[PS2] Shaman King PoS-Extração de .bin

Iniciado por gui.melo127, Dezembro 04, 2023, 12:55:54 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

gui.melo127

Olá a todos, sou novo por aqui, então não sei se estou na área correta, kk. Bom, é o seguinte, Estou traduzindo o Shaman King Power of Spirits (Europeu, pois somente eles suporta acentuação na linguagem francesa) e me deparei com vários arquivos ".BIN", "D_MESS.BIN" é onde está o texto do jogo. Estou traduzindo em hexadecimal :desisto:, só que tem textos que não são "textos" e sim imagens dentro de outro .BIN  :scripts: e não consigo encontrar nenhum programa capaz de extrair esses arquivos. Queria saber como faço para extrair os arquivos para modificar e depois recolocá-los no ".BIN". Procurei outros jogos da KONAMI nesse período para ver se algum jogo usa esse sistema de arquivo, mas não obtive sucesso. OBS: Não tenho experiência em rom hacking, estou traduzindo esse game pois não pude zerar quando era criança kkk, e agora tenho a oportunidade de jogar de novo. Deixarei os arquivos para quem quiser dar uma olhada.

Arquivo de texturas: https://www.mediafire.com/file/f26azb24w2jyii1/D_SE_FRE.zip/file

angel333119

Olhando os arquivos sem me aprofundar muito:

O arquivo D_SE_FRE parece ser um arquivo de áudio VAG, bem comum em jogos de PS2, o que esplicaria o nome do arquivo ter SE de Sound Effects.

O arquivo D_MESS se tiver gráficos, provavelmente está comprimido.

Recomendo o uso da ferramenta Tile Molester pra encontrar os gráficos, funciona em grande parte dos jogos de PS2, principalmente jogos com formato gráfico mais simples, geralmente estão sempre em 2 Dimensões (Se não sabe o que é isso, recomendo a procurar tutoriais do Tile Molester, existem vários).

Arquivos BIN, são genericos, podem ser qualquer coisa, não adianta procurar por extrator de arquivo BIN, a não ser que exista algum pro jogo em questão.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

gui.melo127

#2
Citação de: angel333119 online Dezembro 04, 2023, 22:07:30 PM
Olhando os arquivos sem me aprofundar muito:

O arquivo D_SE_FRE parece ser um arquivo de áudio VAG, bem comum em jogos de PS2, o que esplicaria o nome do arquivo ter SE de Sound Effects........
QUOTE EDITADO. FACA CITAÇÕES RESUMIDAS PARA EVITAR O FLOOD.

Obrigado por responder! Sim, eu cometi um erro. Na verdade parece que as texturas estão em "D_SYS.BIN", vou tentar usar o Tile Molester. Vou deixar o "D_SYS.BIN" para você dar uma olhada. Descobri um script que é capaz de extrair arquivos da Konami em alguns jogos de "Dance Dance Revolution", O DDR-Tools (https://github.com/root670/ddr-tools), acho que com ele posso extrair os arquivos se eu conseguisse modificar o projeto para funcionar nesse game, mas como não sei fazer... Mandei um email para o criador da ferramenta, até agora nada, kkk.

D_SYS.BIN: https://www.mediafire.com/file/xv6nir7nghu3nfw/D_SYS.zip/file

IMAGEM ANEXADA REMOVIDA. O ESPAÇO DO FORUM E PARA OS PATCHES DE TRADUÇÕES.

huskie

#3
Titulo do tópico editado para se adequar as regras. gui.melo127, leia as regras antes de responder ou criar novos tópicos. Elas estão disponíveis da seção -Contato Com a Administração-
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

angel333119

#4
Com o tile molester da pra mexer nos gráficos... Logicamente vc terá que mexer na paleta de cores ou arrumar uma forma de conseguir a paleta da imagem...

Clique na imagem caso queira ampliar...



Aqui tem algumas ferramentas que você pode usar pra visualizar e editar gráficos...

https://reshax.com/topic/170-graphicstexture-finders-and-viewers/

A que eu mais recomendo o uso é a "Mumm-Ra's Game Graphics Tool" que é meio difícil de aprender a usar, mas depois de aprender se torna a melhor que conheço.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

gui.melo127

Citação de: angel333119 online Dezembro 06, 2023, 06:28:57 AM
Com o tile molester da pra mexer nos gráficos... Logicamente vc terá que mexer na paleta de cores ou arrumar uma forma de conseguir a paleta da imagem...

Clique na imagem caso queira ampliar...



Aqui tem algumas ferramentas que você pode usar pra visualizar e editar gráficos...

https://reshax.com/topic/170-graphicstexture-finders-and-viewers/

A que eu mais recomendo o uso é a "Mumm-Ra's Game Graphics Tool" que é meio difícil de aprender a usar, mas depois de aprender se torna a melhor que conheço.

Eu abri o arquivo com o Tile Molester e vi vários gráficos, inclusive estava vendo tutoriais de como editar usando ele, mas no vídeo quando o cara vai ensinar a usar as paletas, ele diz que deixou o link na descrição e não está lá. Não acho informações de como criar paletas de cor, nem sei se servem para todos os jogos kkk. Já consegui modificar a textura da seleção de idiomas só copiando letras, mas é uma tarefa quase impossível sair copiando as coisas usando o Tile Molester. Teria mais informações sobre como fazer/encontrar paletas para meu game?. Vou testar as ferramentas que você citou, obrigado.

srchronotrigger

#6
Olá, após testar alguns métodos não tão usuais, descobri uma forma de criar uma paleta de modo mais fácil, é uma gambiarra, mas acredito que seja o suficiente para agilizar o processo e também deve ajudar com o romhacking como um todo.

Primeiramente você deve tirar um print do gráfico que deseja extrair a paleta, no caso peguei de exemplo a imagem do "Ready" que foi citado aqui no tópico, após tirar essa print recorte a imagem para que a mesma fique centralizada na tela, exemplo de recorte:

[spoiler][/spoiler]
(o ideal é que a print seja do próprio jogo, eu retirei ela deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jID5OQlpFrc e como você pode ver, também é funcional).

Após isso você deve remover o background da imagem, eu utilizei a seguinte ferramenta online para isso:

https://removal.ai/

Ao concluir o processo você irá obter algo do tipo:

[spoiler][/spoiler]

Agora você deve adicionar um fundo preto a essa imagem, qualquer software de edição faz isso, eu utilizei o paint do windows 11, adicionei uma camada abaixo da original e cliquei com balde de tinta na mesma com a cor preta selecionada. Você irá obter a seguinte imagem:

[spoiler][/spoiler]

Agora baixe o software irfanView:

https://www.irfanview.com/64bit.htm

Abra a imagem com o fundo preto no irfanView e selecione a vá no menu "Image" e selecione a opção "Decrease Color Depth", na tela que abrir, selecione "16 Colors (4 BPP) e dê um OK.

ainda no irfanView, vá novamente no menu "Image", então passe o mouse no submenu "Palette" e clique em "Export Palette...", salve a Paleta com o nome desejado em algum local apropriado.

Agora que temos a Paleta do irfanView, precisamos converter a mesma para o formato do TileMolester ou de outro editor desejado, para isso vamos utilizar o software "The Ultimate Palette Converter" que pode ser encontrado no link abaixo:

https://www.pokecommunity.com/threads/the-ultimate-palette-converter.303594/

agora o processo é bem simples, basta arrastar a Paleta que você salvou do irfanView para dentro do executável "The ultimate palette converter.exe", então escolha a opção "[5] IrfanView                   .pal" apertando o botão número 5 no teclado e logo após escolha a opção "[6] VBA/TileMolester Alternate  .pal" apertando o botão do número 6 no teclado, ele irá gerar uma nova paleta no mesmo diretório que você salvou a primeira com o nome [TMAlternate] <nome_do_arquivo>.pal.

Agora vá no tilemolester (que deve estar carregado com o gráfico que você está editando, no nosso caso o arquivo "D_SYS.BIN"), clique no menu "Palette" e então vá no submenu "Import from..." e por último clique em "From other file...", como o meu tilemolester é em português traduzi livremente o nome das opções, mas o processo é basicamente importar a paleta de outro arquivo, agora basta escolher o arquivo "[TMAlternate] <nome_do_arquivo>.pal" e se tudo sair como esperado você irá obter o seguinte resultado:

[spoiler][/spoiler]

Agora basta editar e ser feliz! ;-)

Ainda não é exatamente a mesma paleta, mas é bem mais próximo e possivelmente mais fácil de editar a partir desse ponto, é provável que com uma imagem mais "pura" tirada diretamente do emulador o resultado fique melhor.

Espero que tenha te ajudado, sucesso no seu projeto, fica com Deus irmão.

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

gui.melo127

Citação de: srchronotrigger online Dezembro 06, 2023, 14:16:38 PM
Olá, após testar alguns métodos não tão usuais, descobri uma forma de criar uma paleta de modo mais fácil, é uma gambiarra, mas acredito que seja o suficiente para agilizar o processo e também deve ajudar com o romhacking como um todo.

Primeiramente você deve tirar um print do gráfico que deseja extrair a paleta, no caso peguei de exemplo a imagem do "Ready" que foi citado aqui no tópico, após tirar essa print recorte a imagem para que a mesma fique centralizada na tela, exemplo de recorte:

[spoiler][/spoiler]
(o ideal é que a print seja do próprio jogo, eu retirei ela deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jID5OQlpFrc e como você pode ver, também é funcional).

Após isso você deve remover o background da imagem, eu utilizei a seguinte ferramenta online para isso:

https://removal.ai/

Ao concluir o processo você irá obter algo do tipo:

[spoiler][/spoiler]

Agora você deve adicionar um fundo preto a essa imagem, qualquer software de edição faz isso, eu utilizei o paint do windows 11, adicionei uma camada abaixo da original e cliquei com balde de tinta na mesma com a cor preta selecionada. Você irá obter a seguinte imagem:

[spoiler][/spoiler]

Agora baixe o software irfanView:

https://www.irfanview.com/64bit.htm

Abra a imagem com o fundo preto no irfanView e selecione a vá no menu "Image" e selecione a opção "Decrease Color Depth", na tela que abrir, selecione "16 Colors (4 BPP) e dê um OK.

ainda no irfanView, vá novamente no menu "Image", então passe o mouse no submenu "Palette" e clique em "Export Palette...", salve a Paleta com o nome desejado em algum local apropriado.

Agora que temos a Paleta do irfanView, precisamos converter a mesma para o formato do TileMolester ou de outro editor desejado, para isso vamos utilizar o software "The Ultimate Palette Converter" que pode ser encontrado no link abaixo:

https://www.pokecommunity.com/threads/the-ultimate-palette-converter.303594/

agora o processo é bem simples, basta arrastar a Paleta que você salvou do irfanView para dentro do executável "The ultimate palette converter.exe", então escolha a opção "[5] IrfanView                   .pal" apertando o botão número 5 no teclado e logo após escolha a opção "[6] VBA/TileMolester Alternate  .pal" apertando o botão do número 6 no teclado, ele irá gerar uma nova paleta no mesmo diretório que você salvou a primeira com o nome [TMAlternate] <nome_do_arquivo>.pal.

Agora vá no tilemolester (que deve estar carregado com o gráfico que você está editando, no nosso caso o arquivo "D_SYS.BIN"), clique no menu "Palette" e então vá no submenu "Import from..." e por último clique em "From other file...", como o meu tilemolester é em português traduzi livremente o nome das opções, mas o processo é basicamente importar a paleta de outro arquivo, agora basta escolher o arquivo "[TMAlternate] <nome_do_arquivo>.pal" e se tudo sair como esperado você irá obter o seguinte resultado:

[spoiler][/spoiler]

Agora basta editar e ser feliz! ;-)

Ainda não é exatamente a mesma paleta, mas é bem mais próximo e possivelmente mais fácil de editar a partir desse ponto, é provável que com uma imagem mais "pura" tirada diretamente do emulador o resultado fique melhor.

Espero que tenha te ajudado, sucesso no seu projeto, fica com Deus irmão.

Obrigado pela explicação. Estou tentando, mas acho que estou fazendo algo errado, não entendo como substituir as texturas pelo Tile Molester, pois tentei seguir um tutorial e não deu certo, acho que sou leigo demais kkk, se você pudesse fazer um vídeo explicando seria ótimo. Já consegui editar algumas texturas extraindo pelo Tile Molester e editando pelo Photoshop vendo quais cores são, exemplo: preto= azul claro, vermelho claro= branco. Vou
deixar prints.
Tutorial que estou assistindo: https://www.youtube.com/watch?v=Q1AhF8Y9nq0

srchronotrigger

Citação de: gui.melo127 online Dezembro 06, 2023, 17:38:18 PM
Obrigado pela explicação. Estou tentando, mas acho que estou fazendo algo errado, não entendo como substituir as texturas pelo Tile Molester, pois tentei seguir um tutorial e não deu certo, acho que sou leigo demais kkk, se você pudesse fazer um vídeo explicando seria ótimo. Já consegui editar algumas texturas extraindo pelo Tile Molester e editando pelo Photoshop vendo quais cores são, exemplo: preto= azul claro, vermelho claro= branco. Vou
deixar prints.

Não ficou muito claro pra mim o que você quis dizer com não conseguir substituir as texturas, você não consegue editar elas pelo próprio tilemolester ou não está conseguindo exportar, editar por fora e depois reimportar para o jogo?

Posso demonstrar por vídeo sem problemas, mas queria entender especificamente qual parte você está com dificuldade ou o que está acontecendo.

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

huskie

Segunda chamada para a leitura das regras antes que o topico acabe trancado e na lixeira.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

gui.melo127

Citação de: srchronotrigger online Dezembro 06, 2023, 18:36:08 PM
Citação de: gui.melo127 online Dezembro 06, 2023, 17:38:18 PM
Obrigado pela explicação. Estou tentando, mas acho que estou fazendo algo errado, não entendo como substituir as texturas pelo Tile Molester, pois tentei seguir um tutorial e não deu certo, acho que sou leigo demais kkk, se você pudesse fazer um vídeo explicando seria ótimo. Já consegui editar algumas texturas extraindo pelo Tile Molester e editando pelo Photoshop vendo quais cores são, exemplo: preto= azul claro, vermelho claro= branco. Vou
deixar prints.

Não ficou muito claro pra mim o que você quis dizer com não conseguir substituir as texturas, você não consegue editar elas pelo próprio tilemolester ou não está conseguindo exportar, editar por fora e depois reimportar para o jogo?

Posso demonstrar por vídeo sem problemas, mas queria entender especificamente qual parte você está com dificuldade ou o que está acontecendo.

Não consigo editar as texturas no Photoshop adequadamente, pois as cores não correspondem as que vejo no jogo, daí tenho que ver quais cores coloco manualmente no Photoshop. Não consegui pelo seu tutorial, acho que fiz algo errado. Queria o seguinte: conforme o vídeo que citei acima, deixar as texturas igual o "Gledson999" deixou no vídeo para seguir o tutorial dele, depois quero substituir as texturas pelas minhas editadas. Resumo: Exportar texturas nas cores certas, editar no Photoshop e reimportar no arquivo.

srchronotrigger

#11
Citação de: gui.melo127 online Dezembro 06, 2023, 19:03:53 PM
Não consigo editar as texturas no Photoshop adequadamente, pois as cores não correspondem as que vejo no jogo, daí tenho que ver quais cores coloco manualmente no Photoshop. Não consegui pelo seu tutorial, acho que fiz algo errado. Queria o seguinte: conforme o vídeo que citei acima, deixar as texturas igual o "Gledson999" deixou no vídeo para seguir o tutorial dele, depois quero substituir as texturas pelas minhas editadas. Resumo: Exportar texturas nas cores certas, editar no Photoshop e reimportar no arquivo.

Entendi, então, no caso do vídeo do Gledson999 ele consegue exportar e editar normalmente, porque ele está usando uma paleta de cores que ele já tinha conseguido previamente, quando você abre a imagem no photoshop você tem que atribuir a paleta que você você utilizou quando exportou o arquivo, caso ele tente atribuir uma paleta de cores diferente você precisa ir em imagem > modo > cores indexadas e você deve utilizar as mesmas cores da paleta, você consegue importar a paleta indo em imagem > modo > tabela de cores e então em carregar, se nenhuma paleta diferente foi atribuída durante a edição você consegue reinserir corretamente sem nenhuma alteração no tilemolester.

Se você tentar exportar a imagem da maneira que está sem atribuir uma paleta, você terá que usar as mesmas cores que o tilemolester atribuiu por padrão, é bem mais difícil editar dessa maneira. Principalmente imagens com muitas cores.

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

gui.melo127

Citação de: srchronotrigger online Dezembro 06, 2023, 19:27:20 PM
Citação de: gui.melo127 online Dezembro 06, 2023, 19:03:53 PM
Não consigo editar as texturas no Photoshop adequadamente, pois as cores não correspondem as que vejo no jogo, daí tenho que ver quais cores coloco manualmente no Photoshop. Não consegui pelo seu tutorial, acho que fiz algo errado. Queria o seguinte: conforme o vídeo que citei acima, deixar as texturas igual o "Gledson999" deixou no vídeo para seguir o tutorial dele, depois quero substituir as texturas pelas minhas editadas. Resumo: Exportar texturas nas cores certas, editar no Photoshop e reimportar no arquivo.

Entendi, então, no caso do vídeo do Gledson999 ele consegue exportar e editar normalmente, porque ele está usando uma paleta de cores que ele já tinha conseguido previamente, quando você abre a imagem no photoshop você tem que atribuir a paleta que você você utilizou quando exportou o arquivo, caso ele tente atribuir uma paleta de cores diferente você precisa ir em imagem > modo > cores indexadas e você deve utilizar as mesmas cores da paleta, você consegue importar a paleta indo em imagem > modo > tabela de cores e então em carregar, se nenhuma paleta diferente foi atribuída durante a edição você consegue reinserir corretamente sem nenhuma alteração no tilemolester.

Se você tentar exportar a imagem da maneira que está sem atribuir uma paleta, você terá que usar as mesmas cores que o tilemolester atribuiu por padrão, é bem mais difícil editar dessa maneira. Principalmente imagens com muitas cores.

Entendo. Poderia me explicar em vídeo o processo de exportação, edição e reimportação, e como fazer a parte da paleta?(se eu não conseguir fazer a parte da paleta, vou pegar as cores do Tilemolester, mesmo sendo mais difícil) Seria de grande ajuda. Fazer tudo sozinho é muito trabalhoso, mas quero ir até o fim!