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Tópicos - Ermanium

#1
Dúvidas e Ajuda / [N64] Banjo-Tooie-Ponteiros
Abril 02, 2021, 13:25:00 PM
Então, como vocês sabem, eu estou trabalhando num projeto de tradução pt-br do jogo Banjo-Tooie já algum tempo. Eu havia parado por uns meses, mas retomei há uns dias.

A questão é que eu tô batendo cabeça com os ponteiros do jogo, a ROM que eu uso agora é a USA mesmo. Os ponteiros estão localizados entre os offsets 5188 e 12B23. Os ponteiros têm 4 bytes de comprimento, sendo o último quarto byte (alterna entre 16, 13, 17, 04 e outros) o tipo do arquivo comprimido para o qual o ponteiro está apontando (texto, música, etc).

Exemplo: No endereço 84F0 temos o ponteiro para o primeiro texto do jogo: 30 8B B6 13

O último byte (13) é o tipo do arquivo: texto, no caso. Já o 308BB6 é a distância entre o offset de início do bloco onde está localizado o texto comprimido (C359FC) menos o offset do primeiro bloco (12B24); tudo isso divido por 4. A fórmula fica assim:

ponteiro = (offset início do texto - 12B24) / 4

Entretanto mesmo utilizando a fórmula, movendo pro final da ROM, eu não consigo alterar nenhum ponteiro, qualquer valor que eu altere dentro do bloco de ponteiros deixa a ROM em loop infinito, então eu retomo o valor original. Se alguém puder me dar uma luz aqui eu vou ser muito agradecido.
#2
Projetos / [N64] Banjo-Tooie
Outubro 08, 2019, 02:15:40 AM
Informações
Nome: Banjo-Tooie
Plataforma: Nintendo 64
Gênero: 3D, Ação, Plataforma, Aventura, FPS (áreas específicas).

Versão: Europa
Lançamento: 12/04/2001
Idiomas originais: Inglês, Francês, Alemão e Espanhol; o italiano aparentemente foi removido (encontrei a opção em um menu do jogo pelo editor hex).
Outras versões: Além da norte-americana e da australiana, também existe a versão japonesa para nintendo 64; em 2009, foi lançada uma versão pra Xbox Live Arcarde.

Desenvolvedora: Rare
Editora: Nintendo

Modos: Single Player; "Bottles Revenge" (versão beta do jogo, mas pode ser acessado via gameshark); Multiplayer (até 4 jogadores).

Descrição: [spoiler]Esse jogo é a sequência de Banjo-Kazooie, onde a antagonista, a bruxa Gruntilda Winkybunion, planeja se vingar do urso Banjo e da ave Breegull Kazooie (os protagonistas) por terem arruinado os planos dela no jogo anterior. Basicamente, você controla os dois personagens (Kazooie vive na mochila de Banjo), e dependendo da habilidade que você usa, o passarinho sai da toca pra mostrar a que veio! Você começa o jogo em uma clássica "training area", a Spiral Mountain (onde está o antigo lar de Grunty, o hub world do primeiro jogo), e logo em seguida já tem que lidar com o primeiro boss: Klungo, lacaio fiel da bruxa. Banjo e Kazooie descobrem a Isle o' Hags, um novo overworld. Agora os nossos heróis tem de ir atrás da vilã e suas irmãs para impedirem que elas suguem toda a energia vital pela ilha com a máquina criada pelas bruxas Blobbelda e Mingella, B.O.B., a fim de dar um novo corpo a Gruntilda, que se reduziu a um esqueleto depois de Banjo-Kazooie. Para tal, o urso dorminhoco e a ave tagarela terão de seguir os rastros deixados pela escavadeira das bruxas, Hag 1, quando elas fugiram depois de Grunty ter matado a toupeira Bottles; enquanto ele, o xamã Mumbo e nossos heróis jogavam uma partida de cartas na casa de Banjo; e elas ainda espalharam tropas para destruir a Spiral Mountain e atrapalhar os protagonistas em Isle o' Hags durante a jornada. Já na Jinjo Village, conhecemos o rei dessas criaturas "adoráveis" chamadas jinjos, o King Jingaling; e também que a escavadeira extinguiu a raça dos jinjos cinzas... Não satisfeita pelo rei ter dado o primeiro jiggy (principal coletável do jogo, usado para abrir mundos), Grunty suga toda a energia vital dele, transformando-o num zumbi e o mascote dele em fuligem com olhos. A seguir o urso e o pássaro encontram a casa de Bottles, conversam com a esposa e filhos do falecido e agora conseguem chegar ao Jiggywiggy Palace e com isso ter acesso ao primeiro mundo do jogo, graças ao King Jingaling. Depois de tudo isso, o objetivo final se torna ressuscitar Bottles e Jingaling, e deter as bruxas para que a paz reine em Isle o' Hags. Nesse processo, você terá de achar mais jiggies e jinjos; também coletar favos de mel para dar a Honey B para ter mais energia e páginas do livro Cheato para conseguir ter acesso a umas trapacinhas... Antes de chegar a Cauldron Keep, a torre onde as bruxas estão, Banjo e Kazooie vão passar por 8 grandes mundos, aprenderão novas habilidades com o sargento Jamjars (irmão de Bottles) através de notas musicais, farão amizades, inimizades, se teletransportarão, viajarão de trem, batalharão com chefões (inclusive um "falso Mumbo", o Mingy Jongo), dispararão vários tipos de ovos, voarão com penas vermelhas, se imunizarão com penas douradas, calçarão diferentes tipos de sapatos especiais, nadarão nas profundezas dos mares; conhecerão os minjos (rivais dos jinjos), Dingpot (caldeirão do "bem" de Gruntilda) e a galinha Heggy; e se envolverão novamente com os mistérios dos ovos e chave de gelo Stop 'n' Swop. Sem a ajuda de Humba, a índia que transforma os aventureiros em diversas coisas (requer criaturas mágicas chamadas Glowbo), prosseguir não seria possível e nem sem o seu rival, o Mumbo (com Glowbo também). Tanto o Mumbo como as transformações da Humba são controláveis! Com o xamã você pode realizar feitiços úteis para a aventura. Pra finalizar, o urso e o pássaro chegam a torre e conseguem trazer Bottles e Jingaling de volta à vida depois de passarem por um quiz que resultou na morte das bruxas Blobbelda e Mingella, e derrotar Klungo mais uma vez; Klungo muda de lado e se junta a Jingaling e todos os amigos comemoram na casa da Mrs. Bottles. Aparentemente tudo certo: os jinjos todos recuperados, os jiggies também, tudo certo na Isle o' Hags... Só que os aventureiros ainda precisam ir ao topo da torre para derrotar Gruntilda de uma vez por todas. Agora sim! Fim! No final de tudo, os amigos jogam futebol com a cabeça da bruxa, que promete voltar em Banjo-Threeie (jogo nunca lançado). O jogo conta com vários bosses e muitos minigames, que você reprisar a qualquer momento no menu principal (e as cutscenes também). Outros: existe o modo multiplayer, que você pode jogar em até quatro jogadores; existe dentro do jogo o modo Bottles Revenge (um projeto que não foi concluído), acessível apenas via códigos de gameshark; Banjo e Kazooie podem ser controlados individualmente em certo momento no jogo, apesar da restrição de área; você pode configurar algumas opções no menu principal (menos o idioma). É isso, um excelente jogo de plataforma, e em algumas vezes FPS também! Divirta-se![/spoiler]


Equipe
Responsável: Ermanium.

Agradecimentos: A esse fórum, ao pessoal do discord, a autores de tutoriais, videotutoriais, ao site P.O.B.R.E., aos desenvolvedores das ferramentas que utilizei como o decompressor, a alguns sites gringos, etc. Eu não lembro o nome de ninguém direito, mas eu vou colocando conforme eu ir lembrando.


A Tradução
[spoiler]Histórico da Tradução
09/10/2019: Intro screen, menu principal e prólogo já todos traduzidos; todos os textos de Spiral Mountain (área inicial, training area) também foram traduzidos, assim como a primeira luta com Klungo; ainda não coloquei o acento til (caracteres "õ" e "ã"), os demais já estão no jogo original; ainda não manipulei os gráficos e texturas; parei a tradução na hora que a gente entra no palácio do Jingaling.
08/04/2023: sim, um grande intervalo desde a última atualização do post, de lá pra cá muitas coisas rolaram, já pensei em largar de mão, já fui e retornei várias vezes, mas no fim das contas, aqui tô eu firme e forte! Agora acredito que daqui para o fim do segundo semestre de 2023 essa tradução esteja oficialmente lançada. Depois de uma reformulação geral e recomeçar do zero, até o presente momento traduzi alguns poucos diálogos como a apresentação de alguns itens e objetos, textos relacionados ao trem Chuffy e explicação de habilidades do Jamjars e do Bottles.
29/04/2023: cena do prólogo completamente traduzida.

Progresso Total: 2%

Diálogos: 15%
Cenas: 25%
Menus: 0%
Títulos: 0%
Quiz: 0%

Acentuação: 0%

Gráficos: 0%

Revisão: N/A

Sobre: Esse jogo marcou a minha infância, eu lembro dos meus primos e eu jogando no nintendo 64 da minha prima. Sempre tive curiosidade de vê-lo em português, desde criança. Joguei ele no emulador Project64 pela primeira vez lá por 2009. Aí com esse meu interesse em aprender inglês há um tempo atrás acabou vindo essa vontade de tentar eu mesmo traduzir o jogo. Pesquisei, pesquisei e achei; agora aqui tô eu![/spoiler]


Imagens
[spoiler]
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#3
Bom, tô trabalhando na minha primeira tradução, quem precisa de ajudar eu tô à disposição. Eu tenho um nível avançado de inglês e posso ajudar com isso também. Mesmo eu começando nisso há pouco tempo posso ajudar também com rom hacking. Também tenho habilidades com cálculos e um pouco de programação, bom ta aí o meu currículo kkkkkkkk já li as regras do fórum, tô no discord também e espero que a gente seja amigo.