[PS2] Ajuda nos ponteiros.

Iniciado por Rafael Quinalha, Dezembro 17, 2016, 00:02:19 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Rafael Quinalha

Fala pessoal, andei sumido ultimamente pois minha filha nascerá agora no começo de 2017, então está uma correria só, reforma do quarto, pré-natal, etc. :charuto:
Venho aqui pedir ajuda para os mestres da programação (já que eu não manjo nada disso), e ver se alguém com conhecimento na área poderia ajudar na criação de alguma tool para extrair e inserir os textos do jogo xenosaga 2 calculando os ponteiros. Eu estou com esse projeto parado junto com o Kuroi desde o antigo fórum por causa disso, e se for para ficarmos calculando manualmente todos os ponteiros desse jogo, a tradução vai levar muito tempo para ficar pronta. Quem tiver algum tempo livre para colaborar e quiser dar uma força pra gente, agradecemos de verdade. Nossa ideia é traduzir a trilogia xenosaga, por enquanto só completamos o primeiro jogo.
Vou deixar o link dos arquivos e um .PDF (incluso) com a localização e como funcionam todos os ponteiros do jogo, creio que pra quem conhece o assunto, não será difícil.
Abraço.

https://mega.nz/#!5ddBzb4D!VKPFio9FDWBAdWMEEsfV8XshW_fPzHQXeF8ePhwfkvQ
Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

kuroi

Wow! E não é que o grande Rafael Quinalha ataca novamente!
Pois é, daquela vez eu apanhei pra caramba pra criar essa tool e acabei ficando sem tempo pra fazer alguma coisa... O nosso amigo Unknown Master até que se prontificou a ajudar, mas também acabou ficando sem tempo por conta da sua faculdade...

E que notícia boa, rapaz! Então vai ser uma menina? O meu garotão já vai fazer dois anos em Março!

E sobre os Scripts, eu já tenho tudo traduzido e só falta reinserirmos na ISO.

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

rulv

Passem la no forum do grupo que eu vou tentar ajudar. Só não prometo quando...

rulv

Quinalha como você fez dump desse texto?
Passei um tempão tentando entender os ponteiros que não faziam o menor sentido, até descobrir que seus arquivos estão corrompidos. :grrr1:

Baixei a imagem e usei uma ferramenta que eu encontrei para extrair os arquivos, e agora os ponteiros fazem todo sentido, inclusive são bem fáceis.

Já fiz o dumper, falta o inserter e também uma ferramenta para converter o que vocês já traduziram, já que eu não sei que formato vocês usaram.
Me mandem os scripts para que eu possa analisar.

Rafael Quinalha

Citação de: rulv online Dezembro 18, 2016, 18:33:24 PM
Quinalha como você fez dump desse texto?
Passei um tempão tentando entender os ponteiros que não faziam o menor sentido, até descobrir que seus arquivos estão corrompidos. :grrr1:

Baixei a imagem e usei uma ferramenta que eu encontrei para extrair os arquivos, e agora os ponteiros fazem todo sentido, inclusive são bem fáceis.

Já fiz o dumper, falta o inserter e também uma ferramenta para converter o que vocês já traduziram, já que eu não sei que formato vocês usaram.
Me mandem os scripts para que eu possa analisar.
Na verdade, o legal seria um dumper dos arquivos .sbl para .txt (para traduzir), e depois um inserter do .txt traduzido para o .sbl para depois inserir novamente no jogo. Será que os arquivos corromperam ao subir pra nuvem? Depois dá uma lida na MP. Valeu pela força. Até +!
Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

SorocabanoSP

Parabéns pela nascimento da menina.
Quando deverá termina a tradução do xenosaga 2.aguardando muito

Kamppello

Parabéns pela dedicação, eu ia tentar fazer a ferramenta para você, mas já está sendo feita... traduzir um jogo dessa dimensão editando os ponteiros um a um é foda.

kuroi

Bom dia, Kampello!

Cara, se você tiver como nós ajudar na tool, sem problemas! O Rulv começou a fazer o Dumper/Inserter e já desapareceu faz uns 5 meses...

Eu também programo, porém não possuo "cacife" suficiente para desenvolver uma ferramenta para uma ROM deste nível... Rsrsrs

Se você tiver algum código fonte já pré compilado aí já nos ajudaria. Eu programo em C e Java.

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Kamppello

Eu programo em php, tenho vários códigos fontes aqui se quiser te passo. Vou dar uma olhada depois nesses arquivos para entender melhor como eles funcionam.

kuroi

Opa! Se for possível, eu gostaria sim de dar uma olhada em alguns códigos fontes seus para podermos tentar dar continuidade a esse projeto!

Nós já temos todos os vídeos do jogo devidamente legendados e boa parte dos Scripts de Sprites. Agora só falta mesmo dar um jeito de adaptar tudo e colocar de volta no game.

Se quiser eu mando os Scripts que eu tenho por MP para deixarmos tudo organizado.

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Kamppello

Me envie todos os arquivo sbl e txd originais do jogo organizados da forma que for melhor para vocês e, também, dois scripts traduzidos e originais de cada modelo.

Deixarei o código todo comentado para que você poder usá-lo futuramente.

Kamppello

Ferramenta concluída, confira sua caixa de mensagem.

Qualquer dúvida/problema é só avisar.

Gutembergh

Rafael, eu já venho estudando sobre a tradução de rons tem um tempinho, mas tô encontrando grande dificuldade nos ponteiros. Não queria fazer essa traduções safadas, cortando palavras ou trocando pra poder caber. Comecei com rons de nes e snes pra apreender isso, mas me vem sempre muitas dúvidas. Você poderia me ajudar nessa parte de ponteiros? só queria tirar umas dúvidas...
Caso tiver um tempinho, posso te mandar um MP com um caminhão de coisas pra te perguntar? Kkkk
Um dia chegaremos lá!

Rafael Quinalha

Na verdade eu não entendo tanto assim de ponteiros, tudo que eu sei, aprendi vendo esses tutoriais e vídeos que postei os links abaixo.

Tutorial de edição de ponteiros em arquivos PS-EXE de PS1

Achando ponteiros de SNES via debug

Editando Ponteiros (parte 01)

Editando Ponteiros (parte 02)
Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

Gutembergh

Eu já tinha visto os videos e um dos arquivos, o psx não. Vlw mesmo assim. :parabens:
vou dar uma olhada nesse do psx.
Um dia chegaremos lá!