[Ferramenta] Encontrar Ponteiros

Iniciado por angel333119, Agosto 23, 2023, 18:52:41 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

angel333119



Informações sobre a ferramenta






Nome: Encontrar Ponteiros
Sistema: Windows
Categoria: Texto, ponteiros
Desenvolvedor: Angel333119


Descrição da ferramenta

Vejo muita gente sentindo dificuldade em encontrar ponteiros nos arquivos dos jogos e decidi fazer uma ferramenta que dirá os offsets dos valores dos ponteiros para facilitar encontrar e saber onde começa o bloco de ponteiros.

A ferramenta é limitada e não funciona corretamente com muitos tipos de ponteiros. mas alguns mais simples vão funcionar.


Como utilizar a ferramenta

Você precisará abrir o arquivo ou ROM com um editor hexadecimal encontrar os três primeiros textos e então é só colocar na ferramenta e mandar procurar.

Neste exemplo usarei Tenchu de PS1. Os ponteiros são simples de se encontrar, mas a ferramenta funcionará com alguns mais complicados também.

OBS: clique nas imagens para ampliar.



Então o programa deve ser preenchido da seguinte forma

O primeiro texto está em 0x09C2
O segundo texto está em 0x09D0
O terceiro texto está em 0x09E4



Agora você precisa decidir se quer procurar por ponteiros em 32Bits ou 16Bits primeiro e marcar uma das opções.

Caso você não saiba qual, recomendo fazer a procura dos dois tipos, um de cada vez.

No caso do Tenchu sei que é 16Bits, então deixarei 16Bits marcado.

Após preencher, clique em procurar, e abra o arquivo onde você deseja que o programa procure os ponteiros.

Ao abrir o arquivo, a primeira pergunta será se o arquivo é Little Endian. Se você não sabe, clique primeiro em SIM e caso o programa não encontrar, teste novamente respondendo NÃO.

No caso do Tenchu eu sei que é Little Endian, então responderei que sim.

E o programa retorna com o resultado.



O ponteiro do texto que começa em 0x09C2, está em 0x7A
O ponteiro do texto que começa em 0x09D0, está em 0x0122
O ponteiro do texto que começa em 0x09E4, está em 0x0206






Você pode estar pensando, mas ele apenas procura pelos valores digitados?... E a resposta é NÃO. Ele também faz calculos pra encontrar ponteiros que não estão tão na cara assim... Dei o exemplo do Tenchu por ser um arquivo simples de explicar.

Experimente minha ferramenta... pode ser que ela ajude.


Código fonte

https://github.com/angel333119/Enpont

Quem quiser pode modificar a vontade o código. O único pedido que faço é que se você melhorar o programa, compartilhe com todos...

Download da ferramenta

Anexada ao tópico.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

João13

Parabéns meu amigo! Com certeza irá ser de grande ajuda para quem se empenhar. :mandandobeijo2:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


Dindo


ØX-Carnage

Parabéns mano muito bom mesmo.
Fiz um teste aqui em uma rom de mega e funcionou 99%. Mas é uma ferramenta muito boa mesmo.
Você pretende fazer melhorias nela ou vai deixar para quem quiser modificá-la?

angel333119

Citação de: João13 online Agosto 24, 2023, 11:21:46 AM
Parabéns meu amigo! Com certeza irá ser de grande ajuda para quem se empenhar. :mandandobeijo2:

Obrigado. Tomara que eu consiga desenvolver mais ferramentas pra engajar e dar motivos pro pessoal se empenhar cada vez mais...

Citação de: dindorc online Agosto 24, 2023, 11:54:31 AM
Obrigado Angel  :parabens:

Eu que agradeço por experimentar minha ferramenta.

Citação de: ØX-Carnage online Agosto 30, 2023, 13:07:39 PM
Parabéns mano muito bom mesmo.
Fiz um teste aqui em uma rom de mega e funcionou 99%. Mas é uma ferramenta muito boa mesmo.
Você pretende fazer melhorias nela ou vai deixar para quem quiser modificá-la?

Bom, por enquanto não consigo imaginar o que poderia fazer pra melhorar a ferramenta... Sei que ela é mais simples que eu gostaria, mas no momento não tenho conhecimento de lógica suficiente para melhorias, apesar que, sempre que eu conseguir pensar em alguma coisa ou souber implementar qualquer ideia do pessoal eu farei.

Quem quiser modificar a ferramenta, pode ficar a vontade, a única coisa que vou sempre pedir é que quem conseguir fazer melhorias que por favor disponibilize publicamente para que a ferramenta vá se aprimorando.

Cara... de começo meu sonho era fazer uma ferramenta que identificasse todos os ponteiros, sem nem digitar nada na ferramenta... Mas com meu conhecimento atualmente limitado sei que é impossível pra mim atualmente... por isso deixei o código pra quem quiser fazer modificações... talvez um dia cheguemos a uma ferramenta que faça o que hoje é visto como impossível.

De toda forma, se você ou qualquer um tiver sugestões, fiquem sempre a vontade pra publicar aqui... Como eu disse, espero que a ferramenta se desenvolva com a ajuda de todos para que seja útil a cada vez mais pessoas.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!