[NES] Duck Tales 2

Iniciado por ajkmetiuk, Março 27, 2023, 17:02:30 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk



Nome: Duck Tales 2

Plataforma: NES

Gênero: Aventura


Sobre a tradução: Na verdade, não é uma tradução nova, ela já é antiga, de 2002 feita pelo Andrey do grupo BR Translations. Porém, a mesma não exibe os acentos que eram para ser mostrados, no lugar, aparecem caracteres japoneses. Segundo o SolidOne, na época o Mr.Fox comentou que precisava de uma rom específica para funcionar 100%, eu procurei na internet, baixei várias roms e não achei nenhuma que fosse compatível, então, resolvi arrumar o patch em cima da versão GoodDump, que é a mais fácil de encontrar.

O que foi feito: adicionado os acentos nos tiles corretos, corrigido um bug em uma caixa de diálogo que estourava, corrigido um bug que tinha quando dava game over onde em vez de FIM, aparecia um glitch no F e como extra, adicionei também o patch sprite fix do usuário chronix que corrige uns bugs que tem nos avatares de alguns personagens e o patch UNROM to MMC3 do usuário infidelity que adiciona o suporte ao chip MMC3 no jogo e deixa muito mais rápido, fluído e sem aqueles slowdowns chatos que tem no jogo original. Lembrando que não testei o jogo inteiro, somente as introduções e alguns diálogos no começo das fases. Se encontrar algum outro bug é só avisar.


Tradução/Gráficos/ROMHacking: Andrey (BR Translations)
Acentos na GoodDump/Bugfix: ajkmetiuk
Sprite Fix Patch: chronix
UNROM to MMC3: infidelity

Testado apenas no emulador Mesen. Não sei se funciona em outros emuladores porque nem testei.
https://www.mesen.ca/
OBS: testei no FCEUX 2.4.0 e funcionou também.


Imagens:




Info da ROM a ser aplicada:
Database match: DuckTales 2 (USA)
Database: No-Intro: Nintendo Entertainment System (v. 20210216-231042)
File SHA-1: 76093EA07A16FDAA8AA58730FD29B4977A264B5E
File CRC32: 40CE2FC0
ROM SHA-1: F85DA3A5A252567F3905B112830B0F1C297CF34C
ROM CRC32: 73C7FCF4

Segundo o usuário Tuga_hack, funciona nesse CRC32 também: D709F01C


Como aplicar a tradução:

O patch foi criado usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado pesquisando o nome no google.

Abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "Duck_Tales_2_(U)_[!]_(BR).ips" e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.


Download: em anexo.
supremex!

Magalicia

Aí sim patrão, nunca consegui zerar esse jogo quando criança por causa dos elementos de puzzle, mas sempre bom ver traduções sendo melhoradas, parabens, rapaz!

Dindo


luizal

Muito obrigado pela tradução ajkmetiuk.

Infelizmente pra mim não funcionou. Na rom indicada nem carrega e dá erro, em outras rons com CRC32 diferente fica com tela verde.

ajkmetiuk

Citação de: luizal online Março 27, 2023, 21:11:25 PM
Muito obrigado pela tradução ajkmetiuk.

Infelizmente pra mim não funcionou. Na rom indicada nem carrega e dá erro, em outras rons com CRC32 diferente fica com tela verde.

é essa aí mesmo, acabei de conferir, acho que todas good dump são a mesma.
Então, talvez esse problema seja do emulador de tela verde e tal, pq o patch converte a rom para usar esse chip.
Eu testei no emulador Mesen, não sei se funciona em outros pq nem testei.
https://www.mesen.ca/

Database match: DuckTales 2 (USA)
Database: No-Intro: Nintendo Entertainment System (v. 20210216-231042)
File SHA-1: 76093EA07A16FDAA8AA58730FD29B4977A264B5E
File CRC32: 40CE2FC0
ROM SHA-1: F85DA3A5A252567F3905B112830B0F1C297CF34C
ROM CRC32: 73C7FCF4
supremex!

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


luizal

Citação de: João13 online Março 28, 2023, 11:26:33 AM
Parabéns manito!! :charuto:

Peguei as informações que você passou e baixei o pack indicado e ai sim funcionou.
Pelo menos comigo não funcionou pegando uma rom solta com o mesmo CRC32 indicado. Doideira total, no meu caso!!!!

Muito obrigado pelo auxilio. Te desejo muita saúde!

ajkmetiuk

Citação de: luizal online Março 28, 2023, 16:05:04 PM
Peguei as informações que você passou e baixei o pack indicado e ai sim funcionou.
Pelo menos comigo não funcionou pegando uma rom solta com o mesmo CRC32 indicado. Doideira total, no meu caso!!!!

Muito obrigado pelo auxilio. Te desejo muita saúde!

vai entender... o que importa é que funcionou. A rom foi pega do site NES Ninja, caso mais alguém precise, mas era pra funcionar em qualquer good dump, até porque só existe uma e era pra ser igual o crc32 de todas.
supremex!

huskie

Duck Tales, rapaz! Meus parabéns. Essa vou testar ainda hoje.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

Tuga_hack

Compatível com a rom (USA) com CRC32 D709F01C , pelo menos no mesen funcionou bem, sem ter verificado se o checksum estava correcto.  :p

jairisongs

Massa cara!
Muitas coisas boas saindo esses dias.
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Breno

Que beleza! Não conhecia este game, vou baixar pra testar! Parabéns gajos!!!  :torico:

Fluffy97

Citação de: Tuga_hack online Março 30, 2023, 14:18:20 PM
Compatível com a rom (USA) com CRC32 D709F01C , pelo menos no mesen funcionou bem, sem ter verificado se o checksum estava correcto.  :p
mano tab essa e tope funfo jogo brigaduuuu tmj

ajkmetiuk

Citação de: Tuga_hack online Março 30, 2023, 14:18:20 PM
Compatível com a rom (USA) com CRC32 D709F01C , pelo menos no mesen funcionou bem, sem ter verificado se o checksum estava correcto.  :p
ah, blz, acredito eu que funcione na maioria das roms USA, pelo menos vai ter acento em todas haha, obrigado por testarem! Vou adicionar a informação na postagem inicial.
supremex!