Ferramentas para extrair e inserir texto em roms

Iniciado por Gutembergh, Novembro 07, 2017, 12:00:08 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Gutembergh

Galera, já venho traduzindo jogos a um tempinho, mas sempre do modo mais primitivo e sem ajudar de muitas ferramentas, apenas aquelas que funcionam de modo geral pra todos os games. Eu queria entender como funciona uma ferramenta desse tipo, que me permita retirar e colocar o texto dentro da rom.
Estou traduzindo Grandia, inclusive parei a minha tradução para continuar a de Justin, já que tava muito mais adiantada... Tem alguma alma de ser iluminado que toparia criar um tools para a extração dos texto?
E se não fosse pedir demais, eu queria participar da criação, pra num futuro jogo eu mesmo fazer a ferramenta.
Eu costumava usar o "Translhextion" para extrair o texto, editar no notepad++ e depois reinserir do ''Translhextion" novamente, mas eu cansei disso, por ser muito bugado o programa.
Aceito dicas também pra melhorar tradução e velocidade.
Um dia chegaremos lá!

denim

Existem alguns programas que extraem e inserem scripts de jogos de forma genérica, bastando que você os configurem adequadamente, seguindo o manual do programa. Para quem não sabe programar, ainda é a melhor opção do que traduzir direto no editor hexadecimal.

Sugiro que teste alguns destes programas e escolha o que se sentir mais confortável.

Um conhecido meu, romhacker do Vietnã, traduziu e traduz muitos jogos com muito texto. Ele não sabe nada de programação e usa um programa chamado Atlas. Então fica minha sugestão.

kuroi

Cara! É seu dia de sorte!

Acabei de terminar a criação de meu guia completo do programa Dumper Inserter que eu fiz do Crystalis para GBC.

Dá uma olhada lá!
http://www.romhacking.net.br/index.php?topic=271.0
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Gutembergh

Obrigado pelas dicas e pelo tuto aí, vou dar uma olha nos dois que vocês me madaram.
Esse Atlas já vi falar, mas nunca tive interesse de estudar ele.

Veja o que faço. Eu uso esse meio aqui, como na imagem:



Mas ainda acho que posso agilizar ais ainda minhas traduções.
O que dizem de como estou fazendo?
No canto superior esquerdo uso o Notepad++ com corretor ortográfico para editar o texto e contar o número de caracteres.
No canto inferior esquerdo uso o Qtranslate para fazer as traduções.
E na direita uso o Translhextion para Dumpar e inserir os texto. Fico nesse esquema até o Transl bugar e eu precisar ir parar o WindHex
Um dia chegaremos lá!

kuroi

Bom, normalmente eu uso o Windhex só para visualizar o arquivo e fazer os devidos cálculos antes de fazer os Dumps... Porque quando eu usava o Windhex para Dumpar, ele nunca Dumpava o número certo de caracteres que eu queria. Dependendo do tamanho do Dump, algo saia errado e o Offset de final acabava sendo ignorado...
Mas depois que eu descobri que podia usar as mesmas técnicas de tratamento de arquivos binários que eu aprendi na faculdade para editar ROMs, aí ficou tudo mais fácil!

Esse tutorial que eu te passei aí tem todo o passo a passo que eu fiz para escrever cada linha de código do programa Dumper/Inserter para o jogo do Crystalis, de Game Boy Color.

Obs: Não estranhe se o texto estiver fazendo referências a outros "capítulos" de conteúdos, porque na verdade, este tutorial faz parte de um guia completo do romhacking que eu estou escrevendo onde eu explico uma série de outros tópicos relacionados ao assunto e que em breve eu também vou lançar aqui...

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Gutembergh

Citação de: kuroi online Novembro 07, 2017, 18:38:51 PM
Bom, normalmente eu uso o Windhex só para visualizar o arquivo e fazer os devidos cálculos antes de fazer os Dumps... Porque quando eu usava o Windhex para Dumpar, ele nunca Dumpava o número certo de caracteres que eu queria. Dependendo do tamanho do Dump, algo saia errado e o Offset de final acabava sendo ignorado...
Mas depois que eu descobri que podia usar as mesmas técnicas de tratamento de arquivos binários que eu aprendi na faculdade para editar ROMs, aí ficou tudo mais fácil!

Esse tutorial que eu te passei aí tem todo o passo a passo que eu fiz para escrever cada linha de código do programa Dumper/Inserter para o jogo do Crystalis, de Game Boy Color.

Obs: Não estranhe se o texto estiver fazendo referências a outros "capítulos" de conteúdos, porque na verdade, este tutorial faz parte de um guia completo do romhacking que eu estou escrevendo onde eu explico uma série de outros tópicos relacionados ao assunto e que em breve eu também vou lançar aqui...

Até mais!!

Vou dar uma olhada nele. Valeu pela ajuda. Qualquer coisa que precisar, tamo aê!!!
Um dia chegaremos lá!