[MULTIPLATAFORMA] Cave Story (NXEngine)

Iniciado por Solid One, Abril 25, 2020, 23:51:09 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Solid One

—————————————————–
Informações
—————————————————–

Nome do jogo: Cave Story
Plataforma: Multiplataforma (PC / Android / Raspberry Pi)
Desenvolvedora: Daisuke "Pixel" Amaya
Gênero: Aventura / Plataforma / Metroidvania
Jogadores: 1

—————————————————–
Enredo
—————————————————–
Cave Story (洞窟物語 Dōkutsu Monogatari) é um jogo de aventura em plataforma lançado em 2004 para PC. Foi desenvolvido durante 5 anos por um único desenvolvedor chamado Daisuke Amaya, em seu tempo livre. Cave Story possui mecânicas de plataforma em 2D e é bastante similar a jogos cássicos que Amaya jogava em sua infância, como Metroid e Castlevania.

Após seu lançamento gratuito na Internet, Cave Story começou lentamente a ganhar popularidade. Foi aclamado por vários críticos pela sua história e gameplay bastante convincentes.

O jogo foca em um protagonista com amnésia que acorda em uma caverna. Durante suas explorações, ele descobre um plano maligno criado pelo Doutor, um megalomaníaco que pretende forçar os habitantes da caverna a lutar por ele em seus planos de dominar o mundo. Cabe ao nosso protagonista anônimo impedir planos do Doutor e salvar a todos.

—————————————————–
Sobre a tradução
—————————————————–

Algum tempo após a conclusão do projeto de port da tradução para a versão 3D do jogo, estive fazendo alguns estudos de possibilidade de portar a tradução PT-BR do Alex "foffano" para outras versões do jogo, como o Cave Story+ de PC, a versão não-3D do jogo que saiu para 3DS exclusivamente pela Nintendo eShop, e também o port de Cave Story na NXEngine para RetroArch.

Referente à versão para RetroArch, que roda o jogo através do core lr-nxengine, esse port é interessante porque permite rodar o jogo traduzido em diversas, de maneira nativa sem precisar de emulação. Segue alguns sistemas operacionais suportadas:


  • PC (Windows, macOS, Linux);
  • Smartphones (Android, iOS);
  • Computadores reduzidos (Raspberry Pi, ODROID, etc).

Como tenho um Raspberry Pi em mãos, com RetroPie instalado / configurado, e queria jogar Cave Story traduzido nele, decidi tentar a sorte tentando colocá-la para funcionar. Porém, o simples uso da versão PT-BR na íntegra fazia o jogo crashar, então peguei a versão original inglesa (que funciona) e comecei a trocar arquivos aos poucos entre essas versões, de modo a criar uma versão PT-BR híbrida que funcione no lr-nxengine.

Porém, me deparei com um impeditivo: os caracteres acentuados não eram exibidos, apesar deles existirem na fonte do RetroArch. A razão do problema era devido a um bug no próprio lr-nxengine que afetava traduções para outros idiomas além do inglês. Decidi então me debruçar no seu código-fonte no github para tentar corrigir esse bug, e eis que em janeiro desse ano, eu consegui adicionar o suporte a esses acentos nesse pull request, que foi aceito poucos dias depois e atualmente encontra-se incorporado ao código-fonte oficial do lr-nxengine.

Desse ponto em diante, fiz várias correções e adaptações específicas dessa versão. Como ela possui uma fonte diferente da original e que comporta uma quantidade máxima de caracteres diferente, precisei garantir que todos eles não passassem da margem. Também fiz algumas correções de revisão menores, de forma similar a como foi feito nos outros ports que fiz.

Também fiz vários testes ingame no jogo, em diversas plataformas diferentes. Além do Raspberry Pi, também testei a tradução no meu PC com Linux e no meu celular Android. Funcionou muito bem em todos os casos, inclusive no do celular que ficou ótimo para minha surpresa, ao jogá-la com um controle bluetooth.

Por fim, estou disponibilizando aqui uma versão do Cave Story em PT-BR que é 100% funcional no lr-nxengine. Espero que usufruam.

—————————————————–
Equipe
—————————————————–


  • Alex "foffano" : Tradução original;
  • Solid One : Revisão em prol do port para lr-nxengine.

—————————————————–
Status da Tradução
—————————————————–

Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Revisão: 100%

—————————————————–
Ferramentas Utilizadas
—————————————————–


  • CE Script Editor : Usado para fazer as correções de revisão nos scripts em formato .tsc;
  • bless, e gHex : Editor hexadecimal usado para re-editar nomes de localidades;
  • Kdiff3 : Usado para comparar scripts em geral.

—————————————————–
Agradecimentos
—————————————————–


  • Alex "foffano", pela tradução inicial, e por nos ter concedido permissão de portá-la para lr-nxengine;

—————————————————–
Imagens
—————————————————–




—————————————————–
Instruções de Instalação / Uso
—————————————————–

Instalação

Para Raspberry Pi (RetroPie):

1. Instale o RetroPie no seu dispositivo, de preferência a versão mais recente;
2. Ligue o computador, e após o EmulationStation carregar, vá no menu "RetroPie";
3. Procure o item "RetroPie-Setup" no menu, e abra-o;
4. Através do RetroPie-Setup, instale ou atualize o lr-nxengine para sua versão mais recente com suporte aos acentos (requer conexão com a internet):
  4.1. Vá em "Manage Packages" -> "Manage main package (main)";
  4.2. Procure, na relação de pacotes listadas, o de nome "lr-nxengine", e abra-o;
  4.3. Selecione a opção "Install/Update from source";
  4.4. Espere o programa baixar e instalar a versão mais recente do "lr-nxengine" a partir do código-fonte. Pode levar alguns minutos.

Para outras plataformas:

1. Instale o RetroArch no seu computador / dispositivo:
  1.1. No caso de Windows, baixe do site e instale;
  1.2. No caso do Linux (distribuições baseadas em Ubuntu), instale via apt-get através desse PPA.
  1.3. No caso de celulares android, instale-o pela Play Store ou obtenha o APK no site oficial;
2. Abra o RetroArch, e vá em "Atualizador on-line" -> "Atualizador de núcleo";
3. Procure, na relação de núcleos, o item "Cave Story (NXEngine)", e clique nele para que a versão mais recente desse núcleo seja instalada / atualizada no RetroArch.

Uso

Para Raspberry Pi (RetroPie):

1. Baixe a versão traduzida portada para lr-nxengine, e copie-a para a pasta "/home/pi/RetroPie/roms/ports/CaveStory";
2. Ligue o computador, e após o EmulationStation carregar, vá no menu "Ports";
3. Abra o item "Cave Story" no menu, e o jogo será iniciado em seguida.

Para outras plataformas:

1. Baixe a versão traduzida portada para lr-nxengine, e copie-a para o seu computador / dispositivo;
2. Abra o RetroArch, vá em "Carregar núcleo" e selecione "Cave Story (NXEngine);
3. Vá em "Carregar conteúdo" e procure a pasta onde os arquivos foram copiados
4. Carregue o arquivo "Doukutsu.exe", e o jogo será iniciado em seguida.

—————————————————–
Download
—————————————————–

Segue abaixo a versão traduzida portada para lr-nxengine. O link está em anexo a essa postagem, e provavelmente é visível somente para usuários cadastrados.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

angel333119

Tenho interesse em portar a tradução para o Switch, você poderia ver com o tradutor se ele permite o port da tradução dele por favor?

A versão de 3DS, a tradução é sua ou dele também? Tinha pensado em pegar ela pra portar por ser mais simples de fazer.

Te mandei mensagem pessoal pra ver se você me ajuda com um detalhe importante pro port da tradução.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

Solid One

Citação de: angel333119 online Abril 26, 2020, 12:16:15 PM
Tenho interesse em portar a tradução para o Switch, você poderia ver com o tradutor se ele permite o port da tradução dele por favor?

A versão de 3DS, a tradução é sua ou dele também? Tinha pensado em pegar ela pra portar por ser mais simples de fazer.

Te mandei mensagem pessoal pra ver se você me ajuda com um detalhe importante pro port da tradução.

Posso solicitar permissão ao Alex "Foffano" sim, e já te adiantando: Desde que devidamente creditado, ele deve conceder permissão para o port sem problemas.

Quanto aos ports, sim, eu portei a tradução do Foffano para duas versões diferentes de Cave Story, ambas para Nintendo 3DS. Pode ficar à vontade usando qualquer uma das versões para facilitar seu port.

Aproveitando o ensejo, na versão de eShop do Cave Story para 3DS, ainda está pendente traduzir os scripts do modo de jogo "Curly Story", que é um modo onde jogamos com a Curly. Ele tem a mesma extensão do jogo original, e ainda não tive tempo e paciência para trabalhar nele. Como esse modo de jogo também está presente em todas as versões de Cave Story Plus (de Wii, PC e Switch), apreciaria bastante se você pudesse trabalhar nesse modo para mim.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Nuken

Não consegui achar o núcleo no retroarch, tem outro site ou algo do tipo onde eu possa fazer o download?

Solid One

#4
Citação de: Nuken online Janeiro 26, 2023, 19:47:03 PM
Não consegui achar o núcleo no retroarch, tem outro site ou algo do tipo onde eu possa fazer o download?

Não tem mistério não. No Windows, é só instalar o RetroArch mais recente, que por padrão ele já vem com trocentos núcleos, inclusive o lr-nxengine mais recente que você precisa para essa versão funcionar nele.

No RetroArch pra Android, que eu me lembro, ele não vinha com núcleos, mas dá pra baixar núcleos pelo próprio app. Tendo conexão com a internet, o RetroArch no Android consegue automaticamente ir no site e baixar os núcleos, quando solicitado.

EDIT: Uma outra possibilidade é baixar os arquivos DLL dos núcleos manualmente. Se tu for nessa URL, tu consegue ver os DLLs de todos os núcleos disponíveis, inclusive o do Cave Story, que é nxengine_libretro.dll.zip. Se tu baixar e colocar ele na mesma pasta dos outros núcleos, ele deve ser reconhecido pelo RetroArch. Mas vale citar que é uma abordagem experimental, não muito recomendada, e que vai te dar sempre versões experimentais do núcleo ao invés das estáveis (por estar na pasta "nightly"). Caso instalar pelos outros meios não funcione, pode tentar essa abordagem como último recurso.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Nuken

Obrigado os primeiros métodos não funcionaram mas eu consigui pelo site

zMaiKo

Muito obrigado pela tradução. Sempre quis jogar esse game em PT-BR porém ocorria o travamento como descrito.
Vou testar no meu Miyoo Mini e no RetroArch do Series S.

Deus lhe abençoe!

zMaiKo

Funcionando perfeitamente no Miyoo Mini, e no RetroArch do PS3 e Xbox Series através do Core NXEngine.

Parabéns pela tradução!