[SNES] Final Fantasy Mystic Quest PT-BR

Iniciado por ajkmetiuk, Fevereiro 06, 2022, 16:38:36 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Elizomar

Citação de: ajkmetiuk online Junho 22, 2023, 17:11:54 PM
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 14:37:31 PM
Após aplicar a tradução, fui aos testes.  :jogando:
Usando os emuladores Snes9x EX e Snes9x EX+ (android) os textos ficam bugados nos diálogos da historia.

Nossa, que drama... e sim, eu li sim, quem não está lendo como aplicar a tradução são vocês, e outra, quem disse que precisa de pc para fazer funcionar?
Sinceramente, o problema de vcs é não seguir o passo a passo, só isso. Eu fiz TODO o procedimento pelo celular e baixei tudo pelo celular tb. Reafirmo que já poderiam estar jogando se estivessem lido os procedimentos.

Acalme-la jovem mancebo, você está generalizando as coisas.
Eu disse que fiz um teste no PC pelo emulador e funcionou. Mas quando coloquei a rom no celular e fiz o teste nos dois emuladores, não funcionou.

Fiz a tradução diretamente pelo PC, mas se eu tivesse que fazer pelo celular usaria o APP "UniPatcher". Não tenho nenhum problema em aplicar um patch, quer seja PC ou Celular.

DGC94

Citação de: ajkmetiuk online Junho 22, 2023, 17:11:54 PM
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 14:37:31 PM
Após aplicar a tradução, fui aos testes.  :jogando:
Usando os emuladores Snes9x EX e Snes9x EX+ (android) os textos ficam bugados nos diálogos da historia.  :corram:
Citação de: DGC94 online Junho 22, 2023, 16:06:07 PM
Acho que você não leu a parte que menciono "não tenho PC", se houver alguma maneira de fazer todo o procedimento pelo celular, ficaria agradecido se me demonstrasse.
O outro rapaz acima encontrou os mesmos problemas que o meu.

Nossa, que drama... e sim, eu li sim, quem não está lendo como aplicar a tradução são vocês, e outra, quem disse que precisa de pc para fazer funcionar?
Sinceramente, o problema de vcs é não seguir o passo a passo, só isso. Eu fiz TODO o procedimento pelo celular e baixei tudo pelo celular tb. Reafirmo que já poderiam estar jogando se estivessem lido os procedimentos.

Vamos lá. Tutorial básico (tudo 100% pelo celular, sem pc):

- Baixe o pacote pelo 4shared. Baixe também a rom sem tradução.
- Ain, está em .7z, minha vida acabou. Sem problemas, temos o winrar para celular, então vamos a loja playstore e baixamos o winrar (no caso, só RAR).
- Após instalado, abra o RAR e navegue no armazenamento interno (geralmente o local padrão do que se baixa é a pasta Download). Visualize o pacote FFMQ_PT-BR_V1_0.7z, clique e segure em cima dele e selecione a opção "Extrair para FFMQ_PT-BR_V1_0". Espere terminar a extração.
- Se a rom estiver compactada também, faça o mesmo procedimento para extrair ela.
- Preciso aplicar o patch de tradução, e agora, preciso de um PC, viu, falei que precisava, seu monstro!!! Calma!, temos um site que faz esse processo para vc, digite no google Rom Patcher JS ou simplesmente acesse o link:
https://www.marcrobledo.com/RomPatcher.js/
-Na opção rom file, selecione sua rom extraída e sem tradução (para isso, vc vai ter que procurar a rom em seu celular, portanto, verifique aonde você está extraindo os arquivos para não se perder depois). Feito isso...
-Na opção patch file, selecione a tradução do jogo, que está no formato .ips e dentro da pasta FFMQ_PT-BR_V1_0 que foi extraída anteriormente. Clique em apply patch e o site irá te enviar uma rom já com o patch aplicado, que aparecerá um prompt para vc baixar.
- Feito isso, vc terá que renomear a rom traduzida para ffmq_msu1.smc "viu, sem um pc é impossível, por isso nunca funcionaria no meu celular". Calma, isso é possível sim no celular, vá até o gerenciador de arquivos, navegue pelos arquivos internos do celular e vá até onde vc baixou a rom, (no caso o local padrão sempre será a pasta download). Procure a rom traduzida (aqui, depois da tradução, a rom estava com o nome de Final Fantasy - Mystic Quest (USA) (Rev1) (patched).sfc.txt). Aperte e segure o dedo em cima do arquivo e escolha a opção "Renomear" e então, renomeie para ffmq_msu1.smc
-Último passo, aperte e segure o dedo na rom já com o nome renomeado, selecione a opção "Mover", entre na pasta FFMQ_PT-BR_V1_0 e cole o arquivo ai. Pronto!, agora abra o emulador Snes9x EX+, procure a pasta FFMQ_PT-BR_V1_0, abra a rom ffmq_msu1.smc e é só jogar.

A print com o jogo funcionando já está na postagem anterior, então como já tinha dito antes, funciona 100%, foi só falta de atenção de vcs mesmo. Se agora não conseguirem jogar, infelizmente não é culpa da tradução, pois a mesma está totalmente funcional. (Como extra, a versão do emulador do android aqui é Snes9x EX+ 1.5.73).

Funcionou!!! E nem foi preciso usar seu tutorial, espero que tenha paciência comigo com o quê irei lhe relatar agora.

Eu estava fazendo todos os procedimentos certos, o anterior e até esse novo, mesmo assim me encontrava com o mesmo problema, então em um momento de reflexão, vendo que você parecia certo do que estava dizendo, "eu tenho que está fazendo algo errado..." Então vem a reviravolta, no emulador eu escolhia a opção "browser for file" e pronto, aí está o erro seu acéfalo humano, burro do caralho fica perturbando as pessoas, peço perdão a você.
Escolhendo a opção "browse for folder" todos os arquivos na pasta serão adicionados na emulação, acredito que o outro rapaz está cometendo esse mesmo erro.

Queria lhe agradecer, você mesmo sendo um antipático, teve muita paciência em tentar resolver meu caso, isso é uma ação muito nobre, você tem meu respeito.
Espero que cada experiência que adquira lhe ajude a realizar seus sonhos, você é uma pessoa incrível.

DGC94

Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 17:41:14 PM
Citação de: ajkmetiuk online Junho 22, 2023, 17:11:54 PM
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 14:37:31 PM
Após aplicar a tradução, fui aos testes.  :jogando:
Usando os emuladores Snes9x EX e Snes9x EX+ (android) os textos ficam bugados nos diálogos da historia.

Nossa, que drama... e sim, eu li sim, quem não está lendo como aplicar a tradução são vocês, e outra, quem disse que precisa de pc para fazer funcionar?
Sinceramente, o problema de vcs é não seguir o passo a passo, só isso. Eu fiz TODO o procedimento pelo celular e baixei tudo pelo celular tb. Reafirmo que já poderiam estar jogando se estivessem lido os procedimentos.

Acalme-la jovem mancebo, você está generalizando as coisas.
Eu disse que fiz um teste no PC pelo emulador e funcionou. Mas quando coloquei a rom no celular e fiz o teste nos dois emuladores, não funcionou.

Fiz a tradução diretamente pelo PC, mas se eu tivesse que fazer pelo celular usaria o APP "UniPatcher". Não tenho nenhum problema em aplicar um patch, quer seja PC ou Celular.

Opa amigo, você está escondendo a opção "browse for file" no emulador, o erro que eu me deparava é que eu escolhia apenas o arquivo para rodar e por isso não rodava, o erro era mais meu do que de qualquer outra coisa, tenta aí e ver se era isso.

Fluffy97

mano eu baxei e joguei ano passado muito bom num tive essa zica ae slk funfou no mue emulador

Elizomar

Citação de: DGC94 online Junho 22, 2023, 19:36:47 PM
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 17:41:14 PM
Citação de: ajkmetiuk online Junho 22, 2023, 17:11:54 PM
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 14:37:31 PM
Após aplicar a tradução, fui aos testes.  :jogando:
Usando os emuladores Snes9x EX e Snes9x EX+ (android) os textos ficam bugados nos diálogos da historia.

Nossa, que drama... e sim, eu li sim, quem não está lendo como aplicar a tradução são vocês, e outra, quem disse que precisa de pc para fazer funcionar?
Sinceramente, o problema de vcs é não seguir o passo a passo, só isso. Eu fiz TODO o procedimento pelo celular e baixei tudo pelo celular tb. Reafirmo que já poderiam estar jogando se estivessem lido os procedimentos.

Acalme-la jovem mancebo, você está generalizando as coisas.
Eu disse que fiz um teste no PC pelo emulador e funcionou. Mas quando coloquei a rom no celular e fiz o teste nos dois emuladores, não funcionou.

Fiz a tradução diretamente pelo PC, mas se eu tivesse que fazer pelo celular usaria o APP "UniPatcher". Não tenho nenhum problema em aplicar um patch, quer seja PC ou Celular.

Opa amigo, você está escondendo a opção "browse for file" no emulador, o erro que eu me deparava é que eu escolhia apenas o arquivo para rodar e por isso não rodava, o erro era mais meu do que de qualquer outra coisa, tenta aí e ver se era isso.

Tentando entender o que você quer dizer.  :grrr1:

Amigo, se claro por favor.
Você está dizendo que conseguiu rodar o jogo sem bug na tradução (somente na historia)?

DGC94

#50
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 21:55:03 PM
Citação de: DGC94 online Junho 22, 2023, 19:36:47 PM
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 17:41:14 PM
Citação de: ajkmetiuk online Junho 22, 2023, 17:11:54 PM
Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 14:37:31 PM
Após aplicar a tradução, fui aos testes.  :jogando:
Usando os emuladores Snes9x EX e Snes9x EX+ (android) os textos ficam bugados nos diálogos da historia.

Nossa, que drama... e sim, eu li sim, quem não está lendo como aplicar a tradução são vocês, e outra, quem disse que precisa de pc para fazer funcionar?
Sinceramente, o problema de vcs é não seguir o passo a passo, só isso. Eu fiz TODO o procedimento pelo celular e baixei tudo pelo celular tb. Reafirmo que já poderiam estar jogando se estivessem lido os procedimentos.

Acalme-la jovem mancebo, você está generalizando as coisas.
Eu disse que fiz um teste no PC pelo emulador e funcionou. Mas quando coloquei a rom no celular e fiz o teste nos dois emuladores, não funcionou.

Fiz a tradução diretamente pelo PC, mas se eu tivesse que fazer pelo celular usaria o APP "UniPatcher". Não tenho nenhum problema em aplicar um patch, quer seja PC ou Celular.

Opa amigo, você está escondendo a opção "browse for file" no emulador, o erro que eu me deparava é que eu escolhia apenas o arquivo para rodar e por isso não rodava, o erro era mais meu do que de qualquer outra coisa, tenta aí e ver se era isso.

Tentando entender o que você quer dizer.  :grrr1:

Amigo, se claro por favor.
Você está dizendo que conseguiu rodar o jogo sem bug na tradução (somente na historia)?

Vou tentar explicar tudo certinho, no emulador do Android o Snes9x ex+ quando eu ia abrir o jogo escolhia a opção "browse for file" que é a segunda opção.

Com isso acredito que o emulador só carregava o arquivo separadamente dos demais na pasta, quando eu selecionei a opção "browse for folder", carregou tudo certinho, a música e todos os caracteres, como deveria ser desde o início.
Veja...


[Nota da moderação, o anexo é para patches, poste as imagens externamente.]

ajkmetiuk

Citação de: Elizomar online Junho 22, 2023, 17:41:14 PM
Mas quando coloquei a rom no celular e fiz o teste nos dois emuladores, não funcionou.
Fiz a tradução diretamente pelo PC, mas se eu tivesse que fazer pelo celular usaria o APP "UniPatcher". Não tenho nenhum problema em aplicar um patch, quer seja PC ou Celular.

Ah sim, sem problemas, só te incluí no reply porque era o mesmo problema de "não funciona".

Citação de: DGC94 online Junho 22, 2023, 18:22:36 PM
Funcionou!!!
ah, ótimo, é isso o que importa, pelo menos o problema era aí mesmo e obrigado pelos elogios, que vc receba tudo em dobro! Me desculpe por qualquer coisa ou se não consegui ajudar por completo, mas realmente não tenho afinidade com emulação no celular e só repassei o que consegui testar mesmo.

Citação de: DGC94 online Junho 22, 2023, 22:06:28 PM
Vou tentar explicar tudo certinho, no emulador do Android o Snes9x ex+ quando eu ia abrir o jogo escolhia a opção "browse for file" que é a segunda opção.

Com isso acredito que o emulador só carregava o arquivo separadamente dos demais na pasta, quando eu selecionei a opção "browse for folder", carregou tudo certinho, a música e todos os caracteres, como deveria ser desde o início.
Veja...
que engraçado, então esse emulador ou tem muitas versões ou em cada sistema android ele tem opções diferentes, porque aqui ele só existe uma opção de abrir arquivos, no caso é "Open Content" e a segunda opção é "Recent Content" então, vai entender. O que importa é que todo mundo conseguiu fazer funcionar e agora é só recuperar o tempo perdido e jogar essa belezura em todas plataformas rycas, uhuuuuuu! kk Boa noite à todos!
supremex!

Elizomar

#52
Citação de: DGC94 online Junho 22, 2023, 18:22:36 PM
que engraçado, então esse emulador ou tem muitas versões ou em cada sistema android ele tem opções diferentes, porque aqui ele só existe uma opção de abrir arquivos, no caso é "Open Content" e a segunda opção é "Recent Content" então, vai entender. O que importa é que todo mundo conseguiu fazer funcionar e agora é só recuperar o tempo perdido e jogar essa belezura em todas plataformas rycas, uhuuuuuu! kk Boa noite à todos!

Para sanar de vez essa questão, descobri que o grande bicho papão dos emuladores se chama 7zZipRar. Após aplicar a tradução e como de costume, eu faço a compactação da rom para ganhar "míseros" espaços de armazenamento. Então nos testes que fiz no PC os arquivos (rom e MSU1) estavam soltos na pasta. Quando fui transferir para o celular eu compactei os dois arquivos em um único "ZIp".
Nos testes a rom abriu normal e já com legendas em português, porém ao criar um nome para o herói e iniciar o game as legendas ficavam embaralhas.
Quando a lâmpada acendeu eu resolvi criar uma pasta com os arquivos descompactados. E..... BRUM,CRASH, PLAKZUM....a rom rondou tranquila. :bebe:

Por fim, os teste que fiz não eram para dizer que a tradução tinha falhas, mas que não estava rodando nos emuladores para celular e aparecendo "textos bugado" na história. :ahem:

Finalizando esta informação, penso que se você achar interessante, coloque um aviso que a rom não pode ser compactada (não me recordo se já tinha essa informação ao aplicar o patch).  :hein:

DGC94

Finalizado com sucesso, minha considerações são: mas que porra é essa?
Eu adoro esse jogo por quê ele é muito linear, não precisa se aprofundar em fazer side quest, ou ficar grindando por aí.
Mas a história é muito superficial, é de se esperar já que se passa de um spin off.
Muito bom mesmo, logo eu que acabei de finalizar FF6, que história. Kefka seu lindo destrói meu mundo...