Fórum Unificado de Romhacking e Tradução

Romhacking e Tradução de Jogos => Lançamentos => Tópico iniciado por: WolfferroW online Março 17, 2019, 18:25:12 PM

Título: [N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: WolfferroW online Março 17, 2019, 18:25:12 PM
Star Fox 64
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/6/63/StarFox64_N64_Game_Box.jpg)

Lançamento: 1 de junho de 1997 (Versão Americana)
Produtora: Nintendo EAD
Editora: Nintendo
Plataforma: Nintendo 64
Gênero: Ação, Nave em 3º pessoa
Jogador(es): 1 (modo história) - 4 (Batalha)

Descrição:
Um cientista cruel chamado Andross, que foi exilado no planeta Venom, expulso de Corneria. Num certo dia, algo estranho é detectado em Venom, uma antiga equipe de pilotos é mandada para lá investigar. Neste time era integrado por Pigma Dengar, James McCloud e Peppy Hare. Quando chegam a Venom, Pigma os trai enquanto James é capturado, já Peppy consegue fugir e voltar para Corneria seguindo o caminho vermelho (difícil do jogo). Anos mais tarde, Andross declara guerra contra Corneria, General Pepper decide contratar a nova equipe mercenária, com nome de Star Fox, integrada por Fox McCloud, Peppy Hare, Slippy Toad, Falco Lombardi, que cruzam o espaço para acabar com o a guerra declarada por Andross.

Progresso 100% - (07/04/2023)
Textos: 100,0%
Acentos: 100,0%
Texturas: 100,0%
Traduzido por: WolfferroW
Revisão: WolfferroW
Versão: 1.0 - Rev 2 A
Lançamento: 7 de Abril de 2023

Agradecimentos
blade133 - da cena romhack internacional, obrigado pelas dicas, valeuuu!
Guedes - por dar uma luz na busca das letras, gente finíssima, obrigadú!
Mumm-Ra por sua ferramenta de edição de gráficos, obrigado!
ByFTR por ajudar a mexer nas texturas CI8 em multi jogador e iniciativa, obrigado!


Ferramentas usadas:
Texture64 / MummGCTool / TileMolester / Gimp (Importar/Exportar/Editar texturas)
uCON64 (calcular novo checksum da ROM)
Windhex, Kruptar7 e HxD (Editor Hexadecimal e Textos)
SF64Toolkit (apenas para expandir a ROM)
PJ64 4.0 Dev (Debugger e Testes rápidos)

Imagens
[Spoiler]
(https://i.postimg.cc/7fXGNwN4/snap0000.jpg) (https://postimg.cc/7fXGNwN4) (https://i.postimg.cc/bGSZ8bfY/snap0001.jpg) (https://postimg.cc/bGSZ8bfY) (https://i.postimg.cc/v11FW3PG/snap-SF64-BR-V1-0-R2-128.png) (https://postimg.cc/v11FW3PG)

(https://i.postimg.cc/yJWBLVN4/snap-SF64-BR-V1-0-R2-010.png) (https://postimg.cc/yJWBLVN4) (https://i.postimg.cc/NKdB8yBk/snap-SF64-BR-V1-1-007.png) (https://postimg.cc/NKdB8yBk) (https://i.postimg.cc/8J6GVtWZ/snap-SF64-BR-V1-1-036.png) (https://postimg.cc/8J6GVtWZ)

(https://i.postimg.cc/DmjcYGTp/snap0009.jpg) (https://postimg.cc/DmjcYGTp) (https://i.postimg.cc/SYLpnRg8/snap-SF64-BR-V1-0-R2-039.png) (https://postimg.cc/SYLpnRg8) (https://i.postimg.cc/DWDhDtWW/snap-SF64-BR-V1-0-R2-038.png) (https://postimg.cc/DWDhDtWW)
[/Spoiler]

Notas & observações[Spoiler]
Funcionando sem problema no hardware real de N64 (ED64 Krikzz, ED64 Plus...).

Travamentos ou bugs, favor dê feedback aqui no fórum, antes de dizer sobre o travamento, diga-o qual parte do jogo e como fez para travar para que assim eu descubra como proceder numa solução rapidamente, obrigado.
[/Spoiler]

Versão da tradução
[Spoiler]
1.0 - Rev 2 A - Lançamento: 7 de Abril de 2023
  • Código de segurança nas ROMs 1.0 e 1.1 atualizado, não irá mais crashar ED64;
  • Splash64 funcionando corretamente no ED64(China, Krikkz ou outros) e pulável a qualquer momento;
  • Algumas modificações (hardcodecs e texturas) que foi esquecido

1.0 - Rev 2 - Lançamento: 12 de Março de 2023

  • Todos os textos e texturas com espaçamento e acentuação devida, assim como na campanha e multi jogador.
  • Revisão de todos os textos, bugs corrigidos.
  • Reparo de vários bugs, placares e cores da última parte do jogo (Fartura) corrigido.
  • Tradução com revisão portada para ROM versão 1.1 (U) (popular de se achar)

1.0b - Lançamento: 22/04/2019
  • Quase todos os textos do "Jogo Normal" foram modificados, ficando algumas pendentes como a palavra "HELP!!", "TOTAL SCORE"(sendo esses dois modificados trava o jogo no emulador), "BOSS"(acredito que é textura, não foi encontrado) e o Modo Batalha, algumas texturas não foram encontradas e também difícil edição(WIN, WINS!, Retry, End, VS.Menu).

    [/Spoiler]

    Instalação da tradução
    [Spoiler]
    Aviso:Existem duas versões de ROMS americanas espalhadas pela internet, a 1.0 (Rev 0) ou apenas o nome e a 1.1 (Rev A). Foquei apenas nessas duas (caso exista uma 3º, avise que também portarei), para quem não sabe a diferença entre elas, a 1.0 tem um bug de pontuação por parte da Nintendo (aquele que se passar de 511 pontos em uma fase, o contador irá contabilizar apenas 256 ou algo assim), ela sabendo disso, lançou a versão 1.1 que corrige esse bug.

    Patch de tradução "SF64v1.0[PTBR_1.0_r2a][Por_WolfferroW].xdelta" devendo ser aplicado na rom limpa "Star Fox 64 (U) (V1.0) [!].z64", nesta também deve possuir CRC1 "0xA6D014F8" e CRC2 "0x2188AA43", MD5 com "BC5E1F81400AD41F195C8B2D3BCFD58A", com a datação de 06 de novembro de 1996, com tamanho de 12.582.912 bytes.

    Patch de tradução "SF64v1.1[PTBR_1.0_r2a][Por_WolfferroW].xdelta" e devendo ser aplicado na rom limpa "Star Fox 64 (U) (V1.1) [!].z64", nesta também deve possuir CRC1 "0xBA780BA0" e CRC2 "0x0F21DB34", MD5 com "6156DFD9FD5F209677B081DED45BB8DE", com a datação de 16 de abril de 2004, com tamanho de 12.582.912 bytes.
    Baixar a patch SF64 v1.0 Rev2 A (https://drive.google.com/file/d/1LIn6Nw2e4Iw9PaKpHHO8uEbFSmXRtI-R)

    Aplicando a patch
    ONLINE:
    1 - Vá para este site aqui (https://hack64.net/tools/patcher.php) ou tentar este aqui. (https://github.com/marcrobledo/RomPatcher.js)
    2 - Primeiro coloque sua ROM e a patch.
    3 - Escolha o nome para salvar
    4 - Clicar no botão patch e partiu jogatina.

    OFFLINE:
    Para aplicar a Patch, é preciso do XDelta e seguir esses passos:

    1 - Tenha o jogo citado no aviso acima.
    2 - Abra o DeltaPatcher.exe
    3 - Em "Abrir Arquivo" coloque a ROM do jogo
    4 - Em "XDelta patch" coloque a patch do jogo
    5 - Clique em "Aplicar patch"
    6 - Bom divertimento! :D
    [/Spoiler]

    Observações Finais[Spoiler]
    É possível uma dublagem (quem quiser fazer é bem-vindo), mas seus arquivos de áudio devem ser o mesmo padrão para inserir na ROM de N64 (não entrarei em detalhes, creio que só pega se for baixa qualidade os áudios...) e caso haja uma dublagem, autorizo a utilização desta tradução desde que meu nome de usuário e colaboradores esteja presente nela se for usa-la.[/Spoiler]
[/list][/list]
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: João13 online Março 18, 2019, 14:33:58 PM
Boa sorte no projeto!  :charuto:
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: yusukke online Março 18, 2019, 18:26:58 PM

:toligado: primeiramente parabéns pelo projeto.
é uma pena que não acertou os acentos, provavelmente tem que editar a fonte e remapear os caracteres extras.
também notei que precisa fazer uma revisão no texto, pra ajeitar as concordâncias de verbo e tempo.
em que formato estão as texturas?
está editando em hex?
boa sorte!
obs. adoro esse jogo. estava na minha lista futura de possíveis traduções.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Março 19, 2019, 11:13:18 AM
Citação de: yusukke online Março 18, 2019, 18:26:58 PM

:toligado: primeiramente parabéns pelo projeto.
é uma pena que não acertou os acentos, provavelmente tem que editar a fonte e remapear os caracteres extras.
também notei que precisa fazer uma revisão no texto, pra ajeitar as concordâncias de verbo e tempo.
em que formato estão as texturas?
está editando em hex?
boa sorte!
obs. adoro esse jogo. estava na minha lista futura de possíveis traduções.

As texturas que usei para editar foi Texture64, primeiro extrair o tamanho certo para formato png, depois dei uma photoshopada e inserir, no teste no emulador, poucas delas não ficaram alinhadas (como caso do Meteor). Por falar nisso, não conseguir editar o contrato Invoice, as letras grandes até consigo editar num editor, mas o que pega mesmo são aquelas miúdas.

De fato haverá revisão, como já foi citado (se o tempo deixar...), as concordâncias vai ser um desafio :choro2:, o espaçamento em linhas é de 18-19 para 3 linhas (uns 54-57 letras) numa caixa de diálogo dos personagens, já vindo da normal(inglesa) é beeem curto (apelei em dicionários, tradutores...), não editei por conta das travadas, o problema que tinha visto que se passar teria que editar outra parte da rom para pegar o espaçamento restante, que nem faço ideia de como proceder na Rom de N64. O editor Hex que uso é o WindHex, com tabela customizada (esqueci de agradecer o blade133 da cena espanhola romhacking, valeu pela dica!).

Remapear os caracteres até é possível se soubesse onde se encontra na rom, até tentei em basear do Lylat Wars(versão europeia do Star Fox 64), o caractere fica com um sprite corrompido, teria que verificar e editar logo no final. Se não for possível, deixava assim mesmo, um padrão resumido (ou emporcalhado no ponto de vista dos outros). :bomba:

Assim que acabar de editar/revisar parcialmente toda a rom, disponibilizaria todo o script da tradução, ainda mais pelo fato da possibilidade de dublagem.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: yusukke online Março 19, 2019, 23:09:40 PM

eu nunca fiz uma tradução de n64, mas se precisar de algo, até mesmo uma revisão de texto posso ajudar se quiser. quanto a textura, qual o formato que vc usou? extraiu pra Png e de volta pra rom?
bom projeto!
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Hareon online Março 23, 2019, 02:38:14 AM
Gosto muito desse jogo. Boa sorte com o projeto.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Março 28, 2019, 16:01:15 PM
Citação de: yusukke online Março 19, 2019, 23:09:40 PM

eu nunca fiz uma tradução de n64, mas se precisar de algo, até mesmo uma revisão de texto posso ajudar se quiser. quanto a textura, qual o formato que vc usou? extraiu pra Png e de volta pra rom?
bom projeto!

De sempre PNG pela facilidade, extraindo modo preto e branco (modos IA8/IA4 no Texture 64), mas com fundo meio transparente (menu principal não é roxo e sim branco) nas outras demais, observe que nas fotos até que deu para colocar uns acentos.

Falta só um tempinho para terminar os textos de treino. E mais, no que estou olhando se der, poderei aplicar essa mesma tradução na ROM 1.0 com a versão 1.1, até porque para facilitar para quem procura traduzido, isso se eu conseguir.
Obrigado pela ajuda, tentarei ver um meio de revisar (acho que vou gravar enquanto jogo no PC) mas para enquadrar nos espaços da mensagem e o entendimento, ai depois passo a script toda em texto.

Qualquer rom é fácil traduzir se tiver as ferramentas certas, o que pega mesmo neste caso aqui é a super compactação das texturas, que torna quase impossível edita-las pelo seu tamanho.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: yusukke online Abril 03, 2019, 00:53:17 AM

:huh: eu não sei se é o caso.. mas talvez tenha que expandir a rom pra caber os extras. peça dicas ao Denim e ao Patrickpo
a expansão as vezes é possível, mas nada assegura que fique compatível no cartucho original.
funcionaria pelo emulador.
é algo semelhante ao que aconteceu na rom de Donkey kong 2 feitas pelo Denim e Solid One. ( e outros cabras machos que não lembro agora). kkk
eu gostaria de ver essas texturas que extraiu. ( as originais) derrepente eu consigo ajudar em algo
boa sorte!
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Kamppello online Abril 04, 2019, 09:51:43 AM
Algumas Roms de N64 são bem escrotas, essa é uma delas. O problema dessa Rom é que ela não aceita que os textos/áudios sejam removidos do local original. Dá para modificar os ponteiros desses arquivos, mas apenas intercambiar entre eles. Aumentar ou diminuir o tamanho deles danifica a Rom (se não me engano). Deve ter algum código que controle isso em algum próximo dos arquivos de texto/áudio.

Parabéns pelo projeto, escolheu um excelente jogo para traduzir. StarFox 64 está entre os melhores jogos do N64.



Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Abril 04, 2019, 15:46:21 PM
Citação de: yusukke online Abril 03, 2019, 00:53:17 AM

:huh: eu não sei se é o caso.. mas talvez tenha que expandir a rom pra caber os extras. peça dicas ao Denim e ao Patrickpo
a expansão as vezes é possível, mas nada assegura que fique compatível no cartucho original.
funcionaria pelo emulador.
é algo semelhante ao que aconteceu na rom de Donkey kong 2 feitas pelo Denim e Solid One. ( e outros cabras machos que não lembro agora). kkk
eu gostaria de ver essas texturas que extraiu. ( as originais) derrepente eu consigo ajudar em algo
boa sorte!

Foi exatamente que fiz, expandi a rom com a ferramenta SF64Toolkit do xdaniel. Vou enviar no MP as texturas (não é todas alteradas) e o scritps, até fiz uma revisada básica. Talvez nessa sexta saia algo... Ou não.

Citação de: Kamppello online Abril 04, 2019, 09:51:43 AM
Algumas Roms de N64 são bem escrotas, essa é uma delas. O problema dessa Rom é que ela não aceita que os textos/áudios sejam removidos do local original. Dá para modificar os ponteiros desses arquivos, mas apenas intercambiar entre eles. Aumentar ou diminuir o tamanho deles danifica a Rom (se não me engano). Deve ter algum código que controle isso em algum próximo dos arquivos de texto/áudio.

Parabéns pelo projeto, escolheu um excelente jogo para traduzir. StarFox 64 está entre os melhores jogos do N64.

Obrigado. Pois é, os áudios e os textos do jogo possuem tempo de aparição, ai que lasca a parada, mas pelo que vi no youtube, o rapaz expandiu essa rom e colocou a música Zelda OoT da batalha final de Link contra o Ganondorf na fase Corneria, se ele conseguiu essa proeza, talvez seja possível alterar as falas, eu olho nesse sentido.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Kamppello online Abril 04, 2019, 16:15:55 PM
Sim é possível, não tenha dúvida. Mas será necessário muito estudo para conseguir entender como a Rom funciona nesse aspecto.

Já faz um bom tempo, mas me lembro que troquei tanto o áudio quanto o texto originais de uma cena com os de outra e funcionou perfeitamente. O que eu não consegui na ocasião foi realocar o áudio e o texto conforme minha necessidade por que o jogo simplesmente bugava.

Há algum tempo vi uma ferramenta que era capaz de extrair os áudios de vários jogos do N64 para um formato editável, na ocasião o desenvolvedor estava trabalhando na parte de inserção desses áudio de volta à Rom, creio que ele já tenha terminado.
Não duvido que o rapaz do seu exemplo tenha usado essa ferramenta para fazer a troca do áudio.

Seu projeto está ficando excelente. Vou matar a saudade desse jogo assim que sair a tradução.  :cuteeyes:
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Abril 19, 2019, 19:58:25 PM
Caramba, essas duas semanas deu um trabalho...  :desisto: Só fico devendo o Modo Batalha, daqui esses dias posto a patch da versão 1.0b. Já extrair muitas, muitas texturas mesmo, atrás das restantes, ate achei as que restavam mais a edição no editor de imagens ficou impossível (pixelado e pouco espaço).

Até achei algumas palavras sem ajuda da tabela como "TOTAL SCORE" e "HELP!!", que se tiver uma simples alteração, nem o checksum64/rn64crc não fazia milagre algum no emulador. Então fica por isso mesmo, só espero que aguardem um pouco no hyper...

EDIT: Já lancei, como tá lá em cima pode aparecer bugs ou não. a aplicação da patch deve ser pelo programa XDelta.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Ruivo online Abril 26, 2019, 18:27:39 PM
Tradução show de bola! Parabéns aos envolvidos! =)

Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Abril 27, 2019, 22:33:09 PM
[Spoiler]
Citação de: Ruivo online Abril 26, 2019, 18:27:39 PM
Tradução show de bola! Parabéns aos envolvidos! =)


[/Spoiler]
Ruivo obrigado por divulgar o meu projeto e também meus parabéns ao seu canal(+1 inscrito), uma nova revisão tô fazendo.
A tradução não chega ser horrível(como falei antes, há resumo nas mensagens, não possui acentos, cedilha, abreviações). Foi feito uma revisão completa nessa (possui alguns erros que eu preciso rever), achei alguns bugs nessa versão beta mas não chega atrapalhar a jogatina (já até corrigido), um bug de cores que achei foi no Invoice/fartura que já até editei para essa nova.

Essa revisão que estou fazendo deve ser a penúltima (ou talvez a última) revisão, como também sou único no projeto, ao lançar ela, quem quiser atualiza-la é bem-vindo, até por que acho uma total perda de tempo refazê-la do zero, mas também com algumas restrições (autorização).

Queria refazer com umas texturas que são da versão 3DS ou da pack SF64 Reloader, também já tenho até outro projeto de tradução em mente para o N64 (dica: não é da rom da Big N). :huh:

PS: Se der para mover o tópico para os lançamentos (até mesmo para reciclar esse tópico), caso não, tranca o tópico e eu posto lá.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Magalicia online Abril 28, 2019, 01:19:55 AM
Pronto, movido para lançamentos.
Parabéns pela tradução, por sinal, N64 tá escasso de tradução.
Ps: Achei dois erros vendo as imagens, não sei se já corrigiu:
sistema uma vez próspera -> sistema antes próspero (mais fluido)

bota pra quebrar -> botar pra quebrar
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: hnnewgames online Abril 28, 2019, 09:58:57 AM
Parabéns mano!
Essa tradução merece uns 500 "Do A Barrel Roll" seguidas haha mas como não posso floodar, toma 3!
Do A Barrel Roll
Do A Barrel Roll
Do A Barrel Roll
:parabens:
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: jairisongs online Abril 28, 2019, 12:16:25 PM
Parabéns amigo.
Meu Nintendo 64 fica grato pela obra.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: SBraz Gamer online Abril 28, 2019, 14:58:50 PM
Ainda não tinha vindo parabenizar sua tradução!  :parabens:
É sempre bom ver títulos importantes e clássicos tendo uma versão brasileira!
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Hareon online Abril 28, 2019, 15:10:12 PM
Pelo que vi aqui na versão do vídeo do Ruivo, a tradução requer bastante revisão. Algumas frases terminam sem algumas palavras e como eles falam pouco nas caixas de mensagens acaba tirando o sentido. Espero que continuem trabalhando para consertar esses problemas.

No mais, parabéns pela iniciativa. Espero jogar essa tradução futuramente!
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: ro8 online Abril 28, 2019, 19:09:04 PM
Citação de: Hareon online Abril 28, 2019, 15:10:12 PM
Pelo que vi aqui na versão do vídeo do Ruivo, a tradução requer bastante revisão. Algumas frases terminam sem algumas palavras e como eles falam pouco nas caixas de mensagens acaba tirando o sentido. Espero que continuem trabalhando para consertar esses problemas.

No mais, parabéns pela iniciativa. Espero jogar essa tradução futuramente!
Sim tbm percebi isso testando aqui essa tradução, mas mesmo assim gostei muito. como vc disse tbm espero que concertem esses problemas para ficar mais show de bola ainda e que venham mais traduções do N64
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Abril 29, 2019, 12:33:08 PM
O grande problema das versões americanas é o espaçamento, algumas terei que remover os "." para dar mais espaço, como escrevi antes, resumir algumas mensagens para não ultrapassar aquele limite na rom original (espaçamento das mensagens até que é possível controlar mas, teria que abusar dos "-" e também cada mensagem possui um tempo certo - daria tempo para ler?). Alguém aí curte abreviações? Acho horrível isso num jogo.

Até pensei em traduzir a versão europeia uma vez, acabaria com esse problema de espaçamento e acentuação, mas aew seria um trabalho quase que dobrado (até que nem tanto, já tenho quase todo material). Vou até repensar nisso...

Ah... E obrigado a todos.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Lobim online Abril 29, 2019, 18:49:19 PM
Parabéns pelo lançamento! Admiro a coragem de se debruçar em um projeto de Nintendo 64. Não desanime, pois poucos chegam ao ponto de completar uma tradução desse sistema, vide o baixo número de traduções lançadas para o sistema (não apenas para o português, refiro-me à cena ROMHack num geral).
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Hareon online Abril 30, 2019, 11:50:20 AM
De fato os jogos mais antigos são os mais problemáticos pra se traduzir. Limitações por toda a parte principalmente espaçamento. Eles faziam os jogos sem flexibilidade nenhuma.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Kamppello online Abril 30, 2019, 13:27:29 PM
Citação de: Hareon online Abril 30, 2019, 11:50:20 AM
De fato os jogos mais antigos são os mais problemáticos pra se traduzir. Limitações por toda a parte principalmente espaçamento. Eles faziam os jogos sem flexibilidade nenhuma.

O Nintendo 64 está além disso, algumas Roms simplesmente não aceitam ser modificadas mesmo tendo espaço. Essa é uma tradução extraordinária e extremamente complexa.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: F4TaL online Julho 13, 2019, 00:51:42 AM
Muitíssimo obrigado WolfferroW e parabéns pela tradução. Aguardando da revisão 1.0 - Rev 3
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: Tugahack online Julho 13, 2019, 11:17:05 AM
http://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=18891.0 :bomba:
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: [ K ] e V i [ N ] online Maio 16, 2020, 14:05:29 PM
esse é o jogo da minha infacia queria traduzir ele mais nao tive como eu tenho um ed64 v2.5 se quiser que eu vou testando no game original so me avisar abraços e muito obrigado pela tradução
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: HuezinXD online Julho 14, 2020, 19:05:45 PM
O patch foi removido ?
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: CarlosG online Março 16, 2022, 22:03:22 PM
Citação de: WolfferroW online Abril 27, 2019, 22:33:09 PM
[Spoiler]
Citação de: Ruivo online Abril 26, 2019, 18:27:39 PM
Tradução show de bola! Parabéns aos envolvidos! =)


[/Spoiler]
Ruivo obrigado por divulgar o meu projeto e também meus parabéns ao seu canal(+1 inscrito), uma nova revisão tô fazendo.
A tradução não chega ser horrível(como falei antes, há resumo nas mensagens, não possui acentos, cedilha, abreviações). Foi feito uma revisão completa nessa (possui alguns erros que eu preciso rever), achei alguns bugs nessa versão beta mas não chega atrapalhar a jogatina (já até corrigido), um bug de cores que achei foi no Invoice/fartura que já até editei para essa nova.

Essa revisão que estou fazendo deve ser a penúltima (ou talvez a última) revisão, como também sou único no projeto, ao lançar ela, quem quiser atualiza-la é bem-vindo, até por que acho uma total perda de tempo refazê-la do zero, mas também com algumas restrições (autorização).

Queria refazer com umas texturas que são da versão 3DS ou da pack SF64 Reloader, também já tenho até outro projeto de tradução em mente para o N64 (dica: não é da rom da Big N). :huh:

PS: Se der para mover o tópico para os lançamentos (até mesmo para reciclar esse tópico), caso não, tranca o tópico e eu posto lá.

Conseguiu arrumar os pequenos erros?Atualizou o link aqui?
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Março 17, 2022, 22:59:44 PM
Citação de: CarlosG online Março 16, 2022, 22:03:22 PM

Conseguiu arrumar os pequenos erros?Atualizou o link aqui?
Link aqui está normal.
Sobre os erros, não só editei a ROM 1.0 mas também ROM 1.1, acrescentando acentos novos e mais alguns arquivos de textura, ainda tem um trainer que caso tenha um ED64 que planejo acrescentar widescreen, AA e 60FPS quase constante.

Agora depende do mano yusukke terminar de revisar, ia lançar uma versão quase definitiva em julho do ano passado, mas aconteceu muita coisa.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: byftr online Março 18, 2022, 07:46:00 AM
Citação de: WolfferroW online Março 17, 2022, 22:59:44 PM
Citação de: CarlosG online Março 16, 2022, 22:03:22 PM

Conseguiu arrumar os pequenos erros?Atualizou o link aqui?
Link aqui está normal.
Sobre os erros, não só editei a ROM 1.0 mas também ROM 1.1, acrescentando acentos novos e mais alguns arquivos de textura, ainda tem um trainer que caso tenha um ED64 que planejo acrescentar widescreen, AA e 60FPS quase constante.

Agora depende do mano yusukke terminar de revisar, ia lançar uma versão quase definitiva em julho do ano passado, mas aconteceu muita coisa.

Vai sair o Conker e o Resident 2, e essa tradução do Star Fox não termina kkkkk
:exercito:
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: CarlosG online Março 18, 2022, 20:53:21 PM
Se precisar eu ajudo em fazer testes,pra isso eu tenho tempo...
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Março 28, 2022, 11:15:51 AM
Citação de: byftr online Março 18, 2022, 07:46:00 AM

Vai sair o Conker e o Resident 2, e essa tradução do Star Fox não termina kkkkk
:exercito:

Vou dar um tempo pra ver isso logo, só falta alguns detalhes na programação e atualizar texturas. Depois que yusukke repassar eu atualizo (vai saber quando...)
Enrolação toda não foi apenas para uma ROM, mas sim as duas versões.

Citação de: CarlosG online Março 18, 2022, 20:53:21 PM
Se precisar eu ajudo em fazer testes,pra isso eu tenho tempo...
Obrigado mas já foi feito.
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: WolfferroW online Março 12, 2023, 23:59:14 PM
Atualizado(Finalmente!), adicionado a Versão 1.0 Rev2.

Edit: Travamentos ou bugs, favor dizer a "parte" e "como fez" aqui no tópico.
Post principal atualizado.

Essa não é a versão final, deu muito trabalho editar cada evento do jogo e alinhamento de Textos e texturas.
Espero que vocês gostem desta tradução e divirtam-se!
:jogando:
Título: Re:[N64] Star Fox 64
Enviado por: byftr online Março 13, 2023, 00:20:39 AM
Citação de: WolfferroW online Março 12, 2023, 23:59:14 PM
Atualizado, adicionado a versão 10, Rev2.

Aí sim uma tradução com esmero.

Ganda Fox!  :havefun:
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2)
Enviado por: Tuga_hack online Março 14, 2023, 15:56:10 PM
Funcionou no rom Star Fox 64 (U) (V1.1) [!].z64 com CRC32 B1B5FC46

Obrigado! :charuto:
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2)
Enviado por: FilhoDeKarito online Março 19, 2023, 00:31:29 AM
Seria Possivel uma versão da Tradução para o port de nintendo 3DS Star Fox 3D??
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: WolfferroW online Março 20, 2023, 18:02:28 PM
Citação de: FilhoDeKarito online Março 19, 2023, 00:31:29 AM
Seria Possivel uma versão da Tradução para o port de nintendo 3DS Star Fox 3D??
Já tem outra gente (equipe) trabalhando nela, (http://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1847.msg11070#msg11070) eu até estava vendo o problema da fonte não carregar acentuação no 3DS.


Edit: Atualizado novamente a patch para "Rev 2 A", agora não irá mas crashar/travar quando estiver usando ED64 (a anterior de vez em quando no meio do jogo dava um travamento bisonho e até mesmo quando lançava alguma bomba).
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: Elizomar online Abril 08, 2023, 20:52:08 PM
Não consigo aplicar o patch.  :tonto:
"An error has occurred: xdelta3: incorrect encoding length (redundent): XD3_INVALID_INPUT"

Estou com a rom exatamente nos padrões específicos.

https://imgur.com/a/COcaITD

https://imgur.com/a/nBa2Cgs
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: VVV18 online Abril 08, 2023, 21:34:22 PM
Citação de: Elizomar online Abril 08, 2023, 20:52:08 PM
Não consigo aplicar o patch.  :tonto:
"An error has occurred: xdelta3: incorrect encoding length (redundent): XD3_INVALID_INPUT"

Estou com a rom exatamente nos padrões específicos.

https://imgur.com/a/COcaITD

https://imgur.com/a/nBa2Cgs


Você precisa usar o Xdelta mais atualizado amigo!

http://xdelta.org/
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: Tuga_hack online Abril 08, 2023, 21:40:49 PM
Muito bem, mas o splash estraga a originalidade do jogo, pensem nesse pormenor, até porque, minha opinião, a existir confeção de jogos traduzidos só vos engrandece e vos torna importantes na industria da tradução. Não considerem esta minha sugestão como errada. o vosso trabalho é fantástico, se o jogo for jogado em hardware real melhor ainda. Mantenham a originalidade do jogo, no seu todo, em alguma parte dos créditos no final do mesmo podem porque provavelmente tem esse dom e esse conhecimento, sempre podem adicionar os vossos nomes À lista não dos desenvolvedores, mas como tradutores, isso em nada alteraria o jogo mas alteraria o vosso ponto de vista que é o reconhecimento do vosso trabalho, gratuito para a comunidade fã desta geração de jogos já abandonada pela Nintendo, mas que pode vir a utilizar esse vosso trabalho em desenvolvimento de jogos remasterizados ou adaptados para as novas gerações de consolas e isso certamente seria quem sabe até recompensado por a detentora dops direitos do jogo. O romhacker  sempre irá existir, bem como o repro, o que é bom para manter a chama acessa e promover inclusive o desenvolvimento, quem sabe de novos jogos para estas plataformas pelo facto de as atuais é necessário quase vender um rim para adquirir tanto as consolas como os jogos! Bom trabalho e boa época PASCAL para todos. Muitas felicidades.  :parabens:
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: WolfferroW online Abril 09, 2023, 00:00:42 AM
Citação de: Elizomar online Abril 08, 2023, 20:52:08 PM
Não consigo aplicar o patch.  :tonto:
"An error has occurred: xdelta3: incorrect encoding length (redundent): XD3_INVALID_INPUT"

Estou com a rom exatamente nos padrões específicos.
Já tentou o modo de aplicar patch online?
Também pode ser o seu xdelta o problema.
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: João13 online Abril 09, 2023, 00:28:56 AM
Citação de: Tuga_hack online Abril 08, 2023, 21:40:49 PM
Muito bem, mas o splash estraga a originalidade do jogo, pensem nesse pormenor, até porque, minha opinião, a existir confeção de jogos traduzidos só vos engrandece e vos torna importantes na industria da tradução. Não considerem esta minha sugestão como errada. o vosso trabalho é fantástico, se o jogo for jogado em hardware real melhor ainda. Mantenham a originalidade do jogo, no seu todo, em alguma parte dos créditos no final do mesmo podem porque provavelmente tem esse dom e esse conhecimento, sempre podem adicionar os vossos nomes À lista não dos desenvolvedores, mas como tradutores, isso em nada alteraria o jogo mas alteraria o vosso ponto de vista que é o reconhecimento do vosso trabalho, gratuito para a comunidade fã desta geração de jogos já abandonada pela Nintendo, mas que pode vir a utilizar esse vosso trabalho em desenvolvimento de jogos remasterizados ou adaptados para as novas gerações de consolas e isso certamente seria quem sabe até recompensado por a detentora dops direitos do jogo. O romhacker  sempre irá existir, bem como o repro, o que é bom para manter a chama acessa e promover inclusive o desenvolvimento, quem sabe de novos jogos para estas plataformas pelo facto de as atuais é necessário quase vender um rim para adquirir tanto as consolas como os jogos! Bom trabalho e boa época PASCAL para todos. Muitas felicidades.  :parabens:

Se for para manter a total originalidade como você falou, o autor não teria traduzido. Um baita de um texto só para reclamar da splash, tenha mais respeito com o autor que teve um grande trabalho de traduzir este jogo, e que ainda teve o favor de disponibilizar para qualquer um jogar. Gente como você que desestimula pessoas a traduzirem, se não gostou tanto como falou, é só jogar sem a tradução, como para você a ORIGINALIDADE é tudo. :charuto:
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: Tuga_hack online Abril 09, 2023, 12:04:02 PM
João, eu peço desculpa pela interpretação que fiz passar, não é minha intenção ofender, mas sim bem pelo contrário, em primeiro eu agradeci, dei os parabéns por este trabalho fantástico, apenas realizei critica pelo facto de conter uma splash, quem quiser realizar repro aproveitando o trabalho dos outros certamente não será a splash que vai estragar essa possibilidade. O meu comentário foi no sentido de aplaudir o trabalho, incentivar a que continuem a produzir este tipo de "romhacker" no nosso idioma, mas deixei a atenção para que o possam fazer sem "spalsh inicial" como fazem os tradutores Ingleses ou americanos (Japonês para Ingles) e até do Brasileiro "gledson999" nas suas excelentes traduções que realizou ou vai realizando (PS2, PS1, etc) e não foi por isso que não lhe deu reconhecimento pela sua arte e dedicação para com os fãs.

- Mais uma vez um muito obrigado aos autores desta tradução e magnifica obra de arte que produziram para a comunidade fã das consolas arcade.
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: WolfferroW online Abril 09, 2023, 13:11:03 PM
Obrigado Tuga. Esse trabalho me rendeu dois anos, não pelos textos mas sim pela programação que aprendi e muito como funciona no N64, se eu não tivesse conseguido, teria feito na ROM europeia.

Sobre a splashscreen, eu não vou remover e também ela não esta lá por acaso, todo projeto que estarei trabalhando terá uma. Não se preocupe, a primeira tela não é como qualquer outra que tem que esperar uma eternidade para avançar no jogo, A ou Start tu já sai dela. Eu sei que haverá sempre um alguém que remova por causa desse pensamento que "se tiver estraga e blá blá blá...", nem ficaria puto, mas ficaria se vendesse por aí como se fosse original/oficial.

Por citar originalidade. Mano, só de mudar um mísero byte ou dumpar a ROM já perdeu a originalidade e também a tradução em si não é oficial da Big N.

Sei que está rolando venda de jogos antigos piratas (repro) com tradução e de patch isso dar uma desmotivação pra caramba na cena romhacking.

Espero que esse papo sobre briguinha dw splashscreen, intro e escambau a quatro acabe aqui.
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: byftr online Abril 09, 2023, 13:54:46 PM
Rapaz, isso de splashscreen ou não, eu acho uma tremenda besteira.
Costumo dizer que quem tiver achando ruim é só pegar o game e fazer uma tradução diferente, do seu agrado, é claro.
:ahem:
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: HuezinXD online Abril 09, 2023, 17:27:34 PM
Eu também não gosto de splashscreen, mas essa não me incomodou. Dá para pular e não atrapalha igual as que tem no DKC 2 e 3 por exemplo, que ficam uns minutos passando. Bom que depois da splashscreen o jogo não tem outra modificação além dos textos. Acho que fica bem melhor assim. A tradução está excelente. Depois vou tentar fazer inject da wad de Wii, tomara que funcione, não tenho mais N64. Prefiro jogar no console que no PC ou celular.
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: Elizomar online Abril 09, 2023, 19:35:00 PM
Citação de: WolfferroW online Abril 09, 2023, 00:00:42 AM
Já tentou o modo de aplicar patch online?
Também pode ser o seu xdelta o problema.

Também deu erro, veja ai nas imagens

https://imgur.com/a/KWgOMbo

https://imgur.com/a/Jf3Goy1
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: Tuga_hack online Abril 10, 2023, 16:13:56 PM
Use o programa deltapatcher_v3.0.1, encontra em https://www.romhacking.net/utilities/704/

- A rom Star Fox 64 (USA) v1.1.n64 com CRC32 363E7EE8 é a que o patch funciona, mas primeiro tem que a passar de .n64 para .z64 e isso é possível com facilidade no site https://hack64.net/tools/swapper.php

- Depois de convertido o rom para .z64 o rom fica com o CRC32 B1FCAA9C

- Agora que está convertido o rom para .z64 e o CRC32 é o B1FCAA9C que corresponde à versão 1.1 é só aplicar o patch com o programa Delta Patcher versão 3.0.1 e funcionará perfeitamente no emulador que julgo ser o melhor que é a versão 2.2 do Project64.

Boa Diversão e sobre a Splash no incio do rom fiz a observação que realizei com boas intenções e peço desculpa pela interpretação que possa ter causado. Felicidades aos tradutores e que continuem o seu esforço nesta aventura que é a tradução e manipulação ou engenharia reserva dos roms para que nos possamos divertir no nosso idioma.  :parabens:
Título: Re:[N64] Star Fox 64 (V1.0 R2A)
Enviado por: WolfferroW online Abril 10, 2023, 16:24:02 PM
Citação de: HuezinXD online Abril 09, 2023, 17:27:34 PM
Depois vou tentar fazer inject da wad de Wii, tomara que funcione, não tenho mais N64. Prefiro jogar no console que no PC ou celular.
Obrigado.

Estava planejando portar para virtual console de Wii, também tenho um em mãos. Sei que é possível ejetar a ROM no emulador oficial que saiu para o GameCube (trocando a ROM de Zelda Master Quest que eu lembre).


Citação de: Elizomar online Abril 09, 2023, 19:35:00 PM
Também deu erro, veja ai nas imagens

https://imgur.com/a/KWgOMbo

https://imgur.com/a/Jf3Goy1
Talvez seja a conversão da ROM.

Também tem este site (https://www.marcrobledo.com/RomPatcher.js/) que ejeta a patch. Se não resolveu, tem que baixar a ROM em outro lugar e de preferência Z64.

EDIT:
Meu HD estranhamente corrompeu os arquivos, refiz novamente a patch em outro computador, testei e foi sem nenhum problema.

Espero que agora não dê mais problemas na hora de aplicar a patch na ROM.