[PS1] Mega Man X4 (Beta)

Iniciado por Velkien, Setembro 21, 2020, 19:48:09 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Velkien



Nome: Mega Man X4
Plataforma: Sony Playstation
Gênero: Ação

Equipe:
Responsável: RetromanX
Romhacking: DarkSamus, denim, gdkchan, gledson999
Edição Gráfica: RetromanX
Tradução e Revisão: RetromanX, SolidOne, OxCarnage
ASM: denim

Agradecimentos:
Acediez: Por me permitir fazer a tradução em seu trabalho, ele trabalhou muito para que o áudio original japônes estivesse no jogo, sem o trabalho dele eu nem estaria traduzindo esse game, galera segue o link para página do projeto dele que inclusive tem também o projeto Undub do Mega Man 8:
https://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=26255.0

Andamento da Tradução: Estimado em 95%.
Ferramentas: Beyond Compare, Tile Molester, Virtual Dub, STR Converter, jpsxdec, MMX4TextTool(Gdkchan)

LANÇAMENTO: Essa é uma versão beta da tradução, pode conter falhas, patch em anexo.
Por ser uma versão beta ainda tem coisas a fazer e o que estiver faltando també tem de ser refinado, como eu sou novato ficaria muito grato se a galera desse uma olhada, e me apontasse o que eu poderia melhorar. Abaixo eu vou listar o que ficou faltando:

Na parte Gráfica:
*Tradução do texto no final do jogo, nas cenas pós créditos;

No script se eu coloco mais carácteres do que no titulo orinal o jogo da bug, então alguns termos não ficaram como eu queria:
Como é: SOUL BODY = Como eu gostaria que ficasse: ALMA CORPÓREA ou PROJEÇÃO DA ALMA
Como é: MARINE BASE = Como eu gostaria que ficasse: BASE DA MARINHA
Como é: BIO. LABORATORY = Como eu gostaria que ficasse: LABORATÓRIO BIOLÓGICO
Como é: HUNTERS BASE = Como eu gostaria que ficasse: BASE DOS CAÇADORES

******EDIT******
Novo Patch Beta, como algumas correções de bug e também alterações na parte gráfica pra deixar mais próximo do original.
*Corrigido Bug quando feito o código da Ultimate Armor, testado e jogado até o fim sem problemas.
*WARNING traduzido para ALERT, graças a ajuda do Gledson999 que me forneceu o ALERT, também ferramentas e me ensinou várias outras coisas pra poder traduzir os Menus.
*Alterado as intros dos chefes para usar as fontes de texto originais, obrigado MJay por me indicar a fonte mais próxima da correta e a galera do fórum no discord pelas dicas pra chegar nessa tradução melhorada das intros.
*Alterada a Tela Titulo com a fontes mais próximas dos originais. obrigado MJay por me indicar a fonte mais próxima da correta.
*Menu agora está traduzido, todo ele, mas eu não consegui testar somente a parte de formatação do memory card, pois não consegui descobrir como fazer o emulador simular um memory card não formatado.


Imagens da Tradução:






Iso para aplicação do Patch: Iso limpa "Mega Man X4 (USA)", "REDUMP" release.

Patch para a versão Undub: https://mega.nz/file/J8tgCYaD#mpQ0tWs2H-0tQlwFiMG_OpkGXichaZi76kyM5rbFp_8
Patch para a versão Dublado: https://mega.nz/file/s19ASYbB#UBs7jXrtu-6lF9iPKK4kse_WCS5CUioomokkcgsuUks
Vai Curinthia!

Jprime

#1
Um excelente trabalho, irei baixar pra testar no meu psp, tentarei ajudar em alguma coisa que eu ver faltando.
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
Força!


Amigo, baixei a iso    
SLUS-00561 do jogo, apliquei o patch de tradução, converti para eboot e coloquei no meu psp.
A abertura do jogo rodou lindamente, quando selecionei o Zero pra jogar, o jogo trava, tentei dar load em um save meu antigo e com o zero o jogo trava na tela de carregando.

Lobim

Parabéns pelo lançamento! Pelas fotos, parece que ficou uma tradução muito bacana. Hoje em dia não é qualquer um que se anima em pegar um jogo de PSX para traduzir.

Teve um fato que me deixou curioso...
Citação de: Velkien online Setembro 21, 2020, 19:48:09 PM
Descrição: Em sumário, como repetirei abaixo, o jogo é um spin-off da série Harvest Moon, um jogo de simulação de fazenda, só que este tem um sistema de combate e uma história contínua, no jogo pode-se também se casar, entre outras coisas

Como assim Mega Man X4 é um spin-off de Harvest Moon? Quero fontes!  :p
Itinerante

Velkien

#3
Citação de: Jprime online Setembro 21, 2020, 21:16:21 PM
Um excelente trabalho, irei baixar pra testar no meu psp, tentarei ajudar em alguma coisa que eu ver faltando.
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
Força!

Amigo, baixei a iso    
SLUS-00561 do jogo, apliquei o patch de tradução, converti para eboot e coloquei no meu psp.
A abertura do jogo rodou lindamente, quando selecionei o Zero pra jogar, o jogo trava, tentei dar load em um save meu antigo e com o zero o jogo trava na tela de carregando.

Muito obrigado Jprime, muito obrigado pelo apoio e o feedback man.

Estou fazendo algumas correções também no jogo aqui, e eu cheguei a terminar o jogo tanto com o Mega Man, como com o Zero em 3 emuladores e rodou normalmente, eu esqueci de colocar no tópico em qual iso ele deve ser instalado, desculpe. Como eu utilizei a versão Undub pra fazer a tradução, esse patch beta tem que ser aplicado na mesma iso especificada aqui:https://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=26255.0, que é a versão: "Mega Man X4 (USA)", "REDUMP" release.

EDIT:
Citação de: Lobim online Setembro 22, 2020, 04:53:16 AM
Parabéns pelo lançamento! Pelas fotos, parece que ficou uma tradução muito bacana. Hoje em dia não é qualquer um que se anima em pegar um jogo de PSX para traduzir.

Teve um fato que me deixou curioso...
Citação de: Velkien online Setembro 21, 2020, 19:48:09 PM
Descrição: Em sumário, como repetirei abaixo, o jogo é um spin-off da série Harvest Moon, um jogo de simulação de fazenda, só que este tem um sistema de combate e uma história contínua, no jogo pode-se também se casar, entre outras coisas

Como assim Mega Man X4 é um spin-off de Harvest Moon? Quero fontes!  :p

Lobin, não conhecia esse spinoff? Caraca é muito louco, mas pra zerar tem que plantar pra colher depois ahuahuahuahuhauha. Foi mau man, eu copiei o tópico de outro projeto pra evitar uma chamada de atenção, mas o bichinho aqui é meio cavalo.

Lobin, só consegui realizar isso por quê o DarkSamus, do Fórum Romhacking.net, me ajudou demais, por quê eu tinha força de vontade mas zero conhecimento e também muita dificuldade em desenvolver a tradução, mas ele teve muita pasciência e me ensinou muito, na real 90% da tradução vem do conhecimento dele, e o resto da minha força de vontade ahuhauhauhuaa.
E agora a galera la no discord ta dando uma força também, me passando algumas coisas, corrigindo outras, vai ficar muito melhor graças a comunidade.

NOTA DA MODERAÇÃO: EVITE POSTAR SEGUIDAMENTE DA PRÓPRIA MENSAGEM EM UM PRAZO MENOR DO QUE 24H. USE O BOTÃO PARA EDITAR NESTE PERÍODO.
Vai Curinthia!

Lobim

Citação de: Velkien online Setembro 23, 2020, 21:56:36 PM
Lobin, não conhecia esse spinoff? Caraca é muito louco, mas pra zerar tem que plantar pra colher depois ahuahuahuahuhauha. Foi mau man, eu copiei o tópico de outro projeto pra evitar uma chamada de atenção, mas o bichinho aqui é meio cavalo.

Ia ser um baita easter egg.

Citação de: Velkien online Setembro 23, 2020, 21:56:36 PMLobin, só consegui realizar isso por quê o DarkSamus, do Fórum Romhacking.net, me ajudou demais, por quê eu tinha força de vontade mas zero conhecimento e também muita dificuldade em desenvolver a tradução, mas ele teve muita pasciência e me ensinou muito, na real 90% da tradução vem do conhecimento dele, e o resto da minha força de vontade ahuhauhauhuaa.
E agora a galera la no discord ta dando uma força também, me passando algumas coisas, corrigindo outras, vai ficar muito melhor graças a comunidade.

Legal, é muito bom poder contar com ajuda da comunidade nos projetos, espero que dê certo. Não se esqueça de fazer backups!
Itinerante

Jprime

#5
Opa, eu que agradeço o feedback, baixarei a iso undub, só uma dúvida, qual das opções eu posso baixar para aplicar o patch?
Vendo que há 3 opções:

DOWNLOAD (v1.11) (OK)
DOWNLOAD (v1.11) + Final Weapon Script (Hoondori Subs) (pending issues)
DOWNLOAD (v1.11) + Final Weapon Script (Final Weapon Subs) (pending issues)
Format: xdelta
Target: "Mega Man X4 (USA)", "REDUMP" release.

Mais uma vez agradeço o feedback.

Força!

Velkien

Citação de: Jprime online Setembro 24, 2020, 20:35:18 PM
Opa, eu que agradeço o feedback, baixarei a iso undub, só uma dúvida, qual das opções eu posso baixar para aplicar o patch?
Vendo que há 3 opções:

DOWNLOAD (v1.11) (OK)
DOWNLOAD (v1.11) + Final Weapon Script (Hoondori Subs) (pending issues)
DOWNLOAD (v1.11) + Final Weapon Script (Final Weapon Subs) (pending issues)
Format: xdelta
Target: "Mega Man X4 (USA)", "REDUMP" release.

Mais uma vez agradeço o feedback.

Força!
Oi JPrime, o patch deve ser instalado na iso limpa "Mega Man X4 (USA)", "REDUMP", eu tentei aplicar na iso com o patch undub americano e deu erro no processo. Vlw mano, espero que logo mais chege nos 100% :D
Vai Curinthia!

Jprime

Citação de: Velkien online Setembro 24, 2020, 23:58:26 PM
Citação de: Jprime online Setembro 24, 2020, 20:35:18 PM
Opa, eu que agradeço o feedback, baixarei a iso undub, só uma dúvida, qual das opções eu posso baixar para aplicar o patch?
Vendo que há 3 opções:

DOWNLOAD (v1.11) (OK)
DOWNLOAD (v1.11) + Final Weapon Script (Hoondori Subs) (pending issues)
DOWNLOAD (v1.11) + Final Weapon Script (Final Weapon Subs) (pending issues)
Format: xdelta
Target: "Mega Man X4 (USA)", "REDUMP" release.

Mais uma vez agradeço o feedback.

Força!
Oi JPrime, o patch deve ser instalado na iso limpa "Mega Man X4 (USA)", "REDUMP", eu tentei aplicar na iso com o patch undub americano e deu erro no processo. Vlw mano, espero que logo mais chege nos 100% :D

Salve amigo, te mandei uma MP, dá uma olhada na sua caixa de mensagens!
Valeu!

Força!

biluxpz

Tentei aplicar o patch em várias isos limpas, mas todas deram erro na hora de aplicar. Baixe a versão redump em vários sites, mas o erro persistiu.

V1ni2020

Gente to tendo um pouco de dificuldade pra colocar o pack de traduçao no jogo alguem pode me ajudar por favor ja baixei o pack o programa para colocar a traduçao so to com dificuldade na hora de baixar o jogo pois toda versao que baixo da erro na hora de colocar a traduçao

Anime_World

pack da tradução? o que seria pack da tradução?  :hein:
nonononono

byftr

Ótimo trabalho!
Parabéns aos envolvidos :charuto:

huskie

A largura das imagens está acima do permitido pelas regras (é 480. Estão em 640).
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

V1ni2020

Citação de: Anime_World online Novembro 19, 2020, 17:50:18 PM
pack da tradução? o que seria pack da tradução?  :hein:

Bem eu so novo nesse negocio entao posso ter usado o termo errado mas o que quis dizer eo arquivo que vc insere na rom para trocar os textos para o portugues :huh:o

Anime_World

Citação de: V1ni2020 online Novembro 21, 2020, 02:02:26 AM
Citação de: Anime_World online Novembro 19, 2020, 17:50:18 PM
pack da tradução? o que seria pack da tradução?  :hein:

Bem eu so novo nesse negocio entao posso ter usado o termo errado mas o que quis dizer eo arquivo que vc insere na rom para trocar os textos para o portugues :huh:o
Ah... você estava se referindo a PATCH de tradução. Tem que procurar o dump da iso pelo CHECKSUM correto para aplicar sem problemas.
nonononono