(https://i.imgur.com/gYMmPcp.jpg)
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Informações—————————————————–
Nome do jogo: Chase: Cold Case Investigations - Distant Memories
Versão: Americana
Plataforma: Nintendo 3DS
Desenvolvedora: Arc System Works
Distribuidora: Aksys Games
Gênero: Aventura / Visual Novel / Point 'n Click
Jogadores: 1
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Enredo—————————————————–
Chase: Cold Case Investigations - Distant Memories (-CHASE- 未解決事件捜査課 ~遠い記憶~) é um jogo visual novel / point 'n click de investigação policial, desenvolvido para Nintendo 3DS em meados de 2016. Foi desenvolvido por ex-membros do estúdio Cing, que previamente desenvolveram jogos de point 'n click brilhantes para Nintendo DS, como Hotel Dusk, Trace Memory, Last Window e Again.
Foi um jogo inicialmente desenvolvido como prova-de-conceito para um jogo Visual Novel sucessor das pérolas lançadas pela Cing anos atrás, e foi programado para ser distribuido em várias partes separadas, cada uma contendo um caso novo. No entanto, até o momento, apenas um caso foi lançado para o mesmo, resultando em cerca de 3 horas de gameplay.
O jogo é baseado em dois detetives, Shounosuke Nanase e Koto Amekura. Nanase é um detetive excêntrico, bastante talentoso, porém deveras preguiçoso e desmotivado ao trabalhar com casos simples demais. Amekura é sua parceira que sonha com uma carreira promissora na polícia, mas que acabou presa a Nanase, quase que trabalhando como uma "babá" para ele.
Ambos são responsáveis por uma unidade que foca na investigação de casos mortos, não-solucionados por anos. Um dia, eles recebem uma ligação anônima informando que uma explosão, ocorrida há 5 anos graças a um vazamento de botijão de gás num almoxarifado de hospital, e previamente tida como acidente, foi armada propositadamente para mascarar um assassinato. O caso torna-se ainda mais misterioso quando envolve um adolescente, tido como principal causador do acidente no local. Esses eventos levaram Nanase e Amekura a abrir uma nova investigação para este caso, bem como interrogar vários envolvidos no ocorrido, de pacientes a funcionários do hospital.
No entanto, mal sabem eles que este caso morto é apenas uma ponta de um iceberg enorme, envolvendo não apenas o hospital, como também assassinatos à distância, grupos de hackers maliciosos, e inclusive a acontecimentos obscuros do passado de Nanase.
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Sobre a tradução—————————————————–
Após ter adquirido meu Nintendo 3DS em maio do ano passado, este foi o primeiro jogo que eu zerei, ainda mais por ser curto. Tenho um apreço enorme pelos Visual Novels da Cing, e pensei que não seria muito diferente com este jogo. Acabou que achei ele curto e repetitivo demais, mas ao menos apreciei bastante a direção de arte, que é tão boa quanto a de Hotel Dusk e Trace Memory.
Alguns meses depois, em conversas de chat no Discord, djmatheusito postou mensagens provando que este jogo é relativamente fácil de traduzir. Já há ferramentas capazes de lidar com todos os vídeos e gráficos do jogo, e a parte textual é bem simples de lidar. Tendo isso em mente, e considerando o sucesso que obtivemos em traduções anteriores como "Metroid Samus Returns" e "Cave Story 3D", decidi me oferecer pra traduzir este jogo.
Em pouco tempo, djmatheusito desenvolveu um dumper / inserter em C# para os scripts do jogo, bem como dumpou as imagens através do Kuriimu. Em seguida, eu desenvolvi uma rápida tool de pré-visualização de scripts em PHP, HTML, CSS e JavaScript, que eu utilizei para tentar garantir ao máximo que os diálogos não fiquem posicionados fora da janela. Tendo com base todas essas tools, a tradução deu início em meados de novembro deste ano.
Levei cerca de 2~3 semanas para traduzir todos os scripts, mais alguns dias para editar os gráficos no GIMP. Por ser um jogo curto, a tradução ficou praticamente pronta no começo de dezembro, mas só pôde ser lançada agora, devido a estarmos ocupados com a tradução do Ace Attorney Trilogy esses dias.
A primeira versão da tradução conta com todos os textos traduzidos, a grande maioria dos gráficos editados, e um de três vídeos editados. Só não foi possível editar todos os vídeos / gráficos não por limitações de romhacking, mas sim porque os vídeos possuem vários textos em efeitos de animação relativamente incomuns, e muito provavelmente vão requerer conhecimentos avançados de edição de vídeo (Adobe After Effects / Sony Vegas). Futuramente, quando ou se obtivermos ajuda nesse aspecto, pretendemos atualizar a tradução com todos esses conteúdos extras modificados, bem como eventuais correções textuais que venhamos a receber via feedback aqui no fórum.
Mas enfim, lançamos-lhes este como mais um trabalho a agregar às fã-traduções de jogos de Nintendo 3DS, e também supostamente a última tradução de 2017. Esperamos que vocês usufruam dela, tanto como nós.
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Equipe—————————————————–
- Solid One : Tradução, revisão, teste e gráficos;
- djmatheusito : Revisão, teste e romhacking;
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Status da Tradução—————————————————–
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 90%
Vídeos: 30%
Revisão: 100%
Ferramenta Dumper / Inserter de textos: 100%
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Ferramentas Utilizadas—————————————————–
- Case Investigations Tools (https://github.com/djmatheusito/Case_Investigations_tools) : Desenvolvido pelo djmatheusito em C#, para extrair e reinserir textos do jogo, em função da tabela de ponteiros. O código encontra-se disponível no Github;
- HackingToolkit9DS (https://github.com/Asia81/HackingToolkit9DS/releases) : Programa usado para extrair / remontar roms de 3DS;
- Plugin Kukkii, do Kuriimu (https://gbatemp.net/threads/release-kuriimu-a-general-purpose-game-translation-toolkit-for-authors-of-fan-translations.452375/) : Usado apenas para edição de gráficos.
- Gimp (https://www.gimp.org/) : Usado para editar os gráficos do jogo;
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Agradecimentos—————————————————–
- djmatheusito, pelo enorme auxílio na parte de romhacking que permitiu fazer desse projeto uma realidade;
- Magalícia, por dizer que manja de Sony Vegas, assim automaticamente recebendo a pica dos vídeos desse jogo. @Magalicia vídeos CCC;
- Minha filha Letícia, à qual dedico essa tradução.
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Imagens—————————————————–
(https://i.imgur.com/Snb1evd.gif) (https://i.imgur.com/ZEOzfji.gif)
(https://i.imgur.com/USfbVhC.gif) (https://i.imgur.com/8SVz26u.gif)
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Patch—————————————————–
Segue abaixo o patch da tradução, para
download. Para poder utilizá-la, os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos:
- Um Nintendo 3DS com a custom Firmware Luma3DS (v7.0 ou superior) + boot9strap (mais informações https://3ds.guide/ (https://3ds.guide/) e https://github.com/AuroraWright/Luma3DS/wiki (https://github.com/AuroraWright/Luma3DS/wiki) );
- O jogo Chase Cold Case Investigations instalando do seu 3DS ou o cartucho do jogo, obrigatoriamente em versão americana.
Tendo atendido os pré-requisitos, seguem as instruções para aplicação do patch de tradução:
- Extraia a pasta luma que veio neste arquivo para raiz do cartão SD do seu 3DS;
- Mescle todas as pastas;
- Coloque o cartão SD de volta no seu 3DS e ligue-o segurando o botão "Select";
- Marque a opção "Enable game patching" no menu do Luma3DS;
- Aperte "Start" para salvar;
- Agora é só esperar seu 3DS ligar para iniciar o jogo.
O link está em anexo a essa postagem, e provavelmente é visível somente para usuários cadastrados.
Parabéns pela tradução e...
CitarMagalícia, por dizer que manja de Sony Vegas, assim automaticamente recebendo a pica dos vídeos desse jogo. @Magalicia vídeos CCC;
:grrr1: :grrr1:
Nem pra me avisar ehauehaueha
Nunca canso de ver traduções de jogos de DS E 3DS saindo. Parabéns!