Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - gansopro

#1
Olá pessoal! Tenho uma dúvida sobre tradução do Harvest Moon a Wonderful Life de PS2. Como posso traduzir as palavras destacadas em azul como "Barn" que aparece logo no início do jogo? Não estou conseguindo traduzi-las. E como acentuar o alfabeto se quando abro o jogo com o Game Graphic Studio não encontro nenhum arquivo gráfico ou TM2 nos arquivos maiores dentro do jogo?
#2
Citação de: mummrabr online Novembro 27, 2019, 22:04:02 PM
Já tentou o Game Graphic Studio? E pra editar tm2 posteriormente, Optix Image Studio for PS2.
Não encontrei TM2 nem TM3 em nenhum arquivo do jogo. O que eu faço agora?
#3
Quais ferramentas utilizo para isso?
#4
Tá bom pessoal, mas se eu criar meu patch e vendê-lo sem o jogo fazendo com que a pessoa procure por si só o jogo completo ou compre-o, ainda assim corro o risco de sofrer uma sanção jurídica?
#5
Tá, mas se eu cobrar por alguma tradução minha sofro alguma penalidade como multa ou não?
#6
Se fosse um console que estivesse no auge eu entenderia, mas são consoles que já perderam suporte. Em que eu estaria prejudicando a produtora do jogo se ela não se importa mais com esse jogo? Mesmo assim por que eu não poderia estar cobrando pelas minhas traduções nem de jogos de computador se para aplicar a tradução no jogo não é preciso gravar novamente, ou seja, não estará pirateando nada o jogo? E ainda assim os de console por que eu não posso cobrar pela minha tradução mesmo se eu oferecer a tradução sem o jogo junto?

Se eu criar tradução para um jogo de Xbox 360, criar uma conta na Live de Developer e postar a tradução na própria Live, nesse caso eu poderia cobrar pela minha tradução?
#7
Dúvidas e Ajuda / Re:Como criar tabela de 16 bits?
Junho 20, 2018, 23:15:25 PM
Estou usando a versão lançada em 17/09/1999. Dê-me então o link da nova versão.
#8
Dúvidas e Ajuda / Re:Como criar tabela de 16 bits?
Junho 20, 2018, 17:23:02 PM
Lobim, não vejo essas opções que você falou no canto superior direito do Table Manager. Vejo apenas "Converte para OEM (DOS)" e "Converte para ANSI (WIN)".
#9
Dúvidas e Ajuda / Re:Como criar tabela de 16 bits?
Junho 19, 2018, 18:46:43 PM
Para tentar entender segui um tutorial chamado "Tutorial de tabelas de 16 bits". Nele fala para pegar de preferência uma rom RPG que tenha como dar um nome ao personagem. Escolhi Harvest Moon, então fiz o que fala no tutorial, dei para o personagem o nome luca, salvei, peguei o arquivo .srm, renomeei para luca e guardei em uma pasta. Depois o tutorial fala para fazer a mesma coisa novamente, só que desta vez dar para o personagem o nome escrito ao contrário, no meu caso acul e depois guardei na mesma pasta do primeiro.

Então depois disso deve-se comparar os dois arquivos .srm com um editor hexadecimal, escolhi o Windhex e achei a diferença correta (4 bytes o tamanho da diferença). Então, o valor hexa do "a" no editor estava "00", do c "02", do "u" "14" e do l "0B". Então abri o Table Manager e criei a tabela só de letras minúsculas de acordo com esses valores e procurei a primeira primeira palavra que aparece no jogo, a palavra "Hello" (sem o "H", já que criei a tabela só de letras minúsculas) e não obteve resultado.

A minha pergunta é: o que eu fiz errado? Como assim os caracteres têm 2 bytes? Então no caso da "a", ao invés invés de "00" seria o quê? O que eu deveria ter colocado no Table Manager que eu não coloquei?
#10
Dúvidas e Ajuda / Como criar tabela de 16 bits?
Junho 17, 2018, 23:29:29 PM
Na tradução do Harvest Moon de Snes o tradutor (o Hexagon) fala no documento "SobreHarvestBR" que este jogo possui tabela de caracteres de 16 bits. Então eu resolvi traduzir o Harvest Moon A Wonderful Life de PS2 e ele provavelmente também usa tabela de 16 bits (ou então está comprimido, o que eu duvido muito), já que não é possível encontrar na busca relativa a palavra "weather" que aparece na primeira fala do jogo.

Também creio que a dificuldade não seja DTes e MTes e nem ponteiros porque fiz a busca por essa palavra no editor hexadecimal e também não teve resultado. Então tenho forte certeza de que este jogo tenha tabela de caracteres de 16 bits porque se foi assim no primeiro título por que não seria nos demais?

Não entendi nada de criação de tabelas de 16 bits, li um tutorial do "Bocafig Translations" e não entendi bulhufas. Quais os programas devo usar para criar uma tabela de 16 bits? Como vou fazer para procurar pelos valores no editor hexadecimal se eles vão apenas de 00 a FF e não de 0000 a FFFF? E como vou criar uma tabela no Table Manager pelo mesmo motivo do editor hexadecimal?

Peço que por favor, me ajudem. Se não for pedir demais, peço que envie um tutorial pra mim no meu Email que é "gansoprofessional@outlook.com".

Desde já agradeço.
#11
Dúvidas e Ajuda / Como acentuar jogos de PS2?
Dezembro 10, 2017, 09:19:23 AM
Queria acentuar o jogo Sopranos Road to Respect de PS2, mas usei o aplicativo Psx Multi Rip em todos os arquivos da ISO e nada de encontrar os TIMs. Como faço?
#12
Estou tentando traduzir um jogo de PS2 e queria um editor gráfico ideal para jogos de playstation para que eu possa acentuar este jogo. Alguém pode me ajudar?
#13
Beleza amigo! Agora me responda: por que eu não posso cobrar pelas minhas traduções? O que acontece no mínimo se eu fizer isso?
#14
Olá pessoal! Sou novo no mundo do romhacking e tradução de games e por isso vou precisar muito da paciência e ajuda de vocês até eu me tornar tão fera quanto vocês.
Estou com o tutorial do Pablito chamado "O fascinante mundo do romhacking e tradução" e ele menciona dois editores hexadecimais, o Translhextion que é para arquivos pequenos como os de Super Nintendo e o ThingV que é para arquivos grandes como os de Playstation.
Quero traduzir o Dino Crisis de PS1, só que testei o ThingV no meu sistema operacional e não funcionou, uso o Windows 10. Tem algum editor hexadecimal para romhackers que abre arquivos grandes e funciona no sistema operacional mais recente da Microsoft?