[SMD] Phantasy Star: o Fim do Milênio V 1.0a

Iniciado por Mad Dentist, Fevereiro 14, 2021, 20:58:19 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Mad Dentist

CARAMBA! A solução é assembly puro! Essa dos limites das palavras da batalha eu não descobriria nunca...
Muito obrigado pela ajuda!
Crédito será mencionado COM CERTEZA!
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Anime_World

#16
Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 17, 2021, 08:32:47 AM
CARAMBA! A solução é assembly puro! Essa dos limites das palavras da batalha eu não descobriria nunca...
Muito obrigado pela ajuda!
Crédito será mencionado COM CERTEZA!
É o que eu tinha te falado, só com o disassembly na mão não faz muita coisa se não souber o assembly do processador em questão.

Outra coisa... a acentuação não está legal. Seria bom você dar uma revisada.


Experimente rebaixar a fonte 1px
nonononono

Mad Dentist

#17
Citação de: Anime_World online Fevereiro 17, 2021, 09:00:24 AM
Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 17, 2021, 08:32:47 AM
CARAMBA! A solução é assembly puro! Essa dos limites das palavras da batalha eu não descobriria nunca...
Muito obrigado pela ajuda!
Crédito será mencionado COM CERTEZA!
É o que eu tinha te falado, só com o disassembly na mão não faz muita coisa se não souber o assembly do processador em questão.

Outra coisa... a acentuação não está legal. Seria bom você dar uma revisada.


Experimente rebaixar a fonte 1px

Rapaz, essa fonte já foi rebaixada em 1 px acima, isso na tradução "original". É difícil mesmo acomodar um til em cima de uma letra maiúscula. Por isso na tradução clássica eu evitei frases em caixa alta. Se eu rebaixar mais 1 px, a fonte ficaria só com 5 px de altura; não ficaria muito achatada não? E ficaria mais feio se eu rebaixasse só Õ, ficaria desigual... Vou ver o que consigo aqui!

EDIT: testei agora há pouco os códigos acima, mas o assembler deu erro:

> > >ps4.asm(1872): error: number of opening/closing parentheses does not match
> > > text_battlemenu_macro).
> > >    lea (text_battlemenu_macro).1, a0
> > >ps4.asm(1872): error: addressing mode not allowed here
> > >    lea (text_battlemenu_macro).1, a0

Se eu voltar a usar o addq.w com um valor igual ao número de caracteres da frase da janela, funcionaria? Tipo " MACRO  " teria consumido um espaço de 8 caracteres, não é?
O pior é que só poderei testar isso hoje à noite e olhe lá... :-(
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Anime_World

#18
Tá com erro de sintaxe... vc colocou 1(um) ao invés de l(ele)

Saca só a fonte rebaixada em 1px
nonononono

Mad Dentist

Citação de: Anime_World online Fevereiro 17, 2021, 13:03:31 PM
Tá com erro de sintaxe... vc colocou 1(um) ao invés de l(ele)
Oh, era um L minúsculo... Coisa de quem estava com pressa... Desculpe.
Preciso fazer algo parecido com o menu dos veículos também, né?
Agora, a questão dos itens será um desafio, pois tal lista aparece em várias ocasiões: campo, lojas (2 tipos:compra e venda) , baús (quando estamos lotados) e nas lutas. Tenho que estabelecer uma mesma largura possível para todos eles, porém, o mais complexo pode ser o das lutas.
Estava pensando em arrumar espaço para nomes maiores para os heróis, mas não estou vendo como, pois nas batalhas realmente só há espaço para 4 letras e não há mais para onde expandir o hud de batalha. E cada nome fica já topando no símbolo do comando dado.
"e se expandíssemos os nomes apenas no status e em alguns outros menus de campo, deixando apenas os das lutas encurtados?"
Eu andei fazendo um teste. Da maneira que está o disassembler original, os mesmos termos que determinam os nomes dos heróis são usados comumente em praticamente todas as situações. Só mexendo no código mesmo para tornar os nomes das batalhas independentes das situações restantes.
Porém, a tradução realmente vai melhorar um bocado com a expansão de várias janelas. Espero conseguir fazer isso logo para ver se é possível fazer o mesmo no PS2. 

Valeu!
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Anime_World

#20
Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 17, 2021, 15:49:45 PM
Citação de: Anime_World online Fevereiro 17, 2021, 13:03:31 PM
Tá com erro de sintaxe... vc colocou 1(um) ao invés de l(ele)
Oh, era um L minúsculo... Coisa de quem estava com pressa... Desculpe.
Preciso fazer algo parecido com o menu dos veículos também, né?
Agora, a questão dos itens será um desafio, pois tal lista aparece em várias ocasiões: campo, lojas (2 tipos:compra e venda) , baús (quando estamos lotados) e nas lutas. Tenho que estabelecer uma mesma largura possível para todos eles, porém, o mais complexo pode ser o das lutas.
Estava pensando em arrumar espaço para nomes maiores para os heróis, mas não estou vendo como, pois nas batalhas realmente só há espaço para 4 letras e não há mais para onde expandir o hud de batalha. E cada nome fica já topando no símbolo do comando dado.
"e se expandíssemos os nomes apenas no status e em alguns outros menus de campo, deixando apenas os das lutas encurtados?"
Eu andei fazendo um teste. Da maneira que está o disassembler original, os mesmos termos que determinam os nomes dos heróis são usados comumente em praticamente todas as situações. Só mexendo no código mesmo para tornar os nomes das batalhas independentes das situações restantes.
Porém, a tradução realmente vai melhorar um bocado com a expansão de várias janelas. Espero conseguir fazer isso logo para ver se é possível fazer o mesmo no PS2. 

Valeu!

Dê um pulo no discord... me passe os scripts que você já fez e implementamos as melhorias. É bem mais fácil do que ficar te passando elas a prazo por aqui. Quanto aos nomes dos personagens... é só jogar o quadradinho [?] 1 linha pra cima que ai cabe 6 letras.
nonononono

Mad Dentist

Citação de: Anime_World online Fevereiro 17, 2021, 16:03:08 PM
Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 17, 2021, 15:49:45 PM
Citação de: Anime_World online Fevereiro 17, 2021, 13:03:31 PM
Tá com erro de sintaxe... vc colocou 1(um) ao invés de l(ele)
Oh, era um L minúsculo... Coisa de quem estava com pressa... Desculpe.
Preciso fazer algo parecido com o menu dos veículos também, né?
Agora, a questão dos itens será um desafio, pois tal lista aparece em várias ocasiões: campo, lojas (2 tipos:compra e venda) , baús (quando estamos lotados) e nas lutas. Tenho que estabelecer uma mesma largura possível para todos eles, porém, o mais complexo pode ser o das lutas.
Estava pensando em arrumar espaço para nomes maiores para os heróis, mas não estou vendo como, pois nas batalhas realmente só há espaço para 4 letras e não há mais para onde expandir o hud de batalha. E cada nome fica já topando no símbolo do comando dado.
"e se expandíssemos os nomes apenas no status e em alguns outros menus de campo, deixando apenas os das lutas encurtados?"
Eu andei fazendo um teste. Da maneira que está o disassembler original, os mesmos termos que determinam os nomes dos heróis são usados comumente em praticamente todas as situações. Só mexendo no código mesmo para tornar os nomes das batalhas independentes das situações restantes.
Porém, a tradução realmente vai melhorar um bocado com a expansão de várias janelas. Espero conseguir fazer isso logo para ver se é possível fazer o mesmo no PS2. 

Valeu!

Dê um pulo no discord... me passe os scripts que você já fez e implementamos as melhorias. É bem mais fácil do que ficar te passando elas a prazo por aqui. Quanto aos nomes dos personagens... é só jogar o quadradinho [?] 1 linha pra cima que ai cabe 6 letras.
OK, assim que eu puder usar meu computador, acessarei o discord.
Pôr o quadradinho para cima... Pensei no seguinte: expandir a altura do hud de batalha em 1 linha para baixo (acho que dá) e descer todos os itens do hud 1 linha abaixo, exceto os nomes; aí ganharíamos espaço sem comprometer a cena da luta.
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Mad Dentist

Citação de: Lusofonia online Fevereiro 17, 2021, 20:14:10 PM
Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 17, 2021, 18:18:50 PM
Pôr o quadradinho para cima... Pensei no seguinte: expandir a altura do hud de batalha em 1 linha para baixo (acho que dá) e descer todos os itens do hud 1 linha abaixo, exceto os nomes; aí ganharíamos espaço sem comprometer a cena da luta.

Ou você usa aqueles espaços que tem ali para os lados no canto da tela e os elimina para fazer espaço para só os noves necessários, como Freyna e Thray.

Nas laterais... Hum... Se estendêssemos o hud para os dois lados, ganharíamos uns 2 blocos de cada lado, num total de 4. Como são 5 combatentes, não daria para redistribuir de forma igual. E, se dedicássemos tal espaço àqueles que têm nomes extensos, as janelas de cada ficariam desiguais, e sua arrumação iria depender da ordem definida para o grupo. Também, 4 blocos de ganho não seria suficientes para comportar uma turma assim: Rudy, Fal (mesmo tendo 3 letras, ocupa uma janela de 4 blocos), Forren (2 blocos a mais), Thray (1 bloco a mais) e Freyna (2 blocos a mais). Essa formação precisaria de 5 blocos extras, superando os 4 de ganho com uma expansão lateral.
Já com uma expansão abaixo, HP, TP e o quadrado de ação desceriam, fazendo sobrar uma linha com 6 blocos para todas as janelinhas. Bom, isso é uma teoria, né? Resta saber se é possível e se daria certo mesmo! :-)
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Mad Dentist

Citação de: Lusofonia online Fevereiro 17, 2021, 23:03:05 PM
Obrigado. Na teoria minha sugestão parecia ser uma boa idéia, mas na prática não é.

Acabo de perceber uma coisa: o plano é mover os indicadores de HP/TP uma linha abaixo para deixar um espacinho para pôr os nomes, certo? Não ia ficar um espaço um em branco ali do lado do quadrado laranja com interrogação?
T
Realmente, ficaria um vazio ao lado do quadrado mesmo. Esteticamente falando não ficaria legal mesmo não...
Aí fica para decidirmos:
- continuamos imprensando os nomes na luta como eu vinha fazendo?
- ou expandimos o hud para acomodar as 6 letras, porém deixando esse vazio?
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Mad Dentist

Citação de: Lusofonia online Fevereiro 17, 2021, 23:14:46 PM
Cada uma das opções são boas, mas os nomes expremidos ficariam feios. E o espacinho ali ficaria feio. Que fazer algumas mudanças? Coloca em cima o nome do herói, aí os indicadores de HP e TP, e embaixo o quadrado. O quadrado e o nome do herói teriam que ficar centralizados na janela.

Alternativamente você usar o método de expandir a janela lateral, só cortar ali a lateral da borda da janela que vai dar mais dois espaços. Aí é tentar usar os nomes pequenos para tentar caber, pelo menos assim manteria o aspecto da janela original sem fazer mudanças drásticas.

Sim, esta é terceira opção:
Eliminar as grades verticais para ganhar espaço. Ficaria parecido com alguns outros jogos.
Poderíamos também, no caso da opção do espaço vazio, inserir algum desenho decorativo.
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Mad Dentist

#25
Citação de: Lusofonia online Fevereiro 18, 2021, 09:16:41 AM
Se você eliminasse a borda vertical ia ficar meio óbvio. O certo seria tentar colocar os textos no centro e jogar o quadradinho lá para baixo, assim:

Nome
HP: xx
TP: xx
|?|

Assim não teria que adicionar nenhuma linha extra.
O problema é que o quadrado em questão é grande: ele ocupa 4 blocos (2 em cima e 2 em baixo).
O normal é assim:
--------
WRENqq
          qq
HP:xxx
TP:yyy
-------

Aí, para ganhar espaço, realmente seria necessário expandir a janela. Se ganharmos uma linha abaixo, poderiamos fazer assim:
--------
FORREN
    qq 
    qq 
HP:xxx
TP:yyy
--------
Ou da mesma forma, só que colocando o quadrado em baixo, como você citou.
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

ajkmetiuk

#26
em baixo, ou em cima, acho que tanto faz, o espaço que vai usar vai ser o mesmo, vai ficar tipo isso aqui, claro que não tão espaçado assim
supremex!

Anime_World

#27
Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 18, 2021, 13:08:02 PM
Aí, para ganhar espaço, realmente seria necessário expandir a janela. Se ganharmos uma linha abaixo, poderiamos fazer assim:
--------
FORREN
    qq 
    qq 
HP:xxx
TP:yyy
--------
Ou da mesma forma, só que colocando o quadrado em baixo, como você citou.

Foi o q sugeri desde o início

Segue um vídeo de como está ficando o menu expandido:
nonononono

Mad Dentist

Citação de: Anime_World online Fevereiro 18, 2021, 20:42:37 PM
Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 18, 2021, 13:08:02 PM
Aí, para ganhar espaço, realmente seria necessário expandir a janela. Se ganharmos uma linha abaixo, poderiamos fazer assim:
--------
FORREN
    qq 
    qq 
HP:xxx
TP:yyy
--------
Ou da mesma forma, só que colocando o quadrado em baixo, como você citou.

Foi o q sugeri desde o início

Segue um vídeo de como está ficando o menu expandido:


MASSA!

Eu consegui fazer algumas expansões, mas não cheguei ainda nos itens,  no status, nas mensagens das lutas e nos diálogos dos baús. Falta tempo e habilidade :-D

Para você que consegue expandir as janelas mais complexas, eu sugiro substituir a palavra "inteligência" (que é extensa demais) por "intelecto", aí evitaria de você expandir as janelas até encostarem nas bordas da tela.

Eu estou tentando acessar o Discord para aprender com vocês, mas parece que preciso de um link "convite", pois procuro por "RHBR" e "Romhacking" lá e não acho.




DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

ajkmetiuk

Citação de: Mad Dentist online Fevereiro 18, 2021, 23:30:21 PM
Eu estou tentando acessar o Discord para aprender com vocês, mas parece que preciso de um link "convite", pois procuro por "RHBR" e "Romhacking" lá e não acho.

Vc clicou lá em Chat RHBR? ali é o link do convite, enfim, caso não consiga, acesse por aqui: https://discord.com/invite/keJkKWk
supremex!