(https://i.ibb.co/rdgVP9s/rastsaga-flyer.png)
Sobre o JogoNome: Rastan Saga (Japan Rev 1, Earlier code base)
Sistema/Console: Arcade/Fliperama
Região: Japan
Gênero: Ação/Plataforma
Jogador(es): 2
Desenvolvedora: Taito
Distribuidora: Taito
Lançamento: ??/??/1987
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Rastan_(video_game)
DescriçãoUm dragão assola o reino de Ceim. A precisa de Cein faz um acordo com Rastan que receberá vários tesouros em troca
da cabeça do dragão. Ajude Rastan nessa jornada em busca da cabeça do dragão e por uma terra onde possa ser um rei.
EquipeTradução: Antígeno
Edição Gráfica: Antígeno
Programação: Antígeno
Teste: Antígeno
Status da traduçãoTradução de Textos Ingame: 100%
Acentuação: 100%
Edição Gráfica: 100%
Ponteiros: 100%
Versão: 1.11
Sobre a rom Nome: rastsagaa.zip
Código/Serial: -
Tamanho: 620KB
CRC32: -
Romset: -
Emulador: MAME
(Testado na versão 0.207)Arquivos contidos na rom b04-01.40
b04-02.67
b04-03.39
b04-04.66
b04-05.15
b04-06.28
b04-07.14
b04-08.27
b04-13.7
b04-14.19
b04-15-1.8
b04-16-1.20
b04-17-1.9
b04-18-1.21
b04-19.49
b04-20.76
b04-35.19
b04-37.07
b04-39.8
b04-40.20
b04-42.21
b04-43.09
Fonte: http://adb.arcadeitalia.net/dettaglio_mame.php?game_name=rastsaga1&back_games=rastsaga;&search_id=
ImagensGaleria completa de imagens
https://ibb.co/album/gt3XTv O que foi feito A rotina que exibe GAME OVER na Demo do jogo foi alterada para adição de 1 sprite e centralização.
A rotina da tela de press start teve 2 linhas de codigo removidas pois não eram nessecárias para tradução.
A rotina que desenhava ALL na tela de escrever inicias foi alterada para expansão e centralização do texto.
Todos os textos ingame foram traduzidos e acentuados.
A fonte foi editada para adicionar caracteres minúsculos e acentuados.
Os sprite Game Over(Demo), 1up, 2up, Round e HI-SCORE foram editados/traduzidos.
Alguns ponteiros para textos foram alterados para expansão.
Alguns ponteiros para vram foram alterados para reposicionamento do texto.
As imagens/textos das cutscenes foram reposicionados.
Outras coisas que não lembro.
Abreviações usadas no jogo original1P - adaptado como J1(Jogador 1)
2P - adaptado como J2(Jogador 2)
Bugs/Erros/Outros no jogo original No boot do jogo, são gerados sprites lixo que são apagados em sequência.
O jogo decodifica 2 cores de transparencia erradas ao carregar um bloco de paletas.
Antes de iniciar a fase, os sprites de Round e Credits são desenhados durante 1 frame.
Outros bugs que esqueci de documentar.
Como Aplicar os patches1. Extrai o conteúdo da rom rastsagaa.zip em uma pasta desejada.
2. Os arquivos necessários para a tradução são os seguintes:(Listagem Corrigida)
b04-01.40
b04-02.67
b04-05.15
b04-06.28
b04-07.14
b04-08.27
b04-13.7
b04-14.19
b04-15-1.8
b04-16-1.20
b04-17-1.9
b04-18-1.21
Cada arquivos acima possui seu respectivo patch .ips
Por exemplo:
b04-01.40.ips deve ser aplicado no arquivo b04-01.40
b04-02.67.ips deve ser aplicado no arquivo b04-02.67
b04-05.15.ips deve ser aplicado no arquivo b04-05.15
3. Aplicar os patchs na seguinte ordem:
b04-01.40.ips -> b04-01.40
b04-02.67.ips -> b04-02.67
b04-05.15.ips -> b04-05.15
b04-06.28.ips -> b04-06.28
b04-07.14.ips -> b04-07.14
b04-08.27.ips -> b04-08.27
b04-13.7.ips -> b04-13.7
b04-14.19.ips -> b04-14.19
b04-15-1.8.ips -> b04-15-1.8
b04-16-1.20.ips -> b04-16-1.20
b04-17-1.9.ips -> b04-17-1.9
b04-18-1.21.ips -> b04-18-1.21
4.Após aplicação dos patches reinserir os arquivos listados no passo 2 na rom original rastsagaa.zip
5. No MAME oficial, executar a linha de comando abaixo:
mame rastsagaa
Obs: O MAME valida os arquivos(CRC32) antes da execução da rom, utilizando a linha de comando acima, a rom não é impedida de executar estando com seu conteúdo modificado.
DownloadEm anexo
ContatoSite:https://blogdoantigeno.wordpress.com/
Twitter: @oantigeno
E-mail: antigenox@gmail.com
Atualização: 10/03/2019 Correção em listagem de arquivos contidos na rom.
Correção em descrição de arquivos .ips em Como Aplicar os patches.
Atualização de documentação contida no arquivo em anexo.
Necessário Baixar Novamente Correção no nome da romset para Rastan Saga (Japan Rev 1, Earlier code base)
Que legal,tradução de jogos de Arcade,tenho esse jogo aqui,vou baixar agora mesmo a tradução.
Eu tenho dificuldade para executar esse procedimento de tradução em jogos de Arcade,foi o mesmo com Rage of the Dragons e outros,poderia disponibilizar a rom já pronta pra mim?
Citação de: sanderzinho online Março 06, 2019, 14:22:07 PM
Eu tenho dificuldade para executar esse procedimento de tradução em jogos de Arcade,foi o mesmo com Rage of the Dragons e outros,poderia disponibilizar a rom já pronta pra mim?
Sanderzinho, o procedimento é semelhante a qualquer rom. A diferença é que nos arcades, as roms são divididas em partes e normalmente são disponibilizadas zipadas. O arquivo .zip da tradução disponibilizado, contém os patches .ips para cada arquivo em que deve ser aplicado. A forma de aplicar é a mesmo usada em outras roms.
Mande uma mensagem privada caso ainda tenha problemas para aplicar os patches.
Cara, parabéns pela tradução... sem duvidas vou baixar pra testar e conhecer o jogo...
Gosto demais deste jogo, conheço desde final dos anos 80. quando era rato de fliperama
:aplauso: Parabéns! Pelas imagens você caprichou na tradução. Depois vou tentar rodar o jogo no FB Alpha através do IPS. Tenho projetos de arcade que estão a décadas parados. Vou ver se tomo vergonha e reativo os trabalhos junto com o Mr.Fox
Parabéns pelo lançamento, Antígeno. Como bem disse BisonSAS, a sua tradução ficou bem caprichada. :parabens:
Citação de: BisonSASTenho projetos de arcade que estão a décadas parados. Vou ver se tomo vergonha e reativo os trabalhos junto com o Mr.Fox
Pois é, né? A gente tem que criar vergonha e concluir de uma vez os projetos inacabados da gente. :huh:
Citação de: BisonSAS online Março 10, 2019, 10:51:01 AM
Citação de: Antígeno online Março 06, 2019, 12:22:22 PM
Cada arquivos acima possui seu respectivo patch .ips
Por exemplo:
b04-01.40.ips deve ser aplicado no arquivo b04-01.40
b04-02.67.ips deve ser aplicado no arquivo b04-02.67
b04-05.15.ips deve ser aplicado no arquivo b04-05.15
3. Aplicar os patchs na seguinte ordem:
b04-01.40.ips -> b04-01.40
b04-02.67.ips -> b04-02.67
b04-05.15.ips -> b04-05.15
b04-06.28.ips -> b04-06.28
b04-07.14.ips -> b04-07.14
b04-08.27.ips -> b04-08.27
b04-31.7.ips -> b04-31.7
b04-32.19.ips -> b04-32.19
b04-33-1.8.ips -> b04-33-1.8
b04-34-1.20.ips -> b04-34-1.20
b04-35.9.ips -> b04-35.9
b04-36.21.ips -> b04-36.21
Fui tentar rodar o jogo no FB Alpha e descobri que os arquivos de IPS que você disponibilizou não batem com os da documentação. Os de programação especificamente. São os que estão em vermelho acima.
Olá BisonSAS, obrigado pelo retorno do problema.
Os patches estão descritos de forma errada como você observou. Foi uma falha minha. Segue descrição certa:
b04-14.7.ips -> b04-14.7
b04-15.19.ips -> b04-15.19
b04-16-1.8.ips -> b04-16-1.8
b04-17-1.20.ips -> b04-17-1.20
b04-18-1.9.ips -> b04-18-1.9
b04-19-1.21.ips -> b04-19-1.21 Vou atualizar o tópico sobre com a correção das informações e anexo.
Valeue abraço.