[PSP] Frogger: Helmet Chaos - Arquivo .SDF

Iniciado por Antígeno, Novembro 28, 2019, 23:44:34 PM

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Antígeno

Esse documento tem como objetivo descrever o formato de arquivo .SDF usado
para armazenar as falas do jogo.

Jogo: Frogger : Helmet Chaos
Plataforma:: Playstation Portable

Arquivo(s):
STRINGXX.SDF
CINESTRINGXX.SDF

XX : sigla do idioma de acordo com a região do jogo.

Pasta: PSP_GAME\USRDIR\STRINGS (Versão EUR)


1. STRINGXX.SDF

Usado para as falas exibidas durante o jogo.

2. CINESTRINGXX.SDF

Usado para as falas exibidas durante as cutscenes.


3.Estrutura:

Ambos arquivos são organizados da mesma forma:

Exemplo: STRINGXX.SDF

1. 0x000000 ~ 0x000003 : XSDF - Assinatura
2. 0x000004 ~ 0x000007 : Versão? *
3. 0x000008 ~ 0x00000B : Número de textos/falas *
4. 0x00000c ~ 0x0003B3 : Ponteiros *
5. 0x0003B4 ~ 0x003D0F : Falas

*little endian.
 

4. Ponteiros:

Os ponteiros estão no formato Little Endian com tamanho de 4 bytes.

5. Falas:

Os falas estão no formato UTF8. O jogo usa a fonte default do PSP.
Basta traduzir normalmente que o jogo já irá exibir os acentos.

O valor 0x00 determina o fim da fala.

Falas não utilizadas usam o termo END_STRINGS


Obs:
O jogo usa o formato .GIM para menus, textos em formato gráfico e etc.
Basta usar o GimConv para converter para png e vice-versa.



Espero que esse pequeno documento ajude alguém a iniciar um projeto.


Imagens de Testes: Emulador PPSSPP