[SNES] Final Fantasy Mystic Quest PT-BR

Iniciado por ajkmetiuk, Fevereiro 06, 2022, 16:38:36 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

F4TaL

Parabéns pela excelente tradução! Meu SD2Snes só agradece, e em MSU-1 fica perfeito.

ajkmetiuk

Citação de: lemaofarinha online Dezembro 08, 2022, 12:57:50 PM
EXCELENTE TRABALHO de tradução e muito bem detalhado as informações quanto a ROMS a ser usada e aplicação. Funcionou perfeitamente, obrigado.
valeu, é, tem que ser bem explicado mesmo senão o povo cai matando em cima haha. Obrigado por baixar e testar, agora só aproveitar. Bom jogo!

Citação de: F4TaL online Dezembro 09, 2022, 10:57:03 AM
Parabéns pela excelente tradução! Meu SD2Snes só agradece, e em MSU-1 fica perfeito.
valeu, também acho que o MSU-1 dá um ar novo ao jogo e a qualidade é impecável dos áudios, vale muito a pena. Obrigado por baixar e bom jogo!
supremex!

CarlosG

Teria como uma versão só com a tradução?

Breno

Citação de: CarlosG online Abril 27, 2023, 11:30:28 AM
Teria como uma versão só com a tradução?
Como assim, amigo? Versão só com a tradução?  :hein:

ajkmetiuk

Citação de: CarlosG online Abril 27, 2023, 11:30:28 AM
Teria como uma versão só com a tradução?
sem msu-1 vc quis dizer? se sim, a resposta é não, só com msu-1 mesmo.
supremex!

CarlosG

Não tá pegando no meu emulador nem a pau, fora que não da pra traduzir o game pelo android

João13

Citação de: CarlosG online Abril 29, 2023, 15:49:22 PM
Não tá pegando no meu emulador nem a pau, fora que não da pra traduzir o game pelo android

Qual o emulador? PC ou Android? Sem detalhes não tem como ajudar. :charuto:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


ajkmetiuk

Citação de: CarlosG online Abril 29, 2023, 15:49:22 PM
Não tá pegando no meu emulador nem a pau, fora que não da pra traduzir o game pelo android
mas é algo que foi postado desde o lançamento, o msu-1 não é opcional e sim necessário e se o emulador não tem suporte, não funciona mesmo, ou trava, ou dá problema, ou fica sem som, vai ter vários problemas mesmo, então se o jogo teve problema para rodar aí, é porque o emulador não é compatível. Praticamente quem jogou, usou versões atuais do bsnes, mesen e do snes9x, só ver no youtube que algumas pessoas até já zeraram o jogo em live e rodaram sem problemas. Recomendo ler o passo a passo de como aplicar a tradução também para não ficar nenhuma dúvida com o processo.
supremex!

DGC94

Acredito que pelo Android é impossível, estou usando o emulador Snes9x EX+.
Abre, mas sem música e os balões de fala todos bugados sem nexo os caracteres, será que não tem como rodar de alguma maneira pelo Android...
:choro2: :desisto:

ajkmetiuk

Citação de: DGC94 online Junho 21, 2023, 17:24:39 PM
Acredito que pelo Android é impossível, estou usando o emulador Snes9x EX+.
Abre, mas sem música e os balões de fala todos bugados sem nexo os caracteres, será que não tem como rodar de alguma maneira pelo Android...
:choro2: :desisto:
não sei te dizer, só existe esse emulador para celular? se for o único e ele não tiver suporte ao MSU-1, infelizmente não tem o que fazer. É uma pena, mas em um romhacking nem sempre a tradução ou hack será compatível com todos emuladores ou console, faz parte.
supremex!

DGC94

Citação de: ajkmetiuk online Junho 21, 2023, 17:52:34 PM
Citação de: DGC94 online Junho 21, 2023, 17:24:39 PM
Acredito que pelo Android é impossível, estou usando o emulador Snes9x EX+.
Abre, mas sem música e os balões de fala todos bugados sem nexo os caracteres, será que não tem como rodar de alguma maneira pelo Android...
:choro2: :desisto:
não sei te dizer, só existe esse emulador para celular? se for o único e ele não tiver suporte ao MSU-1, infelizmente não tem o que fazer. É uma pena, mas em um romhacking nem sempre a tradução ou hack será compatível com todos emuladores ou console, faz parte.

Ooooh tristeza, o jeito é ficar sem aproveitar essa maravilha.
Ou fazer uma petição em algum emulador para que rode esse tipo de arquivo, em todo o caso isso levaria muito tempo :( como eu queria que fosse como antigamente, a tradução era aplicada na ROM de origem, sem muita alteração de arquivo, igual aos muitos que já tem.

ajkmetiuk

Citação de: DGC94 online Junho 21, 2023, 18:13:13 PM
Ooooh tristeza, o jeito é ficar sem aproveitar essa maravilha.
Ou fazer uma petição em algum emulador para que rode esse tipo de arquivo, em todo o caso isso levaria muito tempo :( como eu queria que fosse como antigamente, a tradução era aplicada na ROM de origem, sem muita alteração de arquivo, igual aos muitos que já tem.
Sim, eu queria mesmo que fosse como antigamente, que as pessoas liam o que a gente explica de como aplicar a tradução e seguiam os passos certinhos e não ficavam postando mil vezes seguidas reclamando que não funcionou.

Enfim, só por curiosidade, baixei o tal emulador Snes9X EX+ de android e ele tem suporte a MSU-1 sim e se vc tivesse seguido os passos de como aplicar a tradução, já estaria jogando ou até tinha zerado o jogo.

Com certeza, é nesse passo que você está errando:
Depois de baixar, deixe tudo em uma mesma pasta, tanto a rom como os arquivos do MSU-1. A ROM OBRIGATORIAMENTE TEM QUE ESTAR COM O NOME ffmq_msu1.smc SENÃO O JOGO FICA SEM SOM DO INÍCIO AO FIM.

Pelo que reparei nas suas postagens anteriores, vc já conseguiu aplicar o patch na rom, então, vc pega o pacote MSU-1, extrai e coloca a rom traduzida dentro da mesma pasta, com o nome da rom ffmq_msu1.smc. Não tem segredo, vai funcionar de primeira, não precisa configurar nada, é só fazer isso e abrir a rom no emulador, funciona 100%, vou até deixar uma screenshot do teste.


Vou atualizar a postagem inicial que sim, é compatível com os emuladores de celular e futuras mensagens de qualquer outro usuário perguntando a mesma coisa senão completamente ignoradas. Boa noite, e espero que agora você consiga jogar sem problemas.
supremex!

Elizomar

Após aplicar a tradução, fui aos testes.  :jogando:
Usando o emulador MESEN-S pelo RetroArch (PC) funcinou de boa.  :joinha:
Usando os emuladores Snes9x EX e Snes9x EX+ (android) os textos ficam bugados nos diálogos da historia.  :corram:

DGC94

#43
Citação de: ajkmetiuk online Junho 21, 2023, 23:42:17 PM
Citação de: DGC94 online Junho 21, 2023, 18:13:13 PM
Ooooh tristeza, o jeito é ficar sem aproveitar essa maravilha.
Ou fazer uma petição em algum emulador...
Sim, eu queria mesmo que fosse como antigamente...

Acho que você não leu a parte que menciono "não tenho PC", se houver alguma maneira de fazer todo o procedimento pelo celular, ficaria agradecido se me demonstrasse.

O outro rapaz acima encontrou os mesmos problemas que o meu.

NOTA DA MODERAÇÃO: QUOTES RESUMIDOS. EVITE O FLOOD.

ajkmetiuk

Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 14:37:31 PM
Após aplicar a tradução, fui aos testes.  :jogando:
Usando os emuladores Snes9x EX e Snes9x EX+ (android) os textos ficam bugados nos diálogos da historia.  :corram:
Citação de: DGC94 online Junho 22, 2023, 16:06:07 PM
Acho que você não leu a parte que menciono "não tenho PC", se houver alguma maneira de fazer todo o procedimento pelo celular, ficaria agradecido se me demonstrasse.
O outro rapaz acima encontrou os mesmos problemas que o meu.

Nossa, que drama... e sim, eu li sim, quem não está lendo como aplicar a tradução são vocês, e outra, quem disse que precisa de pc para fazer funcionar?
Sinceramente, o problema de vcs é não seguir o passo a passo, só isso. Eu fiz TODO o procedimento pelo celular e baixei tudo pelo celular tb. Reafirmo que já poderiam estar jogando se estivessem lido os procedimentos.

Vamos lá. Tutorial básico (tudo 100% pelo celular, sem pc):

- Baixe o pacote pelo 4shared. Baixe também a rom sem tradução.
- Ain, está em .7z, minha vida acabou. Sem problemas, temos o winrar para celular, então vamos a loja playstore e baixamos o winrar (no caso, só RAR).
- Após instalado, abra o RAR e navegue no armazenamento interno (geralmente o local padrão do que se baixa é a pasta Download). Visualize o pacote FFMQ_PT-BR_V1_0.7z, clique e segure em cima dele e selecione a opção "Extrair para FFMQ_PT-BR_V1_0". Espere terminar a extração.
- Se a rom estiver compactada também, faça o mesmo procedimento para extrair ela.
- Preciso aplicar o patch de tradução, e agora, preciso de um PC, viu, falei que precisava, seu monstro!!! Calma!, temos um site que faz esse processo para vc, digite no google Rom Patcher JS ou simplesmente acesse o link:
https://www.marcrobledo.com/RomPatcher.js/
-Na opção rom file, selecione sua rom extraída e sem tradução (para isso, vc vai ter que procurar a rom em seu celular, portanto, verifique aonde você está extraindo os arquivos para não se perder depois). Feito isso...
-Na opção patch file, selecione a tradução do jogo, que está no formato .ips e dentro da pasta FFMQ_PT-BR_V1_0 que foi extraída anteriormente. Clique em apply patch e o site irá te enviar uma rom já com o patch aplicado, que aparecerá um prompt para vc baixar.
- Feito isso, vc terá que renomear a rom traduzida para ffmq_msu1.smc "viu, sem um pc é impossível, por isso nunca funcionaria no meu celular". Calma, isso é possível sim no celular, vá até o gerenciador de arquivos, navegue pelos arquivos internos do celular e vá até onde vc baixou a rom, (no caso o local padrão sempre será a pasta download). Procure a rom traduzida (aqui, depois da tradução, a rom estava com o nome de Final Fantasy - Mystic Quest (USA) (Rev1) (patched).sfc.txt). Aperte e segure o dedo em cima do arquivo e escolha a opção "Renomear" e então, renomeie para ffmq_msu1.smc
-Último passo, aperte e segure o dedo na rom já com o nome renomeado, selecione a opção "Mover", entre na pasta FFMQ_PT-BR_V1_0 e cole o arquivo ai. Pronto!, agora abra o emulador Snes9x EX+, procure a pasta FFMQ_PT-BR_V1_0, abra a rom ffmq_msu1.smc e é só jogar.

A print com o jogo funcionando já está na postagem anterior, então como já tinha dito antes, funciona 100%, foi só falta de atenção de vcs mesmo. Se agora não conseguirem jogar, infelizmente não é culpa da tradução, pois a mesma está totalmente funcional. (Como extra, a versão do emulador do android aqui é Snes9x EX+ 1.5.73).
supremex!