Galera obrigado, acho que estou quase conseguindo compreender por completo essa questão, no momento tenho só algumas duvidas que gostaria de esclarecer nesse tópico.
- Eu não sabia que tinha que inverter os bytes antes de interligar os seus bits, como mostrado no exemplo do denin, onde vc tem o [1ª byte , 2ª bytes] e inverte deixando [2ª byte, 1ª byte] pra ai(nessa ordem) interligar os seus bits na forma que é mostrado no exemplo do denin.
- tvtoon valeu cara, não sabia do tutorial do Klarth.
- Bom a formação do tile de 2bpp esse eu entende, agora só queria saber se eu realmente entende direito os tile de 4bpp:
como o mano denin me falou o tile de 4bpp é formado(pelo menos no snes) por dois tile de 2bpp, então a logica ficaria desse jeito?
bytes na rom 10 08 28 14 44 22 44 22 7C 02 44 22 44 22 00 00
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23 05 88 C7 4F 32 18 00 00 FF 46 87 CD 12 00 FF(esse eu inventei agora)
linha1: 0810 = 00001000 00010000 = 00 00 00 01 10 00 00 00 = 0 0 0 1 2 0 0 0
linha2: 1428 = 00010100 00101000 = 00 00 01 10 01 10 00 00 = 0 0 1 2 1 2 0 0
linha3: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha4: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha5: 027c = 00000010 01111100 = 00 01 01 01 01 01 10 00 = 0 1 1 1 1 1 2 0
linha6: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha7: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha8: 0000 = 00000000 00000000 = 00 00 00 00 00 00 00 00 = 0 0 0 0 0 0 0 0
----------------------------------------------------------------------------
linha1: 0523 = 00000101 00100011 = 00 00 01 00 00 10 01 11 = 0 0 1 0 0 2 1 3
linha2: C788 = 11000111 10001000 = 11 10 00 00 01 10 10 10 = 3 2 0 0 1 2 2 2
linha3: 324F = 00110010 01001111 = 00 01 10 10 01 01 11 01 = 0 1 2 2 1 1 3 1
linha4: 0018 = 00000000 00011000 = 00 00 00 01 01 00 00 00 = 0 0 0 1 1 0 0 0
linha5: FF00 = 11111111 00000000 = 10 10 10 10 10 10 10 10 = 2 2 2 2 2 2 2 2
linha6: 8746 = 10000111 01000110 = 10 01 00 00 00 11 11 10 = 2 1 0 0 0 3 3 2
linha7: 12CD = 00010010 11001101 = 01 01 00 10 01 01 10 01 = 1 1 0 2 1 1 2 1
linha8: FF00 = 11111111 00000000 = 10 10 10 10 10 10 10 10 = 2 2 2 2 2 2 2 2
mas ai como que eu vou juntar esses dois tiles, pensei em duas formas:
//usando só a primeira linha como exemplo
linha1: 0810 = 00001000 00010000 = 00 00 00 01 10 00 00 00 = 0 0 0 1 2 0 0 0 //2bpp
----------------------------------------------------------------------------
linha1: 0523 = 00000101 00100011 = 00 00 01 00 00 10 01 11 = 0 0 1 0 0 2 1 3 //2bpp
//primeira forma de criar a primeira linha do tile de 4bpp composite
linha1: 00 00 00 01 10 00 00 00 00 00 01 00 00 10 01 11 = 0000 0000 0001 0100 1000 0010 0001 0011 = 0 0 1 4 8 2 1 3
//segunda forma de criar a primeira linha do tile de 4bpp composite
linha1: 00 00 01 00 00 10 01 11 00 00 00 01 10 00 00 00 = 0000 0000 0100 0001 0010 1000 0100 1100 = 0 0 4 1 2 8 4 12
Qual das duas formas esta correto?
- No tutorial do Klarth, lá fala de mais formatos, são os 3bpp(la fala que em um tipo de imagem compactada, não pretendo mexer com isso agora), 8BPP e Modo 7, preciso me preocupar com isso agora? existem muito jogos que usam esse formato?
- e por ultimo, podem me indicar algum jogo que tenha as imagens da fonte no formato de 2bpp?