Autor Tópico: [NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas (V1.2)  (Lida 4268 vezes)

Redarts

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 27
  • Só mais um ROMHacker iniciante, no momento.
    • Ver perfil
  • 2232
  • Itens:

[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas (V1.2)
« Online: Fevereiro 13, 2018, 02:00:22 am »
Informações gerais sobre o jogo:


Nome: Archon: A Luz e as Trevas (Archon: The Light and the Dark)

Console: Nintendo Entertainment System (NES)

Gênero: Estratégia baseada em turnos

Responsável: Redarts

Pessoas que ajudaram:

Lobim (Me deu uma grande ajuda, não teria terminado de jeito nenhum sem ele);
Knirt (O Lobim me mandou um tutorial dele, que me ajudou pra caramba também);
MisterSystem, Jeisson, e So Hai (Três amigos do Discord que ajudaram a testar o jogo).
Altieres Lima (Fez uma revisão da tradução, o agradeço muito!)

Me sinto muito grato aos 5!


Descrição:

      Archon: A Luz e as Trevas é um jogo de estratégia comparável ao Xadrez, só que foram adicionadas algumas mecânicas interessantes e diferentes ao mesmo tempo(Como a captura de uma peça por exemplo, que é bem mais desafiante do que parece!). Também, o tabuleiro é 9x9, não 8x8, já que o jogo tem as "Casas de Lumina".

Andamento:
Tradução: 100% (Nota: Tem coisas que eu não vi motivo pra traduzir, como no começo do jogo, e os nomes de algumas peças, que não tem uma tradução certa pro português.)
Acentos: 100% (Na ROM, se você olhar, tem uns que eu nem usei.)
Menus: 100%

Imagens(Emulador usado: FCEUX)
https://ibb.co/jn4B37
https://ibb.co/drNaVn
https://ibb.co/nt2aVn
https://ibb.co/eogDGS
https://ibb.co/dQKdi7

Releases: A versão 1.1 estará no anexo, um pouco abaixo. Junto com o IPS, vem um readme, e um guia pro jogo, que vai ser importante caso queira aprender pelo menos o básico(Abra ele no WordPad, não no bloco de notas!). Qualquer elogio, crítica ou sugestão é muito bem-vinda pra mim.

Nome da ROM original: Archon (USA).nes

Principais diferenças entre a Beta e a versão 1.0:

-> A letra "Ç" está mais bonita;

-> Boa parte das frases/palavras estão melhores pra ler, na Beta estava um tanto confuso;

-> A tela de agradecimentos - que originalmente era a de créditos - foi customizada com os nomes das pessoas que me ajudaram;

-> Um guia para o jogo (Feito por mim mesmo) foi adicionado.

Versão 1.1:

-> Corrigi algumas coisas.

Versão 1.2:

-> Tradução revisada por Altieres Lima (Centralizou textos, e corrigiu erros de tradução);

-> O nome dele foi adicionado aos "agradecimentos" do jogo também;

-> Alguns textos foram modificados (Por mim);

-> O guia que vem com o IPS foi revisado, e um pouco modificado.
« Última modificação: Janeiro 24, 2019, 16:23:36 pm por Redarts »

Lobim

  • Macaco Velho
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Amigos, por que não tentam na outra direção?
    • Ver perfil
  • 2634
  • Itens:




Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #1 Online: Fevereiro 13, 2018, 02:07:18 am »
Olá, seja bem-vindo ao fórum e parabéns pelo projeto!

Com o que tem encontrado dificuldade? Ponteiros? Edição gráfica? Dependendo do que se trata, alguém pode lhe ajudar! Infelizmente ando muito atarefado nos últimos dias, então no máximo poderia lhe indicar algum material.
Itinerante

Redarts

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 27
  • Só mais um ROMHacker iniciante, no momento.
    • Ver perfil
  • 2232
  • Itens:

Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #2 Online: Fevereiro 13, 2018, 02:38:27 am »
Olá, seja bem-vindo ao fórum e parabéns pelo projeto!

Com o que tem encontrado dificuldade? Ponteiros? Edição gráfica? Dependendo do que se trata, alguém pode lhe ajudar! Infelizmente ando muito atarefado nos últimos dias, então no máximo poderia lhe indicar algum material.

Obrigado! Sempre gostei muito de ROMHacking(Pretendo ser programador no futuro, tenho só 17 ainda, mas um dia eu chego lá). Meus problemas são já na primeira tela do jogo, e nos menus(Isso é o que falta pra ficar 100% na verdade xD). Não consigo editar eles de jeito nenhum! Eu pesquisei na internet sobre isso, e achei algo relacionado a "Gráficos Interleaved", mas não entendi muito bem. É o caminho certo?

Lobim

  • Macaco Velho
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Amigos, por que não tentam na outra direção?
    • Ver perfil
  • 2634
  • Itens:




Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #3 Online: Fevereiro 13, 2018, 03:06:59 am »
Obrigado! Sempre gostei muito de ROMHacking(Pretendo ser programador no futuro, tenho só 17 ainda, mas um dia eu chego lá). Meus problemas são já na primeira tela do jogo, e nos menus(Isso é o que falta pra ficar 100% na verdade xD). Não consigo editar eles de jeito nenhum! Eu pesquisei na internet sobre isso, e achei algo relacionado a "Gráficos Interleaved", mas não entendi muito bem. É o caminho certo?

Sim. Tem o tutorial do spyblack que é provavelmente esse que você encontrou. Porém, eu, pessoalmente, prefiro me referir a isso como tilemaps (embora tanto faz, mas isso pode lhe ajudar a encontrar alguns materiais a respeito). Em relação ao NES, há um tutorial muito didático sobre essa questão escrito pelo Knirt, que você pode encontrá-lo aqui.

Caso depois da leitura desse tutorial você ainda estiver enroscado, mande uma MP pra mim que eu vejo o que posso fazer por você.
Itinerante

Redarts

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 27
  • Só mais um ROMHacker iniciante, no momento.
    • Ver perfil
  • 2232
  • Itens:

Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #4 Online: Fevereiro 13, 2018, 11:43:38 am »
Sim. Tem o tutorial do spyblack que é provavelmente esse que você encontrou. Porém, eu, pessoalmente, prefiro me referir a isso como tilemaps (embora tanto faz, mas isso pode lhe ajudar a encontrar alguns materiais a respeito). Em relação ao NES, há um tutorial muito didático sobre essa questão escrito pelo Knirt, que você pode encontrá-lo aqui.

Caso depois da leitura desse tutorial você ainda estiver enroscado, mande uma MP pra mim que eu vejo o que posso fazer por você.

Deu certo! Depois que eu li o PDF me pareceu menos confuso, e aprendi coisas novas sobre ROMHacking também, sem contar que amo ler. Muito obrigado mesmo pela sua ajuda, Sr.Lobim! Só uma pergunta: O que eu faço quando o projeto já estiver em 100%?

Lobim

  • Macaco Velho
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Amigos, por que não tentam na outra direção?
    • Ver perfil
  • 2634
  • Itens:




Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #5 Online: Fevereiro 13, 2018, 14:18:43 pm »
Ótimo! Tilemaps são mais comuns em jogos do que imaginamos.

Sobre os 100%, há duas possibilidades: você pode anexar o novo patch ao tópico (não esquecendo de atribuir uma nova versão. Ex: no IPS anexo ao tópico, você o chamou de BETA, você pode chamar essa nova versão de 1.0, por exemplo) e pedir para a moderação movê-lo para a seção de lançamentos; ou criar um novo tópico em lançamentos e pedir para a moderação trancar esse (eu, particularmente, prefiro mais a primeira opção, mas fica a seu critério).

Além disso, não se esqueça de criar um arquivo "readme.txt" / "leiame.txt". Nesse arquivo consta informações que julgar relevante sobre o projeto, a tradução e o contato com você.
Itinerante

Redarts

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 27
  • Só mais um ROMHacker iniciante, no momento.
    • Ver perfil
  • 2232
  • Itens:

Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #6 Online: Fevereiro 13, 2018, 16:45:59 pm »
Como e onde exatamente eu deveria pedir para a moderação? Não estou muito acostumado com fóruns ainda(É minha primeira vez em um).

Ah é, não posso esquecer! Eu posso colocar mais coisas no arquivo comprimido, além do IPS, e do readme.txt(Contanto que não exceda os 4096KB)? É que eu pretendo colocar um guia(Escrito por mim mesmo) junto, já que é um jogo de estratégia, e não dá pra jogar um jogo desses sem ter noção de nada.

Também, nas regras do fórum é dito que eu devo atualizar ao menos "duas vezes em 365 dias", mas só vou precisar atualizar uma vez(Se não tiver nenhum erro). Preciso me preocupar?

Lobim

  • Macaco Velho
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Amigos, por que não tentam na outra direção?
    • Ver perfil
  • 2634
  • Itens:




Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #7 Online: Fevereiro 13, 2018, 17:02:37 pm »
Na minha opinião, o recurso mais rápido é usar o botão "Denunciar ao moderador".

Pode colocar o que você quiser no arquivo, desde que seja relacionado com a tradução / jogo. Fique a vontade.

Sobre a questão da atualização, é apenas para projetos em andamento. Pessoalmente, nunca vi essa regra sendo aplicada (pessoalmente, sou até contra ela, na verdade). Se o seu projeto já estiver com algum lançamento e/ou finalizado, não se preocupe com essas atualizações.
Itinerante

huskie

  • Moderador
  • Macaco Ancião
  • *****
  • Mensagens: 508
    • Ver perfil
  • 2695
  • Itens:


Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #8 Online: Fevereiro 13, 2018, 17:04:46 pm »
Não se preocupe de forma alguma e sobre acrescentar mais coisas no arquivo comprimido e manter o tamanho, redija o teu documento e depois gere um .PDF

Este tipo de arquivo só fica grande caso comeces a inserir muitas imagens.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

Redarts

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 27
  • Só mais um ROMHacker iniciante, no momento.
    • Ver perfil
  • 2232
  • Itens:

Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #9 Online: Fevereiro 13, 2018, 17:12:39 pm »
Ah, então tá tudo ok pra mim. Obrigado pela grande ajuda dos dois, e também pela paciência. Tenham uma boa semana!

Lobim

  • Macaco Velho
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Amigos, por que não tentam na outra direção?
    • Ver perfil
  • 2634
  • Itens:




Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #10 Online: Fevereiro 20, 2018, 20:43:06 pm »
Parabéns pela atualização! Espero que a documentação sugerida tenha ajudado.

Aliás, eu vi seu guia, está muito bom! Acho que se você fizer algumas alterações mínimas, você pode submetê-lo no GameFAQs (até para maior visibilidade). :danca1:
Itinerante

Redarts

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 27
  • Só mais um ROMHacker iniciante, no momento.
    • Ver perfil
  • 2232
  • Itens:

Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #11 Online: Fevereiro 25, 2018, 12:53:02 pm »
Parabéns pela atualização! Espero que a documentação sugerida tenha ajudado.

Aliás, eu vi seu guia, está muito bom! Acho que se você fizer algumas alterações mínimas, você pode submetê-lo no GameFAQs (até para maior visibilidade). :danca1:

Muito obrigado! A documentação ajudou muito mesmo.

Eu já tou um tanto acostumado a fazer guias, e foi bem divertido fazer de um jogo mais estratégico. Eu provavelmente vou ter que tirar as imagens pra colocar no GameFAQs, ou simplesmente mandar um link de download pro arquivo.

Eu já tou com outro projeto aqui (O primeiro Fire Emblem do NES), que deve aparecer por aqui em breve. Eu vi que não tinha projeto/lançamento ainda, e achei que poderia tentar traduzir ele. Sabe de alguém que já tentou antes?

Lobim

  • Macaco Velho
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Amigos, por que não tentam na outra direção?
    • Ver perfil
  • 2634
  • Itens:




Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #12 Online: Fevereiro 25, 2018, 17:04:56 pm »
De fato, creio que seria necessário tirar as imagens do guia, o que talvez exigiria algumas alterações no texto também.

Sobre o Fire Emblem, dando uma olhada rápida no Po.B.R.E. e na BR Games, não encontrei nada a respeito. Porém, é possível que tenha algo em nosso fórum antigo.

Boa sorte!
Itinerante

Redarts

  • Macaquinho
  • *
  • Mensagens: 27
  • Só mais um ROMHacker iniciante, no momento.
    • Ver perfil
  • 2232
  • Itens:

Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #13 Online: Fevereiro 25, 2018, 22:52:09 pm »
Bom, a única coisa relevante que eu achei relacionada ao Fire Emblem do NES no fórum antigo foi algo relacionado à cena Norte-Americana. Dá pra dizer que eu tou livre pra começar esse projeto, e que não vou atrapalhar o trabalho duro de ninguém?

Magalicia

  • Moderador
  • Macaco Velho
  • ****
  • Mensagens: 332
  • Nomobuyo Oshi Hashitawa Dokeda Gunmicha de Ribura!
    • Ver perfil
  • 831
  • Itens:






Re:[NES] Archon: The Light and the Dark/A Luz e as Trevas
« Resposta #14 Online: Fevereiro 25, 2018, 23:08:40 pm »
Bom, a única coisa relevante que eu achei relacionada ao Fire Emblem do NES no fórum antigo foi algo relacionado à cena Norte-Americana. Dá pra dizer que eu tou livre pra começar esse projeto, e que não vou atrapalhar o trabalho duro de ninguém?
Nah, nunca vi ninguém mencionando traduzir esse jogo. Vá na fé e faça o que quer fazer.
PS: Vá no Chat RHBR do discord se quiser interagir mais praticamente com o pessoal.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2018, 23:30:18 pm por Magalicia »