[NDS] Rune Factory 3 - Necessito de instruções

Iniciado por Astral play, Outubro 27, 2021, 21:35:47 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Astral play

Ok, como sou extremamente novo em tradução de roms, to precisando de uma ajudinha, me perdoem se eu não conseguir explicar direito.

Eu estou tentando traduzir o jogo Rune Factory 3 - A Fantasy Harvest Moon, e estou usando o tinke para exportar e importar os arquivos do jogo, também estou tentando usar as ferramentas feitas pelo CUE para Rune Factory 2 e 3, mas há dois problemas.

O primeiro é que quando eu uso o dumper para transformar o arquivo "rf3Archive.arc_5782.bin" para um arquivo .txt, aparece "reading table: 'rf3.tbl' File open error", mas aparenta dar tudo certo, porém, quando eu converto o arquivo .txt para o arquivo .bin, aparece "reading table: 'rf3-strict.tbl'- TXT->TEXT: 'rf3Archive.arc_5782.txt' File open error" eu abro o wind hex, ou o note pad++, e vejo que qualquer letra com acento, são trocados por "Ã"(e as vez  acompanhado de um @ ou ¡)

A segunda é quando eu troco um arquivo no tinke e logo depois salvo a rom, eu percebi que os arquivos que eu troquei voltam para os originais.

Traduzindo, nem comecei a tradução direito e já ta dando problema. :angel:

Se alguém puder tirar um pouco do seu tempo para me explicar o que estou fazendo de errado, eu agradeço muito.

kuroi

Boa noite, amigo! Blz?
Isso aí me parece um problema de "Encoding"... Dá uma olhada no Encoding do arquivo .tbl que você tem, porque normalmente o Windhex só trabalha com ANSI e provavelmente a ferramenta do CUE usa UTF-8.
É um palpite...
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Astral play

Citação de: kuroi online Outubro 28, 2021, 00:17:36 AM
Boa noite, amigo! Blz?
Isso aí me parece um problema de "Encoding"... Dá uma olhada no Encoding do arquivo .tbl que você tem, porque normalmente o Windhex só trabalha com ANSI e provavelmente a ferramenta do CUE usa UTF-8.
É um palpite...
Opa, blz.
Então amigo, eu não estou modificando o jogo pelo wind hex, só uso para dar uma olhada se está tudo certo mesmo, e no começo para fazer uma tabela(que no final eu descobri que ja vinha um completo nas ferramentas do CUE) e para descobrir os ponteiros, e o problema ta na hora que eu uso o dumper do CUE aparentemente, mas mesmo assim obrigado, descobri umas coisas novas com essa sua resposta.

Anime_World

#3
Citação de: Astral play online Outubro 28, 2021, 13:19:37 PM
Citação de: kuroi online Outubro 28, 2021, 00:17:36 AM
Boa noite, amigo! Blz?
Isso aí me parece um problema de "Encoding"... Dá uma olhada no Encoding do arquivo .tbl que você tem, porque normalmente o Windhex só trabalha com ANSI e provavelmente a ferramenta do CUE usa UTF-8.
É um palpite...
Opa, blz.
Então amigo, eu não estou modificando o jogo pelo wind hex, só uso para dar uma olhada se está tudo certo mesmo, e no começo para fazer uma tabela(que no final eu descobri que ja vinha um completo nas ferramentas do CUE) e para descobrir os ponteiros, e o problema ta na hora que eu uso o dumper do CUE aparentemente, mas mesmo assim obrigado, descobri umas coisas novas com essa sua resposta.

Aparentemente você não está conseguindo utilizar corretamente a ferramenta. Abra o prompt de comandos na pasta em que se encontram as ferramentas e digite:

rfText.exe rf3-strict.tbl rf3Archive.arc_5782.bin


Se fizer corretamente vai extrair os scripts dessa forma:


Após editar você pode converter novamente pra binário com:

rfText.exe rf3-strict.tbl rf3Archive.arc_5782.txt

nonononono

Astral play

#4
Anime_World, caraca mano obrigado, travei nessa e não sabia o que fazer, muito obrigado mesmo. :cuteeyes:

Só que o outro problema com o tinke ainda continua, no caso a do arquivo voltar para o original.

Anime_World

Citação de: Astral play online Novembro 08, 2021, 14:09:13 PM
Anime_World, caraca mano obrigado, travei nessa e não sabia o que fazer, muito obrigado mesmo. :cuteeyes:

Só que o outro problema com o tinke ainda continua, no caso a do arquivo voltar para o original.
Isso acontece porque você está reinserindo o arquivo original e não o modificado.
O arquivo modificado é o "rf3Archive.arc_5782.new", você deve move-lo pra outra pasta e renomear a extensão pra .bin.
Depois disso pode reinserir usando o Tinke que vai funcionar perfeitamente.
nonononono

Astral play

#6
Citação de: Anime_World online Novembro 10, 2021, 01:23:59 AM
Citação de: Astral play online Novembro 08, 2021, 14:09:13 PM
Anime_World, caraca mano obrigado, travei nessa e não sabia o que fazer, muito obrigado mesmo. :cuteeyes:

Só que o outro problema com o tinke ainda continua, no caso a do arquivo voltar para o original.
Isso acontece porque você está reinserindo o arquivo original e não o modificado.
O arquivo modificado é o "rf3Archive.arc_5782.new", você deve move-lo pra outra pasta e renomear a extensão pra .bin.
Depois disso pode reinserir usando o Tinke que vai funcionar perfeitamente.
Cara, infelizmente eu já estava fazendo isso, tentei bem mais de uma vez, além de que eu fiz exatamente como vc disse, mas ainda assim não ta indo, eu até confiro com o leitor hexadecimal do tinke para ver se eu estava colocando o arquivo certo, e sim, era o certo, mas mesmo assim, quando eu salvo a rom e testo no emulador, volta para o original.