[PSX] Legend of Mana

Iniciado por Alexandre, Março 06, 2018, 00:00:05 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Alexandre

     
    – Plataforma: Playstation 1
    – Gênero: RPG
    – Responsável: Alexandre
    – Blog: https://legendofmanaproject.blogspot.com.br/

    – Lançado no Japão em 1999, e em 2000 no Brasil, o jogo possibilita a escolha de um personagem masculino ou feminino e possui vários personagens espalhados pelo mundo do jogo que entrarão para seu grupo para que ajude nas missões dele e vice versa, ademais, um segundo jogador pode se juntar ao jogo ao conectar um segundo controle e controlar estes companheiros

No game é possível realizar missões para avançar na trama, são dezenas delas e cada uma com uma história e objetivos mais emocionantes que as demais. Para exemplificar melhor, existem 4 grandes histórias dentro de Legend of Mana, uma das histórias 'paralelas' na série é a da quase extinta raça dos Jumi, seres humanos que possuem a habilidade de curar qualquer enfermidade com suas lágrimas, nessa história alguém tem matado todos os Jumi remanescentes para coletar suas lágrimas para seus próprios objetivos egoístas, cabe a você ajuda-los como for possível. O fato é que é necessário progredir nas missões de seus aliados para poder ter acesso a trama central do jogo, a da Árvore de Mana.

O jogo possui um modo ativo de batalha, isso é, o jogador luta em tempo real, diferente de alguns jogos de estratégias de batalha, onde há turnos para as ações. Essa praticidade aliada aos gráficos desenhados a mão só tornam o jogo mais belo e para os mais seletivos, é possível trocar de armas a qualquer momento, desde que esteja fora de uma batalha, dessa forma você pode treinar técnicas com arco e fecha, espada, nunchaku, machados, adagas etc.

É o quarto jogo da série Seiken Densetsu, incorporando elementos dos três jogos que o precederam. Possui uma trilha sonora variada, composta por Yoko Shimomura, que também compõe trilha sonora para outros jogos como Final Fantasy.

    – Equipe: (a procura de uma)

    – Ferramentas: LoM-Tools by BahaBulle, Tile Molester, Tim2View e Photoshop


Eu estou iniciando um projeto de tradução de Legend of Mana, utilizando a ferramenta de compressão e extração do BahaBulle, da equipe francesa de tradução do LoM, e também contando com a ajuda do Parasite Eve, da equipe de tradução para o espanhol, que me cedeu alguns arquivos .psd para editar os gráficos e também me norteou em alguns pontos.

Porém, eu não possuo nenhuma experiência prévia em Romhacking, além deste se tratar de um projeto grande. O próprio Parasite Eve me aconselhou a procurar ajuda aqui no fórum para este árduo processo, e estou criando este tópico com o intuito de pedir ajuda a gente que também ama este jogo e tem muita vontade de o ver traduzido para o português.

Preciso da ajuda de pessoas que possuem alguma experiência em tradução de jogos de PSX para formarmos uma equipe, ou até mesmo de interessados em prestar apenas algum suporte com conhecimentos técnicos. Toda a ajuda é muito bem vinda! :)





huskie

#1
Edite a tua postagem conforme as regras.
Um grande erro que iniciantes cometem é querer sempre partirem pra Cereja do bolo, pro último degrau da escada sem galgar os anteriores.

ROMHacking envolve estudo e muita programação aplicada (na massiva maioria das vezes).

Fica a dica de sempre: comece por jogos de sistema mais SIMPLES pra aprender PROGRESSIVAMENTE como proceder.

RPG é o tipo de jogo que envolve bastante conhecimento técnico e geralmente envolve muita dor de cabeça.

Segundo o teu texto, estás pedindo ajuda pra encontrar os textos do jogo que, em se tratando de um RPG, estão comprimidos. O tópico será movido para a seção correta.

Imagens devem ser hospedadas em servidor externo e links postados no corpo da mensagem inicial do tópico, não como anexos, que entopem o espaço disponível, reservado para receber os patches e ferramentas.

Dá uma lida nas regras pra estar bem informado antes de sair postando ou criando tópicos.

Elas estão presentes na área "Contato Com a Administração".
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

denim

Já existe uma versão bastante avançada da tradução com o Killer. Por que não fala com ele para unir forças para completá-la? Seria melhor que iniciar um novo projeto do zero, eu acho..

Alexandre

#3
Citação de: huskie online Março 06, 2018, 04:38:42 AM
Segundo o teu texto, estás pedindo ajuda pra encontrar os textos do jogo que, em se tratando de um RPG, estão comprimidos. O tópico será movido para a seção correta.

Na verdade, todos os arquivos de texto, como diálogos, menus e enciclopédias, já estão extraídos, e todo o resto também, usando a ferramenta do BahaBulle, que é da equipe que traduziu o jogo para o francês.

Também já editei a fonte do jogo e adicionei os caracteres acentuados.

E adicionalmente, praticamente todo o gráfico do jogo já está em condições de ser traduzido e inserido com sucesso, com fontes originais e efeitos de sombra bem próximos do real, como nas imagens do post inicial. Até aqui, tive ajuda do Parasite Eve, que fez parte do time que traduziu LoM para o espanhol e me passou alguns arquivos .psd, além de uma tabela com toda a terminologia usada no jogo para servir como suporte na tradução dos textos.

Apesar de nunca ter feito um romhacking antes, não estou essencialmente começando do zero... garimpei bastante informação, e acredite, eu pesquisei muito ao longo de muito tempo. Mas infelizmente, há muitos buracos em informações importantes, com domínios que já estão fora do ar há muito tempo, e isto gera uma grande dificuldade em compreender algumas coisas, principalmente na parte de programação e, no caso de LoM especificamente, tenho problemas com o TME coding, e algumas outras partes de programação.

Por isso estou aqui, pra pedir alguma ajuda pra tocar esse projeto :) primeiro porque eu tenho muuuuito o que aprender, e segundo que o jogo possui centenas de arquivos a traduzir e qualquer ajuda sempre é bem vinda! A tradução é longa, e mesmo que eu soubesse de tudo acerca de romhacking, fazer isto sozinho seria extremamente demorado e muito mais difícil.

Se algum colega aqui quiser abraçar essa causa, ou prestar qualquer ajuda de alguma forma, seria maravilhoso! :parabens:

Eu planejo continuar, porque dos meus jogos preferidos, este é o único sem tradução. Quero o fazer tanto por paixão mas como por hobbie :)

Sou iniciante em romhacking, mas estou me iniciando justamente por causa deste jogo.


Citação de: denim online Março 06, 2018, 08:43:09 AM
Já existe uma versão bastante avançada da tradução com o Killer. Por que não fala com ele para unir forças para completá-la? Seria melhor que iniciar um novo projeto do zero, eu acho..
Eu acompanhava esse projeto desde 2010, ou algo próximo disto, apesar de não participar do fórum. Até que ele infelizmente perdeu todo o trabalho... há alguns anos eu ofereci ajuda no projeto, mas como ele não respondeu e não havia atualização há anos, imaginei que tivesse sido cancelado. Vou tentar um novo contato.

huskie

Agora que está melhor explicado pode-se compreender melhor o caso.

Edite a postagem inicial informando o andamento do que já fizestes.

EX:

Gráficos: X%
Diálogos: X%
Menus: X%

...e por aí vai. Coloque no padrão do forum informando que já existe algum avanço na tradução, principalmente no quesito contextual para que ele possa ir para a área "Projetos".

E te convido a participares do servidor e canais do FUT, através do Discord, que pode ser acessado via navegador, através de link na página inicial do site ou, preferencialmente, através do cliente de Windows, Android, Linux, iOS etc. Todo mundo se reúne lá pra conversar bastante a respeito de tudo sobre o ROMHacking pra resolver problemas e formarmos grupos para alguns projetos. ;)
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

Killer

Alexandre, quer ajudar na tradução? Se puder entrar no Discord a gente pode trocar uma ideia. Muitas vezes me desanimei com a quantidade de textos e copy e paste do projeto.
Pra tu ter uma ideia, tenho todas as imagens traduzidas, fonte ownada, vários textos, skills, missões e termos traduzidos.

Fico no seu aguardo.

Anime_World

Sobre a tradução, se já há um projeto em andamento creio que seja mais fácil você se integrar a equipe já existente do que criar uma nova. Porém tudo é livre. Agora o que dá a entender é que você não sabe fazer e quer que façam pra você. Ai, complica!
nonononono

choraob13

Boa tarde amigo,

Eu me disponho em ajuda-lo a traduzir o game!

Não possuo conhecimentos em programação, mas naquilo que eu puder ajudar eu ajudarei!

Se quiser entrar em contato comigo para maiores detalhes seguem meus contatos:

E-mail: andre.messias_adv@hotmail.com
whatts: 11 9 5995-5405.

jeimisson

Mano se precisar de ajuda na tradução posso lhe ajudar.

alexnum

Também me disponho a ajudar amigo! Pode entrar em contato pelo email
alexnum@gmail.com

topet

Citação de: Killer online Abril 12, 2018, 19:12:49 PM
Alexandre, quer ajudar na tradução? Se puder entrar no Discord a gente pode trocar uma ideia. Muitas vezes me desanimei com a quantidade de textos e copy e paste do projeto.
Pra tu ter uma ideia, tenho todas as imagens traduzidas, fonte ownada, vários textos, skills, missões e termos traduzidos.

Fico no seu aguardo.


Fala Killer, beleza ? Eu tinha você no meu antigo discord, estava no aguardo para ajuda-lo com a tradução, se ainda estiver precisando de ajudar estou a disposição, abraço.  :ahem:

Mana_fluid

Olá galera, tudo bem? Tenho interesse na tradução desse jogo e gostaria muito de ajudar. Não entendo absolutamente nada de romhacking e não sei como eu poderia ajudar, mas entendo um pouco de programação, tenho proficiência em inglês e muita vontade de que esse projeto aconteça.