[SNES] Paladin's Quest-Descompressão

Iniciado por Fritz1457, Fevereiro 22, 2022, 17:19:19 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Fritz1457

Estou com um projeto de traduzir um RPG de SNES meio obscuro chamado Paladin's Quest. Conheci por meio de um amigo e depois de jogar um pouco e ver se havia alguma tradução pro português, decidi eu mesmo traduzir.
Baixei a rom do jogo e botei ela nos editores pra começar a "mapear" as coisas, por assim dizer, e ver por onde eu ia começar, mas me deparei com um empecilho que tá meio além do que eu sei fazer: A rom inteira tá comprimida.
Digo assim, textos, tiles, sprites, praticamente tudo tá comprimido, só consegui encontrar alguns sprites soltos mas não editáveis e com a paleta de cores invertida (o que, acho eu, era coisa do sprite viewer).
Tentei ir pelo método Vram e abrir no VSNES mas não rolou, e, finalmente percebi que vou ter que ou escrever um algoritmo de descompressão pra rom ou dropar a ideia de vez.

Já peguei alguns tutoriais de ASM pra ler e praticar, coisa mais básica mas nem tanto. Também busquei alguns por aqui, mas acredito que sumiram, porque eu lembro de ter mais tutoriais do que tem atualmente.
Daí, minha dúvida maior é: Alguém teria um tutorial de descompressão pra jogos do SNES ou mesmo um tutorial de tradução? Ou alguém saberia me explicar o que eu posso fazer, já que eu nunca tinha me deparado com uma rom toda comprimida?

E é isso, valeu.
F.F.


Kunio Urameshi

#2
Boa tarde, não sou romhacker (em breve serei), mais tem esses variados documentos gringos aqui. Cada um específico de coisas.
https://www.romhacking.net/?page=documents&category=&platform=&game=&author=&perpage=200&level=&title=&desc=&docsearch=Go

Eu espero que tenha ajudado o possível. Boa sorte, bom Romhacking, sucesso e tudo de bom.

Velkien

Amigo, verifiquei a rom no tilemolester, pelo menos o que eu olhei não tá comprimido
Vai Curinthia!

Fritz1457

#4
Citação de: Velkien online Fevereiro 23, 2022, 00:12:09 AM
Amigo, verifiquei a rom no tilemolester, pelo menos o que eu olhei não tá comprimido


Agora eu fiquei confuso. Eu olhei em alguns sprite viewers e tile editors e realmente encontrava a rom comprimida. Nessa screeshot, por exemplo, é assim que os textos e sprites aparecem pra mim, embaralhados e algumas vezes só um monte de colorido. Pode ser a versão que eu tô usando também, vi que tu usou a .sfc e eu tô usando a .smc.
Mesmo assim, vou procurar a .sfc, valeu.

Edit.: Eu acho que entendi, o codec, eu mudei pra 2bpp planar no TM e consegui ver os gráficos. Provavelmente esse era o problema, a codificação. Vou explorando mesmo assim.
F.F.

Fritz1457

Vou continuar com as dúvidas nesse tópico mesmo, só pra não criar um novo. Dessa vez sobre os textos em HEX do jogo.
Tenho as tables criadas com o Monkey Moore e tô usando uma combinação de Windhex com TranslHextion pra tentar encontrar os textos dentro da ROM, porém, o máximo que eu encontro são os créditos da tela inicial e a staff. O resto, as falas e tudo mais, não aparece (ou se aparece, aparece em gibberish).
Não sei se isso tem a ver com compressão ou se é outra coisa diferente.

Valeu.
F.F.

Anime_World

#6
Citação de: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 11:20:18 AM
Vou continuar com as dúvidas nesse tópico mesmo, só pra não criar um novo. Dessa vez sobre os textos em HEX do jogo.
Tenho as tables criadas com o Monkey Moore e tô usando uma combinação de Windhex com TranslHextion pra tentar encontrar os textos dentro da ROM, porém, o máximo que eu encontro são os créditos da tela inicial e a staff. O resto, as falas e tudo mais, não aparece (ou se aparece, aparece em gibberish).
Não sei se isso tem a ver com compressão ou se é outra coisa diferente.

Valeu.

O jogo usa DTEs, MTEs e a tabela não é linear.
Abaixo a tabela do jogo, faltou mapear algumas DTEs e MTES, mas você pega a idéia e termina o restante.

00=
0B=1
0C=2
0D=3
0E=4
0F=5
30=A
31=B
32=C
33=D
34=E
35=F
36=G
37=H
38=I
39=J
3A=K
3B=L
3C=M
3D=N
3E=O
3F=P
50=Q
51=R
52=S
53=T
54=U
55=V
56=W
57=X
58=Y
59=Z
5A=a
5B=b
5C=c
5D=d
5E=e
5F=f
70=g
71=h
72=i
73=j
74=k
75=l
76=m
77=n
78=o
79=p
7A=q
7B=r
7C=s
7D=t
7E=u
7F=v
90=w
91=x
92=y
93=z
B1=?
B3=.
B4=,
B5='
B8=:
E0=[hero]
E2=the
E3=you
E5=in
E6=to
E7=he
E8=that
EA=on
EC=it
EE=have
EF=for
F0=his
F1=Gabnid
F3=nd
FC=[wait]
FE=[new_line]
FF=[endstring]


E com o que já tem mapeado da pra ver tranquilamente os scripts do jogo.
nonononono

Fritz1457

Citação de: Anime_World online Fevereiro 23, 2022, 12:45:43 PM
Citação de: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 11:20:18 AM
Vou continuar com as dúvidas nesse tópico mesmo, só pra não criar um novo. Dessa vez sobre os textos em HEX do jogo.
Tenho as tables criadas com o Monkey Moore e tô usando uma combinação de Windhex com TranslHextion pra tentar encontrar os textos dentro da ROM, porém, o máximo que eu encontro são os créditos da tela inicial e a staff. O resto, as falas e tudo mais, não aparece (ou se aparece, aparece em gibberish).
Não sei se isso tem a ver com compressão ou se é outra coisa diferente.

Valeu.

O jogo usa DTEs, MTEs e a tabela não é linear.
Abaixo a tabela do jogo, faltou mapear algumas DTEs e MTES, mas você pega a idéia e termina o restante.

00=
0B=1
0C=2
0D=3
0E=4
0F=5
30=A
31=B
32=C
33=D
34=E
35=F
36=G
37=H
38=I
39=J
3A=K
3B=L
3C=M
3D=N
3E=O
3F=P
50=Q
51=R
52=S
53=T
54=U
55=V
56=W
57=X
58=Y
59=Z
5A=a
5B=b
5C=c
5D=d
5E=e
5F=f
70=g
71=h
72=i
73=j
74=k
75=l
76=m
77=n
78=o
79=p
7A=q
7B=r
7C=s
7D=t
7E=u
7F=v
90=w
91=x
92=y
93=z
B1=?
B3=.
B4=,
B5='
B8=:
E0=[hero]
E2=the
E3=you
E5=in
E6=to
E7=he
E8=that
EA=on
EC=it
EE=have
EF=for
F0=his
F1=Gabnid
F3=nd
FC=[wait]
FE=[new_line]
FF=[endstring]


E com o que já tem mapeado da pra ver tranquilamente os scripts do jogo.


'0'
Valeu demais! Isso vai ajudar muito.
Aproveitando, o que são DTEs e MTEs? Eu sei que tem a ver com ponteiros que os jogos de SNES e outros usam um monte, mas o que são exatamente?

Valeu.
F.F.

Anime_World

Citação de: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 13:56:28 PM
'0'
Valeu demais! Isso vai ajudar muito.
Aproveitando, o que são DTEs e MTEs? Eu sei que tem a ver com ponteiros que os jogos de SNES e outros usam um monte, mas o que são exatamente?

Valeu.

http://www.bau.romhacking.net.br/index.php?topic=105.0
nonononono