[tutorial] busca relativa com krsearch

Iniciado por kodo no kami, Setembro 04, 2017, 05:04:56 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

kodo no kami

e ae galera nesse tutorial vamos aprender a utilizar a minha tools krsearch. a ferramenta krsearch nos permite fazer uma busca relativa em um arquivo e retornar as posições daquela sequencia de caracteres naquele arquivo (diferente da busca tradicional que usa uma tabela especifica buscando exatamente aquela determinada sequencia de caracteres daquela tabela no arquivo, a busca relativa consegue encontrar aquela sequencia de caracteres equivalente mesmo em textos usando uma tabela diferente que a gente não conhece. a busca relativa é muito utilizada em romhacking para a tradução de determinada rom, como tambem pode ser utilizada em outras areas como a criptoanalise ~ existe um outro tutorial meu ensinando como quebrar a cifra de cesar por busca relativa, so procurar ^^ ). para começar a gente baixa a source no github (la tambem tem o binario ja compilado tanto para linux quanto para windows)

github

img grande


podemos baixar pelo navegador ou usar o git para baixar via terminal

git clone https://github.com/hackerfts315/krsearch.git

img grande


depois de baixar basta a gente entrar no diretorio dele, vai ter dois subdiretorios bin e source, o diretorio bin tem dois arquivos um é o executavel para o windows e outro para o linux (nesse tutorial vamos compilar a source então larga de ser preguiçoso e deixa os ja compilados la), no diretorio source tem tres arquivos (krs.c, krs.h e Makefile), e a sua compilação é muito simples bastando usar o comando make para gerar o executavel krsearch (necessario ter o compilador gcc e o make instalado)

make

img grande


podemos inclusive usar o make install depois para copiar o arquivo para /usr/bin e executar ele em qualquer diretorio (isso so funciona no linux, para o windows voce pode mover manualmente para o diretorio system32 para ter o mesmo resultado)

sudo make install

depois de compilado podemos usar ele, bastando passar como argumento --search seguido da palavra que vamos buscar e a rom ou o arquivo onde vamos procurar, com isso ele vai nos retornar a posição onde foi encontrado cada ocorrencia e qual byte seria equivalente a letra 'a' de cada uma delas (com base nisso podemos criar uma tabela)

krsearch --search pikachu pokemon.gbc

é possivel usar apenas -s no lugar --search

krsearch -s pikachu pokemon.gbc

ou ate mesmo colocar a rom antes do --search

krsearch pokemon.gbc --search pikachu

img grande


tambem podemos usar o argumento --relative ou -r seguido de uma palavra, com isso sera exibido toda a sequencia relativa daquela palavra

krsearch --relative "kodo no kami kawaii"

img grande


bom galera é isso, futuramente vou adicionar algumas novas funcionalidades, como gerar a propria tabela diretamente por ela e algumas outras coisas tambem ^^

by kodo no kami

Rafael Quinalha

Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

Sora Leon

Parabéns pela a ferramenta! Pena que eu não tenho capacidade pra fazer uma  :chegamais:

kodo no kami

opa vlw ai galera :cuteeyes:

Citação de: Sora Leon online Setembro 11, 2017, 16:54:14 PM
Parabéns pela a ferramenta! Pena que eu não tenho capacidade pra fazer uma  :chegamais:

que nada mano aposto que tem sim \o, tipo depois que tu começa mexer com programação fica viciado nisso kkk

Steve_Doido


Anime_World

Sugiro um estudo mais aprofundado sobre o algoritmo Boyer-Moore, para melhorar sua busca relativa. Ainda esta muito superficial essa funcionalidade.
nonononono