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Mensagens - chatty

#16
Infelizmente eu não tenho como te ajudar. Eu sugiro que você procure na internet documentação sobre a arquitetura e o jogo que você está tentando fazer engenharia reversa, no caso, o PSP e o Persona respectivamente. Talvez este tutorial te dê uma ajuda :3

Aqui está o link da amicitia wiki completo

Edit: tópico gringo que ensina a modificar as texturas da fonte desse jogo
#17
Agora eu vou ensinar vocês a ativar a formatação bbc do fórum.

1. Vá no tópico que você quer ativar e crie uma nova postagem. Deve estar assim a janela:



2. Procure por esse botãozinho:



3. Aperte ele. Se deu certo, a visualização deve estar assim agora.



4. Para voltar, aperte o botão de novo.
#18
Multimídia (parte dois)

- Hyperlink
[url=https://google.com]Hyperlink[/url]
Incorpora um link que leva para outra página no seu post. Exemplo: Google

- E-mail
[email=exemplo@dominio.com.br]E-mail[/email]
Incorpora um link para contato. Exemplo:

Clique aqui

- YouTube Video
[youtube][youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ[/youtube][/youtube]
Incorpora um vídeo do youtube. Exemplo:


Decorativo

- Moving Marquee
[move]Moving Marquee[/move]
Incorpora texto estilo noticiário.

Exemplo
- Glowing Text
[glow=red,2,300]Glowing Text[/glow]
Incorpora texto brilhante. Exemplo.

- Drop Shadow
[shadow=green,left]Drop Shadow[/shadow]
Incorpora texto borrado. Exemplo.

- Code formatting
[code]Code Formatting[/code]

Incorpora texto em formato de código. Acima está um exemplo.

- Quote
[quote]Quote[/quote]
Incorpora citações.

Citar"Exemplo."

- Superscript
Normal, [sup]Superscript[/sup]
Incorpora texto sobrescrito. Exemplo.

- Subscript
Normal, [sub]Subscript[/sub]
Incorpora texto subcrito. Exemplo.

----

No próximo post eu ensino vocês a ativar a formatação de códigos dentro do próprio fórum.
#19
Projetos / Re:[PC] Grandia HD Remaster
Julho 12, 2023, 06:34:13 AM
Citação de: LeandroCiC online Julho 11, 2023, 20:08:51 PM
Não, não meu amigo!
Estou fazendo a tradução do zero!
Se você ver no progresso da tradução, eu já traduzi 10% dos diálogos. Eu só mexi na de PS1 depois de muito estudar os arquivos e vendo o que eu podia e não podia fazer. Só depois disso eu percebi que daria para portar e acabei fazendo para jogar, pois eu comprei o jogo e não zerei por causa da tradução. Kkkkkkkkk
Usei apenas os diálogos para uso próprio e não tenho intenção de colocar isso em público se eles não autorizarem.
Já terminei toda a parte do menu, itens e skills. Agora estou partindo pra aprender a editar os gráficos.

Vou ficar devendo só o menu de batalha, que até agora não consegui encontrar onde ficam, pois sem ajuda pra localizar, infelizmente não será possível a tradução.

:desisto:

Tranquilo, irmão! Valeu por esclarecer. Agora eu entendi!

E sobre o menuzinho de batalha, tenho ctz que alguém vai te ajudar. Se ngm aqui do fórum BR souber vc pode levar na comunidade gringa do romhacking, já pensou?

Citação de: babylon online Julho 12, 2023, 00:58:56 AM
Ah sim, mas com as ferramentas que os gringos usaram fizeram pra traduzir a versão Japorenga em Americana, sera nao da pra puxar elas na net e portar assim a traducao pra Saturno do Grandia 1?
Obg.

:tonto: Uma coisa de cada vez

E tem que pedir permissão pros gringos pra usar a tool, também
#20
Projetos / Re:[PC] Grandia HD Remaster
Julho 11, 2023, 18:39:38 PM
Citação de: João13 online Julho 11, 2023, 17:25:08 PM
O cara nem terminou o port para PC, já tão falando no Switch. Tenham calma gente, pelo amor. :tonto:

Pois é. Apesar de que se o jeito que os dois jogos funcionam for similar, talvez seja possível fazer a tradução para os dois ao mesmo tempo. Tudo no seu tempo, é claro. Acho muito mais fácil o autor terminar a de PC primeiro e depois pensar em adaptar pro Switch do que ele tentar fazer as duas já logo de cara e ter que refazer tudo do zero por não ter tido permissão lá dos autores originais.

Citação de: LeandroCiC online Julho 11, 2023, 17:42:11 PM

No caso eu comecei a traduzir do zero, porém, como tem uma tradução do PS1, usar os diálogos deles ira acelerar e muito a tradução. Se eles negarem, vou fazer do zero!

Se você está usando os diálogos da versão já existente para PS1 então você não está realmente traduzindo do zero e sim está se baseando no trabalho dos outros, kkkk. Mas fica na paz, cara. A galera aqui do romhack BR não é vingativa, a maioria costuma dar permissão para realizar os ports para outras plataformas.
#21
Projetos / Re:[PC] Grandia HD Remaster
Julho 11, 2023, 16:41:37 PM
Se você não conseguir autorização do grupo original (ex.: se eles se negarem a autorizar) você pode sempre traduzir do zero, ou pelo menos pedir ajuda de alguém para fazer sua própria tradução. Até porque o projeto é seu, né? Não necessariamente de outras pessoas.
#22
Guia de formatação de tópicos por meio de códigos BBC

Aprenda a formular um bom tópico com a formatação markup. Para usá-los, você precisa colocar o texto entre a tag de abertura ("[exemplo]") e a de fechamento ("[/exemplo]"). Vamos lá:

Estilos de texto

- Bold
[b]Bold[/b]
Este código deixa os textos em negrito. Exemplo.

- Italic
[i]Italic[/i]
Este código deixa os textos em itálico. Exemplo.

- Underline
[u]Underline[/u]
Este código deixa os textos sublinhados. Exemplo.

- Strikethrough
[s]Strikethrough[/s]
Deixa os textos riscados. Exemplo.

Formatação de textos

- Pre-formatted
[pre]Pre-formatted[/pre]
Deixa os textos sem formatação alguma.
Exemplo.

- Left Aligned
[left]Left Aligned[/left]
Deixa os textos alinhados à margem esquerda da página.
Exemplo.

- Centered
[center]Centered[/center]
deixa os textos posicionados no centro da página.
Exemplo.

- Right Aligned
[right]Right Aligned[/right]
Deixa os textos alinhados à margem direita da página.
Exemplo.

- Font type
[font=comic sans ms]Font type[/font]
Altera a fonte usada pelo texto. Exemplo. Valores aceitos:
"courier",
"arial",
"arial black",
"impact",
"verdana",
"times new roman",
"andale mono",
"trebuchet ms",
"comic sans ms".

- Text Size
[size=18pt]18 pt text.[/size]
Altera o tamanho dos textos. Exemplo. Troque o valor depois do sinal de igual por um qualquer, como 18pt ou 20pt.

- Text color
[color=red]Text color[/color]
Altera a cor dos textos. Exemplo. Valores aceitos:

black,
red,
yellow, (yellow)
pink (pink)
green,
orange,
purple,
blue,
beige, (beige)
brown,
teal,
navy,
maroon,
limegreen,
white. (white)

Multimídia

- Image
[img]https://wiki.simplemachines.org/smf/images/1/19/Button_media.png[/img]
Incorpora a URL de uma imagem ao corpo do texto. Exemplo:    


Por enquanto é só isso. Não vou adicionar mais para não fazer um mega post.
#23
 :tonto:

Coisas mais avançadas como por exemplo o que é RAM, calcular endereços etc. eu explico no meu tutorial Zé da Esquina. Meu tutorial não é dos melhores (até porque ele se foca até demais apenas na arquitetura de NES) mas ele é um bom norte.
#24
Projetos / [XXX] Template de Tópico
Julho 09, 2023, 09:42:52 AM
Vou disponibilizar aqui este template de tópico dentro das regras para quem quiser usar. Qualquer dúvida leiam as regras do fórum.

Vamos lá. Primeiro é o título. No lugar do "XXX" coloque a abreviação do nome do console, como "NES" para Nintendinho ou "SNES" para Super Nintendo. Sem aspas.

Depois preencha os campos abaixo:

--sobre o jogo--

Nome: Nome do jogo, ex. Final Fantasy VI
Plataforma: Nome do console por extenso, ex. Super Nintendo
Gênero: RPG, plataforma etc.
Descrição: Descreva o jogo aqui

--sobre a tradução--

Responsável: Nome do dono do projeto
Grupo: Grupo de tradução a qual o autor pertence. Se não tiver grupo (freelancer), deixe em branco
Equipe: Nomes daqueles que te ajudaram no projeto
Andamento: Fale sobre o andamento da tradução aqui, e coloque as porcentagens
    -Acentos: 0% (troque por outro valor)
    -Hacking: 0%
    -Revisão: 0%
    -Testes: 0%
Ferramentas: Espaço opcional para colocar o nome das ferramentas usadas (e disponibilizá-las)
Imagens: OBRIGATÓRIO. Mínimo: 5 imagens
Releases: Coloque o seu patch aqui

---

Recomendo vocês olharem os tópicos por aí que já existem para ter referência.
#25
Que tal agora? Separei ROM em "memória" e "arquivo".
#26
ASM Patching: Técnica que envolve a criação de scripts que serão executados pelo terminal para realizar o patching de scripts, gráficos e código em assembly por cima da ROM original. Aqueles com conhecimento de ASM Patching podem reprogramar pequenas porções do código do jogo, como aumentar o tamanho de uma janela.

Assembly (ASM): Está relacionado com o código do jogo escrito somente com instruções capazes de serem convertidas diretamente para o código binário que a CPU do sistema alvo será capaz de entender. Isto é o que chamamos de uma linguagem de "baixo nível de abstração" ou "low-level" por se operar de forma próxima ao hardware. Código escrito em Assembly não pode ser facilmente convertido para arquiteturas diferentes utilizando um outro compilador.

Binário: O sistema de notação numérica utilizado por todos os eletrônicos. Também é conhecido como um sistema de base 2 em termos matemáticos. Há somente dois dígitos conhecidos: 0 e 1. Por exemplo, o número 6 em decimal se escreve 110 em binário. Eletrônicos digitais só conseguem distinguir entre "corrente" e "sem corrente" (ligado/desligado) e então este sistema numérico é usado. Isso é tanto por ser confiável como por ser simples.

Bit: A menor unidade de informação para armazenar dados. Apenas pode conter "0" ou "1".

Busca Relativa: Um método de busca para encontrar os códigos hexadecimais que compõem determinados dados dentro de um jogo. O processo envolve digitar uma string de busca, geralmente uma palavra, que o programa irá ler e então decifrar as diferenças de valor entre cada caractere.

Compressão: Um esquema de encoding no qual um único byte hexadecimal é utilizado para representar duas ou mais letras. Adicionar ou remover isto requer modificações em Assembly.

Corrupção: Ato de substituir uma porção de dados por informações geradas aleatoriamente, possivelmente deixando esses dados inutilizáveis.

Editor Hexa: Programa usado para editar os dados binários de um arquivo ROM.

Emuladores: Programas que imitam o comportamento de um hardware alvo para executar seu software em um hardware diferente. Um emulador de Super Nintendo, por exemplo, te permite rodar jjogos que foram desenhados com o hardware do SNES em mente no seu computador.

Fonte: Coleção de letras que um jogo é capaz de exibir como texto. Em jogos da língua inglesa costumam estar incluídas as letras a-z, A-Z e os números 0-9, além de sinais gráficos como ! e ?. É necessário hackear as fontes dos jogos para adicionar suporte a caracteres acentuados.

Hexadecimal: Em linguagem de programação low-level como no Assembly todo número é armazenado em dados binários pois o hardware funciona com eles. Já que colunas sem fim de 0s e 1s são muito difíceis de se trabalhar, os dados costumam ser representados no formato hexadecimal. Diferente do sistema decimal (usado cotidianamente) este sistema possui 16 digítos de 0 a F. O número 10 em decimal, por exemplo, é representado pela letra A em hex. O prefixo 0x costuma ser usado antes de números em hexadecimal.

ISO: Nome usado para definir dados extraídos de mídia ótica, como um HD ou um CD. Não confundir com ROM, pois as ISOs não contém apenas dados binários como também informações como a estrutura de pastas ou até dados separados, como áudio.

Patch: Arquivo que contém informações sobre como modificar dados de um arquivo de ROM. Hacks e traduções são distribuídos neste formato para evitar complicações legais. Alguns formatos de patch incluem BPS, IPS e xdelta.

Ponteiro: Valor que referencia ou "aponta" para outros dados. São encontrados tanto nos arquivos quanto na memória de um programa. Podem ser absolutos ou relativos. Absoluto quer dizer que um arquivo ou endereço de memória é especificado; relativo quer dizer que o valor especificado é um offset tirado a partir de um endereço base.

Revisor: Alguém que passa textos traduzidos a limpo, corrigindo erros ortográficos e gramaticais.

ROM (memória): Abreviação de Read Only Memory ou memória de apenas leitura. É o chip dentro de um cartucho de jogo no qual os dados físicos do jogo são armazenados, incapazes de serem modificados pelo hardware, daí o nome "apenas leitura".

ROM (arquivo): Uma cópia binária dos dados físicos que são armazenados dentro de uma placa ROM. Há diversos formatos para cada sistema utilizados. Esses arquivos são modificados e então patcheados pelos ROMHackers. Para usar as traduções em hardware verdadeiro é hecessário transferí-las para um cartucho real, como cartuchos de reprodução.

ROMHacking: Ato de modificar dados contidos em arquivos ROM. Quem engaja nisto é chamado de ROMHacker.

Script: Blocos de textos obtidos de um jogo com a finalidade de serem traduzidos.
#27
Esta é uma lista não-oficial não-exaustiva de sites e links voltados para o ROMHacking, tanto da cena brasileira quanto da gringa, que possam te interessar. Vamos lá:

Sites Nacionais

Fórum Outerspace: Uma comunidade online voltada para gamers em geral, mas eles também têm uma seção de retrô, além de um tópico dedicado para ROMHacking. É uma boa forma de divulgar seu projeto.

Fórum Unificado de ROMHacking e Tradução [FURT]: Este mesmo site que você está visualizando neste exato momento.

Portal Brasileiro de ROMHacking e Emulação [PO.B.R.E.]: Uma excelente biblioteca de hacks, traduções e tutoriais para você explorar.

Sites Arquivados

Baú do FURT: Versão antiga deste site.

PO.B.R.E. Arquivado: Versão antiga do site trazida de volta graças à Wayback Machine.

Sites Gringos

ROMHacking.net [RHDN]: Acervo em que são colocados as mais novas traduções, tanto para o inglês quanto para o português. Não confundir com o site abaixo.

Romhacking.com: Fórum em que as pessoas discutem hacks e mods. Em inglês.

ROMHacking.Ru: Comunidade Russa do ROMHacking.

Sites de Jogos Específicos

SMW Central: Site de hacks do jogo Super Mario World.

FF6 Hacking: Site de modificações do jogo Final Fantasy VI.
#28
Este tutorial nada mais é do que uma espécie de "bootcamp" para introduzir novatos à linguagem de programação Assembly 6502, utilizada pelo Nintendinho. Os consoles possuem suas próprias línguas de Assembly, então o que é ensinado aqui não se aplica 100% a outras arquiteturas.

Próxima Parte (indisponível)

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#29
Interessante. Pretende encostar na versão Amarelo também?
#30
Este tutorial te ensina o básico sobre organizar a pasta do seu projeto de tradução, além de também te ensinar o básico sobre o Prompt de Comando, com recomendações de cursos para vocês fazerem. ;3

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