[NES] Final Fantasy II

Iniciado por chatty, Outubro 30, 2022, 11:46:57 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

chatty

Gostaria de trazer um pequeno aviso para quando o projeto for lançado. Atualmente há um bug relacionado a incompatibilidades com emuladores, que altera os monstros que aparecem no mapa-múndi, fazendo com que o jogador possa encontrar monstros fortes demais no começo do jogo. Para corrigir isso, basta trocar de emulador que está sendo utilizado. Eu recomendo usar o Mesen caso esteja jogando no computador. Ainda estamos trabalhando nisso.

chatty

Estou trazendo uma pequena atualização. Com a ajuda da galera do Discord do Nesdev, eu consegui conferir o bug anterior e ele confirmar que ele não ocorre em hardware legítmo (Nintendinho de verdade), então quem quiser jogar um cartucho reprô do jogo pode se divertir à vontade.

Para aqueles que quiserem jogar a tradução em celulares, usem o emulador Retroarch com o núcleo Nestopia.

Eu também trago aqui um vídeo dos primeiros minutos da tradução para aqueles que quiserem ver:


ajkmetiuk

Citação de: chatty online Dezembro 12, 2022, 11:55:43 AM
Eu também trago aqui um vídeo dos primeiros minutos da tradução para aqueles que quiserem ver:


muito bom hein, um projeto de qualidade, ficou excelente o resultado, com certeza, muito melhor que a tradução antiga. Parabéns.
supremex!

chatty

#18
Muito obrigada pelos elogios aj!  :danca1:

Dando continuidade às informações sobre a compatibilidade com o projeto, eu estava testando e descobri que é possível importar seu save file de qualquer outra versão do FF2 para NES! O único bug que isso aparenta gerar é o fato dos nomes dos personagens ficarem corrompidos, devido à encoding diferente utilizada pela tradução. Então se você estava jogando o patch de tradução da BRGames ou da Thirteen, é possível transferir seu progresso.

Atualmente ainda não tenho informações sobre quando o projeto será lançado, mas creio que não vá demorar muito para um lançamento inicial.

chatty

Já faz um tempinho desde o último update, hein?  :toligado:

Bem, meu hacker está "tirando férias" enquanto eu estou trabalhando em outras coisas no momento. Mas saibam que o projeto ainda está ativo! Fiquem com uma foto das novas janelas de batalha, agora na cor azul:


chatty

Bem, o projeto está indo como sempre. Revisando o script e tals. O que eu tenho tido problemas com nesses últimos dias é mais com a parte de hacking mesmo, visto que meu hacker infelizmente acabou caindo doente. Melhoras para ele  :desisto:

Só gostaria de dar um último aviso que se alguém tiver alguma crítica construtiva ou algum relatório de bug assim que eu tiver lançado o projeto, pode me comunicar que eu tento resolver ou melhorar. Esse é meu primeiro projeto, então é meio natural que eu fique meio desconsertada às vezes ^^

Um excelente finalzinho de ano para vocês!  :piscadela:

ajkmetiuk

é, imprevistos acontecem, mas sua tradução parece excelente. Um feliz 2023 para você também!
supremex!

chatty

#22
2023 veio que veio chegando hein!?  :aplauso:

Enquanto o FF2 não anda eu tenho trabalhado em outro projeto (que eu ainda não vou dizer qual é). Mas voltando para o assunto central, uma curiosidade é que eu usei como referência scripts de outras versões do FF2 e não só o protótipo, como as versões de Playstation, GBA...

Eu espero que eu consiga lançar esse projeto logo.

Até mais!!!  :oi2:

Fluffy97

Citação de: chatty online Janeiro 03, 2023, 11:11:48 AM
2023 veio que veio chegando hein!?  :aplauso:

Enquanto o FF2 não anda eu tenho trabalhado em outro projeto (que eu ainda não vou dizer qual é). Mas voltando para o assunto central, uma curiosidade é que eu usei como referência scripts de outras versões do FF2 e não só o protótipo, como as versões de Playstation, GBA...

Eu espero que eu consiga lançar esse projeto logo.

Até mais!!!  :oi2:
mano eu amo esse e esta lindo brigaduuu

lynne

Olá, perdão por importunar mas... se souber me dizer, qual seria a diferença da versão protótipo para versão lançada como final? Amei a fonte que foi usada no portátil Game Boy, muito linda mesmo!

chatty

#25
Olha, não há muitas diferenças. Eu gostaria de citar primeiramente que, apesar de se chamar uma ROM protótipo, el veio após o lançamento do jogo no Japão, e possui esse nome justamente porque ela nunca foi lançada no Ocidente. Em uma lista não exaustiva, eu poderia listar os seguintes fatores:

- Uma fonte nova (que não é a mesma usada na tradução);
- Mudança de gráficos (censura);
- Correções de bugs;
- A ROM protótipo está totalmente traduzida para o inglês;
- A programação foi trocada de offsets para comportar aquilo que era necessário para a tradução para o inglês existir, como compressão e o espaço ocupado pelo texto, tornando as ROMs fundamentalmente diferentes.


:huh: Os primeiros 4 fatores não seriam um problema tão grande assim, mas é o último item que cria as incompatibilidades da ROM protótipo com patches feitas com base na ROM japonesa, como a tradução da Demiforce ou os patchs extras que o Kunio Urameshi citou.

Só por curiosidade, talvez seja interessante conferir esta página que fala sobre o protótipo do FF2.

Sobre o que você falou da fonte ser a mesma da versão de Game Boy Advance do jogo, isto é porque a tradução para português que eu estou criando usa a versão de GBA como exemplo, mas muitas coisas ainda estão com base na original.

Edit: Eu ainda teria que testar direito a compatiblidade dos outros patches com o meu para ver quais funcionam e quais não funcionam.

chatty

Acabei de criar um server do discord para minhas traduções!

https://discord.gg/XbRBWKRu9d

João13

Forças no projeto!! :sorriso:

Adorei o estilo do post, muito organizado, gostei muito do estilo usado na parte de porcentagem, talvez sirva de inspiração para meus futuros posts. :charuto:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


Fluffy97


chatty

Citação de: Fluffy97 online Fevereiro 22, 2023, 20:01:16 PM
tem texto d pixel nessa tab?

Como assim?  :hein:

Se você está perguntando se nós usamos o texto da tradução oficial Pixel Remaster, a resposta é não, não portamos o texto do remaster para a versão de NES.