Fórum Unificado de Romhacking e Tradução

Romhacking e Tradução de Jogos => Lançamentos => Tópico iniciado por: Solid One online Outubro 26, 2019, 09:51:16 AM

Título: [SNES] Megaman X3
Enviado por: Solid One online Outubro 26, 2019, 09:51:16 AM
(https://i.imgur.com/ig8KabU.jpg)

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Informações
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Nome do jogo: Mega Man X3
Versão: Americana
Plataforma: Super NES
Desenvolvedora: Minakuchi Engineering
Distribuidora: Capcom
Gênero: Ação / Plataforma
Jogadores: 1

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Enredo
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Mega Man X3 é um jogo de ação / plataforma desenvolvido pela Capcom e lançado em 1995. É o terceiro da série e o último lançado para SNES.

No ano 21XX, após inúmeros conflitos de X e Zero contra os Mavericks, surge um cientista replóide chamado Dr. Doppler que supostamente conseguiu, através de um neurocomputador, suprimir todo e qualquer tipo de reação anormal nos replóides, assim impedindo-os de surtarem e virarem Mavericks. Acreditava-se ser uma utopia, onde não haveriam mais Mavericks e consequentemente todas as guerras cessariam.

Porém, algum tempo depois, repentinamente os Mavericks voltaram a surtar por ordem do próprio Doppler, que sorrateiramente estava montando um enorme exército para dominar o mundo. Cabe agora a X e Zero voltarem à luta para deter o Dr. Doppler, porém mal sabem eles que há mais do que aparenta nesses acontecimentos.

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Sobre a tradução
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Este é um jogo que gosto bastante, sendo um dos primeiros da série X que eu joguei. Achava super daora poder jogar com o Zero, e ficava bem tenso ao ver como os chefes eram fortes e difíceis de derrotar. Foi um dos primeiros jogos que tentei traduzir para português, antes mesmo do Megaman Zero 3 que traduzi lá em 2004, mas que havia desistido por não ter conseguido acentuar a fonte nem lidar com ponteiros para poder traduzir mais confortávelmente.

Porém, em setembro de 2019, estava uns dias de férias em casa, e reunindo a experiência em romhacking que obtive ao longo dos anos, decidi revisitar esse jogo e fazer um teste curioso: Até onde seria possível traduzi-lo só com editor hexadecimal, sem precisar de tools extras pra extrair textos e atualizar ponteiros. Acabou que consegui traduzir todos os scripts do jogo nos seus espaços originais (com algumas adaptações menores), sem precisar recorrer a abreviações (exceto em alguns menus). Somado a isso, ainda havia encontrado a fonte do modo história no final da rom, descomprimida, me permitindo incluir acentos necessários na medida do possível.

Porém, há a questão dos gráficos comprimidos, como os sprites das letras das armaduras gigantes, o nome "Option Mode" na tela de opções, as letras "Password Error" na tela de password, o nome "Ready" antes do início das fases e as fontes usadas na tela de armas, créditos e menus. Para esses casos, descobri uma tool gringa chamada GraphiX3 (https://www.romhacking.net/utilities/552/) que, através de expansão da rom, consegue descomprimir e recomprimir em lote todos esses gráficos em questão, assim permitindo que sejam editados. Desse modo, fui capaz de editar todos esses gráficos, com exceção do "Option Mode", do "Password Error" e do "Ready", por possivelmente requererem ASM para edição, ficando para edições futuras.

O script foi traduzido com base na tradução jap -> eng do Hondoori, porém mesclando com a localização americana para obter o melhor de ambas. Também foram mantidos alguns termos-chave da localização americana, como "replóide" e "Maverick". Além disso, vários termos foram alterados de modo a manter sincronia com outras traduções de jogos da série, como "Buster" -> "Canhão", "Saber" -> "Sabre", "Dash" -> "Impulso", etc.

O resultado desse teste curioso foi essa tradução que decidi lançar para vocês. Foi um trabalho totalmente avulso que fiz sozinho nas últimas semanas, e que exceto por compartilhar de um mesmo script e de algumas ideias similares, não possui ligações com o projeto de tradução de 2016/2017 (http://www.romhacking.net.br/index.php?topic=3).

Paralelamente a este lançamento, também portei essa tradução para o hack "Megaman X3 - Zero Project (v4.0)" e a lancei no fórum. Convido-os a também testarem-na, nesse link (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1308).

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Equipe
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Status da Tradução
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Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 90%
Revisão: 100%

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Ferramentas Utilizadas
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Agradecimentos
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Imagens
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(https://i.imgur.com/6H7PAvF.gif) (https://i.imgur.com/u6XUeyF.gif)
(https://i.imgur.com/MkAwIb5.gif) (https://i.imgur.com/BYV8NPT.gif)

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Patch
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Segue abaixo o patch da tradução, para download. Está em formato IPS, e vocês podem aplicá-los através de programas como Lunar IPS (http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads2/singlefile.php?cid=8&lid=1) ou similares. O patch deve ser aplicado na rom Mega Man X 3 (U) [!].smc, com header, de crc32 fa0fe671 / md5sum cfe8c11f0dce19e4fa5f3fd75775e47c.

O patch está em anexo a essa postagem, e provavelmente é visível somente para usuários cadastrados.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: angel333119 online Outubro 26, 2019, 11:04:24 AM
Parabéns pela tradução cara...

Achei muito bom você ter pegado da tradução do Hondoori, eu também fiz isso na minha tradução do Megaman X... Acho que a unica coisa que posso dizer não ter gostado foi a manutenção de Maverick, que é um termo inglês sem sentido na minha opinião... Visto que os robôs ficam como descrito em japonês, "irregulares"... Mas... Fiquei muito feliz e satisfeito de ver mais um clássico traduzido...


Baixando aqui pra jogar...

:cuteeyes:
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Solid One online Outubro 26, 2019, 11:30:34 AM
Citação de: angel333119 online Outubro 26, 2019, 11:04:24 AM
Parabéns pela tradução cara...

Achei muito bom você ter pegado da tradução do Hondoori, eu também fiz isso na minha tradução do Megaman X... Acho que a unica coisa que posso dizer não ter gostado foi a manutenção de Maverick, que é um termo inglês sem sentido na minha opinião... Visto que os robôs ficam como descrito em japonês, "irregulares"... Mas... Fiquei muito feliz e satisfeito de ver mais um clássico traduzido...

Por nada. E as traduções do Hondoori caíram como uma luva. Eu tenho as utilizado para quase todo jogo de Megaman que ajudei a traduzir, inclusive o X4 e o X5.

Com relação ao uso do Maverick, eu reconheço que é um termo inglês cuja tradução literal é "dissidente", e que tem um significado bem similar ao japonês "irregular". Porém, a grande maioria das traduções PT-BR de jogos de Megaman X, Zero e ZX tem adotado o uso do termo "Maverick" para esses casos, muito possivelmente por desconhecimento desse significado da palavra, ou por julgar ser alguma espécie de nome próprio. Inclusive a tua tradução do MMX1 manteve esse termo, no encerramento do jogo onde tá escrito: "...e somente a certeza de uma nova luta contra os Mavericks permanece" (embora essa talvez seja a única ocorrência do termo no jogo inteiro).

Se for para alterar essa nomenclatura, é interessante que seja feito desde o primeiro jogo onde o termo aparece (no caso, o X1), e seguir traduzindo os outros jogos um a um, tendo essa regra em mente. Do contrário, só gerará uma enorme despadronização de termos entre traduções, o que bagunçará a cabeça do jogador. Então, pelo menos por agora, o melhor a fazer ao meu ver é manter "Mavericks", e deixar para analisar isso em ocasiões futuras.

Ah, e convido você também a testar a tradução que fiz em cima do hack "Megaman X3 - Zero Project (v4.0)" (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1308.0), desenvolvido pelo romhacker gringo justin3009. Já adianto que o trabalho de tradução está ainda melhor no hack, tanto referente aos textos padrões do X que traduzi com base no Hondoori, como nos novos textos referente ao modo de jogo com o Zero que foram criados pelos autores do hack.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Killer online Outubro 26, 2019, 13:02:07 PM
Muito bom. Queria testar meu SNES Classic. Vou jogar esta tradução que, eu tenho CERTEZA ABSOLUTA, está impecável. Um abraço
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Gamerulez online Outubro 26, 2019, 13:18:33 PM
Nada como mais um lindjo projeto do lindjo megaman feito pelo lindjo Sólido Um.  :parabens:
Partiu traduzir todos os megaman lançados hsuhushus
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: angel333119 online Outubro 26, 2019, 14:21:49 PM
Citação de: Solid One online Outubro 26, 2019, 11:30:34 AM
Inclusive a tua tradução do MMX1 manteve esse termo, no encerramento do jogo onde tá escrito: "...e somente a certeza de uma nova luta contra os Mavericks permanece" (embora essa talvez seja a única ocorrência do termo no jogo inteiro).

Realmente, na minha tradução acabou ficando, ia colocar irregular e acabei esquecendo... um amigo me mostrou um erro de digitação e vi isso a pouco tempo... Tenho vontade de revisar isso, terminar a acentuação e lançar uma versão final... Mas não tenho conhecimento suficiente pra terminar tudo, o que me desanima...


Citação de: Solid One online Outubro 26, 2019, 11:30:34 AM
Ah, e convido você também a testar a tradução que fiz em cima do hack "Megaman X3 - Zero Project (v4.0)" (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1308.0), desenvolvido pelo romhacker gringo justin3009. Já adianto que o trabalho de tradução está ainda melhor no hack, tanto referente aos textos padrões do X que traduzi com base no Hondoori, como nos novos textos referente ao modo de jogo com o Zero que foram criados pelos autores do hack.

Sem dúvida vou jogar... Esperei ansioso desde que anunciaram a versão 4.0, mas ainda não tinha visto que haviam lançado... Agora em BR é ainda melhor... Não comentei na postagem, por já ter comentado por aqui, e mais uma vez... Parabéns pelo feito.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: HuezinXD online Outubro 27, 2019, 10:59:59 AM
 :cuteeyes: Só faltava este traduzido para o SNES. Muito obrigado.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: João13 online Outubro 28, 2019, 10:31:07 AM
Parabéns!!  :charuto:
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: RetroVibe online Outubro 31, 2019, 13:21:01 PM
Apliquei o patch à ROM com CRC correto, mas o emulador (Snes9x) acusa "bad checksum".

Mesmo corrigindo com uma ferramenta específica, o emulador continua acusando "bad checksum".

Fora isso, o jogo aparentemente funciona sem problemas.

Isso é normal?
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Solid One online Novembro 01, 2019, 23:41:49 PM
Citação de: RetroVibe online Outubro 31, 2019, 13:21:01 PM
Apliquei o patch à ROM com CRC correto, mas o emulador (Snes9x) acusa "bad checksum".

Mesmo corrigindo com uma ferramenta específica, o emulador continua acusando "bad checksum".

Fora isso, o jogo aparentemente funciona sem problemas.

Isso é normal?

Verifiquei aqui no ZSNES e no Snes9x, e de fato está acusando "bad checksum" nas roms traduzidas, tanto do original como do Zero Project. Comparei com a rom original, e a rom do Zero Project em inglês, e nelas o checksum tá ok. Então pelo visto, acho que esqueci de fazer a correção de checksum. Farei essa correção em versões futuras das traduções.

De todo modo, eu zerei ambos os jogos no ZSNES, e joguei um pedaço no Snes9X. Não peguei nenhum problema. Acho que se for pra dar problema, só mesmo em hardware original via SD2SNES, e olhe lá.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: JDN2011 online Junho 11, 2020, 04:23:50 AM
Trabalho espetacular!! Parabéns!!  :parabens:
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: sanderzinho online Junho 11, 2020, 22:04:27 PM
Voces deveriam especificar onde encontrar essa rom para aplicar o patch, já baixei varias e ta dando tela preta no emulador
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Elizomar online Junho 17, 2020, 09:57:23 AM
Citação de: sanderzinho online Junho 11, 2020, 22:04:27 PM
Voces deveriam especificar onde encontrar essa rom para aplicar o patch, já baixei varias e ta dando tela preta no emulador

Só pode ser falta de atenção, ou você não leu essa informação no inicio do post?

"Mega Man X 3 (U) [!].smc, com header, de crc32 fa0fe671 / md5sum cfe8c11f0dce19e4fa5f3fd75775e47c."
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Luisonog online Abril 17, 2022, 08:59:53 AM
Citação de: Elizomar online Junho 17, 2020, 09:57:23 AM
Citação de: sanderzinho online Junho 11, 2020, 22:04:27 PM
Voces deveriam especificar onde encontrar essa rom para aplicar o patch, já baixei varias e ta dando tela preta no emulador

Só pode ser falta de atenção, ou você não leu essa informação no inicio do post?

"Mega Man X 3 (U) [!].smc, com header, de crc32 fa0fe671 / md5sum cfe8c11f0dce19e4fa5f3fd75775e47c."


Entendo o ponto do amigo que não encontra a rom certa. Apesar de ter lido a informação da crc e md5sum, se eu digito isso no google por exemplo, só aparece esse fórum sobre essa Hack rom.

Onde eu, de fato, posso encontrar a ROM certa pra aplicar o Hack, por favor?
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: João13 online Abril 17, 2022, 11:45:34 AM
Citação de: Luisonog online Abril 17, 2022, 08:59:53 AM
Citação de: Elizomar online Junho 17, 2020, 09:57:23 AM
Citação de: sanderzinho online Junho 11, 2020, 22:04:27 PM
Voces deveriam especificar onde encontrar essa rom para aplicar o patch, já baixei varias e ta dando tela preta no emulador

Só pode ser falta de atenção, ou você não leu essa informação no inicio do post?

"Mega Man X 3 (U) [!].smc, com header, de crc32 fa0fe671 / md5sum cfe8c11f0dce19e4fa5f3fd75775e47c."


Entendo o ponto do amigo que não encontra a rom certa. Apesar de ter lido a informação da crc e md5sum, se eu digito isso no google por exemplo, só aparece esse fórum sobre essa Hack rom.

Onde eu, de fato, posso encontrar a ROM certa pra aplicar o Hack, por favor?

Wowroms. :charuto:
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Espadachim online Setembro 14, 2023, 01:49:44 AM
Achei bugs gráficos nessa tradução do mega man x3 o sigma fica invisível um um chefe polvo fica com a Sprite bugada, a tela que aparece o nome dos chefes fica preta e depois aparece o chefe sem o símbolo de doppler, a fase do chefe lagosta os lasers do teto fica invisivel, depois de vencer os 8 chefes fica o mapa todo marrom só aparecendo a base de doppler e mais nada no mapa!

Na base do vile não aparece o tempo pra explodir!

Quase zerei o jogo mas com sigma invisível é imposivel zerar.  :grrr1:

Tô jogando o mega man x3 project em pt br e tá funcionando tudo bem!

Mas a tradução está ótima!  :parabens:

E também nas falas onde doppler chama o bit e bity tá tudo preto só tem falas se não me engano, mas heim fim tem bugs gráficos nessa fala da história!

Até onde lembro é só...
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Solid One online Setembro 14, 2023, 08:18:20 AM
Tem certeza que aplicou o patch na rom certa? Qual emulador tu tá usando?

Na época que fiz essa tradução, consegui ir do começo ao fim do jogo sem bugs, usando emuladores como zsnes e snes9x. Não me lembro de ter pego nenhum dos problemas que você descreveu.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: HuezinXD online Setembro 15, 2023, 01:23:04 AM
Comigo ficou com os sprites bugados ao usar o emulador de SNES para Wii. Pior que umas versões antigas até ia.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Solid One online Setembro 15, 2023, 13:59:40 PM
Deve ser similar a esse problema relatado no Zero Project: https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1308.msg7326#msg7326

Basicamente, alguns emuladores podem ter problemas com roms de SNES com chip Cx4 que tiveram seu tamanho original expandido. No caso, trocar de emulador deve resolver.
Título: Re:[SNES] Megaman X3
Enviado por: Espadachim online Setembro 16, 2023, 00:17:37 AM
Testei denovo em um outro emulador e tá funcionando,  :raiva2:

Da vontade de bater a cabeça na parede eu testei antes num outro emulador e tinha dado erro devia ter feito um 3 teste! O problema é mesmo o emulador talvez pq eu esteja usando uma versão antiga do emulador! Em fim foi mal ai pelo incomodo!