Independentemente se morreu ou não, o que importa é que exista ao menos um site que faça esse trabalho. Não precisamos nos preocupar com isso, já que já existe um.
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#2
Lançamentos / Re:[SNES] Theme Park (EUROPA) em Portugues
Fevereiro 12, 2023, 10:39:06 AM
Parabéns! Já joguei esse jogo, mas eu não era muito bom nele. Agora vou masterizá-lo com a sua tradução.
#3
Apresentações e despedidas / Re:Apresentação Sombra Manchada
Fevereiro 11, 2023, 18:29:35 PM
Olá, seja bem-vindo. Tem o site do João13 traduções, que hospeda várias traduções que são lançadas aqui.
#4
Lançamentos / Re:[NES] Galaxy 5000 - Racing in the 51st Century
Dezembro 02, 2022, 17:33:48 PMCitação de: patryckpo online Novembro 28, 2022, 08:24:50 AM
32 pistas? que daora!
taí mais uma jóia desconhecida do NES traduzida, vou jogar também, parabéns pelo lançamento
Eita, eu errei, foi mal. Eu escrevi "pistas" ao invés de "corridas". Na verdade são 32 corridas e uma pista diferente em cada planeta. Já corrigi o erro.
#5
Geral / Re:Podcast GCG: Gamer Como a Gente bate um papo com a cena de Emulação e ROMHacking
Setembro 20, 2022, 21:57:09 PMCitação de: João13 online Setembro 17, 2022, 23:18:40 PMCitação de: Lansk online Setembro 17, 2022, 17:49:03 PM
Gostei do podcast. Inclusive acho que de tão novato que eu sou, eu acabei me encaixando nesse grupo de pessoas que querem tudo na mão.
No podcast você disse que o site do POBRE tinha caído, mas parece que ele ainda está de pé, embora eu não saiba dizer se eles estão colocando novos patches. Eu até mesmo acho que várias traduções novas daqui poderiam ter sido lançadas lá.
Eu não sei se tem, mas eu espero que exista algum site que ainda se dê ao trabalho de pegar os patches daqui e lançá-los, senão fica só o fórum mesmo.
Eu faço isso. O POBRE está no ar, mas há mais de um ano não recebe atualizações. O grande mentor, Mr.Fox, era o maior responsável pelo POBRE, mas parece que no momento o mesmo se encontra em hiato, não se têm notícias dele há meses.
É triste que o POBRE não receba mais atualizações. De qualquer forma, fico feliz que você tenha um site para postar as traduções daqui. Vou passar a procurar por traduções no seu site então.
#6
Geral / Re:Podcast GCG: Gamer Como a Gente bate um papo com a cena de Emulação e ROMHacking
Setembro 17, 2022, 17:49:03 PM
Gostei do podcast. Inclusive acho que de tão novato que eu sou, eu acabei me encaixando nesse grupo de pessoas que querem tudo na mão.
No podcast você disse que o site do POBRE tinha caído, mas parece que ele ainda está de pé, embora eu não saiba dizer se eles estão colocando novos patches. Eu até mesmo acho que várias traduções novas daqui poderiam ter sido lançadas lá.
Eu não sei se tem, mas eu espero que exista algum site que ainda se dê ao trabalho de pegar os patches daqui e lançá-los, senão fica só o fórum mesmo.
No podcast você disse que o site do POBRE tinha caído, mas parece que ele ainda está de pé, embora eu não saiba dizer se eles estão colocando novos patches. Eu até mesmo acho que várias traduções novas daqui poderiam ter sido lançadas lá.
Eu não sei se tem, mas eu espero que exista algum site que ainda se dê ao trabalho de pegar os patches daqui e lançá-los, senão fica só o fórum mesmo.
#7
Projetos / Re:[SNES] SimAnt - The Electronic Ant Colony
Setembro 11, 2022, 17:09:04 PM
Eu acho que entendi como ver os ponteiros, só não sei ainda como editá-los. Como eu edito esses ponteiros agora? Preciso usar alguma tool específica para fazer essa edição ou posso usar o editor hexadecimal?
#8
Lançamentos / [NES] Galaxy 5000 - Racing in the 51st Century
Setembro 03, 2022, 19:54:28 PM
Informações sobre o jogo
Nome: Galaxy 5000 - Racing in the 51st Century
Plataforma: NES
Gênero: Corrida
Desenvolvedora: Activision
Publicadora: Activision
Ano de lançamento: 1991
Descrição: Galaxy 5000 é um jogo de corrida com tema futurista. O jogador corre em 32 corridas em vários planetas do sistema solar. Conforme ganha corridas, você adquire dinheiro para comprar novos veículos, que possuem armas melhores e mais velocidade.
Sobre a tradução
Essa é uma tradução do jogo para o português brasileiro. Todos os textos foram traduzidos e todos os gráficos editados.
Essa tradução deve ser usada na seguinte rom: Galaxy 5000 (USA).nes
Progresso
Textos: 100%
Gráficos: 100%
Acentuação: 100%
Revisão: 0%
Agradecimentos
Agradeço ao SatY por me ajudar com a edição de ponteiros e edição gráfica.
Histórico de versões
v1.0 (03/09/2022): Primeira versão lançada.
v1.1 (27/11/2022): Textos e gráficos melhorados.
Imagens
Nome: Galaxy 5000 - Racing in the 51st Century
Plataforma: NES
Gênero: Corrida
Desenvolvedora: Activision
Publicadora: Activision
Ano de lançamento: 1991
Descrição: Galaxy 5000 é um jogo de corrida com tema futurista. O jogador corre em 32 corridas em vários planetas do sistema solar. Conforme ganha corridas, você adquire dinheiro para comprar novos veículos, que possuem armas melhores e mais velocidade.
Sobre a tradução
Essa é uma tradução do jogo para o português brasileiro. Todos os textos foram traduzidos e todos os gráficos editados.
Essa tradução deve ser usada na seguinte rom: Galaxy 5000 (USA).nes
Progresso
Textos: 100%
Gráficos: 100%
Acentuação: 100%
Revisão: 0%
Agradecimentos
Agradeço ao SatY por me ajudar com a edição de ponteiros e edição gráfica.
Histórico de versões
v1.0 (03/09/2022): Primeira versão lançada.
v1.1 (27/11/2022): Textos e gráficos melhorados.
Imagens
#9
Assuntos Diversos / Uma forma de enriquecer a gameplay dos RPGs-Customizadores
Agosto 28, 2022, 17:31:06 PM
Enquanto eu jogava o jogo Final Fantasy IV de SNES no emulador, eu me fiz uma pergunta: como eu posso ficar o mais forte possível nesse jogo?
Depois de fuçar um pouco na internet, eu percebi que o conteúdo que tinha em relação a isso era escasso e incompleto, então eu decidi eu mesmo descobrir como. Porém eu tive muita dificuldade, já que eram diversos elementos e variáveis dentro do jogo que poderiam me deixar mais forte, como nível, armas, armaduras, etc. Isso me deixou confuso na hora de ver as melhores combinações de tudo que tinha no jogo.
Depois de um tempo fuçando mais um pouco para descobrir como funcionavam as mecânicas do jogo (para saber como alcançar os melhores resultados), eu vi um site que tinha uma página que calculava a velocidade das personagens em batalha para você, baseado no valor da agilidade das personagens que você inserisse na tabela.
Foi aí que eu tive uma ideia do que fazer para realizar testes mais facilmente e com mais eficiência: uma ferramenta onde você seleciona as armas, armaduras, níveis e tudo mais, e ela calcula como ficariam todos os atributos no final para você. Eu chamei essa ferramenta de "Customizador".
Eu achei na internet um guia com os algoritmos do jogo, que tinham as fórmulas que eu precisaria para criar o customizador. Criei uma planilha, e então inseri os dados dos equipamentos, os atributos e as fórmulas, coloquei uma interface bonitinha e comecei a usar para fazer meus testes depois de concluído.
Isso me ajudou a descobrir como ficar o mais forte possível no Final Fantasy IV, e depois de um tempo, eu fiz um também para o Final Fantasy V, também para descobrir como ficar o mais forte possível.
Eu fiz em forma de planilha porque é o que o meu nível técnico permite. De qualquer forma, acho que ficou bom. Além disso, mesmo que os customizadores estejam funcionais, eles não estão 100% concluídos, pois ainda faltam alguns retoques, principalmente no do Final Fantasy V, e também eu poderia adicionar mais coisas, como um simulador de batalha.
As vantagens de usar um customizador podem ser: visualização de atributos ocultos, testes com equipamentos difíceis ou demorados de conseguir, facilidade em descobrir como melhorar atributos, etc.
Em breve compartilharei as planilhas em algum site externo.
Depois de fuçar um pouco na internet, eu percebi que o conteúdo que tinha em relação a isso era escasso e incompleto, então eu decidi eu mesmo descobrir como. Porém eu tive muita dificuldade, já que eram diversos elementos e variáveis dentro do jogo que poderiam me deixar mais forte, como nível, armas, armaduras, etc. Isso me deixou confuso na hora de ver as melhores combinações de tudo que tinha no jogo.
Depois de um tempo fuçando mais um pouco para descobrir como funcionavam as mecânicas do jogo (para saber como alcançar os melhores resultados), eu vi um site que tinha uma página que calculava a velocidade das personagens em batalha para você, baseado no valor da agilidade das personagens que você inserisse na tabela.
Foi aí que eu tive uma ideia do que fazer para realizar testes mais facilmente e com mais eficiência: uma ferramenta onde você seleciona as armas, armaduras, níveis e tudo mais, e ela calcula como ficariam todos os atributos no final para você. Eu chamei essa ferramenta de "Customizador".
Eu achei na internet um guia com os algoritmos do jogo, que tinham as fórmulas que eu precisaria para criar o customizador. Criei uma planilha, e então inseri os dados dos equipamentos, os atributos e as fórmulas, coloquei uma interface bonitinha e comecei a usar para fazer meus testes depois de concluído.
Isso me ajudou a descobrir como ficar o mais forte possível no Final Fantasy IV, e depois de um tempo, eu fiz um também para o Final Fantasy V, também para descobrir como ficar o mais forte possível.
Eu fiz em forma de planilha porque é o que o meu nível técnico permite. De qualquer forma, acho que ficou bom. Além disso, mesmo que os customizadores estejam funcionais, eles não estão 100% concluídos, pois ainda faltam alguns retoques, principalmente no do Final Fantasy V, e também eu poderia adicionar mais coisas, como um simulador de batalha.
As vantagens de usar um customizador podem ser: visualização de atributos ocultos, testes com equipamentos difíceis ou demorados de conseguir, facilidade em descobrir como melhorar atributos, etc.
Em breve compartilharei as planilhas em algum site externo.
#10
Projetos / Re:[SNES] SimAnt - The Electronic Ant Colony
Agosto 28, 2022, 11:11:09 AMCitação de: badnest online Agosto 23, 2022, 12:03:25 PMCitação de: Lansk online Agosto 22, 2022, 19:49:23 PM
Oi, gente. Infelizmente eu não sei fazer nada disso. Eu acho que eu deveria ter começado pelo NES ao invés do SNES, já que a maioria dos gráficos é descomprimida.
Desculpa ter tomado muito o tempo de vocês, mas eu não sei se eu vou conseguir aprender essas partes mais complicadas.
Cara, pra ser sincero realmente essa parte é meio complicada. Na minha opinião, o melhor caminho é começar aprendendo a lógica dos ponteiros, encontrar eles e usar para extrair o texto. Isso é algo que vai te dar mais habilidade e confiança pra mais depois trabalhar com os gráficos. E também é mais importante do que os gráficos, pq vai te permitir mudar o tamanho das frases, por exemplo "botar ovo" ao invés de "bota ovo".
Eu aprendi a fazer breakpoint graças ao turorial do kuroi. Eu gostaria de editar os gráficos, mas posso tentar entender os ponteiros primeiro mesmo. Por onde eu começo?
#11
Projetos / Re:[SNES] SimAnt - The Electronic Ant Colony
Agosto 22, 2022, 19:49:23 PM
Oi, gente. Infelizmente eu não sei fazer nada disso. Eu acho que eu deveria ter começado pelo NES ao invés do SNES, já que a maioria dos gráficos é descomprimida.
Desculpa ter tomado muito o tempo de vocês, mas eu não sei se eu vou conseguir aprender essas partes mais complicadas.
Desculpa ter tomado muito o tempo de vocês, mas eu não sei se eu vou conseguir aprender essas partes mais complicadas.
#12
Projetos / Re:[SNES] SimAnt - The Electronic Ant Colony
Agosto 17, 2022, 12:11:18 PM
Eu não sei se estou fazendo certo. Eu achei gráficos no debugger, mas não entendo direito se está certo ou o que eu tenho que fazer depois.
#13
Projetos / Re:[SNES] SimAnt - The Electronic Ant Colony
Agosto 15, 2022, 23:16:19 PMCitação de: Anime_World online Agosto 15, 2022, 13:58:43 PM
Vamos por etapas, ok?
Primeiro você tem que aprender a usar o debugger pra localizar os graficos comprimidos, pra decomprimir e posteriormente edita-los. O denim fez um ótimo tutorial sobre isso tempos atrás, procure que você encontra.
Quanto a reinserir o gráfico, você precisa aperfeiçoar seus conhecimentos para fazer isso. Pois se o grafico comprimido ficar maior que o original, não adianta apenas substitui-lo no offset. É preciso remaneja-lo para algum espaço vazio ou expandir a rom. Então, recomendo que se concentre no momento agora apenas em aprender a localiza-los usando o debugger.
Eu baixei o bsnes plus e usei o debugger dele. Consegui localizar alguns gráficos no Tile Viewer do debugger. O que devo fazer agora?
Eu procurei aqui no site o tutorial que você indicou, mas não achei. Vou dar mais uma olhada depois.
#14
Projetos / Re:[SNES] SimAnt - The Electronic Ant Colony
Agosto 14, 2022, 17:05:13 PM
Obrigado. Eu li as dicas e consegui visualizar os gráficos no Tile Molester. Agora eu só tenho mais 2 dúvidas:
1 - Como eu consigo localizar os offsets dos gráficos que eu quero editar? Existe algum método?
2 - Como eu recomprimo os gráficos que eu editei e coloco de volta na rom?
1 - Como eu consigo localizar os offsets dos gráficos que eu quero editar? Existe algum método?
2 - Como eu recomprimo os gráficos que eu editei e coloco de volta na rom?
#15
Projetos / Re:[SNES] SimAnt - The Electronic Ant Colony
Agosto 10, 2022, 11:15:48 AMCitação de: Anime_World online Agosto 04, 2022, 22:26:20 PM
Os gráficos estão comprimidos com algoritmo LZ. Aqui está um exemplo comprimido em 0xCA9CE
Decompressor escrito em GO e compilado para Windows: Baixar
Olá. Desculpe a ignorância, mas eu não sei o que eu tenho que fazer com o executável. Eu abri ele, mas ele simplesmente fecha. Se puder me ajudar, eu agradeço muito.
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