Kuriimu pra você começar com algo mais fácil, porém devo mencionar que é necessário aprender a mexer com editores hexadecimais para que você possa ter mais conhecimento e saiba trabalhar com qualquer arquivo mesmo que ele não tenha uma ferramenta própria.

Pessoalmente recomendo o HexWorkShop ele é um pouco mais complicado de mexer, mas é bem completo.

Muito obrigado pessoal! Irei atrás dessas ferramentas para estudá-las.

Estou voltando ao romhacking devagar ainda, peguei o Fire Emblem 8 (Sacred Stones) de GBA para relembrar algumas coisas e já me deparei com várias novas dúvidas. Vou estudar os programas que vocês indicaram antes de tentar pular para os games de 3DS ou superiores.