[SNES] BS The Legend of Zelda

Iniciado por ajkmetiuk, Abril 10, 2022, 11:49:52 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk



Nome: BS The Legend of Zelda

Plataforma: SNES

Gênero: Aventura e ação

Descrição: BS The Legend of Zelda é um remake do original The Legend of Zelda, disponível apenas através do complemento Satellaview para o Super Nintendo.
A jogabilidade é semelhante ao original e inclui gráficos de qualidade muito superior. A maior diferença, no entanto, é o sistema de tempo.
Durante certas horas, diferentes eventos acontecem, como os personagens receber diferentes melhorias ou inimigos se tornando mais fortes por um certo período.
Devido à natureza de transmissão do jogo, ele também tinha que ser jogado de uma só vez e estava disponível apenas uma hora por semana.


Sobre a tradução: Na verdade, eu nem estava pensando em traduzir esse jogo. O Anime_World do nada veio me perguntar se eu queria que ele dumpasse algum jogo de snes, comentei do BS Zelda e ele depois me surpreendeu me mandando o script do jogo + alguns gráficos principais. A gente escolheu a versão Mottzilla porque é a mais fácil de jogar, tem os 2 mapas unidos, tem a possibilidade de escolher os mascotes BSX + o Link fora outras coisas que só nessa versão tem.
Fiz os gráficos primeiro, o Anime deu uma ajeitada no inventário (sim, essa fonte itálica legal e doidona é ideia dele haha).
Passei pro script, finalizei e acabou faltando o gráfico das telas finais, a intro e mais uns textos aleatórios perdidos na rom.
Como o Anime estava sem tempo por problemas pessoais (e eu também nem queria incomodar), acabei fazendo o que restou e aproveitei para arrumar o patch msu-1 que não era compatível com essa versão, já aproveitando para lançar junto com ele aplicado.

-> Versão 1.0 - Primeira versão.
Tradução feita em cima do patch Mottzilla e também do patch MSU-1 (editei para ficar compatível com esta versão).
Tudo o que era possível foi traduzido como textos, gráficos, finais, créditos, etc.


Tradução/Gráficos/ROMHacking/Revisão: ajkmetiuk
Dump do script principal/RomHacking/Alguns gráficos: Anime_World

Agradecimentos Especiais:

- Ao denim que sempre me ajuda com alguma coisa, por mais pequena que seja (a revisão do codec 8bpp no TM foi extremamente útil nesse jogo) e de certa forma, me incentivou a usar mais o debugger.

- Ao MottZilla e os outros envolvidos que criaram essa versão e facilitou muito a parte da emulação desses jogos de BS-X.

- Ao Conn que criou e disponibilizou o patch de músicas MSU-1 para versão FQ/MQ.

Imagens:




Info da ROM a ser aplicada:
BS-Zelda MottZilla Patch (v0.95)
ROM CRC32: DB04CE4B
(também funciona nessa:)
ROM CRC32: DCC23DB8

*O patch alternativo para versão japonesa em anexo funciona nos seguintes CRC32:
ROM CRC32: 71EC23BB
ROM CRC32: 670B51CA

Como aplicar a tradução:

Como foi mencionado anteriormente, o jogo foi traduzido em cima do patch MottZilla e do patch MSU-1 e sim, PRECISA obrigatoriamente do MSU-1 para jogar. Como o patch msu-1 não era compatível, foram feitos alguns ajustes na rom e no pacote de músicas e por isso vou disponibilizar ele completo, bastando apenas aplicar o IPS na rom.

O patch foi criado usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado pesquisando o nome no google.

Depois de baixar, deixe tudo em uma mesma pasta, tanto a rom como os arquivos do MSU-1. A rom obrigatoriamente tem que estar com o nome bsz_br-msu1 para o funcionamento correto.

Abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "BSZ_PT-BR_V1.0.ips" e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.
O jogo foi testado do início ao fim no emulador Mesen-S 0.4.0, nesse garanto compatibilidade 100%. Em qualquer outro foi só aberto a rom, então, fique por sua conta e risco.

Vídeo:


Download: como excede o limite permitido, upei em um link externo:  aqui

ATENÇÃO:
Para quem está com problemas em encontrar essa rom com o patch Mottzilla já aplicado, fiz uma versão alternativa na rom original japonesa do mapa 2. Baixe o conteúdo do MSU-1 no 4shared e baixe o patch que está em anexo, aplicando na rom bszeldam2.smc de CRC32 670B51CA [também compatível com a rom de CRC32 71EC23BB]. (Vcs falam que não conseguem, mas o patch antigo consegui aplicar sem problemas em rom sem tradução, em rom de outros sites, de outros CRC32 então não sei, se não seguir o passo a passo que está aqui descrito no "como aplicar a tradução", não vai funcionar mesmo, só baixar o patch anexado + os arquivos msu, deixar na mesma pasta com o mesmo nome, se a rom não estiver com o mesmo nome, só renomear para bsz_br-msu1.smc e não terá problemas em rodar o jogo.)
supremex!

Magalicia

Essa versão nem eu sabia, mas parece bem bacana. Parabéns!

Anime_World

Ficou primoroso vosso ryco trabalho!  :parabens:
nonononono

João13

Mais um excelente trabalho!! :charuto: Na espera dos repreiro vim chorar :choro1:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


ajkmetiuk

Citação de: Magalicia online Abril 10, 2022, 12:09:45 PM
Essa versão nem eu sabia, mas parece bem bacana. Parabéns!
jogue, vc vai gostar, o jogo é viciante e de certa forma é agradável jogar pelos powerups que tem de tempos e tempos.

Citação de: Anime_World online Abril 10, 2022, 12:12:34 PM
Ficou primoroso vosso ryco trabalho!  :parabens:
obrigado e valeu pela ajuda ryco.com!

Citação de: João13 online Abril 10, 2022, 12:45:21 PM
Mais um excelente trabalho!! :charuto:
valeu!
supremex!

Tuga_hack

Obrigado, é possível indicar onde se pode encontrar a base, porque não estou a conseguir identificar essa rom com esse CRC? Obrigado. :caidentro:

Magalicia

Citação de: Tuga_hack online Abril 10, 2022, 20:49:09 PM
Obrigado, é possível indicar onde se pode encontrar a base, porque não estou a conseguir identificar essa rom com esse CRC? Obrigado. :caidentro:

É o primeiro link que aparece no google escrevendo o nome da rom, não tem mistério.

SatY

Estudante de Assembly z80

Participe do meu servidor no discord!
https://discord.gg/sZwRyT5QK4

Breno

Eu não conhecia essa versão kk, parabéns, ficou show! Ryco!  :torico:

Dark Foxxi


João13

A ROM deve ser baixada do site https://bszelda.zeldalegends.net/rh.shtml. Escolhi a opção "English Version". Apesar de o CRC32 não bater, funcinou perfeitamente e testei no emulador bnes v115 :charuto:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


ajkmetiuk

#11
Citação de: SatY online Abril 11, 2022, 01:40:12 AM
Ótima tradução!  :rolamento:
obrigado...

Citação de: Breno online Abril 11, 2022, 13:54:13 PM
Eu não conhecia essa versão kk, parabéns, ficou show! Ryco!  :torico:
é, quase ninguém conhece mesmo, mas vale a pena dá uma chance kk

Citação de: Magalicia online Abril 10, 2022, 20:52:01 PM
É o primeiro link que aparece no google escrevendo o nome da rom, não tem mistério.
Citação de: João13 online Abril 11, 2022, 16:15:10 PM
A ROM deve ser baixada do site https://bszelda.zeldalegends.net/rh.shtml.
valeu pelas explicações aos usuários que estavam com problema. Na verdade, eu nunca colocava crc32 nas minhas traduções, mas devido a alguns usuários ficarem perturbando que não tinha qual a versão exata para aplicar, acabei começando a colocar. Mas pode ser em qualquer ROM, o único requisito é já ter o patch MottZilla aplicado, de resto se funcionar, pode aplicar.
supremex!

Anime_World

#12
o Ajkmetiuk deve ter errado na hora de calcular o crc32.
O correto é:
ROM SHA1   A1ABE57510054D0CD7D1A761305B221AF1E40774
ROM MD5      D012E1A8A5ADB171E6933ACF1BF695D0
ROM CRC32   DB04CE4B

Outra alternativa é baixar a rom indicada aqui e aplicar esse patch:
https://www.romhacking.net/hacks/6537/
nonononono

VVV18

Citação de: Anime_World online Abril 11, 2022, 17:53:53 PM
o Ajkmetiuk deve ter errado na hora de calcular o crc32.
O correto é:
ROM SHA1   A1ABE57510054D0CD7D1A761305B221AF1E40774
ROM MD5      D012E1A8A5ADB171E6933ACF1BF695D0
ROM CRC32   DB04CE4B

Outra alternativa é baixar a rom indicada aqui e aplicar esse patch:
https://www.romhacking.net/hacks/6537/


Primeiramente: muitíssimo obrigado por esta joia rara, já zerei várias e várias vezes mas, desta vez em Português Brasil; enfim: a rom descrita acima com CRC32_DB04CE4B, não se encontra em lugar algum, já o link https://www.romhacking.net/hacks/6537/ para o romhacking, esta pode ser encontrada neste link: https://bszelda.zeldalegends.net/bs1m2files.shtml que, inclusive é o site do Conn mas, infelizmente não é compatível com a tradução, mesmo com cabeçalho e sem cabeçalho, mesmo expandindo a rom e tal, ainda assim não funciona, usei o IPS Patcher, o BPS e etc, por último, não é qualquer " Mottzilla " que este patch PTBR irá encaixar, à exemplo: o novo patch do Motzilla neste link: https://www.romhacking.net/hacks/6537/ não funciona com este patch e, os que funcionam deixam erros aleatórios, o único que funcionou mas, ainda não fiz uma jogatina completa está neste link: https://bszelda.zeldalegends.net/rh/rh_eng.zip se alguém achar a rom com o CRC correto, gentileza nos disponibilizar e, mais uma vez: muitíssimo obrigado mesmo!!!

ajkmetiuk

#14
Citação de: VVV18 online Abril 11, 2022, 23:39:52 PM
Primeiramente: muitíssimo obrigado por esta joia rara, já zerei várias e várias vezes mas, desta vez em Português Brasil.
obrigado, espero que goste quando funcionar kk então, a rom não foi eu que peguei, foi talvez pegado de um site aleatório com o mottzilla já aplicado, foi me passado o dump com essa rom junto (BS-Zelda MottZilla Patch (v0.95) (NewEng).smc), aliás acabei de conferir o crc32 e é esse mesmo:

e realmente não é qualquer patch mottzilla que funciona, é só o 0.95 e não é "novo", ele foi lançado em 2012 mas eu vou fazer o seguinte, a base do patch mottzilla é a rom japonesa do mapa 2, vou criar um patch pra ela, assim fica mais fácil achar do que aplicar na própria traduzida. A ideia de fazer a tradução em cima do patch americano era pra facilitar a vida mas pelo jeito deu tudo errado kk logo mais atualizo o post inicial com um patch alternativo para a rom do mapa 2.

OBS: atualizado post inicial com um patch alternativo para rom japonesa.
Que eu saiba só existe um dump dessa rom então creio que de qualquer site iria funcionar mas o ips foi criado com a rom que está no site https://bszelda.zeldalegends.net/, com nome de bszeldam2.smc
supremex!