[NES] Dragon Ball Z: Invasão Saiyajin/Kyoushuu! Saiyajin

Iniciado por Taihen, Setembro 27, 2023, 11:55:48 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Taihen


Informações do Jogo

Título original: Dragon Ball Z: Kyōshū! Saiyajin (ドラゴンボールZ 強襲!サイヤ人)
Título traduzido: Dragon Ball Z: Invasão Saiyajin
Plataforma: Famicom / NES
Desenvolvedora: Bandai
Gênero: RPG
Lançamento: 27/10/1990




Sobre o Jogo

Este foi o primeiro jogo da fase Z de Dragon Ball para console e foi lançado em 1990, somente no Japão. A narrativa começa na Saga dos Saiyajins, terminando na batalha contra Vegeta. Existem muitas diferenças comparado com a história original do mangá e do anime, como por exemplo, personagens que existem no anime como fillers, mas neste jogo são usados em outro contexto. Outra mudança interessante é que incorporaram a história do primeiro filme de Dragon Ball Z (Dragon Ball Z: Dead Zone) e colocaram no jogo logo após a batalha contra Raditz. Uma mudança cronológica que se tornou algo exclusivo do jogo.

É um jogo do gênero RPG, com batalhas por turno, itens e mudança de nível. Há também as famosas cartas, típicas de muitos jogos de Dragon Ball da época. A dinâmica das cartas é mais simples do que parece. O número de estrelas na parte superior indica a força de ataque, enquanto o ideograma japonês central representa a facção do personagem (recorde os símbolos nos uniformes dos personagens do anime). Usar uma carta correspondente à sua facção potencializa o ataque, tornando-o mais forte. Já o número na parte inferior da carta indica o poder de defesa.

Os gráficos são considerados avançados para o NES, sendo que o cartucho possui 512kb de tamanho.

Apesar de ser antigo e de terem sido lançados diversos outros jogos que retratam praticamente a mesma história, vale a pena conhecer para quem se interessa pela história dos videogames e também pelo enredo de Dragon Ball.




Sobre a Tradução

Tradução lançada em 27 de setembro de 2023. O projeto teve início em 26 de julho de 2023, traduzindo diretamente do original em japonês. Para evitar abreviações, ajustamos o layout das interfaces do jogo para acomodar palavras mais extensas, mas sempre buscando preservar a originalidade do jogo.

Toda a narrativa, termos e mensagens foram traduzidos. Os gráficos que contêm texto também receberam tradução. As cartas de batalha, na sua parte inferior, originalmente exibiam números em japonês que indicam o valor de defesa; esses números foram adaptados para os algarismos ocidentais.

Mantivemos os ideogramas que indicam a facção dos personagens nas cartas, visto que esse aspecto é mencionado no anime e mangá. Basta lembrar do uniforme dos personagens. Use uma carta com o mesmo ideograma do uniforme e seu ataque será crítico!

Introduzimos um sistema de paginação nas telas narrativas, permitindo textos extensos com continuação em páginas subsequentes, sem avançar para a próxima cena. Também reconfiguramos o layout de um menu, que originalmente apresentava páginas com seis itens distribuídos em duas colunas. O novo layout exibe três itens por página em uma única coluna, possibilitando nomes de itens mais longos. Utilizamos DTE para comprimir os textos, de modo a se ajustarem à memória disponível do jogo.




Equipe

Tradução e Rom Hacking: Taihen
Gráficos e fontes: Sliter

Agradecimento especial a badnest pelas conversas sobre Assembly na busca por encontrar a lógica para as implementações que eu queria fazer. Agradecimento a todos do Discord do SatY Traduções que acompanharam a evolução do projeto.




Informações da ROM para aplicar o patch

Name: Dragon Ball Z - Kyoushuu! Saiya Jin (Japan).nes
Database: No-Intro: Nintendo Entertainment System (v. 20210216-231042)
CRC32: 0292b41d
MD5: ecd08e122bc7f61519f2cfd52aa9bc2b
SHA-1: aa8fba68f1ca8cd8015677e9dd12f06f17a1ba7a

Procure pelas ROMs catalogadas pelo grupo No-Intro.




Download do Patch

Formato do Patch: IPS
Download do Patch: Link direto (Mega)

Emuladores testados: FCEUX, Nestopia, OpenEmu, MESEN 0.9.9, MESEN 2.0.0 (last build)

Imagens da Tradução










Meus projetos e tutoriais: Taihen's Hextinkers

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


byftr


ajkmetiuk

muito bom, estava acompanhando o processo e realmente foi feito com bastante dedicação, parabéns aos envolvidos, ficou muito rych e como sempre, com uma bela titlescreen o/
supremex!

Jv132


Possuo um grupo chamado Matizhill.
Contato Rápido: Discord: @jv132

kuroi

君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Magalicia

Caracoles, a qualidade da tradução ficou bem impressionante, RPG de Famicom ninguém gosta de botar a mão, muito trampo kk
Parabéns, devo conferir algum dia. :chegamais:

Davyzin

Caraca, meus parabéns pelo projeto, nunca imaginei que sairia tradução PTBR pros jogos de DB pro NES, já que infelizmente são bem desconhecidos até pelos próprios fãs da obra.
Você pretende traduzir os outros jogos de DB pro NES também, especialmente o Daimaoh Fukkatsu? É o meu jogo de DB preferido pro NES.
No mais, parabéns mais uma vez pelo projeto, qualquer dia certamente eu pego pra jogar!  :parabens:

Taihen

Citação de: Davyzin online Setembro 27, 2023, 19:13:46 PM
Caraca, meus parabéns pelo projeto, nunca imaginei que sairia tradução PTBR pros jogos de DB pro NES, já que infelizmente são bem desconhecidos até pelos próprios fãs da obra.
Você pretende traduzir os outros jogos de DB pro NES também, especialmente o Daimaoh Fukkatsu? É o meu jogo de DB preferido pro NES.
No mais, parabéns mais uma vez pelo projeto, qualquer dia certamente eu pego pra jogar!  :parabens:

Tenho interesse em fazer os outros sim! Mesmo os DB e DBZ para NES sendo já bem datados em muits aspectos, é interessante os fãs da obra conhecerem pelo fator histórico: A maioria deles foi desenvolvido enquanto a série ainda estava sendo produzida e exibida!

Além do Daimaou Fukkatsu, tenho bastante interesse no Dragon Ball Z Gaiden: Saiyajin Zetsumetsu Keikaku, que a maioria conhece pelos OVAs, mas o jogo foi lançado na mesma época.

Enfim, quem tiver interesse em ajudar nos próximos, quero começar daqui um tempo!

Meus projetos e tutoriais: Taihen's Hextinkers

Davyzin

Citação de: Taihen online Setembro 27, 2023, 21:10:13 PM
Citação de: Davyzin online Setembro 27, 2023, 19:13:46 PM
Caraca, meus parabéns pelo projeto, nunca imaginei que sairia tradução PTBR pros jogos de DB pro NES, já que infelizmente são bem desconhecidos até pelos próprios fãs da obra.
Você pretende traduzir os outros jogos de DB pro NES também, especialmente o Daimaoh Fukkatsu? É o meu jogo de DB preferido pro NES.
No mais, parabéns mais uma vez pelo projeto, qualquer dia certamente eu pego pra jogar!  :parabens:

Tenho interesse em fazer os outros sim! Mesmo os DB e DBZ para NES sendo já bem datados em muits aspectos, é interessante os fãs da obra conhecerem pelo fator histórico: A maioria deles foi desenvolvido enquanto a série ainda estava sendo produzida e exibida!

Além do Daimaou Fukkatsu, tenho bastante interesse no Dragon Ball Z Gaiden: Saiyajin Zetsumetsu Keikaku, que a maioria conhece pelos OVAs, mas o jogo foi lançado na mesma época.

Enfim, quem tiver interesse em ajudar nos próximos, quero começar daqui um tempo!
Po, que bom saber disso. Me lembro que zerei todos os DBs do NES com traduções em inglês que achei pela internet (algumas traduções completas e outras não), vai ser interessante rejogar eles em PTBR. Boa sorte nos projetos!