(N64) Dificuldade Com Harvest Moon 64

Iniciado por Mate45Paiva, Julho 26, 2018, 12:04:34 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Mate45Paiva

Estou tentando traduzir o Harvest Moon 64 mais não acho nenhum texto no editor de hexadecimal ja tentei usar o Byteswap mais não deu certo tentei sem o Byteswap mais nada apareceu o que eu faço ?

srchronotrigger

Bem, antes de tudo você tem que entender algumas teorias, para que o editor hexadecimal encontre o texto existe uma série de variáveis para que isso ocorra e duas das principais é criação de tabela e compressão de textos, quando o texto é exibido no jogo o jogo procura nos seus arquivos internos o que chamamos de tabela de caracteres que é o local onde contém a "fonte" do texto para que possa ser exibida na tela e para cada letra e número existe um código hexadecimal associado, exemplo: " " = 1A ; "A" = 3C ; "!" = 4D ; e assim por diante, o que ocorre é que nem sempre os caracteres da tabela estão dispostos na forma que o editor hexadecimal entende pois ele segue um padrão de formatação geralmente ASCII, e quando isso acontece o resultado é que você não encontra textos sendo necessário que você crie uma tabela que segue o padrão do jogo para que assim o editor hexadecimal consiga "enxergar" aquele texto. Se o problema for compressão ai o buraco é mais embaixo e exige conhecimentos bem maiores para conseguir encontrar esse texto, compressão era usada para diminuir o tamanho dos dados em um cartucho é como criar um arquivo .zip .rar e etc. Para o próprio jogo.

Por fim te recomendo que procure tutoriais aqui mesmo no PO.B.R.E. sobre criação de tabelas, edição de sprites e etc. para que você consiga encontrar tais textos.

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Kamppello

Lhe faltam alguns conhecimentos básicos, assim como o srchronotrigger disse. Você, provavelmente, pegou algum tutorial bem básico sobre N64 e meteu "as caras". Está certo é isso aí!
Não se atente muito à plataforma, as diferenças são mínimas.

Para ter acesso aos textos do Harvest Moon 64, será necessário criar uma tabela e carregá-la em um editor compatível. Mas ao que parece, alguns textos estão comprimidos. Como pode ver na imagem abaixo, Marquei algumas palavras com caracteres estranhos no meio, na maioria das vezes isso indica que haverá compressão nos textos que se seguem. Outros textos você nem conseguirá encontrar o que evidencia a compressão.



No mais, nesses vídeos você aprenderá o essencial para iniciar suas traduções.

Mate45Paiva

Vixii parece que Harvest Moon N64 vou remover da minha lista de traduções

huskie

Caro Mate45Paiva: pretende seguir utilizando o tópico para dúvidas referentes? A julgar pelo teu comentário, parece que não pretendes mais seguir adiante neste caso, logo, o tópico seria trancado.

Outra coisa: diversas mensagens tuas seguidas foram parar na Lixeira devido a problemas com as regras. Dá uma lida lá pra entender.

Mais uma: O título do tópico foi editado pois também estava fora das regras.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!