[PSX] Dúvida: como começar.

Iniciado por luhellscythe, Julho 23, 2022, 12:52:41 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

luhellscythe

Olá pessoas, tudo certo? Eu ando alguns dias estudando a respeito do tópico em questão, mas aparentemente eu não sai do lugar, por mais que tenha entrado em caminho de muita informação boa, como formas de decompilar um jogo de psx em de volta em código de máquina e tópicos de programação, ghidra e afins, mas realmente parece que não cheguei em lugar relevante algum.

Eu vi aqui a comunidade br que  tem seu esforço em traduzir jogos classicos pra pt-br e é algo que eu quero contribuir, não só com o conhecimento que eu já tenho, como aprender o que me falta.

O meu objetivo é simples eu fui estudante de engenharia de software (mas covid aconteceu) e com conhecimento relativo em japonês, tem varios jogos de psx excelentes que nunca sairam do japão e acredito que merecem serem jogados, eu não digo que vou ser o heroi salvador e trazer esses jogos pra cá, mas seria um estudo interessante e talvez a fagulha que falte para que eu consiga começar a traduzir um jogo ou outro, como por exemplo: Marl Oukoku no Ningyou-hime Que nunca saiu do japão, mesmo vindo pro ps3, um excelente jrpg que eu acredito que muita gente iria gostar se o idioma fosse mais acessível.


mucho texto. Mas é basicamente isso, eu gostaria de saber das formas que eu posso me aproximar para extrair os textos, adequar fonte e injetar o texto novo!

Muito obrigado desde já!   :parabens:
plz_hack.exe

Anime_World

#1
Citação de: luhellscythe online Julho 23, 2022, 12:52:41 PM
Olá pessoas, tudo certo? Eu ando alguns dias estudando a respeito do tópico em questão, mas aparentemente eu não sai do lugar, por mais que tenha entrado em caminho de muita informação boa, como formas de decompilar um jogo de psx em de volta em código de máquina e tópicos de programação, ghidra e afins, mas realmente parece que não cheguei em lugar relevante algum.

Eu vi aqui a comunidade br que  tem seu esforço em traduzir jogos classicos pra pt-br e é algo que eu quero contribuir, não só com o conhecimento que eu já tenho, como aprender o que me falta.

O meu objetivo é simples eu fui estudante de engenharia de software (mas covid aconteceu) e com conhecimento relativo em japonês, tem varios jogos de psx excelentes que nunca sairam do japão e acredito que merecem serem jogados, eu não digo que vou ser o heroi salvador e trazer esses jogos pra cá, mas seria um estudo interessante e talvez a fagulha que falte para que eu consiga começar a traduzir um jogo ou outro, como por exemplo: Marl Oukoku no Ningyou-hime Que nunca saiu do japão, mesmo vindo pro ps3, um excelente jrpg que eu acredito que muita gente iria gostar se o idioma fosse mais acessível.


mucho texto. Mas é basicamente isso, eu gostaria de saber das formas que eu posso me aproximar para extrair os textos, adequar fonte e injetar o texto novo!

Muito obrigado desde já!   :parabens:

Minha recomendação é que você comece pelo básico. Primeiramente apredendo a usar o editor hexadecimal para localizar, criar tabelas e editar os textos. E depois para complementar aprender a editar parte gráfica.
Para somente depois você aprender a fazer uso do debugger para começar a localizar as estruturas dentro da ISO. Aprendendo a localizar você pode começar a criar pequenos códigos em linguagem assembly (MIPS no caso do PSX) e inseri-los dentro do código atual através de desvios. Assim começando a ganhar pratica, e só então avançar em um disassembly (reversão total do código do jogo).
Até porque o disassembly é trabalho pesado, longo e demorado. Mesmo com o auxílio de diversas ferramentas para isso acontecer se você não estiver com domínio total da arquitetura do console: Registradores, I/O Map, Chip Gráfico, Chip Sonoro... terá inúmeros problemas.

Para te auxiliar, vou deixar alguns links de ferramentas, documentos e repositórios que podem trazer informação relevante para você:

[Documentos]
- O fascinante mundo do Romhacking por Pablito traduzido, recomendo começar por esse.
- Documentação bem completa sobre a arquitetura do console feita pelo criador do No$PSX
- Tutorial em português feito pelo srchrono a respeito da edição de imagens no formato TIM
- Documentação sobre a exploração, reversão e edição do jogo Tokimeki Memorial.
- Extraindo editando e inserindo TIMS na ISO por Kaito Sama
- Tutorial de abragencia geral sobre traduções de PSX por Odin
- Tutorial de edição gráfica de Playstation por Raph_friend
- Tutorial de como usar o Cartographer/Atlas para extrair textos feito pelo Gutemberg

[Ferramentas]
- imHex - Editor Hexadecimal com suporte a tabelas
- 010Editor - Editor Hexadecimal
- Monkey Moore para busca relativa
- Tile Molester para edição Gŕafica
- jPSXdec para extração e inserção de videos, imagens e audio
- Assamblador ARMIPS compativel com MIPS R3000
- NO$PSX Emulador com Debbuger para PSX
- IDA Pro Disassembler
- PSXIDA Plugin de PSX para IDA, este adiciona um debugger ao programa
- Splitter de arquivos altamente configuravel, será útil para dividir a imagem do jogo em diversos arquivos
- Differ com suporte para MIPS R3000
- SDK para desenvolvimento de jogos de PSX
- MIPS to C programa para converter ASM MIPS em código de linguagem C

[Repositórios]
- Repositório do Peter Lemon sobre assembly do PSX, como programar e fazer pequenas alterações usando o ARMIPS
- Exemplo de desvio usando assembly para modificar o jogo Pandemonium para widescreen
- Repositório do disassembly do Evo's Space Adventures
- Repositório do disassembly do Castlevania Symphony of the Night
- Repositório do disassembly do Crash Team Racing
- Repositório do disassembly (em progresso) do Final Fantasy 7
- Repositório com ferramentas para tradução do jogo Final Fantasy 7, será útil para você entender como programar os decompressores, dumpers de textos e outras coisas...
- Repositório do Dumper/Inserter/Editor de textos do jogo Mega Man X4, feito pelo GDKChan em Csharp
- Repositório do Compressor/Decompressor para os arquivos TIM do jogo Galerians, feito pelo GDKChan em Csharp
- Repositório com Ferramentas/Documentação para reversão de vários jogos da Argonaut
- Repositório com Ferramentas/Documentação para reversão do jogo Kings Field 2
nonononono

luhellscythe

Citação de: Anime_World online Julho 23, 2022, 14:37:35 PM
Citação de: luhellscythe online Julho 23, 2022, 12:52:41 PM
Olá pessoas, tudo certo? Eu ando alguns dias estudando a respeito do tópico em questão, mas aparentemente eu não sai do lugar, por mais que tenha entrado em caminho de muita informação boa, como formas de decompilar um jogo de psx em de volta em código de máquina e tópicos de programação, ghidra e afins, mas realmente parece que não cheguei em lugar relevante algum.

Eu vi aqui a comunidade br que  tem seu esforço em traduzir jogos classicos pra pt-br e é algo que eu quero contribuir, não só com o conhecimento que eu já tenho, como aprender o que me falta.

O meu objetivo é simples eu fui estudante de engenharia de software (mas covid aconteceu) e com conhecimento relativo em japonês, tem varios jogos de psx excelentes que nunca sairam do japão e acredito que merecem serem jogados, eu não digo que vou ser o heroi salvador e trazer esses jogos pra cá, mas seria um estudo interessante e talvez a fagulha que falte para que eu consiga começar a traduzir um jogo ou outro, como por exemplo: Marl Oukoku no Ningyou-hime Que nunca saiu do japão, mesmo vindo pro ps3, um excelente jrpg que eu acredito que muita gente iria gostar se o idioma fosse mais acessível.


mucho texto. Mas é basicamente isso, eu gostaria de saber das formas que eu posso me aproximar para extrair os textos, adequar fonte e injetar o texto novo!

Muito obrigado desde já!   :parabens:

Minha recomendação é que você comece pelo básico. Primeiramente apredendo a usar o editor hexadecimal para localizar, criar tabelas e editar os textos. E depois para complementar aprender a editar parte gráfica.
Para somente depois você aprender a fazer uso do debugger para começar a localizar as estruturas dentro da ISO. Aprendendo a localizar você pode começar a criar pequenos códigos em linguagem assembly (MIPS no caso do PSX) e inseri-los dentro do código atual através de desvios. Assim começando a ganhar pratica, e só então avançar em um disassembly (reversão total do código do jogo).
Até porque o disassembly é trabalho pesado, longo e demorado. Mesmo com o auxílio de diversas ferramentas para isso acontecer se você não estiver com domínio total da arquitetura do console: Registradores, I/O Map, Chip Gráfico, Chip Sonoro... terá inúmeros problemas.

Para te auxiliar, vou deixar alguns links de ferramentas, documentos e repositórios que podem trazer informação relevante para você:

Documentos
- O fascinante mundo do Romhacking por Pablito traduzido, recomendo começar por esse.
- Documentação bem completa sobre a arquitetura do console feita pelo criador do No$PSX
- Tutorial em português feito pelo srchrono a respeito da edição de imagens no formato TIM
- Documentação sobre a exploração, reversão e edição do jogo Tokimeki Memorial.
- Extraindo editando e inserindo TIMS na ISO por Kaito Sama
- Tutorial de abragencia geral sobre traduções de PSX por Odin
- Tutorial de edição gráfica de Playstation por Raph_friend
- Repositório do Peter Lemon sobre assembly do PSX, como programar e fazer pequenas alterações usando o ARMIPS

Muitissimo obrigado, vou estudar o máximo o possível! :danca1:
plz_hack.exe

Anime_World

#3
Eu atualizei a resposta com mais material para complementar, dê uma checada...
nonononono