[PSX] Fear Effect-Recalcular ponteiros

Iniciado por Rafael Quinalha, Junho 21, 2020, 18:20:45 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Rafael Quinalha

Fala pessoal, blz? Preciso de ajuda aqui. Gostaria de alguma dica para usar algum programa para recalcular ponteiros. Já tentei vários sem sucesso, não sei onde estou errando ao usar esses programas. Não sei programar nada e recalcular manualmente eu consigo, mas gostaria de algo mais prático. Deixei um arquivo pronto para ser recalculado, é bem simples, tem ponteiros de 4 bits terminados em 00 00.
Se alguma alma que está sem fazer nada importante quiser ajudar, agradeço.
Vou deixar o arquivo em anexo aqui para quem quiser consultar.
Abraço.
Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

Pinguimbozo

Qual é a rom? Você precisa somente de uma calculadora? Vai fazer a inserção dos ponteiros manualmente?

kuroi

Eai, Quinalha! Há quanto tempo!
Do que se trata o cálculo de Ponteiros que você precisa? De repente dá pra fazer uma ferramenta simples pra recalcular eles!

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Rafael Quinalha

Citação de: Pinguimbozo online Junho 21, 2020, 19:13:50 PM
Qual é a rom? Você precisa somente de uma calculadora? Vai fazer a inserção dos ponteiros manualmente?

Fala Pinguimbozo, blz? Seria um recalculador, mas já resolvi o problema, usei o GL1calc do site do Gledson (o Retro-jogos) fiz umas gambiarras no arquivo e deu certo. Obrigado pela atenção.
O jogo em questão é o Fear Effect do PS1.

Citação de: kuroi online Junho 21, 2020, 21:05:01 PM
Eai, Quinalha! Há quanto tempo!
Do que se trata o cálculo de Ponteiros que você precisa? De repente dá pra fazer uma ferramenta simples pra recalcular eles!

Até mais!!
Fala Kuroi, blz? Quanto tempo heim! Relaxa que já resolvi a parada. Mesmo assim valeu pela força.
Com estão as coisas? Tá com algum tempo livre pra me ajudar em um projeto?
Estou com 3 projetos em andamento, dois são pequenos e um bem grande. Sua ajuda no grande seria ótima.
Abraço.
Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

kuroi

Cara... E eu já estava escrevendo um programinha aqui pra recalcular os seus ponteiros... rsrsrs
Na verdade, eu já até escrevi um Calculador de Ponteiros aqui... Se você quiser eu te passo...

Então, atualmente estou trabalhando de casa, mas estou com pouca demanda no momento, por isso, se quiser ajuda, estamos aí! Também estou com um projeto grande que estou tocando com um parceiro aqui do Fórum, mas estou travado em um cálculo de Ponteiros... Se você conseguir ajudar, também seria uma ótima troca de conhecimento!

Manda uma MP pra mim que a gente conversa!

Até mais!!

Obs: Só pra constar, segue abaixo a resposta que eu ia dar pra sua pergunta de cálculo dos Ponteiros do Fear Effect (Pena que demorei demais pra responder... rsrsrsrs):

"Bom, pelo que eu vi aqui, você teria que escrever um programinha simples que consiga atualizar os Ponteiros automaticamente depois de inserido o bloco todo modificado, passando somente as informações necessárias para o cálculo, como: Nome do arquivo binário, Offset inicial dos textos e a Posição inicial da Tabela de Ponteiros.

Acredito que com todas essas informações em mãos, você conseguirá desenvolver alguma coisa com esse Algoritmo:


1- Pedir o nome do arquivo ao usuário

2- Pedir o Offset inicial dos textos inseridos ao usuário

3- Pedir o Offset final dos textos inseridos ao usuário

4- Pedir a posição inicial da Tabela de Ponteiros ao usuário

5- Abrir o arquivo em modo binário para leitura e escrita

6- Posicionar o cursor do arquivo no começo da rom

7- Alocar memória do tamanho do bloco de textos

8- Ler todos os Bytes do bloco e gravá-los na memória

9- Guardar o início da Tabela de Ponteiros +4 em em "Iterador da Tabela de Ponteiros" (para não mexer no ponteiro inicial)

10- Iniciar o laço que percorrerá todo o bloco de textos inserido

11- Verificar se o Offset atual + 2 Bytes é diferente de 0x00

11.1- Se for diferente de 0x00, subtrair -2 no iterador da memória a fim de achar o Offset inicial do Script

11.2- Guardar a posição do iterador (Offset inicial do Script) em uma variável "h"

11.3- Subtrair a posição atual em "h" pelo Header fixo: 0x26C e gravar no próprio "h"

11.4- Posicionar o cursor do programa na posição inicial da Tabela de Ponteiros

11.5- Gravar o valor de "h" na posição atual da Tabela de Ponteiros

11.6- Somar +4 ao valor do "Iterador da Tabela de Ponteiros" para calcular o próximo ponteiro

12- Fechar o arquivo binário

13- Liberar memória

Até mais!!"
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

extraordimath

Eu ia te recomendar este programa deste site, Gledson manja bem,

Cara, deixa eu te perguntar, você é o Rafael Quinalha que iniciou o projeto de tradução do SUIKODEN II? eu ajudava a fazer legendas para um amigo, eu resolvi mexer fervorosamente neste projeto recentemente (porque? não sei só bateu a nostalgia) enfim, eu lembro que você mexeu bem e foi até que longe, o que deu?. Eu consegui deixar ele bem bonito saca só na imagem,

Você ainda tem alguma coisa deste projeto para me ajudar? eu reformulei todo o alfabeto, mas sou noob com essas partes de ponteiros e por mais que eu veja os tutoriais os ponteiros deste jogos parecem de outro mundo, enfim, se tiver alguma coisa pra me ajudar, posso terminar este projeto..



Elizomar

Citação de: extraordimath online Junho 23, 2020, 04:17:23 AM

Cara, deixa eu te perguntar, você é o Rafael Quinalha que iniciou o projeto de tradução do SUIKODEN II?

Será que a procura acabou?  :hehe: → → → http://www.bau.romhacking.net.br/index.php?topic=433.0

extraordimath

Citação de: Elizomar online Junho 27, 2021, 10:54:57 AM
Citação de: extraordimath online Junho 23, 2020, 04:17:23 AM

Cara, deixa eu te perguntar, você é o Rafael Quinalha que iniciou o projeto de tradução do SUIKODEN II?

Será que a procura acabou?  :hehe: → → → http://www.bau.romhacking.net.br/index.php?topic=433.0

Só posso te dizer uma coisa no momento amigo.
Não morreu...  :toligado: :charuto: