[NES] Rockman 4: Aratanaru Yabou!!

Iniciado por ajkmetiuk, Outubro 19, 2023, 13:48:49 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk




Nome: Rockman 4 : Um Novo Plano Maligno!!

Plataforma: NES

Progresso:100%

Sobre a tradução:

Essa tradução foi iniciada em 19/04/20, mas se não me engano, eu parei ela para ajudar em alguma outra tradução e a coitadinha acabou ficando de lado. Esses dias estava olhando a logo que o Sliter tinha editado e pensei, ah, não custa finalizar a tradução né, já que faltava pouca coisa para concluir. Porém, o que era pra ser fácil acabou que demorou bem mais tempo pois não estava mais habituado com o romhacking de NES e até pegar o jeito novamente levou uns dias hehe fora que, o 4 só tinha japonês e para caber o script traduzido precisaria de bem mais espaço, principalmente na introdução e com o pequeno espaço da japonesa era insuficiente para fazer algo bom, então acabei tendo que fazer alguns hackings na rom para deixar similar a americana em espaço e também manter algumas coisas que na japonesa tinha, mas na americana não. No fim, saiu uma bela tradução, os gráficos foram editados e a tela título foi feita pelo Sliter.
Nesta tradução também inseri uma fonte lowcase ao invés de usar só maiúsculas e ela é usada em determinados momentos do jogo.
Todos termos, assim como nos jogos anteriores que fiz, os nomes foram mantidos da versão japonesa como Rockman, Dr. Right, Blues, Rock Buster, etc.
A tela título oficial (MM4/RM4) curiosamente tem um tile faltante no contorno no capacete, o tile existe, mas a capcom acabou não colocando no tilemap.
Nessa tradução o tile foi inserido e o círculo faz o contorno correto no capacete. Nada de outro planeta, mas fica como extra.

OBS: por causa dessas modificações, sei lá porque o emulador do legacy collection não aceitou essa tradução mais elaborada e para não ficar sem tradução na coletânea, eu fiz uma versão alternativa sem as modificações que fiz nessa rom, não sei se é alguma trava contra modificações que a capcom colocou ou é por causa do modo desafio que tem no LC e faz algum tipo de check, sei que é só por esse motivo que as duas versões serão um pouco diferentes.

V1.0  - primeira versão.

Tradução ajkmetiuk
Tela título: Sliter


Caso encontre algum erro é só reportar!


Como usar:


Eu criei o patch usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado no site da PO.B.R.E.
Link direto

Depois de baixar, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "Rockman_4_BR_(v1.0).ips" e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.
Creio que seja compatível com qualquer emulador que emule NES, eu utilizei o Fceux.

Rom usada:
Database match: Rockman 4 - Aratanaru Yabou!! (Japan)
Database: No-Intro: Nintendo Entertainment System (v. 20210216-231042)
File SHA-1: C33C6FA5B0A5B010AF6B38CBD22252A595500A5A
File CRC32: 771A9138
ROM SHA-1: 83F5EA60D6E6489EC0E5AF4B938D2D1C8FD24DD5
ROM CRC32: F161A5D8


Imagens:



Video:

Download: Em anexo
supremex!

jairisongs

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Breno

Tradução de rycos mesmo! Parabéns AJ e Sliter!

:torico: :parabens:

kuroi

Parabéns pelo trampo! Ficou muito bom!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

ajkmetiuk

Citação de: jairisongs online Outubro 19, 2023, 21:28:13 PM
Obrigado man.
obrigado vc por baixar!

Citação de: Breno online Outubro 20, 2023, 06:53:43 AM
Tradução de rycos mesmo! Parabéns AJ e Sliter!

:torico: :parabens:
kk sliter deixou rychest a titlescreen!

Citação de: kuroi online Outubro 20, 2023, 10:25:10 AM
Parabéns pelo trampo! Ficou muito bom!!
valeu kuroi :)
supremex!

ka55

Obrigado pela tradução dos Rockaman 4, 5 e 6

ajkmetiuk

supremex!

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐