[GBA] Mario & Luigi Superstar Saga: Abrir, editar e substituir os gráficos?

Iniciado por SBraz Gamer, Agosto 01, 2020, 19:30:55 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

SBraz Gamer

Boa noite...

É possível editar os gráficos de uma rom de game boy advanced?
Se for possível, como faço para ter acesso aos gráficos de uma rom de GBA?
Quais programas vocês me recomendariam para isso?
OBS: A rom que estou fuçando é Mario e Luigi Superstar Saga.

Magalicia

Tem que usar os programas clássicos de editor de tiles, como crystal tile e tile molester, e sair procurando na rom usando os codecs certos (esqueci quais são rsrs).

huskie

Título do tópico editado para se adequar ao forum.

NOTA: não havia a necessidade de criar um tópico para uma duvida recorrente. Dá uma lida nas regras presentes e verás que há a orientação para os usuários pesquisarem antes, pois as suas dúvidas geralmente já estão respondidas em outros tópicos do mesmo naipe.

Use-os para confábulo do mesmo assunto.

Isso ajuda a mantr o forum limpo, organizado e enxuto, senão fica uma bagunça de flood de tópicos com a mesma dúvida repetida e sem necessidade. Isso gera falta de norteamento aqui.

Pesquise também na seção sobre tutoriais e tópicos referentes ao sistema.

Como a dúvida já até foi foi respondida por Magalicia, por hora deixo est tópico aberto CASO o usuário não encontre nada relativo MESMO para seguir eliminando a dúvida. Depois trancamos pra evitar flood.
; )
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

Solid One

Existem várias tools prontas pra editar esse jogo.

Uma delas é o Yoshi Magic. Segundo a descrição, ele é capaz de editar mapas, inimigos, itens e scripts. Dá inclusive pra traduzir com ele, e ele tem suporte a caracteres acentuados de cara.

Outra delas é um editor de fonte do jogo. É uma tool complementar ao Yoshi Magic, mas que é útil pra caso você precise adicionar caracteres acentuados que não existem no jogo original.

Existe ainda uma terceira chamada "AdvanceTrans", que alguns colegas no grupo do RHBR do discord relataram ter utilizado. É outra tool pro jogo, só que 100% focada na edição de scripts. Talvez ela seja inclusive melhor que o Yoshi Magic para esse fim específico. Porém, não consegui achar links pra baixar ela na net em lugar algum. Mas ela existe de fato, e pode ser que outros membros no fórum a possuam.

Não sei se essas tools que eu citei lidam com gráficos, nem até que ponto elas vão. Mas pelo menos do grosso, que são os textos, elas dão conta. Teste elas pra ver se funcionam.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

SBraz Gamer

Citação de: Magalicia online Agosto 01, 2020, 22:01:44 PM
Tem que usar os programas clássicos de editor de tiles, como crystal tile e tile molester, e sair procurando na rom usando os codecs certos (esqueci quais são rsrs).
Obrigado, Magalicia...
A verdade é que eu tinha tentado o Tile Molester, mas não achei nada. Logo vim aqui, pra saber se havia outros caminhos ou programas que pudessem me facilitar quanto a isso. Então, creio que o caminho que estou indo seja esse mesmo conforme você me disse.
Citação de: huskie online Agosto 03, 2020, 02:02:40 AM
NOTA: não havia a necessidade de criar um tópico para uma duvida recorrente.
Use-os para confábulo do mesmo assunto.
Desculpe o transtorno, Huskie...
Quantos aos 3 tópicos antigos que criei na área de dúvidas/ajuda, já removi 1 e tranquei 2.
Quanto a este tópico, antes de criá-lo pesquisei e verifiquei que havia um tópico referente a este mesmo game, mas era focado em editar a fonte do game.
Minha dúvida é bem mais abrangente e enquanto estou focado no game outras dúvidas podem surgir e provavelmente teria que uma hora ou outra recorrer à criação de um tópico.
Se eu postasse no tópico sobre a fonte do game, poderia alguma hora me desviar do assunto para o qual a autora original havia feito ele e sem falar que eu não estaria livre pra mudar o título quando quisesse.
Sendo assim, eu gostaria de que se possível me permita usar este espaço (tópico) para dúvidas minhas que possam surgir por mais um tempo até que eu mesmo o tranque quando concluir ou desistir.
Citação de: Solid One online Agosto 03, 2020, 09:17:17 AM
Existem várias tools prontas pra editar esse jogo.
Obrigado pelas dicas, Solid One.
Quanto a tool russa (Mario Luigi Font Editor) que você indicou inclusive no outro tópico, já testei e ela consegue alterar os caracteres referentes aos diálogos dos personagens. Já para as mensagens de sistema ele não funciona infelizmente.
Embora ela tenha sido feita para a versão americana, consegui portar para a europeia.
Eu darei mais uma fuçada no Yoshi Magic pois até onde eu tinha visto, ele alterava textos e estatísticas mas ainda não vi nada sobre os gráficos. Por hora, ainda prefiro me manter na versão europeia.
Resumindo, minha dúvida maior é como localizar e editar os gráficos como os do menu e das batalhas da versão europeia.

SBraz Gamer

Vou dizer aqui o que ainda não tinha comentado até agora dos programas...

-Eu só consegui encontrar os gráficos referentes às batalhas, como: genial, bien, sí, avanzados
etc
-O restante deles não consegui achar de jeito nenhum, como os do menu principal e dos idiomas.
-Testei no TileMolester, CrystalTile (esse não sou tão familiarizado) e também no GBA Graphics
Editor.
-O YoshiMagic não serve para editar gráficos. O máximo que ele pode fazer é trocar um cenário ou
sprite preexistente por outro.
-Em relação aos textos em si, não tenho tido problemas.
-Eu adoraria poder lançar algo com os gráficos traduzidos, mas infelizmente não consegui (pelo
menos até agora).

Por hora, ficarei só na parte dos textos.
Se alguém tiver mais dicas, fique à vontade...

Anime_World

Jogos de GBA costumam usar a compressão nativa da BIOS, então não é raro os gráficos estarem comprimidos. Felizmente esses algoritmos são batidos, então não existe dificuldade alguma em decomprimir eles.
nonononono

SBraz Gamer

Como não entendo de programação, o máximo que pude fazer foi usar um tal de LazyNDS pra ver se descomprimia algum gráfico, mas ele só descomprimiu os gráficos do mariobros inseridos na ROM. O restante que ele descomprimiu continuou ilegível.

Anime_World

Citação de: SBraz Gamer online Agosto 22, 2020, 08:36:38 AM
Como não entendo de programação, o máximo que pude fazer foi usar um tal de LazyNDS pra ver se descomprimia algum gráfico, mas ele só descomprimiu os gráficos do mariobros inseridos na ROM. O restante que ele descomprimiu continuou ilegível.

Não precisa "entender" de programação, afinal são gráficos.




Fui verificar o jogo e não está comprimido. Só questão de saber manipular o editor de tiles.
nonononono

SBraz Gamer

Obrigado pelo interesse em me ajudar, Anime_World!
Sim, esses gráficos eu consegui encontrar no TileMolester no 4bpp linear reverso da versão europeia há pouco tempo.
Como ainda não são muitos os gráficos achados, preferi não editá-los ainda na ROM.
Os dois primeiros são referentes às batalhas do jogo.
Os gráficos que realmente não consigo achar de jeito nenhum são principalmente os dos menus e de uma fonte do game.
Vou disponibilizar uma pasta com imagens de alguns exemplos:
https://drive.google.com/drive/folders/1f5V5if0Tge0cuxEJApfAVv1BzkdFLANo?usp=sharing
Se conseguir localizar alguns, ficarei agradecido. Adorarei descobrir que o meu erro seja apenas falta de atenção, kkkk.
Tem uma outra coisa que eu gostaria de tirar uma dúvida:
Às vezes acontece de encontrar uma imagem, mas ela está com alguns pixels fora do lugar, como no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/12eKAkEBIjr3l3F6X4JsYWeB_np_XlvfI/view?usp=sharing
Na hora de editar, eu posso simplesmente ignorar esses pixels ou tenho que tratar como se fosse um quebra-cabeça?
EDIT: Acrescentei mais 02 gráficos que também não consegui achar. Se eu me lembrar de mais, coloco aqui pra ser mais objetivo.
Agora que notei que está usando a versão americana. A que eu estou trabalhando é a europeia.

Anime_World

Já que você tem pouco conhecimento, isso vai ajudar! Pelo menos pra adicionar os acentos corretamente. E dentro do Yoshi Editor tem os compressores/decompressores necessários para todos os gráficos, porém, creio que você não vai saber usar.
http://romhacking.ru/load/18-1-0-56
nonononono

SBraz Gamer

Citação de: Anime_World online Setembro 09, 2020, 21:16:40 PM
(...) isso vai ajudar! (...)
http://romhacking.ru/load/18-1-0-56
No início do tópico, o Solid One já havia me recomendado essa ferramenta e ela me foi útil para editar a fonte do texto dos diálogos do game.
Mas as mensagens do menu e do sistema permaneceram inalteradas com essa ferramenta. A impressão que dá é que existe mais de uma fonte idêntica no game.

Citação de: Anime_World online Setembro 09, 2020, 21:16:40 PM
Já que você tem pouco conhecimento, (...)! E dentro do Yoshi Editor tem os compressores/decompressores necessários para todos os gráficos, porém, creio que você não vai saber usar.
A ideia mais plausível que tenho no momento seria que alguém com um conhecimento melhor de romhack pudesse fazer o serviço de extração e inserção desses gráficos mais difíceis pra mim. É SÓ UMA IDEIA. NÃO ESTOU PEDINDO e nem se sinta obrigado. Creio que deve ter coisas mais importantes para fazer.
A ideia funcionaria tipo assim:
1-Eu indicaria quais os gráficos que desejo alterar;
2-A pessoa mais capacitada localizaria e me repassaria eles deixando já no ponto para eu poder fazer a edição com programas simples como paint ou paint 3d ou mesmo no Tile Molester.
3-Eu faria a edição deles e devolveria para a pessoa mais capacitada reinserir na ROM.
Não sei exatamente o grau de dificuldade que isso envolve, mas é a imaginação de uma pessoa leiga como eu.
O ideal seria fazer isso numa rom europeia, pois a tradução foi feita em cima dela e evitaria um retrabalho de portar os textos para a versão americana. Mas se não é possível, que seja então feita numa versão americana. Digo isso porque o Yoshi Magic não tem suporte para a versão europeia.

Independentemente de tudo, isto aqui é um fórum. É um lugar onde pessoas compartilham ideias ou materiais. Nada impede que uma pessoa pegue esta tradução e complemente ela. (Mas me dando o crédito pela contribuição que dei). Também nada impede que uma pessoa comece do zero e faça uma tradução com mais qualidade que a minha. Agradeço pelo interesse mais uma vez.

Anime_World

Citação de: SBraz Gamer online Setembro 10, 2020, 11:02:44 AM
Citação de: Anime_World online Setembro 09, 2020, 21:16:40 PM
(...) isso vai ajudar! (...)
http://romhacking.ru/load/18-1-0-56
No início do tópico, o Solid One já havia me recomendado essa ferramenta e ela me foi útil para editar a fonte do texto dos diálogos do game.
Mas as mensagens do menu e do sistema permaneceram inalteradas com essa ferramenta. A impressão que dá é que existe mais de uma fonte idêntica no game.

Citação de: Anime_World online Setembro 09, 2020, 21:16:40 PM
Já que você tem pouco conhecimento, (...)! E dentro do Yoshi Editor tem os compressores/decompressores necessários para todos os gráficos, porém, creio que você não vai saber usar.
A ideia mais plausível que tenho no momento seria que alguém com um conhecimento melhor de romhack pudesse fazer o serviço de extração e inserção desses gráficos mais difíceis pra mim. É SÓ UMA IDEIA. NÃO ESTOU PEDINDO e nem se sinta obrigado. Creio que deve ter coisas mais importantes para fazer.
A ideia funcionaria tipo assim:
1-Eu indicaria quais os gráficos que desejo alterar;
2-A pessoa mais capacitada localizaria e me repassaria eles deixando já no ponto para eu poder fazer a edição com programas simples como paint ou paint 3d ou mesmo no Tile Molester.
3-Eu faria a edição deles e devolveria para a pessoa mais capacitada reinserir na ROM.
Não sei exatamente o grau de dificuldade que isso envolve, mas é a imaginação de uma pessoa leiga como eu.
O ideal seria fazer isso numa rom europeia, pois a tradução foi feita em cima dela e evitaria um retrabalho de portar os textos para a versão americana. Mas se não é possível, que seja então feita numa versão americana. Digo isso porque o Yoshi Magic não tem suporte para a versão europeia.

Independentemente de tudo, isto aqui é um fórum. É um lugar onde pessoas compartilham ideias ou materiais. Nada impede que uma pessoa pegue esta tradução e complemente ela. (Mas me dando o crédito pela contribuição que dei). Também nada impede que uma pessoa comece do zero e faça uma tradução com mais qualidade que a minha. Agradeço pelo interesse mais uma vez.

Jovem, é claro que vai ter gente pra te ajudar. Mas você sentar, cruzar os braços e esperar isso acontecer não é uma boa idéia. Recomendo fortemente que você vá atrás e aprenda sobre como fazer. Limitar-se a apenas editar os textos e achar que está ótimo, realmente, não vai te levar adiante.

E como eu disse anteriormente no Yoshi Magic tem todos os decompressores/recompressores necessários para o jogo independente se ele é a versão europeia, japonesa ou americana. Você precisa apenas descobrir como localizar os gráficos que você quer e como usar eles.
nonononono

SBraz Gamer

Citação de: Anime_World online Setembro 10, 2020, 13:48:16 PM
E como eu disse anteriormente no Yoshi Magic tem todos os decompressores/recompressores necessários para o jogo independente se ele é a versão europeia, japonesa ou americana. Você precisa apenas descobrir como localizar os gráficos que você quer e como usar eles.
Muito obrigado pelo que pôde ajudar!
Citação de: Anime_World online Setembro 10, 2020, 13:48:16 PM
Jovem, é claro que vai ter gente pra te ajudar. Mas você sentar, cruzar os braços e esperar isso acontecer não é uma boa idéia. Recomendo fortemente que você vá atrás e aprenda sobre como fazer. Limitar-se a apenas editar os textos e achar que está ótimo, realmente, não vai te levar adiante.
Em nenhum momento falei que estava ótimo me limitar aos textos.
Se eu realmente achasse maravilhoso não teria aberto este tópico, não estaria conversando sobre isso e sequer estaria tendo esta dor de cabeça;
Eu apenas tinha sugerido uma ideia pensando numa maneira mais eficiente e eficaz de resolver os problemas da tradução.
Garanto que irei tentar conseguir, mas se eu não conseguir, não vejo nenhum mal em reiterar que a tradução está à disposição de quem quiser melhorá-la.

ØX-Carnage

Citação de: SBraz Gamer online Setembro 10, 2020, 17:16:23 PM
Em nenhum momento falei que estava ótimo me limitar aos textos.
Se eu realmente achasse maravilhoso não teria aberto este tópico, não estaria conversando sobre isso e sequer estaria tendo esta dor de cabeça;
Eu apenas tinha sugerido uma ideia pensando numa maneira mais eficiente e eficaz de resolver os problemas da tradução.
Garanto que irei tentar conseguir, mas se eu não conseguir, não vejo nenhum mal em reiterar que a tradução está à disposição de quem quiser melhorá-la.

Man o que o Anime quis dizer, foi o seguinte. Essa é uma cultura já antiga aqui no fórum. Pessoas que entram no romhack acham alguma dificuldade e acha que as coisas caem de mão beijada. Eu fui assim, e confesso que em alguns casos extremos paço dos limites também...
Eu também não sei programar mas como já foi dito acima. essa rom não a compressão nos gráficos bastas você achar o endereço delas e editar em um editor de Tile com a paleta certa.

O LazyNDS não é apenas "um tal" é muito bom e houve o envolvimento de varias pessoas, contribuindo com plugins de compressão. Ele pode resolver o seu caso.
O tipo de emulador pode ajudar também. pegue um emulador com debug entende o que é ada linha. O Anime tem uns tutoriais excelentes aqui voltado para o Mega Drive, leia ele e para o conhecimento.
O YoshiMagic  também pode resolver o seu problema. :parabens: