[GBA] Ajuda com gráficos embaralhados

Iniciado por srchronotrigger, Outubro 12, 2018, 18:16:19 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

srchronotrigger

Boa noite prezados, como deve ser de conhecimento de alguns desse fórum, tenho traduzido há algum tempo o jogo Sim City 2000 de GBA e devo dizer que tenho feito um enorme progresso tanto quantitativo quanto qualitativo acerca da tradução, contudo, a enorme dificuldade gráfica para editar esse game tem feito eu tardar o lançamento do mesmo. Essa tarde após um árduo trabalho em procurar alguns gráficos comprimidos das telas de créditos (tive que fazer uma pesquisa bem meticulosa pois além de ter que encontrar a compressão correta, o offset correto, a paleta correta que foi bem difícil visualizar, a visualização correta pois bizarramente alguns gráficos aparecem em 4bpp outros em 8 bpp, entre outros diversos fatores que não há necessidade de destacar aqui) finalmente consegui achar tais telas, contudo, para dificultar mais ainda a nossa querida EA GAMES fez o favor de embaralhar os gráficos, isso poderia ser facilmente superado caso utiliza-se o Tile Layer Pro com sua função de Tile Arranger mas infelizmente o mesmo não oferece a opção de visualização correta, o único que ofereceu foi o Tile Molester mas esse não tem a função de Tile Arranger que seria conveniente a mim, e mesmo que eu use programas como Photoshop o trabalho que geraria não seria muito compensador, gostaria que alguém me indicasse uma forma mais intuitiva para que eu rearrange esses gráficos.



Os próprios controles de imagem do Tile Molester são um quanto inuteis para esse caso já que esse embaralho é do próprio jogo.

Offset do gráfico: 1C8F7C
Paleta, Gráfico e Raw em anexo.
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Kamppello

Sugiro criar um novo arquivo com o TM, carregar a paleta, copiar e montar a imagem nesse novo arquivo e depois retornar a imagem editada para o arquivo original colocando os tiles da mesma forma como eles estavam dispersos. Já fiz isso muitas vezes.

O grande problema ocorre quando um mesmo tile e usado em vários locais da imagem, caso isso ocorra, será necessário encontrar e editar o tilemap.

Lobim

Eu fiz um tutorial indicando como trabalhar com gráficos embaralhados. Embora tenha especificado que sejam 16x8, a metodologia utilizada não se restringe a essas situações. Não sei dizer se no seu caso há questões particulares.

http://www.romhacking.net.br/index.php?topic=500.0

Espero que ajude. Se tiver alguma dúvida, coloco-me à disposição.
Itinerante

srchronotrigger

#3
Kamppello, estava tentando justamente pelo seu método, o único problema é quando vou ordenar os tiles novamente, pois estão muito dispersos e acabo por coloca-los de volta no lugar errado ou esquecendo a posição original, pois a ideia era editar a figura completamente, que deve ficar no jogo dessa forma:



por isso a função Tile Arranger do Tile Layer Pro é tão essencial para mim pois ela permite montar a figura na íntegra e ao passo que a edito o próprio programa já coloca de volta da maneira correta no jogo mas infelizmente o programa não tem suporte ao 8bpp do GBA.

Lobim, sem dúvidas excelente tutorial, certamente irá me servir futuramente, mas caso eu não esteja equivocado você descreve nele formas de editar Tilemaps de Roms correto? nesse caso o jogo não "reutiliza" aspectos dessa imagem, ela está completa nos arquivos do jogo, contudo, embaralhada da forma que você pode ver acima. O que eu queria era um modo de organizar a figura e após a edição conseguir por da forma que estava, pois está tão bagunçado que fica até meio que inviável o trabalho que iria gerar para por os tiles de volta.
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Lobim

Citação de: srchronotrigger online Outubro 12, 2018, 22:02:20 PM
Lobim, sem dúvidas excelente tutorial, certamente irá me servir futuramente, mas caso eu não esteja equivocado você descreve nele formas de editar Tilemaps de Roms correto? nesse caso o jogo não "reutiliza" aspectos dessa imagem, ela está completa nos arquivos do jogo, contudo, embaralhada da forma que você pode ver acima. O que eu queria era um modo de organizar a figura e após a edição conseguir por da forma que estava, pois está tão bagunçado que fica até meio que inviável o trabalho que iria gerar para por os tiles de volta.

Hmm, realmente, o caso que exponho no tutorial envolve tiles que se repetem, envolvendo a edição de seus respectivos ponteiros / mapas (tilemaps). Porém, acredito que a seção 4 do tutorial (Mapeando os tiles) possa lhe ajudar a entender como montar a imagem e, dessa forma, editá-la, independente dela reutilizar tiles.
Itinerante

srchronotrigger

#5
Citação de: Lobim online Outubro 12, 2018, 22:45:23 PM
Hmm, realmente, o caso que exponho no tutorial envolve tiles que se repetem, envolvendo a edição de seus respectivos ponteiros / mapas (tilemaps). Porém, acredito que a seção 4 do tutorial (Mapeando os tiles) possa lhe ajudar a entender como montar a imagem e, dessa forma, editá-la, independente dela reutilizar tiles.

Pegando o exemplo do texto em gráfico "EA GAMES™", ele se divide em duas linhas horizontais que mapeando fica:

DE DF E0 E1 E2 E4 E4 E5 para a superior
F7 F8 F9 F8 FA FB FD FC Para a inferior

Na superior não fez diferença eu procurar, já que é uma sucessão de caracteres e a Rom apresenta diversos resultados, na inferior notei uma coisa bem interessante, de fato há uma repetição de caracteres o que refuta o que eu tinha dito de não ter
:raiva2:
no segundo caso com a busca relativa pelos caracteres em ANSI por "÷*ø*ù*ø*ú*û " chego em cinco resultados na Rom mas colocando 00 nos respectivos não surtia efeito, tive a ideia de fazer o processo mas no gráfico extraído e depois reinserir na Rom o fazendo o resultado foi esse:



e de fato a parte inferior sumiu, mas ao passo que gerou esse bug gráfico, contudo não sei dizer se foi por ter apagado demais (apenas segurei 0) ou foi no processo de reinserção, mas o fato é que realmente funcionou, pelo o que entendi sua ideia é eu colocar o gráfico da forma que eu desejo na rom e apenas insiro os tiles correspondentes no tilemap é isso?
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Lobim

#6
Dei uma olhada na ROM e havia chegado em 0x203D2A, que é um dos endereços que você encontrou na sua busca. Porém, ao alterar a sequência, também não obtive sucesso.

Citação de: srchronotrigger online Outubro 13, 2018, 00:03:17 AM
no segundo caso com a busca relativa pelos caracteres em ANSI por "÷*ø*ù*ø*ú*û " chego em cinco resultados na Rom mas colocando 00 nos respectivos não surtia efeito, tive a ideia de fazer o processo mas no gráfico extraído e depois reinserir na Rom o fazendo o resultado foi esse:

e de fato a parte inferior sumiu, mas ao passo que gerou esse bug gráfico, contudo não sei dizer se foi por ter apagado demais (apenas segurei 0) ou foi no processo de reinserção, mas o fato é que realmente funcionou, pelo o que entendi sua ideia é eu colocar o gráfico da forma que eu desejo na rom e apenas insiro os tiles correspondentes no tilemap é isso?

O que exatamente você fez? Eu não entendi. Você apagou o gráfico, é isso?

Não tive muito sucesso em encontrar o mapa, mas também não tentei muito. Talvez pelo fato dele estar comprimido (pelo que entendi que você falou) o cenário mude, mas não tenho conhecimento suficiente para lhe dizer. Eu não sei o que exatamente você quer alterar, mas se for só o texto, talvez você consiga tentar editar sem alterar o mapa, por mais difícil que isso seja. O gráfico você já localizou, só não sabe onde estão seus ponteiros que montam sua configuração na tela.

Citação de: srchronotrigger online Outubro 13, 2018, 00:03:17 AM
o fato é que realmente funcionou, pelo o que entendi sua ideia é eu colocar o gráfico da forma que eu desejo na rom e apenas insiro os tiles correspondentes no tilemap é isso?

Sim, a ideia é essa mesmo. É possível fazer o mesmo inclusive com o próprio logo da EA, só precisa montar o mapa, localizar onde está na ROM, inserir a imagem e alterá-lo conforme o seu remapeamento.
Itinerante

srchronotrigger

#7
Realmente me expressei mal, o que que eu quis dizer é que usei um programa para extrair da Rom original somente a parte do gráfico que é exatamente a parte que anexei no tópico como "gráfico extraído.gba" e a partir disso utilizei o seu método já que na Rom original não obtive resultado (creio eu pelo fato da compressão), basicamente "recortei"/extraí um pedaço da Rom que no caso é a parte do offset que contém o gráfico, utilizei seu método neste recorte e coloquei de volta na Rom original e foi o que deu certo para mim.

A alteração que pretendo fazer é colocar o logo do grupo original onde havia lançado o projeto e os créditos logo abaixo (ainda vou editar a paleta dessa parte).

e além disso ainda tem uma série de gráficos que pretendo alterar como menu de pausa e etc. Esse jogo tem sido um bom desafio porque ele usa de toda artimanha possível pra atrapalhar a edição, peguei esse projeto porque como a fonte já era acentuada e em ANSI já facilitava muito, só a parte gráfica mesmo que tem sido esse transtorno.

No mais só posso te agradecer pela ideia do tilemap com certeza será um exponencial e tanto nesse projeto, só tenho que fazer mais uns testes e por em prática depois.
:parabens:

@EDIT: podem trancar o tópico, obrigado pela ajuda!
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Lobim

Citação de: srchronotrigger online Outubro 13, 2018, 01:21:41 AM
e além disso ainda tem uma série de gráficos que pretendo alterar como menu de pausa e etc. Esse jogo tem sido um bom desafio porque ele usa de toda artimanha possível pra atrapalhar a edição, peguei esse projeto porque como a fonte já era acentuada e em ANSI já facilitava muito, só a parte gráfica mesmo que tem sido esse transtorno.

No mais só posso te agradecer pela ideia do tilemap com certeza será um exponencial e tanto nesse projeto, só tenho que fazer mais uns testes e por em prática depois.

Beleza! Estou a disposição se precisar de algo.

Se puder, acredito que seria interessante compartilhar com a comunidade como resolveu o problema (por isso sugiro, inclusive, que o tópico ficasse aberto, mas fica a critério da moderação).
Itinerante

srchronotrigger

Citação de: Lobim online Outubro 13, 2018, 01:40:31 AM

Beleza! Estou a disposição se precisar de algo.

Se puder, acredito que seria interessante compartilhar com a comunidade como resolveu o problema (por isso sugiro, inclusive, que o tópico ficasse aberto, mas fica a critério da moderação).

Agradeço demais a ajuda! quanto a isso não precisa se preocupar, quando eu lançar essa tradução (até no máximo próximo ano, espero eu) vou tentar detalhar todo o processo da tradução justamente pra não haver dúvidas de como foi feito e o que foi utilizado, de um jeito ou de outro vai dar certo sim e qualquer coisa eu encho o saco aqui novamente. apaskodposksok
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

denim

Dei uma olhada aqui, o tilemap está comprimido, na posição $1c8f7c. Está comprimido com LZ778bit, que é uma das compressões que o gba descomprime pela sua bios. Assim, basta utilizar uma das tools de descompressão/compressão padrão do gba que vai poder editar seu tilemap.

srchronotrigger

Citação de: denim online Outubro 13, 2018, 18:21:43 PM
Dei uma olhada aqui, o tilemap está comprimido, na posição $1c8f7c. Está comprimido com LZ778bit, que é uma das compressões que o gba descomprime pela sua bios. Assim, basta utilizar uma das tools de descompressão/compressão padrão do gba que vai poder editar seu tilemap.

Tenho usado o GBA Graphics Editor e o GBADecmp para fazer esse processo de extração e reinserção, não entendi o que você quis dizer com "tools de descompressão/compressão padrão do gba" mas esses programas têm funcionado pra descomprimir o LZ77.
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Altieres Lima

Pensa em traduzir a versão de Playstation ou Saturn?

srchronotrigger

Citação de: Altieres Lima online Outubro 16, 2018, 15:07:19 PM
Pensa em traduzir a versão de Playstation ou Saturn?

Olá, inicialmente estou traduzindo apenas a de GBA, mas nada impede que eu dê uma olhada nessas versões depois, acredito eu que sejam até mais fáceis de traduzir.  :huh:
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Altieres Lima

Citação de: srchronotrigger online Outubro 17, 2018, 00:49:21 AM
Citação de: Altieres Lima online Outubro 16, 2018, 15:07:19 PM
Pensa em traduzir a versão de Playstation ou Saturn?

Olá, inicialmente estou traduzindo apenas a de GBA, mas nada impede que eu dê uma olhada nessas versões depois, acredito eu que sejam até mais fáceis de traduzir.  :huh:

Nos tempos das antigas revistas de videogames sempre tinha um jogo de PC no final da revista, quando eu vi o Sim City 2000 pra PC fiquei muito impressionado com o jogo, mas não tinha PC. Quando depois consegui meu Playstation e vi na barraquinha o Sim City 2000 comprei e corri pra casa jogar.  :torico: Acho que joguei tanto que nem comi nem tomei banho nesse dia. :tonto: Jogava muito a versão de PSX, a de Saturn é diferente, não sei se é melhor ou se é pior, tenho que jogar um dia desses.