O dilema do livro do Romhacking

Iniciado por kuroi, Agosto 28, 2018, 08:20:02 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

kuroi

Bom dia, Boa tarde e Boa noite, senhoras e senhores!!

Venho com mais uma das minhas ideias loucas para tentar torná-la realidade!!

Há mais ou menos uns dois anos atrás, enquanto trabalhava em um serviço absolutamente monótono e em meio aos meus estudos de Romhacking, me surgiram algumas ideias que me fizeram achar que valia a pena documentar...

Desde o início da minha busca por conteúdos que ensinassem o Romhacking, eu me deparava com muitos tutoriais e documentos, de certa forma, "mal escritos" e sem muito nexo... (Salvo alguns documentos de Romhackers antigos da cena que escreveram documentos dignos de livros!).
Isso me fez pensar da seguinte maneira: "Uma vez que eu adquirisse o conhecimento de um determinado assunto do Romhacking, eu iria documentá-lo e deixar registrado para a posteridade..."

Com o passar do tempo, comecei a participar mais ativamente na cena Romhacker e a fazer os meus próprios hacks e traduções, o que me deu certa "bagagem" para espalhar voluntariamente aquilo que aprendi aos Romhackers que estavam estudando o assunto. Com isso, comecei a escrever aquilo que eu chamo de: " O livro do Romhacking". Neste livro, o meu objetivo principal era disseminar aquilo que eu aprendi no mundo do Romhacking, compilando todo o conhecimento que eu adquiri ao longo do tempo!
No início eu queria que ele fosse só mais um guia "genérico" do Romhacking que desse um empurrãozinho para aqueles que estivessem pensando em ingressar nessa atividade, porém com o passar do tempo, me surgiu a curiosidade em saber "Quando o Romhacking começou?" "Quem foram os precursores dessa atividade?".
A partir daí o meu livro começou a ter um cunho mais jornalístico. Ou seja, agora eu não estava mais tão preocupado em ensinar o Romhacking, mas também em informar ao leitor a história do Romhacking!

Então eu passei a garimpar informações sobre a memória do Romhacking nacional e internacional partindo por sites como RHDN, o Po.B.r.e e o próprio Baú deste fórum que vos escrevo.
Ao longo de minhas pesquisas, consegui organizar um certo histórico dos antigos grupos de tradução e seus respectivos Romhackers. Tudo graças aos documentos que encontrei, ainda que bem desatualizados, no site do Po.B.r.e.
A partir daí descobri que além de construir um livro que ensine o Romhacking, eu poderia também documentar muitos fatos relevantes na história do Romhacking nacional, uma vez que o conteúdo seja tão rico...

Portanto, resumindo a história: Atualmente eu tenho já quase pronto um livro dividido em duas partes:

- A primeira parte fala sobre a história do Romhacking tanto mundial quanto nacional (grupos de tradução, Romhackers famosos na cena e etc.)

- A segunda parte é totalmente voltada para o aprendizado do Romhacking como um todo, abordando desde assuntos básicos, como editores hexadecimais, até compressão de dados e programação.

Porém, como nem tudo são flores, eu acabei entrando em um dilema...
Gostaria de lançar uma discussão aqui no Fórum que tratasse de dois pontos que não me deixam dormir... rsrsrs

1- Quando eu comecei a escrever a parte de "how to" do livro, tinha como objetivo lançar oficialmente esse conteúdo no GooglePlay livros, para que pudesse difundir o conhecimento para todos, ao mesmo tempo em que receberia uma remuneração por estar divulgando um conteúdo de propriedade intelectual minha. Porém aí que está a questão: Acredito eu, que se fizer isso, eu teria que enfrentar problemas legais ligados às leis de direito autoral, uma vez que modificar o conteúdo já compilado de um produto de software comercial é crime... Além de que eu não tenho ideia do que isso poderia refletir na aceitação da comunidade Romhacker em si, pois estaria comercializando algo que poderia ser distribuído gratuitamente na rede, como sempre fiz... Essa é a questão número 1 que deixo no ar.

2- A questão número 2 implica diretamente no conteúdo da questão número 1. Ou seja, se eu mudar todo o foco do livro da forma de tutorial para um conteúdo mais jornalístico que documenta com riqueza de detalhes o Romhacking como um todo, eu não teria problemas com a lei, porém teria que ter aceitação da comunidade... Qual seria a opinião de vocês quanto a esse assunto?

Obs: Atualmente estou em contato com o gamer_boy do Po.B.r.e que está me ajudando a recuperar a memória do Romhacking e a buscar os indivíduos corretos para conversar sobre o assunto.

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

huskie

#1
Tua proposta é interessante, mas precisas te organizar primeiro.

Já que te interessastes em fazer conteúdo histórico, faça somente este, sem misturar conteúdo didático.

Faça menções ao conteúdo didático e sugira o livro onde realmente terá conteúdo para estudos e práticas.

Sobre as tuas duas dúvidas, sim, correto, tenha medo. Seria o mesmo que tentar lançar em mídia oficial "Como Invadir Urnas Eletrônicas" ou "Como Acessar Caixas Eletrônicos".

Aí alguém vai dizer: "Ah, mas é só conteúdo informativo, nada de mais".

A resposta é crua e única: aqui no Brasil não existe corte pra considerar muitos casos.

A lei aqui é aplicada 99% das vezes de forma MECÂNICA. Promotores, juízes etc não vão nem querer saber de respaldos. Está contra a lei? Aplique-se a lei. Pra eles não interessa considerar a gravidade pra abrandar ou perdoar algo. São raros os casos.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

srchronotrigger

Sempre tive uma ideia similar a sua, desde quando comecei no romhacking por volta de 2012 era um grande incomodo a falta de organização e as vezes até mesmo qualidade nos tutoriais, era um negocio maçante ficar procurando e procurando algo especifico e nunca achar resolvendo só depois de perguntar alguém ou algo do tipo, sobre tudo em relação a tópicos mais avançados e outra coisa que eu reparo muito é que o conhecimento romhacking se concentra na mão de poucos, um dia no discord até brinquei com o Denim dizendo e se um caminhão lhe atropelasse amanhã? você morreria com o que sabe, triste mas verdade, (claro que ele tem as obrigações dele, não estou dizendo que é obrigação dele ensinar as pessoas é só um caso) eu por exemplo não sou um romhacker com conhecimentos avançados eu faço um trabalho praticamente de "lammer" em usar tools pré programadas etc. e eu sempre quis ter o poder de mudar isso, seja traduzindo tutoriais, seja criando vídeos etc. mas o problema é que eu mesmo não tenho esse conhecimento pra isso para se ter ideia eu praticamente fico mendigando vídeos sobre assembly para microcontroladores só para tentar aprender a romhackear a nível de maquina e é ridículo ver que esse tipo de conteúdo quase não existe na internet mas sempre tem alguém que sabe mas não ensina (talvez engenheiros, cientistas da computação etc.) recapitulando tudo:

O Romhacking é MAL organizado <-

escutem isso.

Se não se moverem, juntarem grupos, ensinarem novas pessoas entre outras ações vai ficar sempre dessa mesma forma quase estagnada.

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Lobim

A ideia é interessante. Eu sugiro lançar o módulo histórico por esse esquema monetarizado e lançar o módulo didático gratuitamente, como qualquer outro tutorial da cena.
Itinerante

ceifadorx

concordo com o pessoal acima, acho que vc deveria lançar duas versões: a versão histórica e a versão tutorial.
Sobre o valor monetário das versões fiquem ao seu critério.

kuroi

Certo. Sugestões anotadas!

Acredito eu que vou terminar primeiro a parte didática, porque já tenho bastante conteúdo escrito e a parte histórica do Romhacking eu vou levando em paralelo, fazendo entrevistas e coletando informações em sites antigos e novos da cena nacional e internacional.

Bom, em breve começarei com as entrevistas, ok?

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Steve_Doido

Modificar código compilado não é engenharia reversa?
Se você compartilha apenas o seu código (via "patch"), não está infringindo o direito de ninguém.
Acho que está pensando na legislação de outro país.

kuroi

Caro Steve_Doido.
Na verdade, o que estamos discutindo aqui é o mérito da questão de se lançar um livro comercializável que sirva de "Tutorial de Romhacking", porém eu concordo com o que o Huskie falou: "Seria como lançar um livro ensinando a invadir caixas eletrônicos"...

No fim, ficou acertado que farei o "Livro do Romhacking" distribuído gratuitamente para a comunidade Romhacker e a parte de histórico ficará para mais tarde, pois necessito fazer muitas pesquisas com o pessoal que realmente "vivenciou" o Romhacking no Brasil.

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

denim

Kuroi, você poderia ensinar romhacking de forma genérica, alterando programas de sua autoria, e roms homebrew. Aí no caso não teria problema algum com leis e coisas do tipo. Entraria mais no tema de engenharia reversa.

Só que acho que assim não teria muito material e nem daria para mostrar as capacidades (tipo, imagens de jogos traduzidos)

Steve_Doido

Citação de: denim online Setembro 08, 2018, 08:38:23 AM
Só que acho que assim não teria muito material e nem daria para mostrar as capacidades (tipo, imagens de jogos traduzidos)
Bom, não sei quanto ao Brasil, mas em outros países é 100% legítimo como forma de ilustração.
Tem que procurar um legislador para ter certeza sobre nossa situação.

Gamerulez

Sim, a ideia do Denim é muito válida, siga ela e não terá riscos.
"O único momento em que um advogado pode chorar é quando tudo estiver acabado." - Godot

gamer_boy

#11
Kuroi, dê notícias, em período de Quarentena, seria bom dar uma lida neste material  :angel:

kuroi

Boa tarde, gamer_boy!

Então... Eu retomei esse projeto há alguns dias e em breve subirei os primeiros capítulos do livro aqui Fórum!

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Steve_Doido

Citação de: kuroi online Julho 10, 2020, 13:48:26 PM
Então... Eu retomei esse projeto há alguns dias e em breve subirei os primeiros capítulos do livro aqui Fórum!
Opa! Boa sorte! Mal posso esperar, rá rá!  :cuteeyes:

Deus ROMHacker Ondinha

Vim abençoar este projeto e dar minhas sugestões.

Creio que não tem problema ter um material só que contemple dois ou mais assuntos que tenham apenas uma temática central por base, só tomando por exemplo livros de programação. Muitos bons livros são separados por partes e o leitor pode remeter-se à que quiser e, inclusive, ler em ordem diversa, tal como: Parte I: Histórico da linguagem, Parte II: Pequeno Tutorial, Parte III: A Linguagem de Programação, Parte IV: Referência.

Nesse caso, você pode separar por partes tranquilamente e ter um só material.

Por acaso, ano passado, eu pensei em fazer justamente isso, mas não levei em frente.

Beijocas do Busão.