Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - ajkmetiuk

#16
nossa, falta uns detalhes só, tá praticamente pronta, tomara que alguém que entenda de ps2 e debugger possa ajudar, acho que as legendas eu nem mexeria muito, mas esses outros detalhezinhos deve dar pra ajeitar.
#17
Lixeira / [3DS] Super Bario Baker para 3DS v1.01
Abril 01, 2024, 00:40:56 AM



Nome: Super Bario Baker para Nintendo 3DS

Plataforma: 3DS

Descrição: Super Bario Baker é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Nintendo para o console Wii U, lançado em setembro de 2015. No jogo, pode-se criar e jogar estágios customizados baseados nos títulos Super Bario Bros., Super Bario Bros. 3, Super Bario World e New Super Bario Bros. O jogo foi adaptado para o Nintendo 3DS, conhecido como Super Bario Baker for Nintendo 3DS, que foi lançado em Dezembro de 2016.


Início: 26/12/17 - Término: 01/04/2024
Progresso:
Gráficos: 100%
Acentos: 100%
Textos: 100%
Menus: 100%
Créditos: 100%

01/04/2024 = v1.01 - Atualizado a tradução para ser compatível com a última versão 1.05 do jogo.

Tradução/ROMHacking: ajkmetiuk

Agradecimentos especiais:
Obrigado à todos do FURT que de alguma maneira ajudaram na tradução com dicas nos diálogos, gráficos, sugestões de nomes para inimigos, tools para extrair, etc. Vlw!!!

Como usar:

Primeiro de tudo, mude o idioma do seu portátil/emulador para Espanhol. Não sei o porque, mas se deixar em outros idiomas como inglês/português algumas coisas ficarão sem tradução.
****Se por algum motivo não quiser deixar o idioma do seu portátil em Espanhol, siga a explicação que o usuário matheusito postou no fórum:
Para mudar a região e o idioma sem alterar no portátil é só colocar um arquivo locale.txt dentro da pasta /luma/titles/TID/ (TID é o title id do bario baker, exemplo:  /luma/titles/00040000001A0400/locale.txt.
00040000001A0400 é o Title id do Bario Baker USA).
dentro do locale.txt você escreve a região e o idioma, para região para USA, idioma espanhol, coloque
USA ES

Pronto, ele irá alterar o idioma da rom, preservando o idioma do portátil, que no caso acho que todos usam PT-BR.
Title ID das outras versões:
00040000001A0300 JP
00040000001A0500 EUR
00040000001A0400 USA

Segundo, não aconselho usar a tradução pelo Luma3DS porque o jogo não é compatível com o sistema de patch oferecido. Como fica muita coisa sem tradução, só vou explicar o método inserindo diretamente no .cia/.3ds do jogo.

Terceiro, o pacote da tradução vem com a tradução para a versão 1.0 do jogo e a versão 1.05. A versão 1.0 você aplica diretamente na rom do jogo e a versão 1.05 é aplicada no update do jogo, geralmente você irá encontrar como 3BB Update 1.05 USA ou 3BB Update 1.05 EUR. (A versão 1.05 é mais para quem quiser acessar os modos online do jogo, portanto, opcional.) O patch é compatível com todas versões lançadas (USA/EUR/JAP) então você pode usar qualquer uma delas para aplicar a tradução.


Aplicando no .cia/.3ds: com a imagem do jogo em mãos, baixe a ferramenta HackingToolkit9DS (pode ser encontrada no site oficial).
Utilize a versão que funcionar com sua imagem. Abra primeiro o SetupUS.exe e depois o HackingToolkit9DS.exe.
Se a sua imagem for .cia, digite CE e em seguida o nome da imagem (sem extensão). Se for .3ds digite D e em seguida o nome da imagem (sem extensão)
*Caso a ferramenta não extraia sua imagem do jogo, tente baixar versões mais antigas que provavelmente irão extrair com sucesso seu arquivo.
Com a imagem extraída, abra a pasta ExtractedRomFS, cole e substitua todos arquivos da pasta romfs que acompanham a tradução.
Volte ao HackingToolkit9DS.exe e agora selecione R para .3ds ou CR para .cia. Coloque o nome da imagem (exemplo: SMMP3DS_BR), em seguida 0 e novamente 0.
Pronto! Agora sua imagem estará traduzida... (siga o mesmo processo para aplicar a tradução no update 1.05 do jogo.)
Caso tenha aplicado a tradução no update, instale primeiro o .cia do jogo e depois o update. O mesmo irá dizer quando você entrar no jogo que há uma atualização disponível, é só ignorar e jogar normalmente.
Se você irá jogar no emulador, pode usar o método novo mais fácil onde é só jogar os arquivos traduzidos na pasta mods, similar ao que o Luma3DS faz no console.


*Dei preferência aos textos em inglês e deixei algumas coisas da versão PT-PT (como os tutoriais).


Imagens:



Download: Em anexo  :torico:
#18
Lançamentos / Res: [GB] Zool
Março 31, 2024, 11:02:19 AM
Citação de: patryckpo online Março 30, 2024, 21:50:39 PM:dinheiro2: lancei a atualização ryca

Feliz Páscoa, galera!!
 :cafune:

siiiiiiga, zool full edition! Não é que o jogo complicado saiu 100%? kk Parabéns a todos. Como dica, o jogo saiu um remake para steam como Zool Redimensioned, se gostarem de jogos antigos é uma boa quando entrar em promoção. Feliz páscoa galera!
#19
CitarLobim
PS: Percebo que o sistema de citação não está funcionando muito bem. Só consegui citar manualmente, mas não há a indicação do post a que se refere e nem do usuário.

verdade, também percebi isso, mas no geral, gostei da atualização, ficou com a essência do antigo e com um ar mais moderno, o tema escuro é muito bom e visualmente bem legível em ambos modos, parabéns a todos envolvidos no upgrade, siiiiiiiiga FURT 2024!
#20
será que não é uma proteção contra mods? eu lembro que o ff9 tinha um problema assim, se vc usasse tradução ele desativava os trophies e os boosts, parece que só numa correção da tradução pelo pessoal da central é que ela voltou ao normal sem esses problemas, pode ser algo parecido.
#21
Lançamentos / Re:[GB] Zool
Março 28, 2024, 15:41:00 PM
em breve, novidades rycas
#22
Projetos / Re:[NES] Tetsudō-ō
Março 21, 2024, 12:19:10 PM
que jogo diferente, parabéns por fazer um jogo tão obscuro sozinho até esse ponto, boa sorte na conclusão!
#23
Lançamentos / Re:[GB] RoboCop vs. The Terminator
Março 20, 2024, 10:11:59 AM
Citação de: Magalicia online Março 20, 2024, 02:47:06 AM
-Ajkmetiuk, por me ajudar nos tilemaps, esses gráficos são muito chatos, de sempre, obrigado!
siiiiiga, mais um concluído, tá com inspiração nos gb hein kk parabéns a todos que colaboraram
#24
Lançamentos / Re:[GBA] O Bicho Vai Pegar
Março 14, 2024, 23:34:40 PM
acompanhei quase todo o progresso e realmente ficou muito bom, todo mundo se empenhou bastante nessa tradução. parabéns aos envolvidos!
#25
Lançamentos / Re:[PC] Starfield (Dublagem)
Março 13, 2024, 23:59:55 PM
eita, jogo recente e já tem dublagem kk parabéns aos envolvidos.
#26
Lançamentos / Re:[NS] Cave Story+
Março 13, 2024, 23:59:29 PM
Citação de: Fluffy97 online Março 13, 2024, 21:57:09 PM
mano vo jog muito brigadu paraben tmj cave store
obrigado, jogue mesmo pq o jogo é bom haha
#27
Citação de: João13 online Março 13, 2024, 23:12:12 PM
Parabéns aos envolvidos!! :assustador:
valeu, se for jogar, espero que goste.
#28
nossa, que jogo doido kk ficou uma ótima tradução, parabéns aos envolvidos.
#29
Citação de: Magalicia online Março 11, 2024, 17:59:27 PM
Tradução cabulosa, todas as versões feitas, qualquer um pode jogar de boas. :toligado:

Parabéns.
opa, valeu, vc deveria dar uma segunda chance e jogar o curly story qualquer dia desses hehe
#30
Lançamentos / [NS] Cave Story+
Março 11, 2024, 15:59:02 PM
Tradução em português do Brasil de Cave Story+ (Switch) v1.0


Um pouco sobre o jogo:

Cave Story apresenta uma história completamente original repleta de personalidade, mistério e horas de diversão num ritmo acelerado.
Cave Story é um jogo de ação e aventura do aclamado designer independente, Daisuke Amaya, conhecido como Pixel para os fãs.
Cheio de charme e personalidade incomparáveis, Cave Story te leva a um mundo invulgar onde uma curiosa raça de inocentes criaturas parecidas com coelhos, chamados Mimigas, vivem livremente.
Você acorda numa caverna escura sem memória, não sabendo quem é, de onde vem ou porque está num lugar assim.
Quando encontras a Vila Mimiga, descobre que os antes despreocupados Mimigas estão em perigo nas mãos de um cientista louco.
A única esperança dos Mimigas fica sobre os ombros de um sossegado e amnésico rapaz que não consegue se lembrar do próprio nome.
Corra, pule, atire, voe e explore através de um jogo de ação e aventura gigantesco que faz lembrar os clássicos jogos de 8 e 16 bit.
Controle e descubra as origens do poder deste mundo, interrompa os planos do vilão malvado e salve os Mimiga!
A versão de switch conta com inúmeras melhorias como modo widescreen nativo, implementação de iluminação, sombras, portaits animados, um modo exclusivo, modo 2 jogadores e muito mais!

Sobre a tradução:

Bom, essa tradução foi feita logo após eu terminar a versão de PC do jogo, onde a ideia era apenas portar o modo SandPit para o PC e concluir o projeto, mas né, curiosidade matou o gato e acabei mexendo no jogo também para ver o quanto era diferente do PC e para minha surpresa, praticamente nada era igual, formatos diferentes, fontes diferentes, gráficos diferentes e mesmo os arquivos que tinham o mesmo formato, a Nicalis mexeu tanto nessa versão do Switch que não adiantava nada só substituir os arquivos pq gerava N glitchs no jogo inteiro, cenários sumindo, script pulando, jogo congelando, fora que o script eles implementaram um sistema para ter expressão o rosto dos portaits e na verdade esse foi o maior desafio porque literalmente teve que fazer linha por linha para não copiar coisa errada. E isso em TODOS os modos de jogo...
Resumindo: foi portado os textos da versão Epic que tinha terminado e readaptado para o switch, traduzido os modos principais e extras, readaptado todos os gráficos, readaptada a fonte do jogo para ter acentuação e feita uma leve revisão em todos modos para ver se estava tudo ok, não cheguei a testar 100%, até porque já tinha virado o jogo de ponta cabeça no pc, meio que enjoou rejogar tuuuuuudo novamente, mesmo com as melhorias.
O único detalhe é que não achei os textos dos menus principais, opções e do modo 2 jogadores, a única coisa no executável que foi traduzida foi o modo Wind Fortress que ainda permanecia igual ao do pc, o restante vai ficar similar a versão da Steam com cerca de ~5/6% dos menus principais em inglês, mas o restante da história estará toda traduzida.


Início do projeto: 17/02/2024
Término do projeto: 10/03/2024

Equipe:
- ajkmetiuk: Port da versão Epic/Steam para o Switch, revisado o script para funcionar corretamente nesta versão, acentuação, edição gráfica, tradução do modo extra e revisão básica de todos modos e gráficos adicionais.

Agradecimentos Especiais:
- Alex Foffano: Tradução base do jogo antigo.
- matheusito: Revisão, teste e romhacking da versão de 3DS.
- Magall: Testes e revisão na versão de 3DS.
- Solid One: Revisão da versão 3DS, port para a versão Steam, gráficos.

Progresso:
(v.1.0) - Primeira versão. Tudo traduzido (fora os menus principais).

------------------------------------------------------------------------------
- Como instalar:
Você vai precisar do jogo em mãos (parece que funciona com qualquer região, eu usei a japonesa como base e fiz um teste na americana e funcionou normal, já que é multi idioma) em suas versões mais atuais (não funciona direito nas versões anteriores). Como base, a última atualização US/EU é a 1.3 e a japonesa é a 1.4.

Eu não tenho Switch, então a base de explicação será por emulação.
Abra o emulador, vá até onde está o jogo em sua lista, clique com o botão direito do mouse nele e selecione a opção: "Abrir local dos dados de mods" ou "Manage Mods".
Na pasta que vai abrir, copie os arquivos baixados da tradução (pasta exefs e romfs) aí dentro e é só jogar.
------------------------------------------------------------------------------
Imagens:







Vídeo: (a parte do switch fica bem no finalzinho do vídeo)

Encontrou algum erro? É só reportar...

PS: Para quem já zerou o jogo, é altamente recomendável jogar o Curly Story, a história é bem mais refinada e interativa do que o modo padrão. Fica a dica!

Download: (em anexo)

Na outra postagem tem a versão de PC que pode ser acessada aqui.

Caso tenha interesse na tradução em outras versões de outros usuários, seguem os links:
Cave Story 3D: aqui
NXEngine: aqui
3DS (versão eShop): aqui
Versão original 2004: aqui