[PS3] Final Fantasy XIII-2

Iniciado por ajkmetiuk, Julho 23, 2023, 00:27:24 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk



Nome: Final Fantasy XIII-2

Plataforma: PS3

Sobre a tradução:

- Este é um port da tradução de PC para o PS3.
- A tradução funciona tanto no jogo base (versão 1.0) como no update 1.06.
- A tradução funciona com todas DLCs lançadas.
- O port foi feito em cima do jogo em mídia americana [BLUS30776].
- Reutilizei meu save zerado de 2014, então eu não revisei o jogo inteiro por completo, mas uns 70% sim, afinal, eu realmente só tinha zerado, o jogo estava com 35h somente de gameplay.
Revisado boa parte dos fragmentos, feito os finais das dlcs, feito os 8 finais alternativos + o final da história principal + o final secreto e o que entrou nessa gameplay, foi corrigido. (Infelizmente, para ter acesso ao final secreto tem que praticamente platinar o jogo, a gameplay de 35h foi para 80h, mas valeu a pena!)
- Foram corrigidos vários erros ortográficos, textos que excediam o tamanho limite e cortavam, textos que simplesmente estavam deletados do script (acredito que deletaram sem querer na hora de traduzir), várias palavras sem acentos, textos que ficaram em inglês (inclusive nas dlcs e o quiz inteiro e os fragmentos relacionados ao quiz da Academia 4XX), textos exclusivos da versão console e entre outras coisas que nem lembro mais.
- Tudo isso já foi informado e passado para o autor da tradução do PC (Rhadamants) então pode ser que algum dia saia uma versão atualizada com essas coisas inclusas também.

Progresso:
100%

Versão 1.0
-Portada a tradução para o PS3. Inclusão do patch 1.06 + as DLCs + revisão + correções ortográficas + correções de textos cortados e deletados + tradução de textos em inglês e conteúdo extra do console.


CRÉDITOS:


Tradução para PC: TriboGamer
Pode ser encontrada nos links abaixo:
Tribo Gamer
Central de Traduções

Administrador: Rhadamants
Tradutores: Rhadamants, Lantier, Kamisama, LTMOTA, leo_14_jti, Kaique_TR, Sandriner, MattKaz, Mathew2, Rafflues, luanbra, kyryto, Shiragani, Vigaku, maxpayne23, BELERA, lobozero, Sufiaum, caduzito12, ytaloxd524 e kimihir0
Revisores: Rhadamants, Lantier, Kamisama e LTMOTA
Testes In-game: Rhadamants
Instalador: H3rdell

Adaptação para PS3, revisão e tradução do conteúdo extra do console: ajkmetiuk
Ferramentas desenvolvidas por FluffyQuack (v1.4)


Como usar:

O pacote vem com 3 patchs, um para ser aplicado no jogo base e um para aplicar no update 1.06 e outro nas DLCs.

Tradução no jogo base (1.0):

- Tenha em mãos o dump do jogo americano de mídia física [BLUS30776].
- Copie a pasta PS3_GAME para dentro da pasta FF13-2_PS3_JOGO_BASE.
- Execute o arquivo TRADUZIR_JOGO_BASE.bat e espere terminar o processo.
- Copie a pasta PS3_GAME de volta para o console e é só jogar.
- Caso não queira que o jogo atualize, é só retirar da internet ou cancelar o update quando aparecer o prompt.

Tradução no update 1.06 (Opcional, use caso tenha as DLCs que complementam a história):

- Instale o update pela PSN ou, ao abrir o jogo, o mesmo já irá pedir para atualizar automaticamente.
- Localize o update em seu PS3, geralmente ele é instalado em dev_hdd0/game/BLUS30776/USRDIR
- Copie os arquivos filelist_patch_u.ps3.bin e white_patch_u.ps3.bin para a pasta FF13-2_PS3_PATCH
- Execute o arquivo TRADUZIR_PATCH.bat e espere terminar o processo.
- Copie os dois arquivos de volta para o console e é só jogar.

Tradução nas DLCs (Opcional, caso não tenha a DLC, é só ignorar esse passo):
- Tenha as DLCs instaladas. Se não tiver todas, não tem problema, o que possuir será traduzido.
- Localize a DLC em seu PS3, geralmente ela é instalada em dev_hdd0/game/BLUS30776/USRDIR/
- As IDs das DLCs são definidas como 0000001,0000002,0000003, etc, até a 0000036.
- Copie todas as pastas que tiver, de 0000001 até 0000036 para a pasta FF13-2_PS3_DLC
- Execute o arquivo TRADUZIR_DLC.bat e espere terminar o processo.
- Copie todas as pastas de volta para o console e é só jogar.


Agradecimentos Especiais: Ao Rhadamants que me autorizou fazer o port para o PS3 e a toda equipe de tradução da versão de PC, a tradução já é meio antiga, de 2016, mas acho que o PS3 era o único que não havia port ainda.

NOTA: Não foi testado o jogo inteiro no PS3, utilizei um save antigo meu já zerado, então, caso tenha algum bug ou problema, é só reportar.
NOTA 2: Só foi testado no PS3 e com o jogo americano de mídia física, não garanto funcionamento em outras versões com ID diferentes ou em emuladores (No emulador só joguei o início para gravar um vídeo).

Bom jogo!

Imagens:





Vídeo:

Download - PS3: aqui


Extra: Caso queiram a tradução para a plataforma PC e X360, as mesmas podem ser encontradas abaixo:

DOWNLOAD VERSÃO PC: aqui

DOWNLOAD VERSÃO X360: aqui
supremex!

luizal

Meu Deus, que magnífico. Não estou nem acreditando. Deve ter dado um trabalho descomunal.
Muito obrigado, de coração mesmo 😭.
Simplesmente incrivel!!!
Espero que todos fiquem tão entusiasmados como eu estou agora.  :cuteeyes:

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


ajkmetiuk

Citação de: luizal online Julho 23, 2023, 02:34:46 AM
Meu Deus, que magnífico. Não estou nem acreditando. Deve ter dado um trabalho descomunal.
Muito obrigado, de coração mesmo 😭.
Simplesmente incrivel!!!
Espero que todos fiquem tão entusiasmados como eu estou agora.  :cuteeyes:

kk pois é, era o único que faltava pelo que vi. Obrigado vc por baixar!

Citação de: João13 online Julho 23, 2023, 11:50:58 AM
Parabéns aos envolvidos!! :charuto:

valeu!
supremex!

babylon

Citação de: ajkmetiuk online Julho 23, 2023, 19:58:55 PM
Citação de: luizal online Julho 23, 2023, 02:34:46 AM
Meu Deus, que magnífico. Não estou nem acreditando. Deve ter dado um trabalho descomunal.
Muito obrigado, de coração mesmo 😭.
Simplesmente incrivel!!!
Espero que todos fiquem tão entusiasmados como eu estou agora.  :cuteeyes:

kk pois é, era o único que faltava pelo que vi. Obrigado vc por baixar!

Citação de: João13 online Julho 23, 2023, 11:50:58 AM
Parabéns aos envolvidos!! :charuto:

valeu!

que top, tentei aqui mas não consegui, poderia fazer um video ou uma explicação mais detalhada de como traduzir esse jogo (não pensei baixar dlcs nem update, queria jogo original sem update).

obg.

ajkmetiuk

#5
Citação de: babylon online Julho 23, 2023, 20:37:05 PM
que top, tentei aqui mas não consegui.
blz, mas vc não disse como você fez e porque não deu certo.

nem sei como detalhar mais que isso, é só ter o jogo e copiar as pastas solicitadas.
dump = jogo (jogos em PS3 destravados geralmente ficam na pasta GAMES/ID do jogo, no caso, esse é BLUS30776.)
pasta PS3_GAME é a pasta necessária que precisa ser copiada no patch de tradução (então, GAMES/BLUS30776/PS3_GAME)
pasta FF13-2_PS3_JOGO_BASE é a pasta que vai a pasta PS3_GAME
só se vc usou outra versão de ID diferente, dai não vai funcionar mesmo, mas sem detalhes é praticamente impossível ajudar. Segue as instruções novamente para serem aplicadas na versão 1.0:

Tradução no jogo base (1.0):

- Tenha em mãos o dump do jogo americano de mídia física [BLUS30776].
- Copie a pasta PS3_GAME para dentro da pasta FF13-2_PS3_JOGO_BASE.
- Execute o arquivo TRADUZIR_JOGO_BASE.bat e espere terminar o processo.
- Copie a pasta PS3_GAME de volta para o console e é só jogar.
- Caso não queira que o jogo atualize, é só retirar da internet ou cancelar o update quando aparecer o prompt.
supremex!

riciado

Tooop! Vai ter pra versão de XBOX 360?
E agora abusando, será que vai sair a parte 3(Final) do Final Fantasy XIII pra fechar?  :huh:

Breno

Trabalho de ryco mesmo! Parabéns!
:parabens:
E só para não esquecer, @ajkmetiuk FFT
:toligado:


Fluffy97


babylon

Citação de: ajkmetiuk online Julho 23, 2023, 21:37:52 PM
Citação de: babylon online Julho 23, 2023, 20:37:05 PM
que top, tentei aqui mas não consegui.
blz, mas vc não disse como você fez e porque não deu certo.

nem sei como detalhar mais que isso, é só ter o jogo e copiar as pastas solicitadas.
dump = jogo (jogos em PS3 destravados geralmente ficam na pasta GAMES/ID do jogo, no caso, esse é BLUS30776.)
pasta PS3_GAME é a pasta necessária que precisa ser copiada no patch de tradução (então, GAMES/BLUS30776/PS3_GAME)
pasta FF13-2_PS3_JOGO_BASE é a pasta que vai a pasta PS3_GAME
só se vc usou outra versão de ID diferente, dai não vai funcionar mesmo, mas sem detalhes é praticamente impossível ajudar. Segue as instruções novamente para serem aplicadas na versão 1.0:

Tradução no jogo base (1.0):

- Tenha em mãos o dump do jogo americano de mídia física [BLUS30776].
- Copie a pasta PS3_GAME para dentro da pasta FF13-2_PS3_JOGO_BASE.
- Execute o arquivo TRADUZIR_JOGO_BASE.bat e espere terminar o processo.
- Copie a pasta PS3_GAME de volta para o console e é só jogar.
- Caso não queira que o jogo atualize, é só retirar da internet ou cancelar o update quando aparecer o prompt.

Obrigado, consegui traduzir, ja tinha ele no x360 rgh, mas como video game nao ligo faz mto tempo quis testar no emulador RPCS3 e horrivel, toda hora congela o jogo, não gosto da Steam, mas como nao tem na Epic, vou esperar criar coragem e pegar a versão PC que deve ser tambem 60fps.

De qualquer modo obrigado.

ajkmetiuk

Citação de: babylon online Julho 26, 2023, 01:06:35 AM

Obrigado, consegui traduzir, ja tinha ele no x360 rgh, mas como video game nao ligo faz mto tempo quis testar no emulador RPCS3 e horrivel, toda hora congela o jogo, não gosto da Steam, mas como nao tem na Epic, vou esperar criar coragem e pegar a versão PC que deve ser tambem 60fps. De qualquer modo obrigado.

ah, que pena, mas realmente o emulador do ps3 é uma caixinha de surpresa, tem hora que funciona, tem hora que congela, é bem instável, mas olhei na compatibilidade e realmente ele não roda bem nem o XIII-2 nem o LR, acredito que seja mais porque eles focam em jogos exclusivos de PS3 e esses que são multi plataforma ficam por último, mas quando funciona, até que roda legalzinho, o vídeo que eu gravei foi do emulador, pelo menos até aquelas partes da batalha funcionou, não fui mais adiante hehe e sim, a versão do PC é 60fps, é um extra interessante até, deixa mais fluido o jogo, ele só não tem todas dlcs de armas, acho que por direitos autorais, porque o jogo saiu acho que 3 anos depois dos consoles, mas no resto o jogo é identico.
supremex!

TyAgO-ExTrEmE

ajkmetiuk, mais uma vez lhe dou meus parabéns não só pelo port mas também por realizar as revisões que vc informou.

Como de costume, postei na Central de Traduções, assim teremos outros locais para baixar, mantendo os links sempre ativos:

DOWNLOAD VERSÃO PC: https://www.centraldetraducoes.net.br/2016/10/traducao-do-final-fantasy-xiii-2-pc.html

DOWNLOAD VERSÃO X360: https://www.centraldetraducoes.net.br/2023/07/traducao-do-final-fantasy-xiii-2-x360.html

DOWNLOAD VERSÃO PS3: https://www.centraldetraducoes.net.br/2023/07/traducao-do-final-fantasy-xiii-2-ps3.html

ajkmetiuk

Citação de: TyAgO-ExTrEmE online Agosto 05, 2023, 17:41:23 PM
ajkmetiuk, mais uma vez lhe dou meus parabéns não só pelo port mas também por realizar as revisões que vc informou.

Como de costume, postei na Central de Traduções, assim teremos outros locais para baixar, mantendo os links sempre ativos:

DOWNLOAD VERSÃO PC: https://www.centraldetraducoes.net.br/2016/10/traducao-do-final-fantasy-xiii-2-pc.html

DOWNLOAD VERSÃO X360: https://www.centraldetraducoes.net.br/2023/07/traducao-do-final-fantasy-xiii-2-x360.html

DOWNLOAD VERSÃO PS3: https://www.centraldetraducoes.net.br/2023/07/traducao-do-final-fantasy-xiii-2-ps3.html
ah, valeu, vou atualizar a postagem inicial com os outros links também das outras plataformas, assim fica mais fácil do pessoal encontrar. Obrigado por compartilhar em seu site!
supremex!