(NES) River City Ranson-Ponteiros

Iniciado por Gutembergh, Julho 29, 2017, 22:44:37 PM

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Gutembergh

Galera, eu estou tentando aprender um pouco mais a edição de ponteiros e queria começar por ROM mais facil. Esse jogo é de NES, super pequeno e fácil de editar... tentei achar os ponteiros dele, mas não consegui em nenhuma frase. Alguém poderia me dar uma dica sobre ponteiros de NES ou desse jogo??
Tentei achar eles da unica maneira que acho que sei(vi em tuto na net):
Acho o offset, subtraio 10 dele e depois inverto, assim eu acho o endereço do ponteiro, mas nesse jogo isso não deu certo ou eu fiz algo errado. Alguém tem algo que posso me ajudar?


anexei um print da tabela para ajudar quem quiser analisar o game
Um dia chegaremos lá!

Gutembergh

Não precisa mais, já conseguir aqui. Era mais fácil do que eu imaginava.
Muito obrigado a todos que me ajudou = NINGUÉM
Um dia chegaremos lá!

kuroi

Boa tarde, cara!

Bom, pelo que parece aí, temos alguns bancos de memória meio "tortos" nessa ROM... rsrsrs
Mas eu consegui dar uma pequena garimpada e como resultado consegui alguns dados importantes para que você faça os seus

testes com esses ponteiros.
Seguem as instruções:

-------------------------------------------

Bloco de textos de nomes dos personagens

Início do bloco de textos: 00003DF4
Fim do bloco de textos: 00004007

Início dos ponteiros do bloco: 00003D58
Fim dos ponteiros do bloco: 00003DF3

Lógica dos ponteiros

1- Subtraia o Offset da primeira letra do script por 10 (para pular o Header do Nintendinho, como diz a regra).

2- Some 8000 ao resultado (Ao que me parece esse deslocamento se dá pelo fato de haver um banco de memória distinto no

Offset deste bloco de texto)

3- Inverta os dois últimos bytes.

4- O resultado será o valor do ponteiro que deve ser procurado na ROM.

Exemplo: 00003DF4 - 10 = 3DE4
3DE4 + 8000 = BDE4
Invertido = E4BD

Os Bytes E4BD encontram-se no offset: 00003D58, ou seja, esse seria o ponteiro da frase procurada.

-------------------------------------------

Bloco de textos gerais

Início do bloco de textos: 0000F316
Fim do bloco de textos: 0000FE01

Início dos ponteiros do bloco: 0000F210
Fim dos ponteiros do bloco: 0000F315


Lógica dos ponteiros

1- Subtraia o Offset da primeira letra do script por 10

2- subtrair o resultado por 4000 (ou já subtraia tudo por 4010, pois a operação é a mesma)

3- Inverta os dois últimos Bytes.

4- O resultado será o valor do ponteiro que deve ser procurado na ROM.

Exemplo:

0000F316 - 10 - 4000 (OU 0000F316 - 4010) = B306
Invertido = 06B3

Os Bytes 06B3 encontram-se no Offset 0000F210

-------------------------------------------

Agora basta trocar o valor dos ponteiros nos Offsets encontrados e você terá editado os ponteiros!
Se quiser que eu faça uma tool que calcule esses ponteiros para você, eu escrevo e coloco a lógica aqui pra você dar uma estudada.

Até mais!!

PS: mas parece que você já conseguiu... Rsrsrs
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Gutembergh

Opa, eu tinha conseguido, mas mesmo assim, MUITO OBRIGADO por ter dado um pouco de seu tempo pra reposnder meu post.
Só vi agora teu comentário SZ
Um dia chegaremos lá!

Kunio Urameshi

Boa Noite Romhacker Guerreiro, traduzindo das minhas séries favoritas né    :desisto:

Bom, Vim aqui trazer umas coisinhas que eu achei pesquisando (com smartphone da minha mãe rs), segue abaixo.  :zoom:

Um tempinho atrás, Romhackers gringos estavam discutindo a Localização/Tradução da série Kunio-kun. Link aqui ---> http://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=33188.0

Utilitário específico pro RCR que modifica falas, textos, NPCs e etc.
Duas hacks excelentes, uma restaura da versão original japonesa e outra faz melhorias da rom sem modificar a história. Link aqui ---> https://www.romhacking.net/games/806/

Curiosidades e um Documentário de Kunio-kun. Dois vídeos abaixo.

Curiosidades:


Documentário:


Existe uma tradução BR feito pelo grupo Mamaco Traduções, só nessa tradução tem bugs como se utilizar move item várias vezes e acaba enchendo o HP/Status e bugs gráficos ----> https://romhackers.org/traducoes/console/nes/river-city-ransom-monkeys-traducoes/

Espero que tenha gostado das coisinhas, até a próxima.  :bomba:

Anime_World

#5
Citação de: Kunio Urameshi online Fevereiro 28, 2022, 19:18:15 PM
Boa Noite Romhacker Guerreiro, traduzindo das minhas séries favoritas né    :desisto:

Bom, Vim aqui trazer umas coisinhas que eu achei pesquisando (com smartphone da minha mãe rs), segue abaixo.  :zoom:

Um tempinho atrás, Romhackers gringos estavam discutindo a Localização/Tradução da série Kunio-kun. Link aqui ---> http://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=33188.0

Utilitário específico pro RCR que modifica falas, textos, NPCs e etc.
Duas hacks excelentes, uma restaura da versão original japonesa e outra faz melhorias da rom sem modificar a história. Link aqui ---> https://www.romhacking.net/games/806/

Curiosidades e um Documentário de Kunio-kun. Dois vídeos abaixo.

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Existe uma tradução BR feito pelo grupo Mamaco Traduções, só nessa tradução tem bugs como se utilizar move item várias vezes e acaba enchendo o HP/Status e bugs gráficos ----> https://romhackers.org/traducoes/console/nes/river-city-ransom-monkeys-traducoes/

Espero que tenha gostado das coisinhas, até a próxima.  :bomba:

Amigo, é uma postagem de 2017... com uma pergunta TÉCNICA, em que o Gutemberg já sanou a dúvida e o Kuroi acrescentou algumas informações detalhadas. Se não tiver informações TÉCNICAS para acrescentar como resposta, favor não bancar o coveiro. Agradecido.
nonononono

Kunio Urameshi

Citação de: Anime_World online Fevereiro 28, 2022, 21:49:56 PM
Citação de: Kunio Urameshi online Fevereiro 28, 2022, 19:18:15 PM
Boa Noite Romhacker Guerreiro, traduzindo das minhas séries favoritas né    :desisto:

Bom, Vim aqui trazer umas coisinhas que eu achei pesquisando (com smartphone da minha mãe rs), segue abaixo.  :zoom:

Um tempinho atrás, Romhackers gringos estavam discutindo a Localização/Tradução da série Kunio-kun. Link aqui ---> http://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=33188.0

Utilitário específico pro RCR que modifica falas, textos, NPCs e etc.
Duas hacks excelentes, uma restaura da versão original japonesa e outra faz melhorias da rom sem modificar a história. Link aqui ---> https://www.romhacking.net/games/806/

Curiosidades e um Documentário de Kunio-kun. Dois vídeos abaixo.

...

Existe uma

tradução BR feito pelo grupo Mamaco Traduções, só nessa tradução tem bugs como se utilizar move item várias vezes e acaba enchendo o HP/Status e bugs gráficos ----> https://romhackers.org/traducoes/console/nes/river-city-ransom-monkeys-traducoes/

Espero que tenha gostado das coisinhas, até a próxima.  :bomba:

Amigo, é uma postagem de 2017... com uma pergunta TÉCNICA, em que o Gutemberg já sanou a dúvida e o Kuroi acrescentou algumas informações detalhadas. Se não tiver informações TÉCNICAS para acrescentar como resposta, favor não bancar o coveiro. Agradecido.

Mil desculpas pelo meu comportamento Tio Anime (deu uma empolgação), apagarei a resposta ou então moverei pra Assuntos Diversos.   :sermao: