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Tópicos - Elveskz

#1
Lançamentos / [SNES] Inindo - Way of the Ninja
Agosto 30, 2017, 23:04:43 PM

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Informações
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Nome do jogo: Inindo - Way of the Ninja 
Versão: Americana
Plataforma: Super Nintendo
Desenvolvedora: Koei
Distribuidora: Koei
Gênero: RPG/Estratégia
Jogadores: 1
Serial:   SNS-IN-USA
Tamanho da Rom: 1 MB
Tamanho de Ram: 64Kb
Cart-PCB
SHVC-1A3B-13

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Sobre o Jogo
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Inindo - Way of the ninja foi lançado no Japão com o título original  "伊忍道 打倒信長 - Inindou Datou Nobunaga"  para a plataforma de computadores pessoais MSX2 em 1991 desenvolvido pela KOEI. A desenvolvedora Koei é especialista em jogos de estratégia com abordagem no período feudal do Japão e consagrada pela série Nobunaga's Ambition, esse jogo trata-se de um spin off da série. A versão de Super Famicom foi lançada no início de 1992, e só um ano depois em 1993 foi lançado a versão Americana com pequenas diferenças. As principais diferenças na versão Americana são:
*Aumento nos movimentos durante os ataques nas batalhas tornando as lutas mais dinâmicas.
*A possibilidade de escolher sim ou não ao selecionar a opção fugir de uma batalha no menu durante as lutas, pois antes na versão original Japonesa as vezes era possível fugir de uma batalha sem querer selecionando por engano essa opção a qual não tinha a pós confirmação.
*Remoção de duas músicas, a música de batalha nos Dungeons Sungenjous (masmorras) e a música que é tocada quando se explora uma caverna ou mina. (ambas foram substituídas por outras já existentes para economizar espaço já que novos scripts foram criados com o aumento dos movimentos)     

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Enredo
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O jogo se inicia no Japão feudal (período Sengoku) em 1582. O grande e lendário guerreiro daimyo Oda Nobunaga inicia sua campanha para a conquista de todo o Japão, destruindo tudo a sua frente e todos os inimigos que estiverem em seu caminho.

O jogador entra na pele de um Ninja do clã Iga, o qual teve sua vila destruída pelas hordas de Nobunaga. O objetivo do jogo é viajar pelo Japão em busca dos campos de treinamento ninja para aprimorar suas técnicas e conseguir a vingança contra Nobunaga.

Para esse feito o personagem Heiyu (Herói) vai precisar de toda ajuda possível, pois há um limite de tempo para esse feito, o jogo conta com a passagem do tempo, dias, meses e anos, sendo que o limite de tempo para o término do jogo é de 1582 até 1601.

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Características
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Existe um sistema de relacionamento e afinidade entre todos os personagens do jogo, onde se tem a possibilidade de conhecer, dialogar e fazer amizade aumentando o relacionamento com os outros personagens do jogo (só é possível aliar-se com outro personagem quando você alcançar o Nível 7 e também após obter sua confiança), inclusive também com os governantes daimyos das regiões do Japão. Há no jogo mais de 90 personagens jogáveis das mais variadas classes, entre eles: Vários clãs de Ninjas, Sacerdotes, Sábios, Eremitas, Mágicos, Samurais, Guerreiros,  entre outros. Cada classe com suas próprias características, habilidades, armas e equipamentos.

O sistema de batalha segue o estilo batalhas aleatórias em turnos (estilo Final Fantasy), onde podem participar até 3 personagens na mesma batalha. Cada personagem no jogo possui seus objetivos pessoais, eles vão estar sempre se movimentando pelo Japão, fazendo parte das batalhas de dominação territorial (a partir do Nível 18 o personagem principal junto com outro aliado poderá se unir a outros daimyos em batalhas no estilo tatics para dominar outros territórios). Todos os personagens possuem suas próprias características e afinidades diferentes, alguns mais amigáveis outros não.

A navegação nos menus é um pouco lenta, e as vezes um pouco confusa para iniciantes, podendo ser o maior ponto negativo do jogo, as batalhas e eventos são simbólicos sem muita animação, o que é uma característica dos jogos da Koei desta época, o visual gráfico é simples porém cumpre a proposta. A dificuldade varia da maneira que cada jogador trilha seu caminho, podendo se tornar um pesadelo sair vivo de uma masmorra ou enfrentar um boss, mas um pouco confortável para experientes no gênero. Obs: Vale lembrar que um único nível nesse jogo faz uma enorme diferença. Diferente de outros Rpgs, esse não possui um nível máximo para os personagens, podendo assim criar um time imortal. 

As viagens pelo mapa são à pé ou através de embarcações pelo mar. Existem 30 regiões principais (cidades com castelos) por todo o mapa do Japão, além de várias masmorras, vilarejos, minas, florestas, cavernas, ilhas, etc. Todas as grandes cidades possuem castelos onde se encontra o patriarca daimyo que é o Monarca da região, com ele o personagem poderá criar vínculos influenciando na expansão territorial e no poder da província. Nas cidades e vilas estão dispostos hotéis para descansar e salvar as aventuras, lojas de itens, lojas de armamentos e equipamentos, lojas de Bingo para jogar e trocar fichas por itens raros, lojas de chá onde se tem acesso informações e fofocas locais, farmácias onde vendem itens de curas e possuem médicos para tratamentos mais graves, pois quando se perde uma batalha nem sempre o jogo acaba, dependendo do dano o personagem se fere gravemente podendo ser curado por alguns itens (água da vida dentre outros) ou por um médico.

Também é possível encontrar as casas de bruxos (videntes) que sabem da localização, objetivo e lar de todos os personagens que você já conheceu até o momento, facilitando assim localizar e reencontrar seus amigos pelo Japão. Ao distanciar por um período de um conhecido, o nível de afinidade e amizade começará a diminuir, variando dependendo do temperamento de cada personagem, porém amigos de longas viagens serão mais amigáveis e estarão sempre procurando por você pelo japão, assim como mercenários atrás de sua cabeça e de seu ouro.

Em uma das cidades do Japão existe um exclusivo banco onde é possível estocar seus itens e seu ouro para pega-los em outra ocasião. Cada classe de personagem terá seus próprios equipamentos entre eles: proteção para cabeça, proteção corporal, arma primária, projéteis e acessórios. (Cada personagem possui uma mochila com 15 espaços para itens, sendo assim muito favorável andar sempre que possível com mais de um aliado para aumentar a quantidade de bagagem, também há um limite máximo de ouro para carregar no valor de 65.000 peças)

Todos os aldeões que vivem nos vilarejos e cidades possuem informações importantes sobre outras pessoas, grandes feitos locais e sobre onde se encontram as principais localidades próximas ficando assim impossível se perder, pois não será nada fácil para quem for seguir sem ajuda.

O personagem principal dominará as principais habilidades ninja ao longo da aventura, como o domínio dos elementos e capacidade para infiltrar nos castelos rivais para sabotar incendiando os depósitos de alimentos e quarteis das tropas e também para obter informações bélicas e de poderio militar dos inimigos ajudando outros patriarcas e elevando a confiança do mesmo.

O jogo possui dois desfechos na história principal com finais diferentes, e várias quests secundárias onde estão os melhores itens do jogo, tendo uma duração média aproximadamente de 30 a 40 horas de jogo dependendo de cada jogador.

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Sobre a tradução
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O jogo está 100% traduzido, todos os menus, diálogos, nomes de inimigos, locações, magias e eventos nas batalhas.
Não há acentos nos textos e diálogos, já os menus estão todos acentuados.

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Sobre a Versão Sunshine Remix
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A Versão Sunshine Remix conta com muitas alterações em relação a versão Americana, a maioria delas ficam na parte gráfica, no enredo não foram feitas alterações.
As principais alterações estão nas cores originais do jogo, todos os personagens e inimigos tiveram suas cores cuidadosamente trabalhadas, com paletas muito bem escolhidas combinando com o propósito de cada personagem ou inimigo.

No mapa do mundo (Japão) foram adicionados a passagem dos períodos manhã, tarde e noite com mais destaque que o original, com cores mais vivas dando mais destaque, pois ao caminhar pelo mapa do mundo o tempo flui e os dias vão passando.

Todos os personagens tiveram seus sprites redesenhados, alguns tiveram novos quadros, outros foram completamente refeitos para melhorar o visual, como por exemplo as ninjas femininas dos clãs Iga e Koga, sempre mantendo as principais características de cada.
Cada personagem no jogo possui uma imagem (avatar) para representa-lo, todos foram redesenhados sem alterar as características originais dos mesmos.

Alguns inimigos foram redesenhados para dar um visual mais bonito ao jogo.
Foram acrescentados três novas classes: Devoto (luz), Profano (escuridão) e Ciborgue. Todas com novos sprites nas batalhas e novas imagens de apresentação.
Os itens foram traduzidos, alguns adaptados para maior compreensão.
Os Personagens que fazem parte do jogo foram alterados com muito cuidado, acrescentando vários ícones da era feudal do japão que foram deixados de fora por alguns motivos, dentre eles o lendário Samurai Ronin Miyamoto Musashi, o Mestre da Espada Sasaki Kojiro e vários outros. O motivo da alteração dos personagens foi pessoal, pois alguns não viveram na mesma época, podendo até encontrar vários outros ícones famosos. Uma vez morto no jogo esses personagens definitivamente deixam de existir no jogo, dando lugar a novos do mesmo clã.

Nota: No arquivo do jogo Americano original encontrei dados de um Ninja Iga Chamado Madara, entre outros extremamente raros, os quais devem aparecer apenas quando algum de seu clã deixa de existir.
   

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Equipe
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Elveskz : Tradução, gráficos, revisão e testes.

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Status da Tradução
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Textos: 100%
Acentos: 1%
Gráficos: 100%

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Ferramentas Utilizadas
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Translhextion : Editor hexadecimal usado para edição e tradução dos textos.
Tile Molester : Editor de gráficos, usado para edição dos gráficos.
Flips: Usado para criar e aplicar o patch do jogo.
Snes9x e Znes : Emuladores usados para os testes no jogo.

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Agradecimentos
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Aos meus amigos que suportaram eu falando na cabeça deles sobre esse jogo por muuuuitas vezes, e minha namorada que esteve muitas vezes ao meu lado enquanto eu fazia as edições gráficas e traduções, também aos meus pais e minhas irmãs que mesmo não tendo conhecimento na área, sempre me apoiaram nos projetos de romhacking, e a todos que assistem meus vídeos de speedruns, vídeos de lançamentos de novos hacks e também aos que jogam os jogos editados por mim. Obrigado a todos do Fórum também, sem vocês eu não estaria aqui.

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Vídeo
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Trailer versão 2018:




Vídeo com o manual traduzido com novas artes e cores totalmente refeito. Caso queira o arquivo em pdf entrar em contato:



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Imagens
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Aqui segue algumas imagens de Inindo - O Caminho do Ninja - Sunshine Remix:








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Download do Patch
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Aplique o patch na rom original: Inindo - Way of the Ninja (USA).sfc 1.024KB
Segue o link em anexo do arquivo ips atualizado 22-03-2018 (V3.7):



#2
Olá terminei recentemente a tradução e a versão Sunshine Remix desse Rpg do Super Nintendo.
Aqui segue uma imagem comparativas da versão original e a versão Sunshine remix:
IMAGENS REMOVIDAS. ESTÃO ACIMA DA LARGURA MÁXIMA PERMITIDA (450 pixels)

Todos os personagens foram redesenhados;
Mais de 30 novos personagens jogáveis (somando aos mais de 100 no total no jogo);
Várias classes novas exclusivas, novos inimigos;
Novos itens e novas cores para todos inimigos clássicos;
Bosses e inimigos redesenhados, entre outros.
IMAGENS REMOVIDAS. ESTÃO ACIMA DA LARGURA MÁXIMA PEREMITIDA (450 pixels)

Link com a versão final da rom e algumas imagens:
LINK REMOVIDO. É PROIBIDO POSTAR LINKS DIRETOS PARA JOGOS

Creditos:
Tradução - Elveskz
Edição Gráfica - Elveskz
Revisão - Elveskz